Nota da embaixada afirma que governo dos EUA liberou transferência de tecnologia

63

f-18-super-hornet-foto-boeing

Brasília, 9 de setembro de 2009 – A Missão dos Estados Unidos no Brasil recebeu diversas indagações sobre a situação da proposta da Boeing para a concorrência dos caças FX-2. Entendemos que uma decisão final ainda não foi tomada em relação ao vencedor do contrato. O F/A-18 Super Hornet é um caça de avançada tecnologia testado em combate e acreditamos que é o melhor em comparação com seus concorrentes. O governo dos EUA apoia totalmente a venda do F/A-18 Super Hornet à Força Aérea Brasileira. Nosso governo aprovou a transferência de toda a tecnologia necessária.

A análise feita pelo Congresso dos EUA sobre a venda potencial do F/A-18 Super Hornet ao governo brasileiro foi concluída em 5 de setembro sem nenhuma objeção formal à venda proposta. Isso significa que a aprovação do Governo dos Estados Unidos para transferir ao Brasil as tecnologias avançadas associadas ao F/A-18 Super Hornet é definitiva. O governo aprovou também a montagem final do Super Hornet no Brasil.

O pacote multibilionário de compensações (offsets) da Boeing para investimento diretamente na indústria aeroespacial brasileira vai transferir tecnologia relativa ao design militar e à produção, fornecer autonomia em áreas-chave para suporte do programa e desenvolver uma ampla indústria aeroespacial no país que vai além de aeronaves de combate por meio do envolvimento direto com a maior companhia aeroespacial do mundo.

Os Estados Unidos acolhem a oportunidade de entrar em negociações abertas para a concorrência dos caças FX-2 que irá fortalecer a sólida parceria militar que o Brasil e os Estados Unidos já possuem baseada em interesses comuns e valores compartilhados.

Versão em inglês:

Brasília, September 9, 2009 – The United States Mission to Brazil has received a number of public inquiries regarding the status of the FX-2 bid made by Boeing. We understand that a final decision has not yet been made regarding the winner of the contract. The F/A-18 Super Hornet is a combat-proven fighter with advanced technology, and we believe it is the best in comparison to its competitors. The U.S. Government fully supports the sale of the F/A-18 Super Hornet to the Brazilian Air Force. Our government approved the transfer of all necessary technology. We continue to believe that our proposal is strong and competitive.

The United States Congress’ review of the potential sale to the Government of Brazil of the F/A-18 Super Hornet concluded on September 5 with no formal objection to the proposed sale. This means that U.S. Government’s approval of the transfer to Brazil of the advanced technologies associated with the U.S. Government’s offer of the F/A-18 Super Hornet is final. Final assembly of the Super Hornet in Brazil has also been approved by the U.S. Government.

Boeing’s multi-billion dollar offset package to be invested directly into the Brazilian aerospace industry will transfer technology related to military design and production, provide autonomy in key areas of program support, and develop a broad Brazilian aerospace industry beyond just fighter aircraft, through direct involvement with the world’s largest aerospace company.

The United States welcomes the opportunity to enter into open negotiations for the FX-2 competition, which would build on the strong military partnership that Brazil and the United States enjoy, based on common interests and shared values.

FONTE: Embaixada dos EUA

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos S

O americanos não querem perder….agora eles estão jogando tudo…é querem virar o jogo aos 45 do segundo tempo…eita disputa acirrada

michellineker

kkkkkkk,estão com medo da derrota.kkkkkkk

Vitor

uahahauhuah o negocio esta bom ein. Fabricar o Super Hornet no Brasil. Parceria com a Boieng.

RodrigoBR

P#$%##$$!!!

Que presidente BURRO!!!

Que governo burro!!!

Que ministro da Defesa burro!!!

Vamos aproveitar e exigir também na compra o repasse da “tecnologia para falar menos besteira e cometer gafes” (pra não dizer um palavrão aqui)!!!

Que droga, qaundo parece que vão dar uma “bola dentro”, acabam dando duas fora!!!!

Tô revoltado!

