quarta-feira, abril 21, 2021

Gripen para o Brasil

F/A-18E? Preferiríamos o F-15…

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

040825-F-6911G-004

O F-15 Eagle já derrotou o Rafale em duas concorrências internacionais: em 2002, o Boeing F-15K venceu o Rafale no F-X da Coréia do Sul e, em 2005, o Rafale perdeu novamente para o F-15, na disputa pelo melhor caça para a Real Força Aérea de Singapura. Nas concorrências de Singapura e Coréia do Sul, o Rafale foi oferecido por US$ 95 milhões, valor equivalente ao do F-15.

Embora o F/A-18E Super Hornet oferecido para o F-X2 da FAB seja um excelente caça em muitos aspectos, seu desempenho é inferior ao das últimas versões do F-15 em manobrabilidade, velocidade máxima, razão de subida etc. Isso sem contar a última versão Silent Eagle.

Talvez pelo fato de ser uma aeronave que desde o início nasceu multifuncional, o “Vespão” (Super Hornet) pode ser comparado ao pato, que faz todas as coisas (nada, voa, anda), mas nenhuma com maestria.

O F-15, por sua vez, nasceu como uma aeronave de superioridade aérea e depois foi convertida em aeronave de ataque à superfície, na versão F-15E Strike Eagle.

Do jeito que a FAB está, qualquer aeronave que vier aceitaremos de bom grado, até o F/A-18E Super Hornet. Mas, cá entre nós, gostaríamos mesmo é do F-15!

SAIBA MAIS:

- Advertisement -

327 Comments

Subscribe
Notify of
guest
327 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moura

Com toda certeza, F-15 é muito mais caça do que o F-18 SH.

Eu ficaria contente se o Brasil adquirisse o excelente F-15, este sim um vetor de respeito e de qualidade comprovada, mesmo conhecendo os americanos e a sua política externa.

Em todo caso, na falta de um F-15, que venha o Rafale, este sim muito mais interessante ao Brasil, além de melhor vetor, conta também com a ótima proposta francesa.

Infelizmente, acredito que o vencedor será o F-18 SH.

AlphaVictor

Como assim “até o F-18”? O F-18 é um excelente caça, já provado em combate, e que executou perfeitamente todas as missões que foi requerido. Me pergunto se o autor deste artigo realmente entende alguma coisa sobre aviação militar ou somente escreve baseado em preferências pessoais, talvez pela aparência da aeronave, sei lá. Fato é que o F-18 não seria a aeronave de escolha da US Navy, uma força que sozinha é uma das maiores e mais poderosas do mundo, além se ser a mais ativa, estando sempre em estado de alerta, pronta para ser deslocada para qualquer teatro de… Read more »

Rodrigo Rauta

Putz!!! Nem me fale, ter o F-15 na FAB seria um sonho!!!
Sempre disse aqui que preferia o F-15 a qualquer caça da concorrencia! Ainda mais se vir uma versão “br” , a lá F-15K, seria fantastico!
Esse é um puro-sangue da caça, que tem uma excelenete capacidade de ataque!

Que venha a “Aguia”!!!!!!!

Abraços!!!!

alenio

Olha quem escreveu essa matéria leu meu pensamento. Durante essa semana, depois que a Boing e o governo americano comecaram a fazer de tudo para empurrar o F-18 Super Hornet(o que acho que vai acontecer por força política), fiquei pensando nessa possibilidade, porque não o F-15 ultima versão? E qual dos dois aviões é o melhor? E qual seria o melhor para o Brasil?

RoninSnkShit

Boa Galante!

Assino embaixo!

Igo

Sou a favor de F-15 ser o HI e o Gripen ser o LOW da FAB, mas…..

latino

f-15 versão Silent Eagle pode ser considerado quase de 5 geração ?

