terça-feira, abril 20, 2021

Gripen para o Brasil

Os primeiros F-5 da FAB

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

f5efab

O Northrop F-5E Tiger II foi o segundo caça supersônico da FAB, o Mirage IIIEBR foi o primeiro.

Em outubro de 1974, durante o governo Geisel, a FAB encomendou à Northrop 42 caças F-5 (36 do modelo E, Tiger II e 6 do modelo B), ao preço na época de 72 milhões de dólares.

Em 12.3.75 chegaram os 3 primeiros F-5 ao Brasil, do modelo B, biplace de treinamento, na Base Aérea do Galeão. Em 3.10.1975 chegaram à Base Aérea de Santa Cruz os 6 primeiros F-5E, que já estavam no Brasil, mas em Anápolis, aguardando o término das obras na pista da BASC.

Em 22.4.1976 atiraram pela primeima vez, oficialmente, contra alvos no solo, no aniversário do 1o. Grupo de Aviação de Caça.

O primeiro reabastecimento em voo ocorreu (e 1o. no Brasil) ocorreu em 4.5.1976, por um C-130 da FAB.

Alguns dos F-5E foram entregues com plataformas de navegação inercial.

NOTA do BLOG: A foto do alto é de um F-5E da FAB ainda nos EUA, fazendo voo de testes. Notar que os mísseis que ele está levando são do modelo AIM-9P, mas quando chegaram ao Brasil usaram o AIM-9B.

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madvad

0km hein!

Alexandre Galante

Zero bala!

Giovani

Naquele tempo a Defesa tinha prioridade, agora.

Pergunta: Naquela época o Mirage F1 já estava operacional?

Cor Tau

Esse caça ai é melhor do que imaginam………Foi um dos melhores custos beneficios que existiram….2 Originais dão conta de um f-15 e 1 melhorado ou atualizado tambem………Isso não sou eu que digo e sim a gente que projetou e desenvolveu…….Não é da minha cabeça essa afirmação se não concordam tirem satisfação com eles la………

Abraços a todos………

Rogério

Alguém pode esclarecer minha dúvida? Qual é a diferença entre o modelo AIM-9P, e o AIM-9B?

luciano

Esse avião em estado original NUNCA derruba um F-15. Só se for em exercício.

Fabio

Simples , é o segundo caça mais lindo da historia da aviação mundial , o primeiro foi o F-20 Tiger Shark só isto …….

Marco Antonio Lins

Acho eles com uma certa semelhança com o F-18 que concorre ao FX2.
Sendo que sua calda e dupla. Não sei o termo tecnico.Nas laterais as siluetas são mas destacadas ou canards.

ExV.Emanuel

Pode ser que não mesmo, mas pelo custo de aquisição que tivemos… Valeu um bocado como tapa-buraco de nossa força aerea, assim como para os russos valeu o MiG-29, os chineses o J-7, etc…

Jacubão

Esse é o cara.

Jaique Sparro

Foi bom e barato,mas está na hora de gastar mais pra melhorar, e muito nossa gloriosa FAB.

Felipe Cps

Marco Antônio, não apenas tem uma certa semelhança como o F-18 é, em termos de design, uma evolução do F-5.

Foi um ótimo caça para nações pobres como a nossa ter alguma capacidade dissuasória. Mas seu tempo já foi.

Abs.

Junka

Felipe, o que menos conta hoje é o vetor, mas sim a suite eletrônica, capacidade BVR, data link e capacidade de interferência radar. O F-5E realmente já foi, mas o F-5M só é inferior (e pouco) aos F-16 block 50 do Chile (que só tem 10) e aos Su-30 da Venezuela. Isto sozinho, mas com o R-99A (que só o Brasil tem), a vantagem cai por terra.

ExV.Emanuel

E o seu numero consideravelmente maior que qualquer uma dessas aeronaves na america latina!
Como ponta-de-lança temos os M-2000C

Felipe Cps

Junka: trata-se de um avião com motorização (capacidade de ascenção, aceleração, etc.) e capacidade de carga pra lá de limitadas. Não discuto a capacidade da FAB de nos proteger com ele (graças à sua doutrina), mas não vamos tapar o sol com a peneira, o Bicudão, mesmo modernizado é pouco mais que um “quebra-galho”… Abs.

Robson Br

Mirage III, F5-E/F, Xavante, todos novinhos. Esta geração de pilotos nesta época de mudanças de procedimentos e doutrina, devem ter vibrado muito. Acredito que esta nova geração dos R99, F5-M e na expectativa do A1-M, P3-M, do novo KC-390 e o mais importante o FX-2 também estão vibrando muito. A introdução de novos sistemas, armamentos, data-link e etc está dando um salto tecnológico muito grande na FAB. Podem até dizer que o país comprou o caça tal, mas não estão fazendo uma mudança radical na doutrina da força.