Se houver algum expert ïncompetente que fez parte dessas negociações e gafes, por favor, me contacte. Não sou “especialista” mais sei o no mínimo como se deve proceder e se portar numa negociação de mais de 10 BILHÕES de REAIS!!!!

Cambada de imcompetente!!!

Mauro dias

chororoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

RodrigoBR

incompetente

JC

Ambos prometem tranferencia de tecnologia.
Ambos sao equivalentes em desempenho, segundo a FAB…com leve vantagem pro SH pelo q dizem.
Agora ambos podem ser produzidos aqui…
Mas um eh mais barato que o outro e jah sabemos ateh q tipos de equipamentos viriam.

Sem falar q um caça urso nas montanhas do oeste e crocodilo no leste, o outro come queijo com vinho e dança can-can.

Soldier

Melhor para nós. Ví uma declaração de parlamentares que se reuniram ontem 08/09 com o Min. Jobim dizendo que os franceses largaram na frente más que o governo brasileiro ainda está disposto a analisar as propostas dos EUA e da Suécia.

O jogo continua…

Vinícius

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, marcou viagem ontem à noite para Washington, onde deve se reunir ainda hoje com Robert Gates, que ocupa o cargo de secretário de Defesa no governo George W. Bush e será mantido pelo futuro presidente, Barack Obama, informa nesta quinta-feira reportagem de Eliane Cantanhêde, publicada pela Folha Segundo a reportagem, em pauta estará a compra de jatos de caça F-18 E/F Super Hornet, produzidos pela Boeing norte-americana. Os dois lados, Jobim e Gates, têm pressa, porque o presidente da França, Nicolas Sarkozy, virá ao Brasil nos dias 22 e 23 deste mês, e os… Read more »

michellineker

Se eles quisessem ganhar tinham oferesido uma aguia e não um pato.

A-Bomb

Pior é que tem gente que não tem muita noção.
Em outros site de defesa tem gente querendo que os USA repassem tecnologia do F35 pelo que o Brasil esta pagando.

ahahahahah muito sem noção.

Pelo que o Brasil pode pagar tecnologia do F18sh e o máximo que vai conseguir e olha que USA não fazem isso para qualquer um.

Fato sem armas nucleares Brasil tem que se abaixar a cabeça para quem tem e ficar na dependência.
Sendo assim e melhor ficar do lado da maior potência do planeta.

Lucius Clay

Creio, como já disseram alguns que o governo está negociando com a França, e pouco vai mudar quanto a escolha, a escolha é política. O Brasil preferiu trocar informações sobre o produto Rafael e ponto, o resto é negociação do que vamos ganhar com os franceses…

RodrigoBR

Como é que um monte de “experts” do governo, ministro da defesa e militares me fazem uma lambança dessas??? Como é que anunciam o final do FX-2, escolhendo um concorrente e depois voltam atrás e dizem que foi um mal entendido??? Que não acbou e que as outras empresas ainda podem mandar suas propostas???

Um mal entendido de mais de 10 Bilhões de reais???

Vcs que fizeram parte dessa palhaçada são uns RIDÍCULOS!!!

“Desistam, peçam pra ir embora”!!!

A-Bomb

michellineker
Se eles quisessem ganhar tinham oferesido uma aguia e não um pato

É disso que eu estava falando.
Querem tecnologia de f22 ou f35 por 10 Bilhões.
Como eu disse é muito sem noção.

Lecen

Meu Deus, o nível das discussões neste blog andam muito baixas…

Vinícius

Isso ae JC ,

SH é bem mais barato ( 40% ) que os rafales e de bem menos custo de manutenção.
SH testado cansativamente em combates diversos e Rafales ainda não venceu nenhuma concorrencia para a sua venda.

Só Lula mesmo para dar esse fora para o Brasil

JC

“Nelson Jobim, marcou viagem ontem à noite para Washington, onde deve se reunir ainda hoje com Robert Gates”

AIM7-C na cara do “Pierre”.

