Testamos o simulador do F/A-18F Super Hornet na LAAD 09

68

super-hornet-1

Tivemos o prazer hoje no fim do primeiro dia da LAAD edição 2009 de pilotar o simulador do F/A-18F  Super Hornet no stand da Boeing.
O editor do Poder Aéreo Alexandre Galante, que tem alguma experiência nas edições do Flight Simulator e simuladores militares como antigo Hornet da Graphsim, não teve dificuldades em voar o Super Hornet.

Ao entrar no cockpit, percebemos logo de cara o conforto que a boa ergonomia proporciona ao piloto de caça, juntamente com a facilidade intuitiva dos comandos da configuração HOTAS (Hands on Throttle and Stick). A manete no lado esquerdo contém os botões para controle do radar e o manche os botões e gatilho para a seleção e disparo do armamento. Esses recursos eliminam a necessidade de se tirar os olhos dos dados apresentados no HUD (Head Up Display) e nos MFD (Multi Function Display) para engajar os alvos.

super-hornet-2

O instrutor da Boeing nos perguntou se gostaríamos de voar ou derrubar alguns alvos, quando prontamente escolhemos a segunda opção. Na hora o programa do simulador colocou 6 caças MiG-29 voando em formação na nossa frente, no alcance visual. Aprendemos rapidamente a travar o radar em cada alvo e disparar um AMRAAM em cada um, em sequência. Como estávamos voando rápido, quase cometemos um overshoot no último alvo, quando nosso piloto virtual de testes aplicou a manobra  tonneau barril para desacelerar o Super Hornet e explodir o último MiG. Depois de abater os “bad guys”, fizemos um pouso suave num aeródromo próximo dali.

As qualidades de vôo do Super Hornet realmente impressionam à primeira vista, embora tenhamos sentido falta de respostas mais fortes dos pedais e na aceleração.
Como o dia já tinha acabado, não pudemos tentar um pouso em navio-aeródromo, mas tentaremos em outra oportunidade.

O Poder Aéreo foi convidado para conhecer amanhã o cockpit do Rafale, num evento fechado para a imprensa especializada, no stand da Dassault. Passaremos a vocês nossas impressões tão logo seja possível.

super-hornet-3

FOTOS: Poder Aéreo

Subscribe
Notify of
guest

68 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago Jeronimo

Primeiro almoço, depois experimentar o simulador do SH. Tou começando a sentir inveja dos editores 😛

Baschera

Galante….. o piloto mais “galante” a pilotar um F/A 18 SH….
Sds.

RJ

Cara! Muito Lindo o cockpit! E muito chique o UFCP touchscreen!

Uma pergunta: os três displays principais são FullColor?

Detalhe: Comparar o cockpit com o do AerMachi Master e notar como o avião italiano já nasceu ultrapassado.

André

Tens razão, Tiago. Também estou com uma inveja danada dos editores!
Sds a todos

Leonardo

Eu também pessoal, que inveja!

Poderiam instalar um desses em algum Shopping por aí.. hehe

kaleu

Putz… Galante… sem palavras… deve ter sido D+…

Sugestão : – entrevistar um ou mais pilotos da FAB que testaram o Simulador do SH… e colher suas impressões e comparações… pode ser bastante interessante….

abraços… PARABÉNS pela combertura da LAAD…

Kaleu

RL

Galante.

Sinto em lhe informar que amanhã é dia de seu exame médico, dia de vc ir no Poupa Tempo para rever seus documentos, dia de vc marcar exames de carteira de motorista, dia de vc comprar presentes adiantados de natal, dia de vc ir fazer qualquer coisa….

Enfim..

Coloco-me a disposição para substituir vc nessa árdua tarefa, pra não dizer chata tarefa em fazer um teste no simulador do RAFALE.

Acredite, caso vc vá, irá passar mal, ter vertigens, sua pressão arterial irá subuir demais..

Putz, o que mais posso fazer para expor minha INVEJA…..rsrsrsrrs

Super Hornet

Parabéns ao Sr Galante!
Os senhores podem comprovar como EU sou o melhor!!! 😀

Semper Fidelis

Hornet

Pô, Galante…vê se pelo menos arruma uns modelos (miniaturas) dos caças pra gente. Nos stands deve ter “brindes” pra imprensa, não tem?…Depois vc sorteia aqui no blog…um sorteio justo em que o Hornet sempre ganha…hehehe

Brincadeira.

