rafale-vencedor

A notícia de que o Brasil deu início às negociações com a França para a compra do caça francês Rafale para a FAB fez o Poder Aéreo sair do ar várias vezes, derrubando também o ForTe e o Poder Naval.

Batemos a marca de 20.000 acessos no Aéreo, com um pico de 188 leitores simultâneos.

Esta semana teremos de mudar arquitetura da “Trilogia Blog”, que está atualmente num mesmo servidor dedicado. O Poder Aéreo provavelmente terá que ficar num servidor separado só para ele.

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno Rocha

Será que temos mais acessos que o EuroCockpit ????
será?
será?
será?

S E R Á ???

Bruno Rocha

Sexto 6º !!!!!!!!1

Nunão

Pois é, o Rafale já teve seu primeiro armamento nacional integrado: a notícia bomba que derruba servidores…

João Curitiba

Acredito que o Poder Naval Online, através dos seus blogs, seja hoje o maior site de defesa do Hemisfério Sul. Com estes 20 mil acessos, não seria exagero dizer DO MUNDO.

Vitor

E deu Rafale. Cada um tinha sua preferencia mas todos os caças eram de qualidade. Parabéns Brasil! Que venha a Copa da Africa hahaha xD

Challenger

O Blog é igual pizzaria, tem uma quentinha saindo do forno toda hora.

A Galera tem que opinar mesmo, é isso ai.

Vou tentar apoiar o Blog tmb.

Abraços

MOsilva

Nunão, muito obrigado pela resposta, mas… …o que efetivamente foi assinado não mostra a formalização da compra do Rafale. É claro que num processo de escolha como o do FX-2 não há necessariamente uma declaração de vencedor e vencidos, pois não é uma licitação (quem apresenta as melhores condições, é ovencedor), mas sim fatores que podem tornar um ou outro concorrente mais atrativo. E, sem dúvida, é ai que realmente começam as negociações. Também levo em consideração uma característica históricas do nosso presidente: falar de improviso, sem muitas vezes refletir sobre o que está dizendo. Não sou contra o Rafale.… Read more »

F/A-18E Super Hornet

Parabéns ao Blog, que continue a crescer! Excelente trabalho, aos editores e leitores que aqui participam!

E viva o Rafale!!

Abraços

Francisco AMX

É O SUCESSO!

Rodrigo Cordeiro

Isso demonstra o sucesso do blog… os editores estão de parabéns!! acesso aqui a quase 1 ano e já critiquei e apoiei o blog. Porém de 6 meses pra cá noto um amadurecimento maior e uma ascensão exponencia.

Parabéns aos idealizadores,aos comentaristas e aos editores!!

Wilson Johann

Grande notícia essa do Rafale. Eu amo os franceses. Viva a republica francesa, viva e escolha brasileira do melhor caça da disputa, viva tudo o que está acontecendo no setor da defesa no Brasil. A maior, melhor e mais poderosa força aérea do continente é o que teremos em breve. Junto dessa magnífica notícia tem outra, de que a França deseja participar no desenvolvimento do KC-390 e acena com a possibilidade de adquirir, no mínimo, 10 unidades. Melhor impossível.

Vive La France!

Jotapecosta

É nois!

Cesar  Araujo

Pessoal, agora começa a fase das desconfianças e dos lobies interessados na estagnação das nossas forças armadas. É bom mantermos a atenção porque controvérsia e pontos polemicos é igual quase que rotineiro pelo que acompanho no dia a dia desses grandes projetos. Como estamos em um pais que a décadas não tem um programa de tamanho peso é bom ter uma consciência critica para não ficar jogando agua a cada noticia que não sejam tão alentadora quanto a noticia incial da aquisição. Mais do que o vetor, o momento é de celebrar o atalho “carissimo atalho” que o pais pegou… Read more »

Samuel

Assim que eu fiquei sabendo das especulações tentei entrar no blog mais ele estava fora do ar. Tomara que o assunto Defesa entre no cotidiano do nosso povo e na agenda política de nossa nação. Sucesso para o blog e para todos nós. Vive la France!!!

Invincible

O fato do Blog cair é sinal de que ele é referência quando o assunto é defesa.

Vocês estão de parabéns… Os 20 mil acessos são o resultado do esforço e do belo trabalho que vem sendo feito por todos vocês.

Mais uma vez parabéns.

Hoje (e sempre) o Blog foi referência para quem buscou informações sobre essa grande notícia.