Soldier

Muitos militares brasileiros não querem ficar na órbita dos EUA. Desde o rompimento do acordo militar que o Brasil tinha com os EUA celebrado em 1952 deois denunciado como prejudicial ao país em 1974 pelo então presidente Gen. Ernesto Geisel o Brasil vem procurando outros fornecedores de equipamentos militares que não sejam em sua maioria de procedência norte americana. A história mostra como já fomos prejudicados pelos EUA em concorrências na venda de equipamentos militares de origem nacional mesmo que não usem equipamentos procedentes da industria americana. O que ocorre é que nem eles mesmos “acordaram” a tempo para fazer… Read more »

F/A-18E Super Hornet

O meu preferido era o F-18 e estava extremamente feliz pelo fim do FX-2. Agora surge a notícia de que o FX-2 não se encerrou e toda a minha felicidade se transformou em decepção. Nem que saia o resultado do FX-2 HOJE, voltará o meu sentimento anterior.

Esse assunto de FX-2 já deu no saco, sinceramente.

Abraços

JC

Na escola vc eh um cara na sua…nao incomoda ninguem…tb nao costuma apanhar. De repente vc se ve numa situacao q precisa proteger aquela gatinha.

Vc se alia ao fortao que briga pra kct ou ao almofadinha que gosta de poesia e vinho? ehehe.

OL2

o lula se precipitou quando disse que o rafale ganhou, nao acredito que o brasil vai fazer um desacordo com a frança depois de toda essa papagaiada que eles fizeram no 7 de setembro, pra mim o rafale ja ganhou a bastante tempo, o governo brasileiro ta fazendo isso so pra assustar os françeses.

Bronco1

“Lecen em 09 set, 2009 às 14:37

Meu Deus, o nível das discussões neste blog andam muito baixas…”

Concordo plenamente.

Deveríamos estar discutindo o futuro da força aérea e do parque industrial aeronáutico do país, mas o que estou vendo nos últimos dias é mais parecido com o que eu vejo num estádio de futebol.

gerson ( fronteira sul)

Os Estados Unidos acolhem a oportunidade de entrar em negociações abertas para a concorrência dos caças FX-2.

muito boa essa declaração

vale lembrar que o f18e é superior ao rafale. e é mais barato de comprar e operar.

JC

Ateh acho (como todos nos aqui, apenas achamos) que os avioes sao todos bons, estariam otimos mesmo…isso acho q eh quase ponto pacifico, exceto por alguns q teimam q esse ou aquele eh um lixo. Pra mim o q importa mesmo eh “alianca” com quem pode mais, q sem duvida sao os EUA. E o q mais me irrita eh a forte suspeita de esquemas tipicos de PT, e pq nao?, Brasil, nas negociacoes com a França. Por isso torço pra cair agua no vinho deles….se der a suecada tb tah otimo. Que aproveitem q esse Obama e os democratas… Read more »

Alexandre G.R.S.

Prezados, Como eu havia citado anteriormente: Srs. Estamos vendo os players jogando. Imaginem que isso é um campo de batalha. Os exércitos estão fazendo seus movimentos. É exatamente isso que esta acontecendo. Vale então, nesse momento, estarmos muito cientes do que queremos porque o jogo será pesado. Não será de se admirar se começarmos a ver escandalos nos três poderes, sanções veladas, pressão sobre o pré-sal, campanhas difamatórias dentre outras coisas. Estamos entrando em um campo novo para nós ainda. Temos que ser muito firmes nesse momento e aprender o máximo que pudermos. Agora o “negócio” virou “conversa de gente… Read more »

JULIO ANDRE

Oi, penso que tudo é negociavel, radares, armamentos, então, houve sim uma precipitação, porém, por outro lado, da pra se tirar oportunidades disso tudo, negociação de preços, tecnologias, e nãoa credito que se tenha encerrado tudo, pois o governo Norte Americano, não vai se dar por vencido, algum tipo de acordo o Brasil vai fechar com eles pra não desagradar, só tem uma coisa, temos que investir pesado em defesa, adquirir tecnologias, e investir em ciencia, tecnologia, e cientistas, temos uma mãod de obra muito boa, agora nos resta decolar pra voos mais altos.

sds

cmte.felix

Estão fazendo tudo certo. Colocaram os porquinhos para brigar.

