Esse sim é o melhor caça europeu!! Estalando de novo!!
Marines1
Visitante
15 anos atrás
Vcs falam tanto dos caças russos eu sou um fan deles tb mais queria velos em combate pra ver se sao tao boms asim mesmo como falam tanto
lvsantos
Visitante
15 anos atrás
Sei nao , mas se a fab optar por lixo americano ou frances. tamo fu….. Cacas russos tem muita experiencia provada em combate em varios conflitos. SUKOI NA FAB JÁ.
Tiao
Visitante
15 anos atrás
Sem sombra de duvidas um dos mais belos caças da atualidade, só resta agora provar para que veio!!!
Francisco AMX
Visitante
15 anos atrás
Que linda fotos… a terceira com o supercruise tá demais! nunca tinha visto estas! obrigado editores! Marines1: difícil é não acreditar que ele “pode”! 🙂 Este caça foi concebido, desde de seu pai o SU-27 para ser um adversário do F-15.. superou o F-15 em tudo! tecnicamente falando, lembro que falo do vetor apenas, nada de confiabilidade do russos (que eu acho que exageram nisso) e de pós-venda… só vetor mesmo… na minha opinião, embasada, claro, na opinião da maioria dos especialistas do mundo, ele está atará apenas atrás do F-22, e tem lógica! apenas USA e RUSSIA/URSS produziram aviões… Read more »
JP
Visitante
15 anos atrás
Belíssimas fotos
[]’s
Paulo Renato
Visitante
15 anos atrás
Lindas fotos Galante !!!
É sem dúvida nenhuma um belo vetor, mas não sabemos sua qualidade em combate.
O que mas me surpreende é ele está fora do FX2, será que os vetores Russos são tão ruins assim sinceramente não acredito.
Gostaria muito de ver uma ma´quina dessas cruzando os céus brasileiros, seria ótimo.
Abs.
Baschera
Visitante
15 anos atrás
Não é que sejam ruins, ao contrário….mas são muito caros de manter e voar. Digo muito caros para a mingua de orçamento da FAB, é claro !!
Sds.
evandro
Visitante
15 anos atrás
Este avião é a maior COMÉDIA que eu já vi até hoje vai ser sempre um protótipo quando vai entrar em combate para nós vermos se realmente é o que promete. Que venha o “F18 E/F SUPER HORNET”
Pinchas Landisbergis
Visitante
15 anos atrás
Se não são caros para a Venezuela, porque seriam para o Brasil?
Comparem os 2 PIBs infra estrutura etc…
Infelizmente a decisão será politica , para agradar alguém , se fosse puramente tecnica , daria Sukhoi 35 na cabeça.
É de se lastimar que uma decisão de carater legitimamente tecnico e estratégico seja distorcida e passe a ser política.
Enfim esta é só a opinião de um velho, que quando o FX2 sair do papel provavelmente não vai estar aqui para ver.
RL
Visitante
15 anos atrás
Quais os prováveis cenários para se ver um “bichão” lindo desses em combate? Atualmente quais seriam os paises interessados nesse avião e que poderiam utiliza-lo em combate frente a vetores modernos como Rafales, SH´s, F-35, F-22? Irã, Venezuela? Sou um fã de carteirinha do Su35BM, e viuva dele no FX-II tb, más tenho que concordar com alguns amigos. Teoria é uma coisa, prática é outra. Tem que ver esse ai na briga pra ver se é bom da forma que dizem ou esperam. Isso não significa que ele seja ruim, longe disso. Más, pelo que se espera ele deve ser… Read more »
Rapaz, eu preciso comprar um babador urgente, babei o teclado outra vez e ainda sobrou para o meu monitor, putz.
Sir
Visitante
15 anos atrás
Belas fotos.
Mas principalmente na foto em que aparece a parte de baixo do avião, percebe-se que não houve qualquer preocupação com a furtividade.
J Roberto
Visitante
15 anos atrás
Bem que FAB poderia fazer um mix entre o FX-2 e o SU-35BM. Esse caça nas cores de superioridade aérea da Fab seria o bixo! Acho que o Sukhoi tá mais que provado se é um caça matador ou não. Se o Chavito conseguiu comprar,porque nós não. No exercício “Red Flag”, realizado recentemente nos EUA, os Sukhoi SU-30MKI da IAF não empreenderam combate 1:1 nem usaram o seu impulso vetorial na base aérea de Nellis. Os combates 1:1 ocorreram apenas em Mountain Home AFB. Em nenhum dos dois encontros os SU-30 se revelaram vulneráveis ou foram abatidos. Em Mountain Home,… Read more »
Carlos Augusto
Visitante
15 anos atrás
É simplesmente o caça. Não sei se este caça é comédia não, mas comédia pra mim é o F 18 com o IRST ( Infa-Red Search & Track) dependurado no tanque central, alias os materiais de guerra e o povo Russo não tem nada de engraçado, são extremamente perversos.
