quinta-feira, maio 6, 2021

Gripen para o Brasil

Pilotos da FAB voam IA-63 Pampa II na Argentina

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

fab-voa-ia-63-pampa-ii-na-argentina-foto-1-forca-aerea-argentina

A Força Aérea Argentina (FAA) noticiou que, em meados de março deste ano, dois pilotos da Força Aérea Brasileira voaram o sistema de armas IA-63 Pampa II, nome da versão mais moderna do AT-63 Pampa. Segundo a FAA, trata-se da sequência de um plano de intercâmbio de pilotos de combate de forças aéreas de outros países.

Os dois pilotos da FAB, identificados pela FAA como os primeiros-tenentes Federico Moreira Da Silva e Marcio Rodriguez Riveiro Glaulich, realizaram seus voos- solo no Pampa II em 12 de março último, na IV Brigada Aérea, em Mendonza. Os voos foram cumpridos em total normalidade, satisfazendo os requisitos de preparação para pilotar o sistema de armas IA-63 Pampa II.

Os pilotos brasileiros, segundo a FAA, revelaram que foi maravilhoso apreciar a cordilheira dos Andes em seus voos-solo, seguindo as recomendações dos instrutores e da controladora do espaço aéreo pelo rádio. Após a aterrissagem foram recebidos por seus pares do Grupo 4 de Caça, que lhes receberam com a tradicional “manteada”, ritual peculiar que se vê na foto abaixo. Também brindaram com os comodoros  Luis María Cismondi e Juan Bernardo Nardin, respectivamente comandantes da IV Brigada Aérea e do  Grupo 4 de Caça.

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Fonte e fotos: Força Aérea Argentina

Nota do Blog: falando em intercâmbio, no ano passado pilotos da Marinha do Brasil, do Esquadrão VF-1, realizaram curso no simulador de voo do A4-AR da Força Aérea Argentina  (clique aqui para ler matéria do Blog do Poder Naval). Leia também, clicando aqui, matéria do Blog do Poder Aéreo sobre conversações para uma aliança aeroespacial Brasil-Argentina, em que a aeronave de treinamento AT-63 Pampa é citada.

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Baschera

Hummm…. onde há fumaça, há fogo…. e se tiver vento então !!

Sds.

Flamenguista

Maravilha!!! Excelente aeronave… excelentes pilotos… Tudo muito lindo!!!

Skyrider

Isso tá com cara de offset. O Brasil precisando de um treinador a jato para substituir os Xavantes …

Rodrigo

Esse avião é muito antigo?

Vassili Zaitsev

Pessoal, sinto muito, mas eu considero o PAMPA bem fraquinho para o moderno começo de século XXI. Só espero que a FAB não esteja pensando em ressuscitar esse coitado e colocalo como substituto do Xavante.

Sou muito mais o M-346 Master ou o KAI T-50 Golden Eagle na parada.

Espero que os comandantes da FAB tenham o bom senso na hora certa. Só isso que espero.

abraços.

Rodrigo

OFF- algue ai do site pode correr atras dessa notícia pra ver se é verdadeira? INTERNACIONALIZAÇÃO O voo alto da Embraer Circula no governo um ambicioso projeto para tentar elevar a participação da Embraer no mercado internacional. Trata-se da compra da sueca Saab, responsável pelos caças Gripen, que estão na concorrência para o projeto FX-2, da Força Aérea Brasileira. O presidente da Embraer, Frederico Curado, ainda está com um pé atrás, mas já há gente do BNDES com um plano na manga para a operação. A Embraer faria uma troca de ações, assumindo o controle da empresa, sem desembolsar um… Read more »

Fábio Max

Como TREINADOR, o Pampa substituiria bem os Xavante. O Pampa II tem aviônica e conceitos modernos de operação, se do ponto de vista mecânico é uma aeronave antiga, mesmo assim, muito mais moderno e apto para a função de preparar pilotos para os F5M, AlM e FX no futuro próximo, que os Xavantes, que segundo se fala, encerram sua carreira na FAB em 2011.