Tiago Jeronimo

Concordo com você F/A-18E Super Hornet, eu estou decepcionado com o FX-2 pra mim também encheu o saco, mas espero pelo menos que com isso tudo o caça que da nome ao seu nick seja o escolhido, os EUA mostram que querem o Brasil como principal parceiro na AL e jogar isso fora é uma tremenda burrice.

Roberto CR

Sobre o tema saiu a pouco no log do Nassif informações exclusivas que ele pegou hoje junto ao Nelson Jobim. Alguns destaques: * Enquanto os trabalhos prosseguiam, surgiram os primeiros sinais da aproximação do presidente francês Nicolas Sarkozy com o presidente Lula. O francês manifestou intenção de se anunciar os termos do acordo militar Brasil-França no dia 7 de Setembro. * Sentindo que a intervenção presidencial poderia lhe ser favorável, a Dassault jogou para cima os preços da proposta. Não seria possível porque o processo ainda não tinha se encerrado. * No domingo à noite houve outra reunião, à qual… Read more »

Roberto CR

Trecho da entrevista de Charles Edelstenne (CEO da Dassault) à edição on line de hoje do jornal Le Monde fr (tradução meia boca, quem puder ajude): “Quais são as linhas gerais do acordo? É verdade que você vai dar os planos do Rafale? Os brasileiros têm uma indústria aeronáutica. Eles não precisam de nossos planos para fazer planos. No entanto, eles querem adquirir conhecimento no sistema “(ou seja, tudo sobre a placa eletrônica) para controlar a evolução de suas Rafale e fabricar seus aviões de transporte militar. Nós, então, fornecem essas tecnologias e vamos acompanhá-los em futuros desenvolvimentos. Vai terceirizar… Read more »

Igor

“Nosso governo aprovou a transferência de toda a tecnologia que julgarmos necessária a um país como o Brasil.”

CAPITÃO  00932

F/A-18 Super Hornet é muito melhor!Os Americanos são especialista nesse assunto!Parem de cogitar essas sucatas voadoras(Franceses), rejeitadas pelo mercado mundial!

gerson

caros amigos,

por favor avisem a embaixada dos EUA que se eles mandarem de brinde uns escoltas para a marinha junto com um porta avioes que saiu do serviço e mais uns SH usadinhos, eu compro!!!

Asterix

É…..o molusco vai tomar Jack Daniel’s em vez de champagne….acho que ele gostar…..

RoninSnkShit

Os EUA estão colhendo o que plantaram!

Por décadas, vem negando veementemente os produtos militares mais avançados para o Brasil!
O ultimo exemplo ridículo foram os P-3 que o Brasil comprou! Teve que comprar os P-3A pq o bonzinho dos americanos nao quiseram vender o P-3B ou o P-3C para o Brasil!

Ah, perai! Pra Argentina pode vender os P-3B! Pro Brasil não!
Ah, para a Austrália fazer treinamento, pode P-3B!

Bacana demais!
Obrigado Tio Sam, mas nao precisamos de vc!

Asterix

A única coisa que impedia a venda do SH pro Brasil era a ToT.
Então, entre o radar stevie wonder do Rafale e o super radar do SH, umas caixas de Jack pro molusco, além de outras obscuras vantagens, vái haver uma virada de mesa mesmo….

karlus73

Fiquei um dia sem cá vir e fiquei baralhado. O que mais faz confusão é realmente o Chefe supremo do Estado, que é o Pres. Lula anunciar e depois ler que as coisas podem estar abertas para a Boeing. Estive a ler as notícias internacionais e realmente é isto que referem “Boeing ainda não tem as portas chegadas no Brasil”. Bem os americanos nunca gostaram de perder, devem estar a colocar em cima da mesa até a “sogra”, rsss. O Nelson Jobim ir ao EUA? Torna tudo mais confuso, se o SH perdeu, acabou para o resto e toca a… Read more »

karlus73

Segundo site, Dassault participaria do desenvolvimento do KC-390

Não tinha visto este tópico… vai por água abaixo a minha ideia…
Então os franceses fornecem as turbinas e o Brasil faz o resto…

Jorge

A resposta para essa confusão é simples:

O Sr. Lula age na Presidência da República como provavelmente agia nos jogos de truco ou similares, no sindicato dos metalúrgicos.