Ricardo GF

F-15? Vcs só se esqueceram de mencionar que a aeronave tem sofrido consideráveis problemas de fadiga estrutural, como já identificado pela USAF nos últimos anos…o F-15 FOI uma grande aeronave, mas não pode ser tomado como modelo a adotar para os próximos anos…o tempo dele já foi.

Alexandre Galante

Ricardo, nós estamos falando de F-15 saídos de fábrica agora. Os que estão com fadiga, estão voando há décadas e estão cansados de guerras e treinamento pesado diário.

pedro

concordo com o IGO
com o F15 como interceptador, poderíamos nos associar a Saab teríamos um vetor de peso ( o F 15) e um de fácil operação e manutenção (o Gripen NG)
2 esquadrões de F 15 em Goiânia
e uns 100 Gripen NG …
não ia ter pra ninguém !!!

Andre

Esse sim, um verdadeiro vetor de superioridade aerea e interceptacao.
Final de semana passada conversei com um piloto de F-15, baseado no Alaska. Dentre outras coisas, disse q nunca pisou no Iraque mas jah voou por la diversas vezes.
Perguntei quao frequente sao as interceptacoes de avioes russos. Ele desconversou mas disse q jah fez “algumas” destas interceptacoes.

Hornet

Pra falar a verdade, eu preferia que fosse o F-22. Não podendo ser o F-22, até me contentaria com o F-35. Não sendo nenhum desses dois, acho que fica tudo do mesmo tamanho. Dentre os caças americanos de 4+ geração o F-15 seria o melhor, sem dúvida. Depois do F-15, eu ainda prefereria o F-16, antes do F-18. Entretanto, pensando na possibilidade de o caça da FAB vir a ser usado pela MB também, então o Super Hornet está de bom tamanho. O F-18, na minha modesta opinião, seria a quinta opção, dentre os caças dos EUA, para equipar a… Read more »

mauro dias

Já postei alguns comentários mais ou menos como este aqui no blog, em relação ao F-15.
Se eles quizessem de verdade uma parceria de TT, e estratégica conosco , eles ofereceriam o F-15, inclusive o “silent eagle”.
Com toda essa balela de TT, US$ 1,5 bi em TT, estreitmento de relações etc…
Por que não?
Mas vindo de quem vem , é bom ter cuidado

xavante

EU PREFIRO O F-18, E NÃO VAI DA OUTRA.

Paulo

Para tudo! Pelo preço unitário dos Rafales não dá pra comprar silent eagles. “Ah, mas não é navalizado, dirão alguns”! Todavia esse aí é o bicho! Já que não nos vendem o F22, já que não querem transferir tecnologia do F35, porque não transferir do F15 K ou do SE? Afinal já são tão “velhinhos” e conhecidos como o F18, só que muito melhores! O FX2 está no final, os vetores selecionados são razoáveis, mas nada impede que um vetor melhor seja escolhido….digamos que os EUA agora propusessem 36 F15 SE com TT, e ainda abrissem a oferta com mais… Read more »

Jc

Tb sou mais o SH!

Paulo

Desculpem, fiz a pergunta mas não coloquei o sinal de interrogação:”Pelo preço unitário dos Rafales não dá pra comprar silent eagles?”

URUTAU

SH sem pensar 2 vezes sem comparação
FAB e MB as 2 bem equipadas

SDS Senhores

Flavio

Seria um crime não comentar este post.

Esse sim é o caça.
F-15, na minha humilde opinião, é melhor que todos os concorrentes do FX2.

Concordo com a tese F-15(com TT em algumas áreas) + Gripen(com TT e có-produção + desenvolvimento conjunto do projeto –“isso não é sonho, eles mesmo já ofereceram isso”)

Acho que esta dupla seria excelente.

RL

Entre:

Su-35
F-15 SE
F-18 SH
Rafale F3
Gripen NG
F-35

….eu prefiro….

