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Fotos: FAB

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gaspar

o super tucano so e usado na amazonia ????
faco a mesma pergunta para os R99 e R98 ???

Bosco

Faltou o Mirage.

Robson Br

Gaspar,
o Super tucano é usado:
– 1º/3º Boa Vista(RR)
– 2º/3º Porto Velho(RO)
– 3º/3º Campo Grande(MS)
– 2º/5º Natal(RN)

A Base dos R99 A e B (não R98) é em Anápolis(GO) no 2º/6º.

Robson Br

É pouco, mas representa a capacidade técnica de produção e integração de aeronaves e sistemas. O Mirage não deve estar aí, pois não representa isso. Apesar das qualidades do avião, será apenas um caça tampão.

Wolfpack

Mesmo somando-se os Mirage 2000-C mais a aviação de transporte o retrato é infelizmente de uma Força de Combate Aéreo que não condiz com o status de nação que esperamos ser/ter.
A foto é bonita, mas só isso os P99 não foram adquiridos pela FAB, correto? ou este é o EMB 145 de monitoramento terrestre?

majunior

Robson Br pq vc diz q o mirage é um caça tampão?
obrigado e um abraço aos amigos do blog!

JES

Não vejo a hora de ver uma foto desse tipo, poré, com os caças adquiridos pelo FX 2.

Robson Br

Wolfpack
O R99A possui uma antena na parte superior bem visivel e o R99B é de sensoriamento terrestre. O P99 não foi aquirido pela FAB.

Hornet

Já que o Mirage 2000 não aparece nas fotos, então, de todos esses aviões da FAB, acho o Super Tucano o mais bonito.

Mas as fotos ficaram muito legais.

abraços a todos

Giovani

O Caça A-1 bem legal, como será que ele ficara depois de Modernizado.
Só Falta um Motor mais potente e um Radar idem.

Hornet

Uma coisa interessante: dos 5 aviões da FAB, que aparecem nas fotos, 4 são ou foram feitos do Brasil. Apenas 1, o F-5, não foi feito aqui, mas está sendo modernizado aqui.

Pode até não ser a Força Aérea de nossos sonhos, mas que ela é brasileira, disso eu não tenho dúvida.

Que o FX2 melhore ainda mais essa proporção.

abraços a todos

Hornet

ops! “feitos do Brasil” = feitos no Brasil

Wilson Johann

Também concordo contigo, Wolfpack, dá pro gasto apenas.
Agora, inclua um Rafele aí no meio e tá deita a festa. É o avião que está faltando na foto. Por enquanto…

Abraços!!!

Patriota

Nenhuma força aerea na america latina tem tantos vetores fabricados
em territorio nacional é um orgulho imenso ver isto,quem sabe no futuro todos os nossos vetores incluido nossos caças principais
sejam fabricados e desenvolvidos no Brasil.

Almeida

Sem dúvida, a união faz a força. União da Embraer e da FAB com a Aermacchi, com a Ericsson, com a Pratt-Whitney, com a Rolls-Royce, com a Elbit/Aeroeletronica, com a Mectron, etc.

DEPENDER DE TODOS PARA NÃO DEPENDER DE NINGUÉM.

Matheus Borges

Belo comentário do Almeida…

Se formos analisar a nossa industria… apenas a carcaça é nossa…

motor e aviônica são de fora!!!

Francisco AMX

Almeida falou tudo e mais um poco! e o Matheus interpretor bem a mensagem! e o que podemos concluir com essa máxima? que o Brasil tem que escolher um modelo político e uma postura de estado internacional, se alinhar a um bloco! que espero seja ocidental, mais precisamente o europeu. Pois caso o contrário esta dependência de “todos” pode ser um tiro no pé, pois certamente será boicotado quando surgir uma crise, não terá apoio dos países que cedem tecnologia e empresas para esta cooperação! A China por exemplo, em seus movimentos, deixa claro que será a “Chave” na Asia… Read more »

Francisco AMX

Bacana estas fotos!

