EMB-190_FAB_01

vinheta-clippingA partir de terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa a trabalhar como garoto-propaganda dos aviões da Embraer. Na viagem de uma semana que fará pela Europa, Lula vai voar a bordo do Emb-190, adquirido pelo governo para substituir os antigos Boeings 737, conhecidos como Sucatinhas. O primeiro exemplar do Emb-190 será entregue hoje ao Grupo de Transportes Especiais da FAB. O segundo chegará em dezembro. Os aviões custaram R$ 150 milhões.

A novidade do Emb-190 em relação ao Airbus 319, o Aerolula, é que o centro de comunicações do novo avião permitirá que o presidente e as autoridades que estiverem a bordo usem internet para se comunicar com o governo. A exemplo do Aerolula, o Emb 190 terá uma cabine especial, além de outros 36 lugares para a comitiva do mesmo tipo oferecido pela classe executiva. Na cabine reservada, fica o gabinete de trabalho, uma suíte com cama de casal, chuveiro e saleta com terminal de vídeo. Todas as comunicações via satélite são protegidas e codificadas eletronicamente, permitindo que as atividades de inteligência, comando e controle do governo possam funcionar a bordo.

Lula embarca do Rio de Janeiro para Lisboa, na terça à noite, a bordo do Aerolula. Na capital portuguesa, troca o Aerolula pelo Emb-190, inaugurando o avião rumo a Copenhague, na Dinamarca, onde participará da cerimônia de escolha da sede das Olimpíadas em 2016. De lá, no domingo, o presidente Lula irá para Bruxelas, capital da Bélgica, e, por último, para Estocolmo, na Suécia. De Estocolmo, Lula volta direto para o Brasil a bordo do Aerolula, já que o Emb-190 não tem autonomia para atravessar o oceano.

Este novo avião, que já voa em outros países, será usado para voos na América do Sul. O Emb-190 presidencial teve a autonomia original expandida e pode chegar a qualquer capital da América Latina sem escalas e até a África ou ao hemisfério norte com uma só parada.

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Imensos CB “derrubadores de avião” acumulam-se sobre o Mar do Norte…

RenanZ

Se quisessem
a Embraer teria posto
um probe de reabastecimento em Vôo

Mas….

Enfim, ainda é uma avião lindo !!!

Luiz Antônio Cavalcanti

O que será feito dos sucatinhas? Eles podem ser reaproveitados para reabastecimento, carga etc.? É possível modernizá-los com motores e aviônicos novos para continuarem sendo úteis para transporte de tropas ou outras missões?

Marcelo Tadeu

LINDO? É espetacular!!! Eu fico P…. da vida quando leio “Aerolula”!!! Será que ninguém nesta imprensa burra pesquisa ou consegue chamá-lo pelo nome: VC-1A, ou ACJ, pqp!!!!

SDs,

Marcelo Tadeu

Luiz Antonio,

Por favor, OS VC-96 , vão para o 2º/2º GT da BAGL. Vc tb é????

John

Aerolula é sacanagem,ele é o presidente é o comandante-chefe não importa a ideologia partidaria,”merecê” pelo menos respeito o cargo.

Vitor

lol depois ele se chamara Aeroserra? Ou tornar-se-a o novo “Sucatinha”?

athalyba

Pergunta que não quer calar: qdo o Lula não for mais presidente, o PIG vai continuar chamando o VC-1A de Aerolula ???

Estou começando a achar que EU vou chamar o avião de Aerolula depois que ele sair da presidencia, como forma de homenagear o MELHOR PRESIDENTE que esse país teve.

Clésio Luiz

“De Estocolmo, Lula volta direto para o Brasil a bordo do Aerolula, já que o Emb-190 não tem autonomia para atravessar o oceano.”

Nossa, eles devem levar os 190 para a Europa de navio né?

Marcelo Tadeu

Athalyba,

” Nunca , na história deste país, desde Getúlio Vargas, houve um presidente tão bom…” rsrsrsrsr

Mas que estes 190 ficaram bonitos, ficaram!! Eles foram batizados de : Bartolomeu de Gusmão e Augusto Severo

Sds,

Bruno Rocha

Os “sucatinhas” não serão dispensados, pelo menos não tão cedo, temos uma política de usar os aviões até onde derem, e os “sucatinhas” ainda podem SIM ser úteis para a FA e outras operações táticas. Há! É claro, para transporte de tropas também.
Vocês acham que o Brasil é um país de jogar aviões fora como nos EUA que jogam no deserto? Se pudesse, o Brasil ia lá para pegar aqueles aviões e bota-los para voar.