… TUCANÃO mesmo…

Paulo

F15 mais Gripen NG, os próprios EUA deveriam apostar nessa tese!
Teríamos a superiordade aérea do F15 (superior a qualquer coisa no continente sulamericano) e o desenvolvimento do NG (supercruise, baixo custo, etc)
Mas isso é sonho.
O pessoal aqui no Brasil não pensa longe e os americanos sabem que não precisam ir tão fundo pra vencer essa concorrência.

RL

…brincadeiras a parte.

Até que gostei da idéia de alguns amigos quando mencionam F-15SE + Gripen NG.

Másssssssssssssss…

Como sonhar não custa nada, apesar de torcer pelo “RAFAEL”..rs, acredito que venha o SH mesmo. O que já estaria melhor do que a atualidade, isso sem dúvida.

jc

Acho que o F-18 é mais racional do que o F-15. Levando-se em conta a “quebradeira” que são as nossas forças armadas, a compra de um caça mais barato para manter em detrimento a um mais potente, é um fator muitíssimo importante. Comparar um F-18 a um pato é uma tremenda idiotisse. O seu radar é espetacular! Eu não sou muito fã desse modelo, mas admito que por tudo que eu já li (e não foi pouca coisa que li, aliás, leio diariamente…rs), o F-18 dá conta do recado com sobras.

RL

Aproveitando.

Galante, excelente matéria. Isso pq segundo alguns, vc não entende de nada de aviação. Imagine se de fato entendesse e tivesse o dobro da atividade que vem desempenhando até hoje com o Blog.

Eheh..

Abraços.

alenio

Não entendo como não porque o F-15SE não foi oferecido…pelo que já li sobre esse avião ele é muito superior ao F-18SH. Se tem algum caça americano que eu gostaria de ver voando na FAB o F-15SE seria ele, calro que dependendo do pacote de armas oferecido…

Caipira

O Chico AMX que bate bastante nesta tecla…não entende pq o SH e não o F15 ou F16 no FX2…e eu to começando a concordar com esta idéia…

Hornet

Num primeiro momento fiquei também com a tentação do F-15 SE…mas pensando bem, não sei se seria um bom negócio pra nós. O problema do F-15 SE é um só: os EUA não passam a tecnologia stealth. Vendem caças stealth, mas não passam a tecnologia. Logo, ficaríamos com um caça “amarrado”. Sem falar que o SE é uma espécie de “stealth de exportação”. Deve ficar bem abaixo do F-35, que por sua vez, já fica bem abaixo do F-22. Quem quiser ter caça stealth no futuro terá que desenvolver a tecnologia por sí mesmo. O que eu acho correto, diga-se… Read more »

Andre Luiz

Mas nao é o F-15 conhecido como “rainha do Hangar”?

Deve ter uma assinatura radar absurda e uma manutençao carissima

Ops, é americano, foi mal

odac_01

O Rafale é um perdedor !!!!

Quantos disputou e quantas ganhou ?

mauro dias

Concordo , André. É muito cara mesmo, sem fala que não vão vender a arma para amanhã eles mesmo terem que enfrentar.

Paulo

Só sonhos hornet! Não se preocupe.
Um dos FX vai ganhar e estaremos muit bem!
Mais a mais, off post, vendo a situação das FAs argentinas hoje (parece que foi cortado de uma vez só 50% do orçamento de custeio) e observando que logo logo teremos um vetor de ultima geração voando aqui (qualquer que seja escolhido, fora F22 e F35 claro) se percebe que nossa raelidade ainda é de grande esperança.
SDS.

Patriota

Se os americanos mal querem transferir tecnologia do F-18 SH
o que dirá então do F-15, a FAB está no caminho certo e em minha opinião o Rafale F3 continua a ser a melhor opção para o Brasil.

Alexandre G.R.S.