MARSP

Eu fico sem palavras ao ver fotos com essas, é a indústria brasileira em ação!!! Todos os aviões que estão ai, cumprem muito bem o seu papel… Inclusive fizeram bonito em varias ocasiões, quem lembra da cruzex 2006 ? Que os franceses levaram um pau? Na ultima Red-Flag até os ianques ficaram surpresos, e olha que não estavam apoiados pelos R-99A. Quem lembra do episodio Colômbia x Equador ? Onde os tucanos da Embraer fizeram todo aquele estrago, ataques de precisão, bombas lançadas do território Colombiano , atingindo os narcotraficantes bem de longe. Quem lembra dos AMX Italianos na bósnia… Read more »

Francisco AMX

Uma pergunta, pois não conheço muito as capacidades do ALX, ele poderia receber um motor ainda mais potente parater blindagem a calibres 7,62 e carregar + peso ou um cnhão de 20mmm??? nos moldes do A-1 Skyrider?? (o A-1 não tinha o canhão) penso que seria de muita utilidade na Amazônia contra guerrilhas e helicópteros de ataque e SAR inimigos, nas Malvinas, depois que um Pucará derrubou um Gazzele ou Allouete (não me recordo bem) os britãnicos levaram a sério o Pucará, e os pilotos de helis ficaram muito atentos aos turbo-H-bimotores argentinos, até a destruiçaõ em port-stanley do aeródromo… Read more »

Nunão

Francisco, os A-29 foram desenvolvidos para que, com a atual motorização, possam receber blindagem para tiros de calibre de fuzil e para levar canhões em pods subalares, quando for o caso. Majunior, o F-2000 foi adquirido como solução emergencial (caça tampão), para cobrir o gap entre a desativação dos Mirage III do GDA e o recebimento planejado dos primeiros caças do F-X2. Mesmo assim, o GDA ainda teve que voar o “tampão do tampão” por algum tempo, o AT-26, para não perder “pé e mão” enquanto os F-2000 não chegavam, ficando na época a defesa aérea a partir de Anápolis… Read more »

RJ

Francisco AMX, o motor do Super Tucano tem bastante potência. Não vejo necessidade de ele ser maior e mais pesado. Pergunte aos Colombianos sobre como o avião é tolerante ao dano, e você ficará surpreso.
Quanto aos armamentos, o Super Tucano pode levar diversos modelos de armamento inteligente, que ajudados pelo FLIR nunca erraram o alvo. E as metrancas fazem um estrago suficiente para o tipo de inimigo para o qual ele foi projetado.

João-Curitiba

Qualquer estrangeiro, ao saber que 4 dos 5 são fabricados aqui, vai se encher de admiração pelo nosso País. Para quem ainda pensa que temos aqui cobras passando pelas ruas, a foto surpreende.

Abraços

MARSP

Sobre blindagem tenho informações que o país já tem a tecnologia e opera desde 2002, seria para proteção de calibre .50 onde ocorreram vários incidentes com esse tipo de arma nos países que operam o tucano, li num site da unicanp, se os editores do blog não se incomodarem passarei o link abaixo :

http://www.inova.unicamp.br/inventabrasil/blinalx.htm

Walderson

Galera, na boa. Vamos criticar, mas esculhambar é sacanagem. Parem para pensar: quantos países do mundo têm essa capacidade. Talvez não passemos de 15. Estamos entre eles. O Chile, que sempre é muito elogiado, não tem. Aliás, acabou de comprar o Super Tucano. A Colômbia está mais que satisfeita com ele. O E-99 (não é mais R, mas E de Eletrônico) só não levou a concorrência nos EUA por questões políticas, mas tinhas enormes chances. Se fosse outro país, estariam elogiando. Fazer o que: brasileiro gosta de admirar tudo o que vem da metrópole. Fazer o quê. Não largamos o… Read more »

Walderson

Aliás, ia esquecendo-me de um detalhe: muitos aqui elogiam o Grippen. Mas ele se enquadra perfeitamente no comentário acima: é só casca. Mas mesmo assim é muito elogiado.

Ah! Ia me esquecendo: NÃO É BRASILEIRO.

SE FOSSE, NÃO PRESTARIA TB.

UM ABRAÇO, inclusive aos colonos.