Eu sou fã do Rafale, mas tenho minhas dúvidas se o mesmo seria pareo para este Sukhoi. http://www.aereo.jor.br/?p=4674 – 105k
sds.
welington
Visitante
15 anos atrás
Sir em 04 abr, 2009 às 17:12 Belas fotos. Mas principalmente na foto em que aparece a parte de baixo do avião, percebe-se que não houve qualquer preocupação com a furtividade. Houve sim, a maior parte da estrutura e materiais utilizados no SU-35 BM foram substituídos por materiais compostos, o mesmo emprega uma camada de tinta e materiais RAM absorvente por quase todo o vetor e as primeiras palhetas dos motores receberão materiais RAM absorventes e materiais cerâmicos para não refletirem as ondas eletromagnéticas para os radares. Pelo que eu saiba nenhum dos concorrentes do FX-2 que estão na disputa… Read more »
lucas lasota
Visitante
15 anos atrás
choremos as nossas lastimas irmaos, pq o nosso heroi ja era….
q pena nao ter esse caça no nosso inventario…
Gustavo
Visitante
15 anos atrás
a família flanker foi feita para superar os f15 e f16, mas não chega a esse nível, caças russos sempre são os melhores na técnica e nos treinamentos, mas chega na real guerra os f15 e f16 são muito superiores!
evandro
Visitante
15 anos atrás
ESSE Sukhoi Su-35BM 2 É O VERDADEIRO “OVO DE PASCOA”. ELE É BONITO POR FORA E VAZIO POR DENTRO.
welington
Visitante
15 anos atrás
Gustavo discordo só porque os F-15 e F-16 foram amplamente usados em combate não significa que são superiores, esta superioridade se da pelos fatores técnicos, características e capacidades de cada vetor, no quesito combate acredito que a doutrina americana seja superior a da maioria das forças aéreas mundo a fora ficando atrás da de Israel, mas somente no quesito doutrina em cima do vetor mas não influencia no quesito superioridade dos vetores.
Só para relembrar superioridade não quer dizer vitoria.
Um abraço a todos.
welington
Visitante
15 anos atrás
Evandro tem muitos aniônicos e sensores completamente recheado e ainda sobra espaço de sobra para futuras modernizações e acrescentação de novas tecnologias futuras.
Rodrigo Rauta
Visitante
15 anos atrás
É o unico caça que me faria abrir mão do F-15!
Wellington, apesar de torcer pra que isso acontecesse, acho que não vai ter virada de mesa não…o maximo que a gente pode fazer e jogar essa foto no fotoshop e coloca-lo nas cores da FAB!
Abraços! Repetindo uma fresa que ja disse…isso sim é caça puro sangue!!!! da gosto de ver ele voando!!!!
Vovódka de Zvyozdny Gorodok
Visitante
15 anos atrás
Ate’ que enfim voltaram a colocar foto do aviao de combate mais bonito do mundo que so’ pode ser Sukhoi!!!!!! E que e’ do projetista mais amado da veia aqui que e’ viuva do Pavelzinho querido que deu a primeira rabiscada no Flanker antes de bater as botas e me deixar desconsolada!!! E vou responder ao home metido a coelhinho da pascoa ai’: ‘evandro em 04 abr, 2009 às 18:23 ESSE Sukhoi Su-35BM 2 É O VERDADEIRO “OVO DE PASCOA”. ELE É BONITO POR FORA E VAZIO POR DENTRO.’ So’ os Sukhoi do Chavez eram pelados por dentro que quando… Read more »
Bosco
Visitante
15 anos atrás
Quanto à furtividade caças hoje em dia possuem 4 tipos de classificação. Convencionais, baixa observação (LO) e muito baixa observação (VLO). Os chamados caças da quarga geração e meia como o Su-35, Mig35, F-18EF, F-16 block 50/52/60, Typhoon, Rafale, Gripen, F-15 SE, etc, fazem parte do segundo grupo e possuem RCS abaixo de 1 m2 Os F-22 e os futuros F-35 e Pak-FA são da terceira categoria e possuem um RCS abaixo de 10 cm2 (0,01 m2) Uma categoria à parte será a dos caças de observação extremamente baixa (ELO) que se seguirá após a quinta geração de caças, pretendendo… Read more »
Bosco
Visitante
15 anos atrás
Correção: Quanto à furtividade caças hoje em dia possuem 3 tipos de classificação.
