vinheta-clippingNão é unânime no setor aéreo o diagnóstico da Embraer, de que a sueca Saab tem a melhor proposta para a venda de caças à FAB. A AEL, de Aeroeletrônica, está alinhada com o governo. Diz que a francesa Dassault é a melhor escolha: estaria à frente no quesito transferência tecnológica.

FONTE: Coluna Negócios & Cia, assinada por Flávia Oliveira, do Jornal O Globo / COLABOROU: Amandio Fernandes de Brito

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ze

Galante, e Embraer colocou o Rafale em último lugar em todos os quesitos. Lembro-me que em um artigo (não posso precisar onde li), a Aeroeletrônica colocou o Gripen como sua preferida. Já em tempo…..Que tal colocar aquela matéria que saiu no dia 25/09/2009, no The Washington Post, onde o Lula, pela segunda vez, falou que o Rafale é o vencedor ??

Rodrigo

De certa forma não compensa mais para a Aeroeletrônica tentar chupinhar algo dos franceses, que partir para um desenvolvimento próprio ?

Viajei ?

Bruno Rocha

Já que depois do meu comentário ninguém fala mais mesmo, já falo que esse Fx já viro um seriado, igual mlhação.

chipszin

compensa a lot!

se aprender a fazer, depois é só desenvolver o produto com tecnologia nacional.

Paulo Renato

Já está definido que vai ser o Rafale. Acho que isso é fato consumado. Que vamos ter apenas os 36 e não mas do que isso é bem provável. Que podemos depois da eleições caso o atual governo não consiga colocar sua sucessora na Presidencia, podemos ter o GripenNG junto com o Rafale. Podemos tb sofre com o embrago do futuro governo sobre as futuras aquisições para as Forças. Enfim, no próximo ano teremos eleições e tudo pode acontecer…. Se esse Fx2 não sair até o final do ano com certeza não saíra mas e vamos esperar mas uns 2… Read more »

Paulo Renato

Complementando o comentário acima.

Tenho certeza que esse Governo não vai deixar a decisão para o próximo Governo, isso vai servir como palanque para as próximas eleições assim como o PAC.

Fico realmente triste pq nosso N.J apenas comprou o Helis MI35.
Acho que os Heli de transporte MI17/MI171/MI26T, poderiam ser adquiridos tb.
Teríamos uma grande quantidade de Helis para as nossas forças.
Com manutenção mas barata e com uma boa qualidade de equipamento.
Mas quem sabe em um futuro próximo poderemos ter um Mix de EC725 e MI17/MI171 e MI28.

“Desculpe pelo Off Topic”

Abs

Gabriel

A síntese do problema em relação a essa novela é que quem entende do assunto não manda em nada (FAB), e quem manda não entende bulhufas(Lula)…

—————

Ao meu ver a FAB deveria ter o poder de escolher o caça, eles teriam de justificar isso ao congresso, e ponto final, restaria ao presidente sancionar…

Bruno Rocha

Gabriel em 01 out, 2009 às 23:43

SIM!

MarceloRJ

Lembremos todos de que a Embraer não é mais uma empresa estatal, muito pelo contrario. Muito interessante pois, a todo momento, aparece alguma manifestação de posicionamento desta. Existem 2 opções. 1º- A Embraer tem um grupo acionista majoritário que se não me engano é Bossano, que Caga e anda para o Brasil e os brasileiros, e irão levar uma vantagem enorme com esse repasse de tecnologia patrocinado pelo governo brasileiro(ou seja, todos nós), o que a Embraer irá dar ao Brasil de retorno com esse repasse todo? Iremos ser ressarcidos em algum projeto futuro? Quando for modernizados os A1 ou… Read more »

Robson Br

MarceloRJ Concordo contigo. Acrescento mais: como o Gripen é um avião no papel, que nem o projeto definitivo existe, o interesse da Aeroeletronica é vender produtos Israelenses, seus proprietários. Pelo tempo que falta para terminar o projeto do caça e para iniciar a produção, certamente o resultado final será um “F5M” mais moderno. Basta olhar o tempo que gastou para o desenvolvimento do F5M e o que está gastando para desenvolver o A1M e o A4M. É fria. Tem muito dinheiro bancando esse chororô pro produtos americanos e Israelenses (neste ítem inclui o Gripen NG que de se fosse comprado… Read more »

Jonas Rafael

Sem dúvida, tem que ter o pé atrás com essas manifestações, porque cad aumvai querer puxar a brasa para o seu assado. Desenvolver onde ganham mais. Só nos resta esperar. Tomara que não passe mais muito tempo…

Francisco AMX

No Brasil é normal se puxar a brasa para seu assado! o que importa o que é melhor para o Brasil, sua defesa, e sua estratégia! o resto vem em segundo plano, e não deve ter peso de decisão tão forte assim!

Challenger

É interessante e de se Estranhar, que de uns dias pra cá todo dia sai uma matéria em algum Jornal de grande circulação, exaltando as vantagens do Gripen ou o F-18, mas nenhuma sobre o Rafale.

No Jornal “Estado de Minas” de hoje tem uma matéria de pagina inteira falando da proposta da SAAB, para a CDN no Senado.
Sobre o Rafale, só a mensão do acidente com os Caças da Marine Nationale.

Challenger

Pode ser paranóia minha mas estou sentindo cheiro de materias pagas, pra alguns “Jornais”

MarceloRJ

Com toda certeza Challenger, é só notar que as matérias saem somente em grandes jornais FLSP. ESP. O Glo…EMG…se elas não são pagas, os jornalistas estão muito sem matérias para fazerem!!