Leonardo

Rodrigo

Dei uma olhada no link que colocou em seu post, cara para uma revista do nível da Isto É colocar uma informação dessas é porque a coisa está mesmo bem encaminhada, logo, não há mais dúvidas de quem será o vencedor do FX, né!!!

André Castro

sobre a Embraer comprar a Saab acho bem realista ,se o Gripen não vencer nenhuma concorrencia em que participa tera sua linha de produção encerrada ,na area de aviação civil eu não sei como anda a Saab ,mas acho que não vai muito bem ,a divisão da saab que fabricava carros e tinha participação da GM declarou falencia .
Se for verdade vai unir o util ao agradavel .

RL

Poxa, a coisa pode ser muito mais abrangente do que se pensa.

Muito boa as duas noticias.

Fabretti

Seria legal a Embraer comprar a SAAB, ai a Embraer poderia fazer um aviao de 5 geraca~o com a SAAB
Mas cinceramente o Gripen não e’ la essas coisas, seria muito melhor se ela comprar a Dassault
Se a Embraer comprar ele mostra como ela esta forte mesmo durante a crise
Abs

Nunão

Rodrigo, agradeço por colocar o link para a nota da IstoÉ. Acabamos de subir um post a respeito, e a única fonte encontrada por enquanto sobre o tema, na web, por enquanto é a própria nota da IstoÉ – o resto são boatos e comentários a partir da mesma

A TODOS OS DEMAIS LEITORES DO BLOG QUE PASSAREM POR AQUI: pedimos para prosseguir comentando neste post sobre o tema do mesmo (voo de pilotos da FAB no Pampa II), comentando a questão Saab – Embraer no post específico.

Marcelo Tadeu

Acho que é boato de perdedor!!!

Quanto ao Pampa com aviônica da Elbit daria um excelente treinador LIFT usado pelo Mercosul, quem sabe no futuro, uma Escola de treinamento multinacional como faz a OTAN?

Vcs acham impossível?

Cantarelli

Isso ta com cara de que a argentina vai receber os mirages 2000 da FAB quando a mesma aposentalos!

Higgins

kkkkkkkk!

A SAAB é um cadáver!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Não vende mais no mercado civil e depende das vendas do Gripen…
Que nem o governo Sueco quer, pois já tem demais!

Péssimo negócio para EMBRAER!

Valeria apenas, para adquirir acervo tecnológico, mas daí fica a pergunta: vale a pena?

Baschera

Higgins,
O seu post disse tudo. A Saab não tem futuro….. infelizmente, e diante da crise a coisa ficou muito pior.
Mas já estavamos discutindo isto dias atráz no BM da Alide, então…

Sobre o PAMPA II, quem entende do assunto o acha um cadaver igualmente, seu único futuro é a FAA. Seu desempenho é fraco, no entanto é melhor que os atuais treinadores da FAB e talvez poderia ser usado no A-12 da MB, mas não tenho certeza acerca disto de memória…..

Sds.

Rudel

Olá pessoal,

Essa notícia já estava no site da FAA faz algum tempo, mas aqui foi o primeiro lugar que eu li no Brasil.

Interessante que após publilcarem aqui, o site de uma revista nacional especializada em Defesa também publicou a mesma nota.

Será que agora as revistas brasileiras ditas “especializadas” estão usando este blog como fonte de referência?

Edmar

Caros Amigos.:

Esse avião “IA-63 Pampa II” já não é um pouco antigo?
Os “Super Tucanos” parecem melhor que este avião.

O negócio é os novos treinadores “Italianos” ou “Sul-Coreanos”, ou nós fabricarmos o nosso próprio treinador…, se a “Embraer” comprar a “Saab”…, quem sabe!!!