Francisco AMX
Visitante
15 anos atrás
Sugiro aos amigos que colocam os equipamentos, em especial, caças, russos na “simples e pobre” conclusão de que os vetores russos sempre tomaram “pau” de F-16 e F-15, livrarem-se do preconceito e entenderem de uma vez por todas que: 1 – Nunca se viu um F-15 americano ou Israelense, combatendo contra um par a mesma altura e pilotado por profissionais de mesmo nível, embarcados num o SU-27 de mesma paridade (modernidade). 2 – Combates acontecidos entre F-15/F-16 contra mig-29 foi sempre contra versões defasadas, frente aos mais modernos F-15 e F-16, além de uma doutrina e avassaladora superioridade numérica e… Read more »
Francisco AMX
Visitante
15 anos atrás
Boa aula de mágica Bosco! 🙂
Abraço Brodi!
Francisco
Francisco AMX
Visitante
15 anos atrás
Se o SU-35BM não tem furtividade nenhuma, imaginem o SH, com aquelas asas e a junção das mesmas com a fuselagem…o grande tanque ventral.. olhem as fotos e comparem com outros… (agora com um enjambre de deixar chineses orgulhosos, aplicando o IRST no tanque…seria cômico se ele não fosse concorrente no FX-2) … Neste “chão” acho que o Rafale está bem a frente do SH… na verdade está em tudo… o resto é resto! Fico imaginado uma hipotética situação… num conflito em que tenhamos um caça nosso abatido por um de superior capacidade, alguém do MD ou FAB dizendo para… Read more »
J Roberto
Visitante
15 anos atrás
Quanto a furtividade do caça Rafale,se for o preferido do FX-2; O caça Rafale monoposto “C” para AdA; o “C” era por Chasseur(caça).O biposto Rafale “B” para o AdA; o “B” era por biplace.O monoposto Rafale “M” para a aeronavale:o “M” era para Marine.Embora não fosse especificado no início, a Aeronavale também decidiu,mais tarde,obter um biposto Rafale BM.O Rafale C possui a configuração básica da família Rafale.As observações abaixo aplicam-se ao Rafale C,e são seguidas por descrições das outras variantes e suas diferenças com o Rafale C.O Rafale de série possui,essencialmente,a mesma configuração geral do Rafale A,mas é ligeiramente menor.… Read more »
Bosco
Visitante
15 anos atrás
Não é mágica não. É evolução natural. Alguns citam a capacidade futura dos caças (bombardeiros, mísseis, etc.) como sendo VLO2. Seriam aeronaves realmente exóticas com um RCS menor que um milímetro (grão de poeira) e também oferencendo furtividade na faixa “visual” com recursos avançados de fibra óptica/processamento digital de imagens, metamateriais, etc, ou seja: “invisibilidade”. Quem viver verá!rsrs….. Vale salientar que as aeronaves VLO teriam que ter necessariamente uma redução substancial também na emissão da radiação térmica, o que não parece ser o caso do F-35 e do Pak-FA. O Pak-Fa, se vier a usar o “escudo de plasma”, deverá… Read more »
Bosco
Visitante
15 anos atrás
Quanto aos raios miniaturizantes e ao teletransporte eu falo depois. rsrs….
Bosco
Visitante
15 anos atrás
J Roberto,
só de curiosidade, o canopy dourado foi usado pela primeira vez no F-16 já na década de 80. As 3 maiores fontes de reflexo radar são o cockpit, a antena do radar convencional na forma côncava e as pás da turbina.
O canopy dourado reduziu o reflexo da cabine e os radares com arranjo plano reduziram o reflexo da antena.
Um abraço.
RL
Visitante
15 anos atrás
Francisco AMX.
Concordo contigo quando menciona a questão de versões diferentes entre aeronaves russas abatidas por aeronaves americanas ou ocidentais.
Apenas para citar um exemplo, no caso da guerra do Golfo caso o Iraque tivesse Mig´s 29 e Su-27 ambos no estado da arte, o cenário não teria sido outro. É o tal ditado, bater em bebado é facil inclusive para se cantar vitória com demagogia, más pegar alguem do seu tamanho a história muda, inclusive no tom de voz.
RL
Visitante
15 anos atrás
Corrigindo…
“..o cenário, certamento TERIA SIDO OUTRO…”.