MOsilva

Caros colegas e equipe do Blog, Eu li o documento da declaração conjunta entre Brasil e França assinado no dia 07/09/2009, mas não vi nenhuma indicação formal de que o Rafale tenha sido escolhido para equipar a FAB. Quero lembrar também que o nosso excelentíssimo Sr. Presidente Luis Inácio prima pelo discurso de improvisso, como nos tempos de líder sindical. Assim sendo, temo que, embora tudo aponte para a vitória do caça francês, o projeto FX-2 não tenha se encerrado. Pelo que entendi, não houve ainda uma declaração formal e oficial da vitória do equipamento francês. Talvez ainda tenhamos surpresas,… Read more »

Cantarelli

Uma pergunta aos amigos do blog, é possivel integrar o rafale com o r-99?

alvespereira

Boa Noite,

Vinte mil acessos não apenas pelo Rafalle, mas pela competência da escolha, meus parabéns ao Blog por toda cobertura, e espero que continuem, pois está é uma das formas do povo brasileiro mostrar que não está alheio as decisões do governo. meus parabéns a FAB e EMBRAER, principais benificiários do projeto, sobre pela não esperada decisão do governo Francês em não apenas adquirir 10 aeronaves KC-390, mas também participar deste projeto tão importante para a aviação nacional.

Um grande abraço a todos.

alvespereira

Boa Noite,

Cantarelli, o sistema de monitoramento do R-99 é Europeu e portanto entendo que os dois poderão ser integrados, até mesmo porque no pacote de transferência de tecnologia estão os códigos fonte. MOsilva, salvo ledo engano no site do DefesaBR tem um trecho gravado da entrevista coletiva dos dois presidentes, onde fica claro a conclusão do Processo e vitória do Rafale, visite também o site da FAB, nas declarações do Presidente sarkosy o mesmo deixa também claro a intenção de adquirir a aeronave KC-390.

Abraços a todos.

Meirelles

Nada melhor do que acordar num feriado de 7 de setembro acessar o blog
e deparar boas notícias,que me custou acreditar,como essa do Rafale.
Realmente esse blog é uma referência em materia de defesa.
Parabens pelo sucesso e pelo belo trabalho de voçes.

Sds a todos.

Hornet

Nunão,

hehehe…

é o novo míssil AS (anti-servidor)…hehe

E parabéns pelo trabalho! Vc, o Galante e a rapaziada toda.

20 mil acessos não é pra qualquer um.

abração

Robson Br

Quero dar meus parabéns primeiramente ao Lula por ter assumido este novo projeto de defesa. Tabém ao Jobim e o Mangabeira pelo desenho desta nova estratégia. Desde que frequento o Blog as maiores críticas era o abandono das FFAA. Esse acorto com a França mostra como é caro investir nesta área. É uma área para idealistas e estrategistas, pois tem muito pouco retorno político e é muito difícil justificar a necessidade para um povo com tantas carências. As críticas por não ser esse ou aquele avião, ou sub, ou helis não se justifica, já que o nosso projeto de estado… Read more »

Brasileiro

Uma dica, mantenham as fotos em outro servidor e apenas coloquem hiperlinks aqui no site, assim vai diminuir a carga do servidor e do link, usem o photobucket por exemplo.

Abraços

Romulo

Exelente escolha,tanto pelo lado tecnologico quanto a nessecidade
de renovar a força area brasileira. Eu era a favor da compra de caças sukoi, mas a escolha belíssima, também pela transferecia de tecnologia.

pacau

O Bom Dia Brasil de hoje fêz uma excelente reportagem e os comentários de Alexandre Garcia foram muito realista. É a grande imprensa se rendendo a realidade.(2)

Parabes ao Blog e ao Rafale, foi o caça que sempre apoiei… espero que venha alguns tambem para o NA São Paulo.

massa

Acho que a FAB foi totalmente pega de surpresa por este anúncio. Existe uma concorrência em andamento, um processo transparente, rigoroso e sério de avaliação que estava sendo conduzido desde o ano passado pela FAB, cumprindo rigorosamente os prazos determinados. Se a Força não havia terminado o seu trabalho específico, o que determinou a escolha? Pode até ser que ela recaísse mesmo sobre o Rafale, mas por que desprezar a formalidade? O que atrasou o trabalho da Aeronáutica, se é que atrasou? E o que determinou que a decisão fosse tomada mesmo assim? Mas curiosa mesmo é a contratação da… Read more »

gerson

Caros amigos, Le Monde o maior jornal da Franca o detalhamento da proposta na visao dos Franceses e segundo o jornal eles vao montar os 6 primeiros na França e os outros 30 ja no Brasil. sem falar que esta parceiria é realmente pra valer em todoas as areas, vi no bom dia Brasil que por exemplo a franca ja vai enviar atraves de parceiria com seus laboratorios 18 milhoes de doses de vacina pra gripe suina, tambem atraves de acordos da area de energia nuclear passara tecnologia para as novas usinas nucleares brasileiras e por ai vai, como podemos… Read more »

Marcos T.