Abraços…

Marco Antonio Lins

Eu bato na tecla que nos estamos perdendo uma tecnologia boa e que é da Russia, e temos oportunidade de entrar no Par-Fa. Se olharmos que certos aviões fabricado na Russia com o Mig, que tem uma arvore geneologica muita extensa em conflitos,com boa performace:Mig5 Mg15,Mig17,Mig25,Mig29 e agora Mig35 (Excelente caça de inteceptação,robusto, forte para qualquer tipo de terreno.Muitas são as variantes-Acho que nos teriamos que ter variedade para depois baseados neles criarmos o nosso proprio.Outro aspecto é que neste governo com todos defeitos estamos avançando,nós temos que darmos,soluções,cobrarmos. A uma ordem fatores socio-economica e psico-social, a sociedade brasileira acha… Read more »

Giovani

Gosto mais do BAE Hawk e do M-346 mas se o IA-63 Pampa for bom serve pra substituitr o Xavante.

Ou isso pode não passar de pura troca de experiencias.

XERXES

concordo com os modernistas , a FAB precisa de um treinador mais moderno para que os pilotos não sintam muita diferença na hora em que chegarem os os aviões do FX-2, e depois de adquiridos não adianta reclamar ,se é pra comprar que seja atualizado, e que possa estar disponível para os alunos, pois se é pra treinamento tem que ter uma boa disponibilidae de vôo na frota.

Baschera

Hummm…. onde há fumaça, há fogo…. e se tiver vento então !!

Sds.

Flamenguista

Maravilha!!! Excelente aeronave… excelentes pilotos… Tudo muito lindo!!!

Skyrider

Isso tá com cara de offset. O Brasil precisando de um treinador a jato para substituir os Xavantes …

Rodrigo

Esse avião é muito antigo?

Vassili Zaitsev

Pessoal, sinto muito, mas eu considero o PAMPA bem fraquinho para o moderno começo de século XXI. Só espero que a FAB não esteja pensando em ressuscitar esse coitado e colocalo como substituto do Xavante.

Sou muito mais o M-346 Master ou o KAI T-50 Golden Eagle na parada.

Espero que os comandantes da FAB tenham o bom senso na hora certa. Só isso que espero.

abraços.

Rodrigo

OFF- algue ai do site pode correr atras dessa notícia pra ver se é verdadeira? INTERNACIONALIZAÇÃO O voo alto da Embraer Circula no governo um ambicioso projeto para tentar elevar a participação da Embraer no mercado internacional. Trata-se da compra da sueca Saab, responsável pelos caças Gripen, que estão na concorrência para o projeto FX-2, da Força Aérea Brasileira. O presidente da Embraer, Frederico Curado, ainda está com um pé atrás, mas já há gente do BNDES com um plano na manga para a operação. A Embraer faria uma troca de ações, assumindo o controle da empresa, sem desembolsar um… Read more »

Fábio Max

Como TREINADOR, o Pampa substituiria bem os Xavante. O Pampa II tem aviônica e conceitos modernos de operação, se do ponto de vista mecânico é uma aeronave antiga, mesmo assim, muito mais moderno e apto para a função de preparar pilotos para os F5M, AlM e FX no futuro próximo, que os Xavantes, que segundo se fala, encerram sua carreira na FAB em 2011.

Leonardo

Rodrigo

Dei uma olhada no link que colocou em seu post, cara para uma revista do nível da Isto É colocar uma informação dessas é porque a coisa está mesmo bem encaminhada, logo, não há mais dúvidas de quem será o vencedor do FX, né!!!

André Castro

sobre a Embraer comprar a Saab acho bem realista ,se o Gripen não vencer nenhuma concorrencia em que participa tera sua linha de produção encerrada ,na area de aviação civil eu não sei como anda a Saab ,mas acho que não vai muito bem ,a divisão da saab que fabricava carros e tinha participação da GM declarou falencia .
Se for verdade vai unir o util ao agradavel .

RL

Poxa, a coisa pode ser muito mais abrangente do que se pensa.

Muito boa as duas noticias.

Fabretti

Seria legal a Embraer comprar a SAAB, ai a Embraer poderia fazer um aviao de 5 geraca~o com a SAAB
Mas cinceramente o Gripen não e’ la essas coisas, seria muito melhor se ela comprar a Dassault
Se a Embraer comprar ele mostra como ela esta forte mesmo durante a crise
Abs

Nunão

Rodrigo, agradeço por colocar o link para a nota da IstoÉ. Acabamos de subir um post a respeito, e a única fonte encontrada por enquanto sobre o tema, na web, por enquanto é a própria nota da IstoÉ – o resto são boatos e comentários a partir da mesma

A TODOS OS DEMAIS LEITORES DO BLOG QUE PASSAREM POR AQUI: pedimos para prosseguir comentando neste post sobre o tema do mesmo (voo de pilotos da FAB no Pampa II), comentando a questão Saab – Embraer no post específico.