Meus Parabéns! O blog está fazendo um trabalho legal na cobertura da Laad 2009.

abração

Paulo Renato

Parabéns pela cobertura !!!
Muito legal essa experiência heim…
Assim pode dar uma opinião concreta dos vetores da disputa do FX2.

É claro que vai passar isso pro blog rs..rs..rs..rs..

Abs.

Rodrigo Rauta

So não estou com tanta inveja do galante pq quinta vou visitar a LAAD tb. Mas acho que não vão me deixar sentar num “brinquedinho” desses…Não depois de verem os pontos na minha carteira de motorista…eheheheh
No mais excelenet Trabalho do blog..varias informaçoes e uam cobertura fantastica!
Parabens!!!
P.S: Hornet, se eu arrumar dois eu te arranjo um…rsrsrs!

Abraços!!!!

Cantarelli

Vamos esperar amanha para ver como o rafale se sai (Vamos de rafale)!

Hornet

Rodrigo Rauta,

combinado. Vou cobrar depois, hein?…hehehe

abração

Edmar

Caros Amigos.: Primeiro de tudo dou os meus parabéns ao “Galante”, o cara já interceptou 6 caças “Mig-29”, e eu apenas estive na cabine de um “F-5” ainda antes de ser modernizado… Mas pelo pouco que vi, o “cockpit” do “Dassault Rafale F-3” e o “cockpit” do “Saab Gripen NG” é mais interessante do que o do “Boeing F/A-18 Super Hornet”. E agora volto ao velho assunto.: O “Dassault Rafale F-3″ sem dúvida é a melhor opção para o Brasil. Nós vamos estar livres de “Americanos” e “Russos”, o que já é uma vitória. Na minha primeira preferencia é o… Read more »

Roberto CR

A cobertura tá show. Parabéns a todos.

Raphael Barros

Maneiro o simulador mais se eu fosse entrar o Diretor perguntaria para o cara da boeing. Será que não teria uns F-22 ou F-35 para a gente abater? O Rafale F3 é uma boa para o Brasil sim mais o Su-30 seria melhor principalmente se os Russos dar total transferência de tecnologia para o Brasil como fez com a India e China. Esse negócio de problema de logistica da Rússia na minha opnião não passa de lorota dos EUA que está perdendo mercado para os Russos no setor bélico. Mais em fim o Rafale tem grande possibilidade de vencer o… Read more »

Peguem o pombo!

Caro Galante,

Que experiência fantástica! Obrigado por dividi-la conosco.

Parei há tempos com os simuladores, sobretudo pelas obrigações de trabalho. Sempre achei que um dia aqueles “voôs” poderiam ser úteis… tai a prova!

Parabéns aos editores pelo alto nível das matérias do blog. Leio diariamente.

Certamente a postura equilibrada e competente como os temas são abordados estão ajudando a formar não só uma consciência aeronaútica civil e militar no Brasil, como também, de educação para a cidadania. Continuem assim!

Abraços.

Marcelo Tadeu

A cobertura do Blog está demais!!! Melhor do que as revistas especializadas que estão atrasadas em relação aos nossos heróis lá na LAAD. Pelo aspecto da cabine vejam como a FAB acertou em já estar ministrando aulas práticas aos egressos da AFA em Natal neste ambiente Glass Cockpit nas cabines dos A-29. Agora é esperar para ver o Galante na cabine do Rafale e do Gripen. Caramba! E eu que só entrei, até hoje, na cabine do A-1 na BASC, em 2003, no Dia da Aviação de Caça!!!

Marcos

Cara!!Voar no simulador deve ter sido demais!

Gostaria de saber se os editores poderiam detalhar ainda mais os procedimentos..mas num dá pra negar que fiquei com dor nos dois cotovelos…hehehe..Um abraço a todos!!

edilson

… E o Galante continua contando dinheiro na frente de pobre… ohhh miséria…

parabéns pela cobertura.

Ps: Test drive no super hornet, daqui a pouco o raptor e o air force one…

Zero Uno

Muito bom!

Agora, vamos esperar as suas impressões sobre o RAFELE…

Abraços.

Francisco AMX

Galante! 3 perguntas:

1 – tem vaga de sócio majoritário no Blog?
2 – se não tem, tem para sócio minoritário?
3 – sócio minoritário tambem pode voar simulador?

he he

Parabéns! fico muito contente que “nosso” blog esteja com esta bola-toda! que certamente é o fruto das matérias e artigos expostos pelos competentes e simpáticos administradores!

Grande abraço! mestre!