Bosco
Visitante
15 anos atrás
Se seguir o raciocínio de vocês nós só poderemos escolher nossos vetores (F-X2) depois que todos mundo da AL se rearmar. Aí a gente escolhe um caça igual (ou pior?) e em quantidade também igual já que não se pode ir para uma guerra com superioridade numérica e nem tecnológica. Se vale para os americanos também não pode valer pra nós. O que muitos querem ver, ou seja, o combate mano a mano entre caças de mesma geração não vai ocorrer nunca em um cenário de combate real. Só se for em combates simulados ou em exercícios conjuntos. Mesmo que… Read more »
“1 – Nunca se viu um F-15 americano ou Israelense,”
Os próprios israelenses, que avaliaram o avião, achavam o Mig-23MLD superior ao F-16A/B em vários cenários.
Agora vai chorar na cama, podia até ser que no Iraque os pilotos fosemm mediocres, mas na ex-Iugulávia não, sem chance!!!
E apanharam do mesmo jeito.
J Roberto
Visitante
15 anos atrás
Caramba Bosco,
Aonde vc arruma essas informações ultra-secretas inter galáticas,que eu procuro e não encontro em lugar nenhum! rsrsrs
Então esse cockpit dourado já é bem mais antigo do que eu pensava.Continuando a falar do caça Rafale, ele ainda caracteriza por suas asas baixas de enflechamento composto, e os canards totalmente móveis montados logo atrás do cockipit.As asas tem elevons em toda a envergadura e slats nos bordos de ataque.Há também um freio aerodinâmico a cada lado da fuselagem,antes da cauda,tudo isso aliado para diminuir mais o seu RSC(radar cross section).
Eu vejo, revejo, e é sempre a mesma coisa antiga, parace um MIG 27, e provado em quais combates???
Francisco AMX
Visitante
15 anos atrás
Maurício R., por favor amigo, não fale isso! a OTAM colocou o que de melhor existia no mundo em guerra aérea, controle AWCS, satélites, superioridade numérica! nada poderia com ela! nem mesmo os melhores F-15 e F-16 nas mãos dos “exelentes” como diz vc, Iuguslavos, não faria a mínima diferença! ah e amigo, não vou chorar, pois não tenho “país preferido” em termos técnicos de armas! só procuro analisar melhor as circusntâncias, coisa que tu não faz! Seu comentário sobre o Mig-23 embasa o que estou falando! que o vetor não perdeu a guerra, foram outros fatores! portanto não desmereça… Read more »
Francisco AMX
Visitante
15 anos atrás
Bosco, concordo com vc, só lembro que estou analisando os vetores e não a capacidade de guerra de cada país! nada a ver com os USA deixar ou não de usar suas capacidades máximas, porém o amigo há de convir que se fossem migs nas mãos de americanos não mudaria nada!
abraço
Francisco AMX
Visitante
15 anos atrás
Mauro, no campo militar, que é o que eu sempre busco me manter, os USA passearam no Vietnã também! 🙂
Bosco
Visitante
15 anos atrás
J Roberto, gosto dos 3 caças para a FAB. Na verdade gosto dos quatro, incluindo o Su-35, embora deva confessar que tenho um pouco de receio de sermos praticamente os primeiros a operá-lo e por não termos uma tradição maior com o equipamento russo, tirando o Igla e agora o Mi-35. Gosto muito do Rafale, poderia até dizer que é o meu preferido também, talvez mais por tradição de termos nossa defesa aérea tanto tempo na mão dos confiáveis Mirage de origem francesa. Só tenho uma coisa contra o Rafale. Acho que se ele for o escolhido talvez seja da… Read more »
welington
Visitante
15 anos atrás
Mauro discordo o SU-35 BM tem todos os seus sensores e componentes testados, suas características e capacidades são similares as de toda a família Flanker incluindo o SU-30 MKI, portanto este vetor não tem nada que provar seus desempenho já foi provado desde o SU-27 e o SU-30MKI provou a maioria das capacidades dos sensores portanto o SU-35 BM é um vetor testado e quase pronto para entrar em produção seriada faltando somente alguns dos testes de pré produção, vejo a evolução do SU-35 BM com bons olhos pois este teve tempo para se desenvolver naturalmente e resultou na melhor… Read more »
Bosco
Visitante
15 anos atrás
Francisco, eu entendo. Só acho que na prática náo podemos escolher o “melhor” vetor baseado em dados de folhetos. Como você e eu estamos carecas de saber caças não são como submarinos, que podem naturalmente operar de forma isolada. Caças, para serem eficientes e eficacazes, tëm sempre que operar em conjunto. Sempre haverá dúvidas sobre se a eficiência de um caça foi por mérito só seu ou porque o “contexto” e o “conjunto” foi mais favorável. Por isso que eu acho que independente do caça que escolhermos temos que nós preparar de modo global. Não adianta comprarmos uma Ferrari e… Read more »
Bosco
Visitante
15 anos atrás
Me desculpem pelos erros de acentuação e pontuação. Estou teclando de um notebook emprestado do tamanho de um livro de bolso e com as teclas todas “fora de lugar”. O meu velho PC está na manutenção.rsrs….