Marcelo Tadeu

Acho que é boato de perdedor!!!

Quanto ao Pampa com aviônica da Elbit daria um excelente treinador LIFT usado pelo Mercosul, quem sabe no futuro, uma Escola de treinamento multinacional como faz a OTAN?

Vcs acham impossível?

Cantarelli

Isso ta com cara de que a argentina vai receber os mirages 2000 da FAB quando a mesma aposentalos!

Higgins

kkkkkkkk!

A SAAB é um cadáver!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Não vende mais no mercado civil e depende das vendas do Gripen…
Que nem o governo Sueco quer, pois já tem demais!

Péssimo negócio para EMBRAER!

Valeria apenas, para adquirir acervo tecnológico, mas daí fica a pergunta: vale a pena?

Baschera

Higgins,
O seu post disse tudo. A Saab não tem futuro….. infelizmente, e diante da crise a coisa ficou muito pior.
Mas já estavamos discutindo isto dias atráz no BM da Alide, então…

Sobre o PAMPA II, quem entende do assunto o acha um cadaver igualmente, seu único futuro é a FAA. Seu desempenho é fraco, no entanto é melhor que os atuais treinadores da FAB e talvez poderia ser usado no A-12 da MB, mas não tenho certeza acerca disto de memória…..

Sds.

Rudel

Olá pessoal,

Essa notícia já estava no site da FAA faz algum tempo, mas aqui foi o primeiro lugar que eu li no Brasil.

Interessante que após publilcarem aqui, o site de uma revista nacional especializada em Defesa também publicou a mesma nota.

Será que agora as revistas brasileiras ditas “especializadas” estão usando este blog como fonte de referência?

Edmar

Caros Amigos.:

Esse avião “IA-63 Pampa II” já não é um pouco antigo?
Os “Super Tucanos” parecem melhor que este avião.

O negócio é os novos treinadores “Italianos” ou “Sul-Coreanos”, ou nós fabricarmos o nosso próprio treinador…, se a “Embraer” comprar a “Saab”…, quem sabe!!!

Abraços…

Marco Antonio Lins

Eu bato na tecla que nos estamos perdendo uma tecnologia boa e que é da Russia, e temos oportunidade de entrar no Par-Fa. Se olharmos que certos aviões fabricado na Russia com o Mig, que tem uma arvore geneologica muita extensa em conflitos,com boa performace:Mig5 Mg15,Mig17,Mig25,Mig29 e agora Mig35 (Excelente caça de inteceptação,robusto, forte para qualquer tipo de terreno.Muitas são as variantes-Acho que nos teriamos que ter variedade para depois baseados neles criarmos o nosso proprio.Outro aspecto é que neste governo com todos defeitos estamos avançando,nós temos que darmos,soluções,cobrarmos. A uma ordem fatores socio-economica e psico-social, a sociedade brasileira acha… Read more »

Giovani

Gosto mais do BAE Hawk e do M-346 mas se o IA-63 Pampa for bom serve pra substituitr o Xavante.

Ou isso pode não passar de pura troca de experiencias.

XERXES

concordo com os modernistas , a FAB precisa de um treinador mais moderno para que os pilotos não sintam muita diferença na hora em que chegarem os os aviões do FX-2, e depois de adquiridos não adianta reclamar ,se é pra comprar que seja atualizado, e que possa estar disponível para os alunos, pois se é pra treinamento tem que ter uma boa disponibilidae de vôo na frota.

Aline

eu parabenizo todos vcs porque meu sonho é ser uma piloto de um caça.. isso é meu maior sonho..
creio que um dia poderei realiza-lo pois ja estou me preparando para ingressar na carreiramilitar da força aerea brasileira. um grande abraço a todos ai..

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