Francisco

Rogerfer

…”O editor do Poder Aéreo, piloto coronel Alexandre Galante”. Que chique ein!
Mas eu não fico com inveja não, no Battlefield 2 já pilotei e derrubei F-18, F-15, F-35, F-5 Tiger, Suhkoi 30, Mig-29, Mirage 2000, Mirage III, Tornado, helicópteros, etc. Quase igual ein!

Parabéns pela cobertura do evento.

Anker

Caramba, Galante… estou com inveja… heheheh…

Será que não posso levar um desses lá para casa??

Jacubão

Aeeeee Galante, arrebentou heim? Eu também estou morrendo de inveja meu amigo. Sexta feira estarei aí meu camarada, só não sei se poderei fazer um pequeno vôo de dois minutinhos só para sentir um puco gostinho, hehehehe.
Parabéns pela cobertura jornalística.

Um abraço do jacuba.

General

E por isso que eu não quero que o Hornet ganhe o F-X

Como se fosse facil derrubar 6 mig 29!!!. Eu espero que os participantes deste BLOG não acreditem na hipotese real de um Hornet durrubar 6 mig 29

Esses caras da Boeing criam simuladores que são mais mentirosos que pescadores!!

Prefiro pilotar um simulador de voo do Super Tucano, talvez o Super Tucano derrube 20 F-22 Raptor!!!!

Fada do dente, Papai Noel,Chapeuzinho Vermelho ficam muito atras desta historia deste simulador de voo que vai entrar pro seculo!!!

kaleu

Puxa General…. é mesmo ??? …. cara parece que vc conhece como ninguem o simulador do SH e a inigualavel capacidade furtiva e imbátivel performance do MIG-29… bom… existe outro fator que pesa um pouquinho né ? … o Piloto…

abraço
Kaleu

Jacubão

Cockpit futurista e bonito mesmo é o do RAFALE.

Vassili Zaitsev

Putz, essa matéria rendeu mais elogios que a viagem à Kiel. Tb quero ser sócio do Trio do Galante. Caro senhor Alexandre Galante, Amanhã será o dia em que o sr. terá de comprar o presenta da sogra, por isso presumesse que vc NÃO poderá comparecer ao teste do Rafale. Por favor, não permita que o nobre colega Hornet vá em seu lugar, pois ele sendo um “Hornet”, vai tentar sabotar o bichinho francelico, só para puxar o lençol para o lado dele, rs,rs,rs,rs. Quando vossa pessoa for testar o Gripen, e tiver que levar a patroa para visitar a… Read more »

hms tireless

“Esse negócio de problema de logistica da Rússia na minha opnião não passa de lorota dos EUA que está perdendo mercado para os Russos no setor bélico.” Não é lorota americana não! A logística russa é péssima que o diga os indianos, que tem de mandar as turbinas para revisão na Rússia compromentendo a operacionalidade dos seus caças. “Como se fosse facil derrubar 6 mig 29!!!. Eu espero que os participantes deste BLOG não acreditem na hipotese real de um Hornet durrubar 6 mig 29” Abate até mais de 6 Migs 29. O Mig-29 é uma lenda urbana, um avião… Read more »

Edmar

Caros Amigos.: Primeiro de tudo dou os meus parabéns ao “Galante”, o cara já interceptou 6 caças “Mig-29″, e eu apenas estive na cabine de um “F-5″ ainda antes de ser modernizado… Mas pelo pouco que vi, o “cockpit” do “Dassault Rafale F-3″ e o “cockpit” do “Saab Gripen NG” é mais interessante do que o do “Boeing F/A-18 Super Hornet”. E agora volto ao velho assunto.: O “Dassault Rafale F-3″ sem dúvida é a melhor opção para o Brasil. Nós vamos estar livres de “Americanos” e “Russos”, o que já é uma vitória. Na minha primeira preferencia é o… Read more »

Edmar

E essa de derrubar 6 aviões “MIG-29″…. Os americanos não sabem o poder de um caça Russo.

[…] de voarmos no simulador do F/A-18F Super Hornet no dia 14, hoje foi a vez de experimentar o simulador SAAB Gripen, no stand da companhia na LAAD […]

Baschera

Galante….. o piloto mais “galante” a pilotar um F/A 18 SH….
Sds.

Tiago Jeronimo

Primeiro almoço, depois experimentar o simulador do SH. Tou começando a sentir inveja dos editores 😛

RJ

Cara! Muito Lindo o cockpit! E muito chique o UFCP touchscreen!

Uma pergunta: os três displays principais são FullColor?

Detalhe: Comparar o cockpit com o do AerMachi Master e notar como o avião italiano já nasceu ultrapassado.