Esse sim é o melhor caça europeu!! Estalando de novo!!
Vcs falam tanto dos caças russos eu sou um fan deles tb mais queria velos em combate pra ver se sao tao boms asim mesmo como falam tanto
Sei nao , mas se a fab optar por lixo americano ou frances. tamo fu….. Cacas russos tem muita experiencia provada em combate em varios conflitos. SUKOI NA FAB JÁ.
Sem sombra de duvidas um dos mais belos caças da atualidade, só resta agora provar para que veio!!!
Que linda fotos… a terceira com o supercruise tá demais! nunca tinha visto estas! obrigado editores! Marines1: difícil é não acreditar que ele “pode”! 🙂 Este caça foi concebido, desde de seu pai o SU-27 para ser um adversário do F-15.. superou o F-15 em tudo! tecnicamente falando, lembro que falo do vetor apenas, nada de confiabilidade do russos (que eu acho que exageram nisso) e de pós-venda… só vetor mesmo… na minha opinião, embasada, claro, na opinião da maioria dos especialistas do mundo, ele está atará apenas atrás do F-22, e tem lógica! apenas USA e RUSSIA/URSS produziram aviões… Read more »
Belíssimas fotos
[]’s
Lindas fotos Galante !!!
É sem dúvida nenhuma um belo vetor, mas não sabemos sua qualidade em combate.
O que mas me surpreende é ele está fora do FX2, será que os vetores Russos são tão ruins assim sinceramente não acredito.
Gostaria muito de ver uma ma´quina dessas cruzando os céus brasileiros, seria ótimo.
Abs.
Não é que sejam ruins, ao contrário….mas são muito caros de manter e voar. Digo muito caros para a mingua de orçamento da FAB, é claro !!
Sds.
Este avião é a maior COMÉDIA que eu já vi até hoje vai ser sempre um protótipo quando vai entrar em combate para nós vermos se realmente é o que promete. Que venha o “F18 E/F SUPER HORNET”
Se não são caros para a Venezuela, porque seriam para o Brasil?
Comparem os 2 PIBs infra estrutura etc…
Infelizmente a decisão será politica , para agradar alguém , se fosse puramente tecnica , daria Sukhoi 35 na cabeça.
É de se lastimar que uma decisão de carater legitimamente tecnico e estratégico seja distorcida e passe a ser política.
Enfim esta é só a opinião de um velho, que quando o FX2 sair do papel provavelmente não vai estar aqui para ver.
Quais os prováveis cenários para se ver um “bichão” lindo desses em combate? Atualmente quais seriam os paises interessados nesse avião e que poderiam utiliza-lo em combate frente a vetores modernos como Rafales, SH´s, F-35, F-22? Irã, Venezuela? Sou um fã de carteirinha do Su35BM, e viuva dele no FX-II tb, más tenho que concordar com alguns amigos. Teoria é uma coisa, prática é outra. Tem que ver esse ai na briga pra ver se é bom da forma que dizem ou esperam. Isso não significa que ele seja ruim, longe disso. Más, pelo que se espera ele deve ser… Read more »
“Cacas russos tem muita experiencia provada em combate em varios conflitos”
Ah, sim claro, no honroso papel de saco de pancadas, principalmente de americanos e israelenses e até pasmem, dos iranianos.
Neste padrão de pintura ele ficou da hora! Belo caça!
abraços a todos
Rapaz, eu preciso comprar um babador urgente, babei o teclado outra vez e ainda sobrou para o meu monitor, putz.
Belas fotos.
Mas principalmente na foto em que aparece a parte de baixo do avião, percebe-se que não houve qualquer preocupação com a furtividade.