Srs. tenho uma duvída: Pensando estratégicamente, a médio e longo prazo, seria esse o sistema de armas mais adequado para nós? Vejam, estamos falando de uma aeronave de concepção dos anos 70 que, sem duvida, se provou em diversas TO e se saiu muito bem diga-se de passagem. Agora qual o espaço que ainda há nesse projeto para ser explorado? pensado que voaremos os sistemas aéreos à serem adquiridos no FX- 2 por no minímo 20 anos seria de fato viável a compra desse vetor? Claro, seria anos luz do que voamos hoje. Isso é ponto pacifico. Agora a longo… Read more »

Hornet

amigo Paulo, não sei se são sonhos ou delírios…hehehe De qualquer modo, existe o desejo, para não dizer a possibilidade concreta, de o FX2 ser apenas uma etapa para um futuro FX-Br, de quinta geração. Ao menos, já li declarações do comando da FAB e do MD neste sentido. Pelo o que pude entender, o FX2 tem duas funções: aquisição imediata de caças de 4+ geração e a criação de uma parceria para o desenvolvimento de um futuro caça de quinta geração para a FAB, o FX-Br. Não creio que a TT exigida pelo MD e pela FB seja somente… Read more »

FD

Acho que Rafale (36 unidades) + Gripen NG (100 unidades) seria o ideal para a FAB….
É totalmente inviável a manunteção de 100 Rafales!

F/A-18E Super Hornet

Que matéria mais sensacionalista, ridícula. O Super Hornet está no short-list porque cumpre os requerimentos de transferência de tecnologia (o Eagle não nos foi proposto) do FX-2 e por ser um caça MULTI-TAREFA(o F-15K/SG é uma aeronave de superioridade aérea com relativa capacidade de ataque ao solo). Isso sem contar que, o sucesso das vendas obtidos em Singapura e Coréia, foi através de um fortíssimo lobby norte-americano. São países que têm imensa influência norte-americana e o resultado não poderia ser diferente. Se o F-15 refitado fosse tão fenomenal assim, a Arábia Saudita que já é uma tradicional usuária dos EagleC,… Read more »

Walfredo

Se você quer transferência de tecnologia, compre, desmonte, faça cópia de peças e vá substituindo, até ter o avião inteiro voando com peças suas.

Enquanto copia, busque os erros cometidos no modelo original, melhore, faça uma cópia melhor que o original.

Para cada centavo gasto em compras de prateleira, gaste outro em pesquisa e desenvolvimento.

Mantenha centros de pesquisa, desenvolvimento e produção nas unidades militares. Única forma de garantir segredo da quantidade e qualidade do armamento e munição disponível.

Francisco AMX

Sobre o F-15E última versão, ou a K, de exportação, em comparação como Sh, não tem como ser!: São vetores distintos de de patamares diferentes! O F-15E/K é superior em tudo que se compare! Razão de subida é covardia, manobrabilidade idem, rolagem, curva… mas a grande diferença está no Radar e seu sistema de gerencia! a começar pela antena gigante do APG63, que li uma vez, utiliza componentes do APG-79 do Sh, porém com adendo de potencia, se não me engano ele é chamado, hoje de APG-80 e alguma coisa…nao lembro, mas ví um gráfico de comparação com o APG… Read more »

Paulo Subtil

Sonhos , nada mais.

O F-15 tem manutenção cara, não é multi-tarefa para entrar no lugar dos AMXs,embora tenha algumas possibiidades , mas não foi projetado para isso… e sua plataforma é antiga.

Não tem versão naval, a marinha teria que comprar outro ,acarretando mais manutenção…

F-35 é caro demais pra manter, ia ficar tudo no hangar…

Um sonho mais próximo é um Hi-low com F-18 e Gripen…mas ainda é sonho.

Lembrem-se , ainda estamos no Brasil. Grana é problema.

CosmeBR

Não obrigado!

Azul&branco

Não seria o alcance ou a rusticidade e disponibilidade maiores com o F18 E? Não seria o fato do F 15 já ser passado, sendo substituído pelo F 22 enquanto a US navy entregará a defesa de seus NAe ao Super Hornet ainda por muito tempo, além deste ser multi-funcional e operar muito bem tanto embarcado quanto em terra? Parece até aquela comparação entre o P-51 e o P-47, quem seria o melhor? escolhemos o “jug”.