Não se trata de uma simples compra de material bélico e sim uma aliança estratégica de longo prazo, com certeza mais coisas virão, inclusive já discute a liberação da necessidade de visto para brasileiros entrarem na França.
Acho que muita coisa boa virá, os Rafales, Subs e Helis, são só o começo.
Pode ser exesso de otimismo, tomará que não.

Parabéns ao Blog, isso só acontece para quem tem “credito”.

Angelo Nicolaci

Amigos lembrem-se ano que vem tem sucessão presidencial e tudo pode mudar… isso aqui é Braisl lembram?

Angelo Nicolaci

Brasil

Nunão

“MOsilva em 08 set, 2009 às 0:35
Pelo que entendi, não houve ainda uma declaração formal e oficial da vitória do equipamento francês.
Talvez ainda tenhamos surpresas, se não houver nenhuma outra informação mais segura, coisa que não disponho.”

MOsilva, depois da declaração política de que vai se negociar a compra dos Rafale, vinda da presidência em pleno 7 de setembro, a única forma de justificar uma reviravolta seria o anúncio de algum problema tão cabeludo, ou um impedimento tão grande, que inviabilizaria a própria aliança estratégica – ou forçaria o cancelamento do F-X2. Isso na minha opinião.

Felipe Cps

Wilson Johann: “Eu amo os franceses”

Amigo, sou mais as francesas, mas gosto é gosto (brincadeira, rsrs)…

Abs.

edu

Esse blog está sempre um passo à frente!!!!
Parabéns!!!!

MOsilva

Olá massa. Qualquer que seja o vencedor do programa FX-2 (aparentemente, é o Rafale), nenhum destes aparelhos, no número negociado, poderiam fazer frente as FFAA americanas. Concordo que pensar em defesa da amazônia e do mar territorial frente a uma força de invasão da OTAN ou mesmo dos EUA é ilusão. Como também acho ilusório um cenário desta magnitude (OTAN ou EUA invadindo a amzônia ou o mar territorial). Aparentemente, os EUA (como a Rússia) viram no Brasil mais um consumidor de armamentos. O caso é que o governo quer usar esta negociação para aprender novas tecnologias e conseguir desenvolver… Read more »

billy

Existe ainda uma concorrência internacional, como o presidente anuncia assim sua preferência? Onde está a transparência deste acordo com a frança? pior foi a covardia da FAB em silenciar. Acordo que PODE lesar a Pátria em R$ 8 Bi.

Getulio - São Paulo

Hoje assisti vários canais de TV, como Globo News, e os comentaristas foram positivos ao noticiarem o acordo com a França.
Nos jornais escritos na internet, falam inclusive que os gastos estão dentro de 1,5% do PIB brasileiro. Outros disseram que os gastos pactuados entre Brasil e França, não chegam a sequer a 10 (dez) dias de despesas do DoD Departamento de Defesa dos E.U.A.
Portanto, gente, temos muito a gastar, ainda.

Getulio - São Paulo

Os gastos em defesa dos países pelo mundo, giram em torno de 4% (quatro) por cento do PIB de seus países, nós segundo os jornalistas com este gasto com a Franca, submarinos++, base, estaleiro, Rafale, estão dentro de 1,5% ou seja é nada perto do que o país poderia gastar comparando com os 4% mundo afora.
O blog e os colaboradores, poderiam fazer um levantamento dos gastos pelo mundo afora e nos presentear com esta informação.

welington

Parabéns como disse o grande amigo Francisco AMX, É O SUCESSO!

Getulio - São Paulo

O país que mais gasta ou investe em defesa são os E.U.A, quase 600 bilhões de dólares anuais, cerca de 3,7% do PIB americano, como previa o orçamento de 2007 do Bush. Eua lideram o mundo em gastos de defesa A seguir, uma lista dos maiores gastadores do mundo em defesa: EUA – US$ 466 bilhões China – US$ 67 bilhões (estimativa) Rússia – US$ 50 bilhões (est.) Reino Unido – US$ 47 bilhões França – US$ 46 bilhões Japão – US$ 45 bilhões Alemanha – US$ 35 bilhões Itália – US$ 28 bilhões Coréia do Sul – US$ 21… Read more »