Bem que FAB poderia fazer um mix entre o FX-2 e o SU-35BM. Esse caça nas cores de superioridade aérea da Fab seria o bixo! Acho que o Sukhoi tá mais que provado se é um caça matador ou não. Se o Chavito conseguiu comprar,porque nós não. No exercício “Red Flag”, realizado recentemente nos EUA, os Sukhoi SU-30MKI da IAF não empreenderam combate 1:1 nem usaram o seu impulso vetorial na base aérea de Nellis. Os combates 1:1 ocorreram apenas em Mountain Home AFB. Em nenhum dos dois encontros os SU-30 se revelaram vulneráveis ou foram abatidos. Em Mountain Home,… Read more »
É simplesmente o caça. Não sei se este caça é comédia não, mas comédia pra mim é o F 18 com o IRST ( Infa-Red Search & Track) dependurado no tanque central, alias os materiais de guerra e o povo Russo não tem nada de engraçado, são extremamente perversos.
Eu sou fã do Rafale, mas tenho minhas dúvidas se o mesmo seria pareo para este Sukhoi.
http://www.aereo.jor.br/?p=4674 – 105k
sds.
Sir em 04 abr, 2009 às 17:12 Belas fotos. Mas principalmente na foto em que aparece a parte de baixo do avião, percebe-se que não houve qualquer preocupação com a furtividade. Houve sim, a maior parte da estrutura e materiais utilizados no SU-35 BM foram substituídos por materiais compostos, o mesmo emprega uma camada de tinta e materiais RAM absorvente por quase todo o vetor e as primeiras palhetas dos motores receberão materiais RAM absorventes e materiais cerâmicos para não refletirem as ondas eletromagnéticas para os radares. Pelo que eu saiba nenhum dos concorrentes do FX-2 que estão na disputa… Read more »
choremos as nossas lastimas irmaos, pq o nosso heroi ja era….
q pena nao ter esse caça no nosso inventario…
a família flanker foi feita para superar os f15 e f16, mas não chega a esse nível, caças russos sempre são os melhores na técnica e nos treinamentos, mas chega na real guerra os f15 e f16 são muito superiores!
ESSE Sukhoi Su-35BM 2 É O VERDADEIRO “OVO DE PASCOA”. ELE É BONITO POR FORA E VAZIO POR DENTRO.
Gustavo discordo só porque os F-15 e F-16 foram amplamente usados em combate não significa que são superiores, esta superioridade se da pelos fatores técnicos, características e capacidades de cada vetor, no quesito combate acredito que a doutrina americana seja superior a da maioria das forças aéreas mundo a fora ficando atrás da de Israel, mas somente no quesito doutrina em cima do vetor mas não influencia no quesito superioridade dos vetores.
Só para relembrar superioridade não quer dizer vitoria.
Um abraço a todos.
Evandro tem muitos aniônicos e sensores completamente recheado e ainda sobra espaço de sobra para futuras modernizações e acrescentação de novas tecnologias futuras.
É o unico caça que me faria abrir mão do F-15!
Wellington, apesar de torcer pra que isso acontecesse, acho que não vai ter virada de mesa não…o maximo que a gente pode fazer e jogar essa foto no fotoshop e coloca-lo nas cores da FAB!
Abraços! Repetindo uma fresa que ja disse…isso sim é caça puro sangue!!!! da gosto de ver ele voando!!!!
Ate’ que enfim voltaram a colocar foto do aviao de combate mais bonito do mundo que so’ pode ser Sukhoi!!!!!! E que e’ do projetista mais amado da veia aqui que e’ viuva do Pavelzinho querido que deu a primeira rabiscada no Flanker antes de bater as botas e me deixar desconsolada!!! E vou responder ao home metido a coelhinho da pascoa ai’: ‘evandro em 04 abr, 2009 às 18:23 ESSE Sukhoi Su-35BM 2 É O VERDADEIRO “OVO DE PASCOA”. ELE É BONITO POR FORA E VAZIO POR DENTRO.’ So’ os Sukhoi do Chavez eram pelados por dentro que quando… Read more »
Quanto à furtividade caças hoje em dia possuem 4 tipos de classificação. Convencionais, baixa observação (LO) e muito baixa observação (VLO). Os chamados caças da quarga geração e meia como o Su-35, Mig35, F-18EF, F-16 block 50/52/60, Typhoon, Rafale, Gripen, F-15 SE, etc, fazem parte do segundo grupo e possuem RCS abaixo de 1 m2 Os F-22 e os futuros F-35 e Pak-FA são da terceira categoria e possuem um RCS abaixo de 10 cm2 (0,01 m2) Uma categoria à parte será a dos caças de observação extremamente baixa (ELO) que se seguirá após a quinta geração de caças, pretendendo… Read more »
Correção: Quanto à furtividade caças hoje em dia possuem 3 tipos de classificação.