MARSP

Alguém conhece a MISSÃO SECRETA NO PERU realizada pela FAB por volta de 2003 ? Dêem uma olhada no link abaixo e veja do que seu pais é capaz !

http://www.jornaldosamigos.com.br/aventura.htm

Francisco AMX

MARSP não vejo como um AMX pode ser superior a um F-16….disponibilidade? talvez… de resto o F-16 pode cumprir tudo que um AMX faz, mas o AMX não! Outra coisa: poucos veículos blindados resistem a impactos diretos de calibre .50, não acredito que o Tucano possa levar tal blindagem e nem deve ser de interesse da FAB, acho que estaria muito bom se seu canopy (full), sistemas hidráulicos e de controle fossem blindados contra calibres 7,62mm, haja visto que quando se usam .50 anti-aérea são utilizadas, muitas vezes, munições perfurantes/incendiárias, o que torna este calibre muito potente, precisando o ALX… Read more »

Francisco AMX

Bom comentário Mauro!

Vamos torcer pela Avibrás! será que não teria como a Avibrás reasumir o projeto do Osório??? acredito que o Osório com sistemas e canhão 120mm atuais, sem modificações substancias em sua estrutura, seria melhor que muitos MBTs mundo afora hoje… quem dirá aos M-60 e Leopard I do nosso exército…sonho meu 🙂

Francisco

MARSP

OS AMX EM AÇÃO Em 1999, o AMX, que na Itália é conhecido como “Ghibli” (nome de um vento que sopra da Líbia para a Europa), cumpriu 274 missões em 1.200 horas de combate na guerra do Kosovo, com aproveitamento efetivo de 99,5%. A AMI (Força Aérea Italiana) empregou munições guiadas, de origem israelense, nas missões em apoio às operações da OTAN, quando destruíram estações de radar das forças sérvias voando a menos de 100 metros e a 900 km/hora. No total, foram 180 missões nos Balcãs, com 95% de sucessos. Os AMX brasileiros também mostraram sua capacidade nas manobras… Read more »

MARSP

Francisco AMX, Veja que o AMX é um vetor projeto para missões de ataque ao solo a baixa altitude, tanto que ele tem asa alta para isso, não afirmei que é melhor que o F-16, mesmo porque o F-16 é outra categoria, leia o meu post anterior e verá o desempenho do AMX na guerra do Kosovo, você defende que o Brasil compre produtos estrangeiros invés de produzi-los aqui ? Veja o que o Americanos fizeram com o Venezuelanos… Já soube que em varias ocasiões eles vetaram a venda de diversos armamentos para o Brasil, exemplo : AIM-120 AMRAAM eles… Read more »

Zero Uno

Olá. Acabo de ler alguns comentários sobre a “dependência” do Brasil em materiais de defesa. Gostaria de esclarecer alguns pontos. Elbit/Aeroeletronica: TODO o materia produzido por esta empresa está devidamente assimilado pelos nossos engenheiros. Não compramos nada pronto vindo de Israel – país sede a Elbit. Todos os componentes são fabricados e montados aqui no Brasil mesmo gerando INDEPENDÊNCIA de material eletrônico embarcados em nossas aeronaves. Outro ponto importante: Quando a Elbit comprou a Aeroeletrônica, esta compra fazia parte do OFF-SET no RFP lançado pela FAB na construção da aviônica do ALX e da modernização dos F5. Neste RFP a… Read more »

Zero Uno

Também fico sinceramente PASMO quando alguns preferem simplesmente comprar aeronaves e mais nada. Não se discute programas de off-set nem nada. Triste mesmo. Acho que se simplesmente adquirir-mos uma aeronave sem que nada agregue para o nosso desenvolvimento vamos continuar sendo não só um país de 3o mundo más também uma nação de 3a categoria. Não merecemos isso. Graças a Deus ainda temos pessoas interessadas no progresso e desenvolmimento deste grande país e deste povo.

Abraçõs.

Ulisses

Zero Uno,meus PARABENS!!!Nunca achei que fosse ouvir um comentário tão lindo como este!

Eu também já comentei aqui que no FX-2 a aeronave escolhida será montada no BRASIL e uma boa parte de sua aviônica também será feito aqui,isto é fato pois o Jobim já confirmou isto.

E sobre os EC-725 eles serão montados na Helíbras e terá 50%de nacionalização,tendo motores e mais da metade das eletrônicas feitas no BRASIL.

Um forte abraço e parabéns.