De vez em quando vejo um aqui em BH-MG Aerop. Pampulha.

Bruno Rocha

Aqui não se joga nada fora!

Marcelo Tadeu

Clesio,

Ele tem que fazer escalas, mas isso é vazio ou quando o Presidente não está a bordo. Escalas em aviões oficiais não é uma coisa muito segura não.

SDs,

eduardo

O avião é bonito, mas a pintura…
Aquelas faixas lembram embrulho de presente. O pessoal não podia pensar em uma pintura mais solene.

manticore

Nome por nome os EEUU tem seu Air force 1 e nos também…

Força Áerea 51.

Tiago Jeronimo

Já sei até qual o slogan:

“E você nem precisa de diploma pra andar num bixo desse!”

LBacelar

Senhores, como esse blog é frequentado por pessoas esclarecidas, eu gostaria de pedir para que esses apelidos ignorantes como “aerolula” ou “sucatão” fossem deixados de lado, pois isso é p/ emprensa burra, e não para nós que somos cidadãos brasileiros e que realmente amam a patria

LBacelar

que realmente amamos*

sgtricardo2009

Quando o Lula sair da presidência será qual apelido vão colocar no FA-1?????????

Tomcat

Athalyba,

Lamentável…

Eduardo, as faixas são muito feias mesmo…

[ ]’ s

Jotapecosta

Agora o Airforce fifty-one tem um companheiro made aqui. Será que é movido à álcool? Que perigo, rsrsrs… Vai um cafézinho aê? C\_/

Bruno Rocha

tenho algumas sugestões:

transporte governamental
aero-federal

Já cansei de “sucatinha” e francamente “FA1” não serve, já tem o “Air Force” 1 dos EUA.

Pedro Rocha

Olá senhores! Na ultima campanha presidencial o Geraldo Alckmin prometera vender o “Fabuloso Força Aérea 51” o vulgo Aerolula! Talvez o seu sucessor o faça haja vista que o mesmo não tem autonomia para vôos ao oriente médio e ao extremo oriente (segundo palavras do nosso pródigo presidente)! Eu particularmente torço para adquirirmos quatro ou seis A-330 MRTT ou KC-767 que seriam tanques e transportes. Dois poderiam ser convertidos em VIP! O VC-2 (EMB 190) atende plenamente, pois tem um alcance ligeiramente menor que ACJ! Segundo varias fontes os “Sucatinhas” (737) estão em excelentes condições e com pouquíssimas horas de… Read more »

Mineiro

Mas que droga!!!. Uma noticia de dar orgulho para qualquer pessoa que realmente ama o Brasil e é transformada em chacota. Já votei no FHC e no Lula ( me arrependo muito menos da segunda opção) mas isso não vem ao caso aqui, pois devemos respeitar a opinião de cada um – faz parte da democracia e este site não é de política. Tem gente que até agora não sabe que a compra do tal “força aérea 51” até hoje gera empregos no Brasil. Como podemos ser respeitados no mundo se não nos damos esse respeito. Os americanos são o… Read more »

Mineiro

To na 2ª dose, desculpem os erro de digitação, porém o desabafo permanece. BRASIL, BRASIL, BRASIL, acima de tudo e de todos.

Marcelo

Tem gente que prefere babar a engenharia russa, americana etc, a elogiar a nossa. Enquanto isso, a Embraer vai dando um banho na concorrência…

RenanZ

Esqueci de comentar

O Aerolula também é conhecido
como FORÇA AÉREA 51

Bruno Rocha

Eu admiro muito a Embraer, mas aqui tem gente que não gosta dela pelo fato de comprar peças “americanas” e os “antiamericanos” já dão paulada na Embraer. Infelizmente é assim, mas muitos também crêem que pelo fato da mesma possuir muitos componentes estrangeiros, acha que o avião não é nacional o suficiente para gostar dele. Esses vão senhores vão lamentar mais ainda, pois o C390 também vai ter peças americanas e francesas. Digo e repito, eu adoro a Embraer, mas a meu ver, seu “problema” é depender de mais dos componentes estrangeiros (para aeronaves comerciais). Sei que produzi-los é caro,… Read more »

Bruno Rocha

“Esses vão senhores…”
troquem por

Esses senhores vão…

[…] Lula será ‘garoto-propaganda’ do EMB-190 […]

Camarada Gabriel

Direto e reto vejo um “Sucatinha” VC-96 pousando aqui no Aeroporto da Pampulha!! Hoje mesmo, dia 15/03/2010, vi um pela manhã!! Gostaria de saber o motivo do vôo, especulo que seja transporte de autoridades, tipo o ministro Patrus Ananias. Reportem dentro!