Pegasus

Acho que a capacidade de fazer nossos caças seria primordial, desenvolvimento de radares nacionais competitivos e misseis, que pelo o que estou vendo a Mectron esta evoluindo a passos largos.

Nunão

Giovani, ao tempo da chegada dos nossos Mirage III, os Mirage F1 estavam começando a entrar em operação no primeiro esquadrão que equiparam no Armée de l’air, ou seja, bem no começo ainda. À época da chegada dos F-5, poucos anos depois, já estavam com doutrina estabelecida, se não me engano. Mas, talvez tentando adivinhar onde você gostaria de chegar com sua pergunta ( e me perdoe se não é isso) o importante é saber que, à época da assinatura dos contratos do Mirage III e F-5, o Mirage F-1 ainda não estava operacional.

Nunão

Rogério, sobre os AIM-9 B e P, a versão B é a primeria geração operacional da arma, do início dos anos 60. A variante P dos anos 70 designa tanto mísseis novos quanto reconstruções / remotorizações de modelos mais antigos, recebendo aperfeiçoamentos compatíveis com a tecnologia dos anos 70,com semicondutores e refrigeração aperfeiçoada da cabeça de busca, mas ainda era um míssil de segunda geração. O pulo do gato “all aspect” viria só com o L, de 3ª geração, do início dos anos 80, que fez a fama nas Malvinas.

Noel

Giovani, desculpe-me mais a situação nos anos 70 não era tão diferente assim dos dias atuais, o 1/14 chegou a ficar sem aeronaves e o 1 GavCa quebrava galho com o Xavante. Esse hiato só foi resolvido com o F-5, ou seja com muito atraso.
Portanto meu amigo, essa visão de muitos têm q no passado era muito diferente, é relativa.
Sds

Junka

Assim como estrelas de futebol não ganham jogo antes de inicar, um vetor não ganha uma guerra. O sistema de armas mais completo dominará o cenário. O R99 tem alcance de 350Km, e nunca anda sem escoltas (F-5M), e as escoltas ficam com o radar desligados em comunicação data link com o R99. Em um hipotético confronto, os SU seriam derrubados sem saber de onde vieram os mísseis. Quanto à menor capacidade de carregar mísseis, é contra-balanceada pelo maior número de aeronaves. E convenhamos, qual país da América Latina tem $$ para carregar cada caça com mais de 4 mísseis… Read more »

welington

Em um hipotético combate BVR longo entre nossos F-5 EM e Mirage 2000 com ou sem o auxilio dos R-99 seriamos abatidos da mesma forma vide que os mísseis Derby tem um alcance maximo limitado de cerca de 60km já os R-77 são de 100 km e as novas versões poderão chegar de 180 km a 190km, os SU-30 MKV detectariam e travariam nossas aeronaves de apoio a mais de 150 KM podendo desta forma nos atacar bem antes de podermos atacar mesmo nós estando munidos de aeronaves de apoio. Em um combate BVR médio onde as duas forças teriam… Read more »

Marco Antonio Lins

Obrigado Sr. Felipe!.

Eu tinha esta desconfiança, mas não tenho o conhecimento tecnico que vcs teem. A propria fabricante do F-5 faz parte do Consorcio do F-18 a Northrop

Abraço

Junka

Os R99 anulam a principal vantagem do SU frente ao F5M. Detecção. Com o R99 os F5M recebem diretamente o alvo podendo manter seus radares desligados e se posicionar pra nao ser detectado so ligando o radar no ultimo momento pro disparo.

O alcance do R99 é 350km . O radar do Su venezuelano não chega nem a metade disso. Um F-5M com radar desligado, devido ao seu tamanho, é muito difícil de ser detectado, principalmente se já estiver em posição favorável de ataque em relação ao radar do SU.

ExV.Emanuel

O que ele quis dizer é o alcance de armas do F-5 de toda forma é pequeno, eles teriam de se posicionar dentro do alcance do radar dos Su-30 para que pudessem lançar suas armas…
Além disso pelo RWR o Su-30 já receberia a direção do R99 e poderia se antecipar na aproximação dos F-5 ou mesmo abater o R-99 antes que os F-5 se aproximassem o bastante para lançarem seus misseis Derby.