MARSP

Mais sobre o AMX e outras aplicações : Já fazia um bom tempo que procurava esta informação, que achei agora por acaso, sobre uma tinta absorvedores de radiação eletromagnética, que inclusive serviria para aplicações comerciais em antenas da avenida paulista, li no site projetor do Luis Nassif, mas não achei mais, agora obtive novas informações e que o projeto até avançou. Segue abaixo: MARE – MATERIAIS ABSORVEDORES DE RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA O canopi do AMX tem um bom potencial para redução de assinatura com a aplicação de uma película metálica. Na falta de tecnologia similar a da OTAN, poderia ser um… Read more »

Zero Uno

Outro abraçõs Ulisses… E viva o Brasil!

MARSP

Obs: Se alguém quiser posso passar o link da matéria do post anterior.

O site é o ProjetoBR do luis nassif, mas ele mudou a algum tempo então não acho mais o artigo sobre a tinta absorvente de radiação eletromagnética, nacional. Mas achei neste outro site agora.

SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR, eu ouvi uma noticia sobre um ALX da FAB que voou sobre território americano e não foi detectado. Se caso alguém tenha o link para essa matéria e seria agradecido. Desde já obrigado.

Abraços

Zero Uno

MARSP Não foi o ALX. Foi o AMX mesmo. Leia esta matéria a baixo a respeito de VALOROZO vetor de combate que muitos aqui insistem em desqualificar. OS AMX EM AÇÃO Em 1999, o AMX, que na Itália é conhecido como “Ghibli” (nome de um vento que sopra da Líbia para a Europa), cumpriu 274 missões em 1.200 horas de combate na guerra do Kosovo, com aproveitamento efetivo de 99,5%. A AMI (Força Aérea Italiana) empregou munições guiadas, de origem israelense, nas missões em apoio às operações da OTAN, quando destruíram estações de radar das forças sérvias voando a menos… Read more »

MARSP

Zero Uno,

Desculpe-me. Mas você colocou outra matéria ? Nesse artigo não menciona este caso que falei. Falaram-me que foi o Super Tucano que fez isso, então se foi o AMX fico surpreso também, mas o que gostaria é de algum link que pudesse dar embasamento e também para eu ter mais informações a respeito. Mais muito pela atenção.

Abraços.

Hornet

Amigo Walderson,

isso que vc falou (“brasileiro gosta de admirar tudo o que vem da metrópole. Fazer o quê?”) tem um nome: provincianismo.

E vc está correto no que disse, assim como vários outros aqui, como o Zero Uno (aliás, me uno ao Ulisses nos parabéns dado ao Zero Uno…mas sem trocadilho no “uno”…hehehe).

grande abraço

Wolfpack

Senhores, o Mundo está derretendo, demissões e mais demissões e a marolinha do Lula chegou um tsunami no Brasil. Devido ao tamanho do estado brasileiro não existe milagre de ações de infraestrutura pois toda a verba está comprometida com salários, e a sociedade não irá tolerar mais aumento de impostos. A situação é grave em todos os cantos do Planeta. Enquanto tivermos este Estado ineficiente e Mastodontico, os brasileiros irão sofrer muito. A tão aclamada queda dos juros não terá efeito nenhum, pois uma vez que perdemos o emprego não existe milagre e ninguém vai deixar de comer pra comprar… Read more »

Francisco AMX

MARSP, não me leve a mal, eu sou um cético que duvida por natureza, se muitos aqui acreditam que o AMX faz estas façanhas todas não vou me opor ou criticar mais, só deixar uma pergunta: se ele e capaz de cruzar os USA, sem ser detectado, e o resto do mundo deve ter sabido disso, pq não teve mais encomendas??? deveria ter gente na fila para comprar! ;). Quanto a blindagem contra .50, realmente duvido desta capacidade sem que se descaracterize as funçoes do ALX…. principalmente em se tratando de perfurante, que faz sofrer muitos blindados leves neste mundo… Read more »