Sugiro aos amigos que colocam os equipamentos, em especial, caças, russos na “simples e pobre” conclusão de que os vetores russos sempre tomaram “pau” de F-16 e F-15, livrarem-se do preconceito e entenderem de uma vez por todas que: 1 – Nunca se viu um F-15 americano ou Israelense, combatendo contra um par a mesma altura e pilotado por profissionais de mesmo nível, embarcados num o SU-27 de mesma paridade (modernidade). 2 – Combates acontecidos entre F-15/F-16 contra mig-29 foi sempre contra versões defasadas, frente aos mais modernos F-15 e F-16, além de uma doutrina e avassaladora superioridade numérica e… Read more »
Boa aula de mágica Bosco! 🙂
Abraço Brodi!
Francisco
Se o SU-35BM não tem furtividade nenhuma, imaginem o SH, com aquelas asas e a junção das mesmas com a fuselagem…o grande tanque ventral.. olhem as fotos e comparem com outros… (agora com um enjambre de deixar chineses orgulhosos, aplicando o IRST no tanque…seria cômico se ele não fosse concorrente no FX-2) … Neste “chão” acho que o Rafale está bem a frente do SH… na verdade está em tudo… o resto é resto! Fico imaginado uma hipotética situação… num conflito em que tenhamos um caça nosso abatido por um de superior capacidade, alguém do MD ou FAB dizendo para… Read more »
Quanto a furtividade do caça Rafale,se for o preferido do FX-2; O caça Rafale monoposto “C” para AdA; o “C” era por Chasseur(caça).O biposto Rafale “B” para o AdA; o “B” era por biplace.O monoposto Rafale “M” para a aeronavale:o “M” era para Marine.Embora não fosse especificado no início, a Aeronavale também decidiu,mais tarde,obter um biposto Rafale BM.O Rafale C possui a configuração básica da família Rafale.As observações abaixo aplicam-se ao Rafale C,e são seguidas por descrições das outras variantes e suas diferenças com o Rafale C.O Rafale de série possui,essencialmente,a mesma configuração geral do Rafale A,mas é ligeiramente menor.… Read more »
Não é mágica não. É evolução natural. Alguns citam a capacidade futura dos caças (bombardeiros, mísseis, etc.) como sendo VLO2. Seriam aeronaves realmente exóticas com um RCS menor que um milímetro (grão de poeira) e também oferencendo furtividade na faixa “visual” com recursos avançados de fibra óptica/processamento digital de imagens, metamateriais, etc, ou seja: “invisibilidade”. Quem viver verá!rsrs….. Vale salientar que as aeronaves VLO teriam que ter necessariamente uma redução substancial também na emissão da radiação térmica, o que não parece ser o caso do F-35 e do Pak-FA. O Pak-Fa, se vier a usar o “escudo de plasma”, deverá… Read more »
Quanto aos raios miniaturizantes e ao teletransporte eu falo depois. rsrs….
J Roberto,
só de curiosidade, o canopy dourado foi usado pela primeira vez no F-16 já na década de 80. As 3 maiores fontes de reflexo radar são o cockpit, a antena do radar convencional na forma côncava e as pás da turbina.
O canopy dourado reduziu o reflexo da cabine e os radares com arranjo plano reduziram o reflexo da antena.
Um abraço.
Francisco AMX.
Concordo contigo quando menciona a questão de versões diferentes entre aeronaves russas abatidas por aeronaves americanas ou ocidentais.
Apenas para citar um exemplo, no caso da guerra do Golfo caso o Iraque tivesse Mig´s 29 e Su-27 ambos no estado da arte, o cenário não teria sido outro. É o tal ditado, bater em bebado é facil inclusive para se cantar vitória com demagogia, más pegar alguem do seu tamanho a história muda, inclusive no tom de voz.
Corrigindo…
“..o cenário, certamento TERIA SIDO OUTRO…”.
Se seguir o raciocínio de vocês nós só poderemos escolher nossos vetores (F-X2) depois que todos mundo da AL se rearmar. Aí a gente escolhe um caça igual (ou pior?) e em quantidade também igual já que não se pode ir para uma guerra com superioridade numérica e nem tecnológica. Se vale para os americanos também não pode valer pra nós. O que muitos querem ver, ou seja, o combate mano a mano entre caças de mesma geração não vai ocorrer nunca em um cenário de combate real. Só se for em combates simulados ou em exercícios conjuntos. Mesmo que… Read more »
Corrigindo: Se seguirmos…
Que fotos! Que fotos!