Getulio - São Paulo

Estudo argentino coloca Brasil em 12º lugar em gastos em defesa pelo mundo…(blog forte)
18 Mar 2009 … O Brasil é o 12º país do mundo que mais investe na área de defesa, segundo uma pesquisa realizada pelo instituto argentino CENM (Centro de …
http://www.forte.jor.br/?p=2052

Clausewitz

Preço do Sucesso. Agora, quando o blog colocar as fotos nuas do outro avião, a Bruni, ai é que o servidor vai estourar…..
Bombas guiadas nos Bolivarianos!

massa

MOsilva, Qualquer pessoa informada há de concordar: precisamos contar com forças armadas bem equipadas e bem treinadas, capazes de cumprir as relevantes atribuições que a Constituição lhes reserva. Assim, não há porque negar transparência para justificar a decisão de adquirir esses equipamentos. A própria Aeronáutica ainda não fez seu relatório afirmando que o Rafale, francês, é melhor para o Brasil do que o F-18, dos EUA, ou o Gripen, da Suécia. Se a Força não havia terminado o seu trabalho específico, porque não esperar o relatório? Mas estranho mesmo é a contratação da Odebrechet, sem licitação. O curioso é que… Read more »

Eleazar Moura Jr.

O Rafale ganhou mas ainda não levou pois o contrato não foi assinado. Estamos nos 45 minutos do segundo tempo de uma partida de futebol e o Rafale tá vencendo de 2×0, mas ainda tem 5 minutos de prorrogação, então ele é virtualmente o vencedor mas o jogo ainda não acabou. É um belo caça mas: 1-Nunca vi um míssel A-Darter (que o Brasil está desenvolvendo com a Af. do Sul) ser integrado num Rafale; 2-Urge, para ontem, adquirir 24 M-346 Master da Itália, destinando-os ao 1º/4º-Esquadrão Pacau-Natal/RN, dando baixa de vez nos veteranos Xavantes, pois a nova geração de… Read more »

Getulio - São Paulo

Pelo que eu li até agora, até assessores diretamente envolvidos no FX-2 foram pegos de surpresa, pois a decisão foi do próprio LULA no domingo à noite após o jantar com Sarcozy, nem o ministro da defesa estava sabendo, muito menos o comandante da FAB.
Se não fosse ele, não sairia o FX-2, neste ano, e aí seria postergado para o próximo presidente.
Como disse o Obama, ele (o LULA) é o Cara! Também acho!

BVR

Parabéns a Competência dos idealizadores, organizadores e executores dos Blog´s.

Quem imaginaria que um desejo de aficcionados e patriotas chegaria um dia a 20 il acessos, passaria a ter material reproduzido mundo a fora e fosse consultado para matérias jornalistas, não é?

parabéns.

Sds aos do blog.

Getulio - São Paulo

Alguns amigos voltaram da Europa, mais precisamente da Espanha e que a crise econômica e o desemprego assolam o país e a europa.
Com esta compra dos aviões, submarinos, etc. o presidente Sarcozy trará alívio para um setor em crise e que voltará a contratar ou manter mais de 6.000 empregos por lá (Le Monde).

Getulio - São Paulo

Vejo que após o FX-2, assuntos é que não faltarão no blog.
Por exemplo porque o Su-35 foi eliminado sumariamente do certame? Vendo recentemente uma edição da Revista Asas sobre as peripécias do Hugo Chaves com os russos, o mesmo patrocinou na época uma operação com bombardeiro russo que sobrevoou toda a costa do Brasil, chegando até a altura do Uruguai e retornando a base na Venezuela. Acho que para o LULA foi a gota d`agua, esta intromissão internacional, sobrevoando em nosso mar do pré-sal, foi uma eliminação sumária do Su-35, para russo não bancar o esperto por aqui.

Getulio - São Paulo

Em tempo: quis dizer para russo e venezuelano não bancar esperto por aqui.

alvespereira

Bom dia,

Para ilustrar o debate segue o NOTIMP da FAB, acerca da decisão do governo federal.

http://www.aer.mil.br/portal/capa/index.php?datan=08/09/2009&page=mostra_notimpol

Abraços.

Angelo Nicolaci

Wilson Johann, samuel Vive le France? é o raio que o parta vá viver na frança então amigos. o negocio é viva ao Brasil, porque viva a frança? estão que nem os indios que deram ouro em troca de pano de chão. Esta saindo muito caro tudo isso, e adivinha quem vai pagar a conta meu amigo??? a França ja vai torrar os bilhões que esta levando dos nossos cofres com novos armamentos para eles. E adivinha o que esta voando por ai? a noticia de que a SAAB, por ter perdido o FX-2 provavelmente ira fechar em no máximo… Read more »