Em qualquer hipose de combate por superioridade aerea (exceto pelo fator numerico) o Su tem total vantagem como dito pelo sr. welington

Junka

O R99 tem 30m de comprimento, um SU-30MKV tem 22m. Seu tamanho extra e falta de tratamento pra RCS garantem mais visibilidade, isto é fato. Não dá pra pensar que um radar de 120km de alcance vai superar um de 350km apenas porque o alvo é (um pouco) maior. Se seguir essa logica todos os AWACS, AEW&C etc hoje são inuteis pois não teriam alcance pra ficarem fora da visão do inimigo e sabemos que isso não é verdade. O sistema de RWR do SU dirá que esta sendo detectado, mas ele não indicará a posição exata da fonte (so… Read more »

mauricio_rs

Nesse endereço tem um blog de aficcionados pelo f-5, vcs encontram f-5 de tudo que é jeito.

http://www.forum.clickgratis.com.br/clubedof5.

saudações

Cantarelli

O tempo do f-5 ja foi agora vamos ver o que vai dar no f-x.

welington

R-37 alcanse Maximo em grande altitude 250 KM…..
Felismente os SU-30 MKV não podem lançar o missil KS-172 da Novator com alcance Maximo de 400 KM estes provavelmente equiparão a próxima aeronave Venezuelana a ser adquirida os SU-35 BM e o pior provavelmente se esta compra se concretizar provavelmente eles comprarão aeronaves de alerta antecipado também…
Um grande abraço a todos.

Felipe Cps

Do jeito que o mercado de petróleo anda a Venezuela é capaz de querer comprar nossos Xavante, isso sim…

welington

Felipe Cps em 02 jul, 2009 às 16:33
KKKKKKKKKK, boa Felipe, rsrsrs, mas após 2011 com o fim da crise internacional o petróleo vai subir e alem da Venezuela conseguir os financiamentos que foram cortados graças a crise internacional, mas atualmente nem nossos Xavante, rsrs.
Um grande abraço.

Fábio Max

É interessante essa teorização sobre compates aéreos entre Brasil e Venezuela. Brasil e Chile nem tanto, porque o Chile é um país democrático, ao contrário da Venezuela que é uma ditadura comandada por um macaco hidrófobo.

Mas o macaco hidrófobo, Hugo Chaves, não teria coragem de atacar o Brasil. É um covarde de marca maior que só bate em cachorro morto, bêbado e mulher…

Junka

Fábio, falou tudo! No blog Área Militar (Português) entramos no mesmo saco nos comentários dos portugueses como “repúblicas das bananas” por causa deste covarde. Eu até torço para que ele cometa a loucura de atacar a Colômbia ou um pais vizinha, assim os EUA terão pretexto para derrubá-lo.

Rodrigo Marques

Eu só tenho uma dúvida: Qual o percentual médio de acerto de um míssil disparado a 100-120km de distância?

Abraços

Pegasus

Sera que o F-20 Tigershark ainda seria competitivo ainda hoje???

CorsarioDF

Excelente caça, apesar de já estar um pouco cansado…

madvad

0km hein!

Alexandre Galante

Zero bala!

Giovani

Naquele tempo a Defesa tinha prioridade, agora.

Pergunta: Naquela época o Mirage F1 já estava operacional?

Cor Tau

Esse caça ai é melhor do que imaginam………Foi um dos melhores custos beneficios que existiram….2 Originais dão conta de um f-15 e 1 melhorado ou atualizado tambem………Isso não sou eu que digo e sim a gente que projetou e desenvolveu…….Não é da minha cabeça essa afirmação se não concordam tirem satisfação com eles la………

Abraços a todos………

Rogério

Alguém pode esclarecer minha dúvida? Qual é a diferença entre o modelo AIM-9P, e o AIM-9B?

luciano

Esse avião em estado original NUNCA derruba um F-15. Só se for em exercício.

Fabio

Simples , é o segundo caça mais lindo da historia da aviação mundial , o primeiro foi o F-20 Tiger Shark só isto …….

Marco Antonio Lins

Acho eles com uma certa semelhança com o F-18 que concorre ao FX2.
Sendo que sua calda e dupla. Não sei o termo tecnico.Nas laterais as siluetas são mas destacadas ou canards.

ExV.Emanuel

Pode ser que não mesmo, mas pelo custo de aquisição que tivemos… Valeu um bocado como tapa-buraco de nossa força aerea, assim como para os russos valeu o MiG-29, os chineses o J-7, etc…

Jacubão

Esse é o cara.

Jaique Sparro

Foi bom e barato,mas está na hora de gastar mais pra melhorar, e muito nossa gloriosa FAB.

Felipe Cps

Marco Antônio, não apenas tem uma certa semelhança como o F-18 é, em termos de design, uma evolução do F-5.

Foi um ótimo caça para nações pobres como a nossa ter alguma capacidade dissuasória. Mas seu tempo já foi.

Abs.

Junka

Felipe, o que menos conta hoje é o vetor, mas sim a suite eletrônica, capacidade BVR, data link e capacidade de interferência radar. O F-5E realmente já foi, mas o F-5M só é inferior (e pouco) aos F-16 block 50 do Chile (que só tem 10) e aos Su-30 da Venezuela. Isto sozinho, mas com o R-99A (que só o Brasil tem), a vantagem cai por terra.

ExV.Emanuel

E o seu numero consideravelmente maior que qualquer uma dessas aeronaves na america latina!
Como ponta-de-lança temos os M-2000C

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