Show e post do Bosco (palmas e escrevendo com sinceridade)!
Sobre raios miniaturizantes…ah Bosco eu já estava aqui a pensar,imaginar a Enterprise 1701-E (classe Sovereign).
Esse Su-35 é a versão russa do “remendão” F-18E/F, mas o “stealth” americano é mto mais sofisticado.
“1 – Nunca se viu um F-15 americano ou Israelense,”
Os próprios israelenses, que avaliaram o avião, achavam o Mig-23MLD superior ao F-16A/B em vários cenários.
Agora vai chorar na cama, podia até ser que no Iraque os pilotos fosemm mediocres, mas na ex-Iugulávia não, sem chance!!!
E apanharam do mesmo jeito.
Caramba Bosco,
Aonde vc arruma essas informações ultra-secretas inter galáticas,que eu procuro e não encontro em lugar nenhum! rsrsrs
Então esse cockpit dourado já é bem mais antigo do que eu pensava.Continuando a falar do caça Rafale, ele ainda caracteriza por suas asas baixas de enflechamento composto, e os canards totalmente móveis montados logo atrás do cockipit.As asas tem elevons em toda a envergadura e slats nos bordos de ataque.Há também um freio aerodinâmico a cada lado da fuselagem,antes da cauda,tudo isso aliado para diminuir mais o seu RSC(radar cross section).
abraços
Eu vejo, revejo, e é sempre a mesma coisa antiga, parace um MIG 27, e provado em quais combates???
Maurício R., por favor amigo, não fale isso! a OTAM colocou o que de melhor existia no mundo em guerra aérea, controle AWCS, satélites, superioridade numérica! nada poderia com ela! nem mesmo os melhores F-15 e F-16 nas mãos dos “exelentes” como diz vc, Iuguslavos, não faria a mínima diferença! ah e amigo, não vou chorar, pois não tenho “país preferido” em termos técnicos de armas! só procuro analisar melhor as circusntâncias, coisa que tu não faz! Seu comentário sobre o Mig-23 embasa o que estou falando! que o vetor não perdeu a guerra, foram outros fatores! portanto não desmereça… Read more »
Bosco, concordo com vc, só lembro que estou analisando os vetores e não a capacidade de guerra de cada país! nada a ver com os USA deixar ou não de usar suas capacidades máximas, porém o amigo há de convir que se fossem migs nas mãos de americanos não mudaria nada!
abraço
Mauro, no campo militar, que é o que eu sempre busco me manter, os USA passearam no Vietnã também! 🙂
J Roberto, gosto dos 3 caças para a FAB. Na verdade gosto dos quatro, incluindo o Su-35, embora deva confessar que tenho um pouco de receio de sermos praticamente os primeiros a operá-lo e por não termos uma tradição maior com o equipamento russo, tirando o Igla e agora o Mi-35. Gosto muito do Rafale, poderia até dizer que é o meu preferido também, talvez mais por tradição de termos nossa defesa aérea tanto tempo na mão dos confiáveis Mirage de origem francesa. Só tenho uma coisa contra o Rafale. Acho que se ele for o escolhido talvez seja da… Read more »
Mauro discordo o SU-35 BM tem todos os seus sensores e componentes testados, suas características e capacidades são similares as de toda a família Flanker incluindo o SU-30 MKI, portanto este vetor não tem nada que provar seus desempenho já foi provado desde o SU-27 e o SU-30MKI provou a maioria das capacidades dos sensores portanto o SU-35 BM é um vetor testado e quase pronto para entrar em produção seriada faltando somente alguns dos testes de pré produção, vejo a evolução do SU-35 BM com bons olhos pois este teve tempo para se desenvolver naturalmente e resultou na melhor… Read more »
Francisco, eu entendo. Só acho que na prática náo podemos escolher o “melhor” vetor baseado em dados de folhetos. Como você e eu estamos carecas de saber caças não são como submarinos, que podem naturalmente operar de forma isolada. Caças, para serem eficientes e eficacazes, tëm sempre que operar em conjunto. Sempre haverá dúvidas sobre se a eficiência de um caça foi por mérito só seu ou porque o “contexto” e o “conjunto” foi mais favorável. Por isso que eu acho que independente do caça que escolhermos temos que nós preparar de modo global. Não adianta comprarmos uma Ferrari e… Read more »
Me desculpem pelos erros de acentuação e pontuação. Estou teclando de um notebook emprestado do tamanho de um livro de bolso e com as teclas todas “fora de lugar”. O meu velho PC está na manutenção.rsrs….