Alexandre Galante

Já pensaram que talvez o F/A-18E seja suficiente para a US Navy, pois ela quase sempre atua como coadjuvante da USAF quando o assunto é domínio aéreo?

Lembrando que muitos da US Navy não ficaram satisfeitos com a desativação do F-14 Tomcat.

Abraços a todos e obrigado pelo bom nível da discussão.

Mercurio

Sinceramente não acho que a preocupação da escolha do FX-2 será pelo caça ter versão embarcada ou não. Por estes motivos: 1- O Opalão não irá durar muito tempo e irá necessitar ser substituído; Como já foi dito aqui no Blog várias vezes, para uma defesa efetiva precisaríamos de 2 Nae. Mas não conseguimos manter uma. 2- Para ser substituído o Brasil terá a opção de construir sua própria Nae (improvável porque tomou um sufoco tremendo com uma corveta) ou comprar uma usada e gastar muita grana reformando tudo. Se fizer a última opção terá uma Nae “meia-boca”. Fora o… Read more »

Angelo Nicolaci

Eu acho o F-15 um excelente caça, mas não é um multi-role, mas a ideia de ter o gripen e ele seria atraente não fosse a logistica que envolveria a operação destes dois vetores, se bem que o gripen substituiria o A-1 e F-5, enquanto o F-15SE substituiria os M2000, e complementaria os gripen de certa forma

Jonas Rafael

Vale lembrar algumas coisas: -Não fizemos pedido pelo F-15 (embora também não tenhamos pedido o F-16 e ele nos foi ofertado no lugar do F-35). -Embora a Boeing talvez pudesse ter tido um pouco de boa vontade, era o governo Bush e eles não faziam muita questão. -Além do mais a versão Silent Eagle foi apresentada depois do início do FX-2 se não estou enganado. -O fato de os americanos não tranferirem tecnologia Stealth não significa muito, já que poderiam transferir muitas outras coisas e já seria um grande passo -Acho que nessa altura não estão ligando muito pro fato… Read more »

Edilson

Eu assino em baixo do Post. O F 15 é de longe o melhor caça 4-4.5 G ocidental.

renato

diante de tanta informação da para concordar com superioridade do F-15 Se sobre os Sh oferecidos. Por favor Alexandre Galante, me ajude numa informação; os americanos quer que tenhamos tal superioridade aerea ? Segundo dentre os 03 concorrentes ai colocados, unicamente por suas qualidades tecnicas seria capaz de defender o Brasil frente nossas possiveis ameças ??

RodrigoBR

Pessoal… Nós só podemos comprar um modelo que seja ou que tenha uma versão naval também! Não há condições de termos determinado modelo para uma função e outro modelo para outra determinada função! Não temos o orçamento dos EUA! Não entendo porque ainda insistem em envolver o Gripen nas discussões do FX-2, ele está totalmente fora de cogitação(se a FAB e a MB tem um mínimo de juízo). Temos que adquirir no mínimo um que seja/tenha a versão naval para poder ser aproveitado nos futuros Porta-Aviões ou no São Paulo! O Gripen tem versão naval??? Não! Então o Gripen já… Read more »

Robson Lazier

Vim do Futuro para dizer que você estava errado kkkkkkkkk

Carlos

O contrato com a dassault já foi firmado, só será divugado no dia 7 de setembro!!!.
O contrato foi assinado desde a ultima visita de Sarkosy ao Brasil.

Francisco AMX

Azul&branco, o F-15E/K, tem alcance maior que o SH.

Reportagens especiais

Além do Gripen – parte 2: conversa com piloto de provas da Saab e atualizações sobre o programa

Em 9 de maio, o Poder Aéreo cobriu a apresentação das instalações da Saab Aeronáutica Montagens – SAM –  ...
- Advertisement -
- Advertisement -