Francisco AMX

Ah Hornet, e qual o adjetivo aos que acreditam só nas soluções caseiras?? bairristas??? 🙂 eu acredito num mix bem feito, para hoje (FX-2) o melhor vetor e as melhores armas, entregues ano que vem! a trasnferência de tecnologia não importa muito! para 2015 certamente terá um programa de caça de 5 gera começando, talvez a França??? quem sabe, ae embarcamos de cabeça e din din neste projeto, absorvemos tecnologia e seguimos o barco, sem alarde! como fazem os países sérios! e em 2030 podemos ter nosso sonhado 5ger+, mas pelo que vejo estaremos voando um caça de ger 4+… Read more »

RJ

Tornado IDS avançadíssimo? onde?
Desculpe a ironia. Acabo de ler uma reportagem na Revista Força Aérea onde fala do treinador italiano M-346, e cita sua cabine “no estado da arte”. Que arte? Parece um F-16 bloco 50… qualquer super tucano tem uma cabine anos-luz mais avançada que aquilo, e cada nova versão de avião que a Embraer integra, novos avanços são incorporados. Estou esperando para ver as novidades que serão incorporadas nos A-1M. E pelos resultados obtidos no super tucano e no F-5, só posso esperar o melhor.

Baschera

Caro MARSP,
Me engana que eu gosto !!! Na boa, isto ai que vc postou sobre o AMX é pura propaganda…. e é claro que os pilotos do 1º/10º e do 3º/10º e a própria FAB não iriam falar mal do avião. Mas, lamentavelmente a verdade é outra….. .
Olha, dá uma passada lá na Alide, setor FAB, e procura por um tópico chamado “AMX amar ou odiar” para que entenda melhor.
Reitero, que não me leve a mal. Também pensava assim….
Forte abraço e Sds.

Baschera

Francisco AMX,
Seu post não foi “chucro” não. Mas, alguns aqui, ainda acreditam em tudo que a net e as revistas brasileiras lhes mostram como verdades absolutas. Na realidade, a verdade absoluta não existe neste setor.
Mas que tem muita fantasia, sobretudo nos maravilhosos equipamentos de tecnologia dos anos 70 que fabricamos, há tem !! Por isto, digo que seu post foi esclarecedor, para quem quiser ler e “entender”.
Lamentável, mas como potencia militar ou industria de defesa, temos um longuínquo caminho à fazer… se tomarmos a estrada certa.
“À César, o que é de César”.
Um abraço.

Francisco AMX

Obrigado Baschera! estava me sentindo tão só! he he 🙂 – pensava que só eu desconfiava de certas “capacidades” que nossos vetores possuem aos olhos de alguns colegas, mas esta do AMX cruzar o espaço americano sem ser detectado foi forte demais para mim, eu não sei porque que o F-22 e o F-35 não tem aparencia e velocidades do AMX, pois é só colocar esta “manta” magnética (tipo o manto do Harry Potter) que tudo se resolverá! brincadeira pessoal! não se irritem sei que o que flaram ou acreditam é lovável mas ao meu ver eu e o Baschera,… Read more »

Francisco AMX

RJ, conhece o sistema de navegação e ataque do Tornado, este que tem a idade dos AMX?? pois é, vais ver que na sua época o Tornado era o mais eficiente atacante a baixa altura do mundo, podendo voar até em canyons a velocidades supersõnicas, o maior poder de penetração a baixa altura sobre os países do Pacto de Varsóvia, nos anos 80, seria feito pelos Tornados, ele foi desenvolvido para isso, e se comprovou aeficiência do sistema, porém, por melhor que sejam, hoje, este tipo de ataque não é mais aceitável contra forças relativamente bem defendidas, um ex disso… Read more »

Francisco AMX

RJ, sobre a cabine do F-16B50…em comparação a do F5-M, o amigo tá vendo chifre em cabeça de burro???

RJ

Francisco AMX, eu falei F-16 bloco 50, aquele com 3 telinhas 5″X5″ e backup analógico… aquele com resolução medíocre e 16 níveis de cor… aquele com simbologia simples… O Super Tucano tem duas telas 6″X8″ de alta resolução. O F-5M tem duas telas maiores (6″X8″) e uma um pouco menor (5″X7″), todas com resolução SVGA, e uma aviônica preparada para fusão de dados, num nível que o F-16 só atingiu nos bloco 52/54 e bloco 60. Os F-16MLU da vida, segundo as revistas de aeronáutica, tem a cabine muito parecida com o M-346, espelhados no F-16 bloco 50, com 3… Read more »