André

Tens razão, Tiago. Também estou com uma inveja danada dos editores!
Sds a todos

Leonardo

Eu também pessoal, que inveja!

Poderiam instalar um desses em algum Shopping por aí.. hehe

kaleu

Putz… Galante… sem palavras… deve ter sido D+…

Sugestão : – entrevistar um ou mais pilotos da FAB que testaram o Simulador do SH… e colher suas impressões e comparações… pode ser bastante interessante….

abraços… PARABÉNS pela combertura da LAAD…

Kaleu

RL

Galante.

Sinto em lhe informar que amanhã é dia de seu exame médico, dia de vc ir no Poupa Tempo para rever seus documentos, dia de vc marcar exames de carteira de motorista, dia de vc comprar presentes adiantados de natal, dia de vc ir fazer qualquer coisa….

Enfim..

Coloco-me a disposição para substituir vc nessa árdua tarefa, pra não dizer chata tarefa em fazer um teste no simulador do RAFALE.

Acredite, caso vc vá, irá passar mal, ter vertigens, sua pressão arterial irá subuir demais..

Putz, o que mais posso fazer para expor minha INVEJA…..rsrsrsrrs

Super Hornet

Parabéns ao Sr Galante!
Os senhores podem comprovar como EU sou o melhor!!! 😀

Semper Fidelis

Hornet

Pô, Galante…vê se pelo menos arruma uns modelos (miniaturas) dos caças pra gente. Nos stands deve ter “brindes” pra imprensa, não tem?…Depois vc sorteia aqui no blog…um sorteio justo em que o Hornet sempre ganha…hehehe

Brincadeira.

Meus Parabéns! O blog está fazendo um trabalho legal na cobertura da Laad 2009.

abração

Paulo Renato

Parabéns pela cobertura !!!
Muito legal essa experiência heim…
Assim pode dar uma opinião concreta dos vetores da disputa do FX2.

É claro que vai passar isso pro blog rs..rs..rs..rs..

Abs.

Rodrigo Rauta

So não estou com tanta inveja do galante pq quinta vou visitar a LAAD tb. Mas acho que não vão me deixar sentar num “brinquedinho” desses…Não depois de verem os pontos na minha carteira de motorista…eheheheh
No mais excelenet Trabalho do blog..varias informaçoes e uam cobertura fantastica!
Parabens!!!
P.S: Hornet, se eu arrumar dois eu te arranjo um…rsrsrs!

Abraços!!!!

Cantarelli

Vamos esperar amanha para ver como o rafale se sai (Vamos de rafale)!

Hornet

Rodrigo Rauta,

combinado. Vou cobrar depois, hein?…hehehe

abração

Edmar

Caros Amigos.: Primeiro de tudo dou os meus parabéns ao “Galante”, o cara já interceptou 6 caças “Mig-29”, e eu apenas estive na cabine de um “F-5” ainda antes de ser modernizado… Mas pelo pouco que vi, o “cockpit” do “Dassault Rafale F-3” e o “cockpit” do “Saab Gripen NG” é mais interessante do que o do “Boeing F/A-18 Super Hornet”. E agora volto ao velho assunto.: O “Dassault Rafale F-3″ sem dúvida é a melhor opção para o Brasil. Nós vamos estar livres de “Americanos” e “Russos”, o que já é uma vitória. Na minha primeira preferencia é o… Read more »

Roberto CR

A cobertura tá show. Parabéns a todos.

Raphael Barros

Maneiro o simulador mais se eu fosse entrar o Diretor perguntaria para o cara da boeing. Será que não teria uns F-22 ou F-35 para a gente abater? O Rafale F3 é uma boa para o Brasil sim mais o Su-30 seria melhor principalmente se os Russos dar total transferência de tecnologia para o Brasil como fez com a India e China. Esse negócio de problema de logistica da Rússia na minha opnião não passa de lorota dos EUA que está perdendo mercado para os Russos no setor bélico. Mais em fim o Rafale tem grande possibilidade de vencer o… Read more »

Peguem o pombo!

Caro Galante,

Que experiência fantástica! Obrigado por dividi-la conosco.

Parei há tempos com os simuladores, sobretudo pelas obrigações de trabalho. Sempre achei que um dia aqueles “voôs” poderiam ser úteis… tai a prova!

Parabéns aos editores pelo alto nível das matérias do blog. Leio diariamente.

Certamente a postura equilibrada e competente como os temas são abordados estão ajudando a formar não só uma consciência aeronaútica civil e militar no Brasil, como também, de educação para a cidadania. Continuem assim!

Abraços.