Resumo da ópera:
Esqueçam sutileza ou civilidade por parte do Nefasto II. Não é a praia dele.

Luís Aurélio

Não acredito que os americanos consigam virar o jogo. Pelo que foi publicado até aqui, os americanos não vão transferir nenhuma tecnologia , apenas , permitirão a montagem dos SH no Brasil. O nosso ministro da defesa , se realmente for até os EUA , estará se diminuindo frente ao secretário da defesa americano. O interesse é dos EUA , não do Brasil.

Asterix

Não sei se li errado. Essa tal visita do Jobim não aconteceu??
Por quê escreveram “futuro presidente Barak Obama”? Parece que essa notícia está um pouco atrasada…

bandeira

Karlus, bom ver seus comentários novamente, desculpe se uns e outros falam besteira.
Quanto ao FX, lamentável trapalhada do Governo, e olha que não é a primeira, lembram qdo. o Brasil falou em mediar a crise Colombia/Equador, que o nosso sapientíssimo MAG, declarou antes de qualquer conversa com os dois lados, que o Equador tinha razão? Então mediar o que??

Leandro RQ

Essa história está ficando divertida…

Challenger

Porque o BR não aproveita, o Banquete Compra alguns AH-64 Apache para o EB, se eles estão dispostos a liberar tudo então liberem o Apache “Full”

tomas

Os EUA não entraram nesta luta para perder e estariam dispostos a fornecer todos os ítens solicitados pela FAB para ganhar a concorrência. Mas de nada adiantará eles colocorem tudo o que a FAB exigir em contrato (e não tenhamos dúvidas que eles colocarão), pois o atual governo do Brasil já fez a sua escolha “política” em detrimento do altíssimo custo, dos brigadeiros, dos pilotos e dos esforçados técnicos da FAB que elaboravam os relatórios final para a escolha do vetor para o FX-2. O presidente Lula encaminhou esta negociação na base da peraltice, dando uma conotação de encontro entre… Read more »

Henrique

Do jeito que a coisa vai, e pelo jeito que o governo está mostrando ou dizendo que “tem” recursos, vamos acabar adquirindo 36 Rafales e 36 SH agradando assim a Gregos e Troianos….
Seria interessante não? Nada de extraordinário para um país de nossas dimensões.
Abraços.

Baschera

Senhores, Como eu havia dito, em outro post (já me perdi de tantos….rsrsrs) o negócio só está fechado, quando os contratos estão assinados. Ocorre que, o Sr. Presidente, e não é novidade, costuma se expressar por arroubos, por decissão político/pessoal, como se estivesse num palanque de grevistas ou numa assembléia de metalúrgicos, no qual o sindicalista (tal qual o político) tem que falar, mostrar serviço, dizer a que veio, que vai fazer…etc. Por isto que disse que a FAB tinha ficado de “molho” pois já sabia o modus operandi do Presidente e também do Jobim, que havia anteriormente declarado SUA… Read more »

Francisco AMX

Esta foto do SH, para mim, simboliza bem o que ele é: um 14 bis! 🙂 olhem aquelas asas sem enflechamento, os flaps e airlerons… parece um avião comercial… sem ofensas, mas aeronáuticamente, o SH é totalmente ultrapassado! se tirar o AESA dele ele fica muito “fraquinho”…

Leandro Mello

Nossa quanto alarde!

Só pq os EUA estão sendo bonzinhos…

Naum é todo dia que os vizinhos “mais ricos” doam suas “velharias” para os vizinhos mais “necessitados”…

Lucas

Francisco AMX, concordo plenamente com vc, F-18S/H esta em final de carreira, e não adinta o povo dizer que não, pois se ele não estivesse porque os EUA em conjunto com outros países desenvolveram o F-35,e por favor pessoal, me avisem por favor para quem os EUA transferiram tecnologia sensível como esta no mundo?No máximo irão transferir a tecnologia de construção, pintura, e trem-de-pouso, no mais esqueçam eles nunca mostram os segredos de suas armas, ainda porque eles ainda estão em uso na U.S. NAVY, se ainda acreditam podem “tirar o cavalinho da chuva”,e como outros post ainda dizem a… Read more »