A crise global afetou em cheio a terceira maior fabricante de aviões mundial. A direção da Embraer decidiu demitir cerca de 20% de seu efetivo em janeiro de 2009, o que representará algo próximo a 4 mil funcionários. As listas de dispensas estão sendo preparadas pelos departamentos da empresa e abrangerão todos os setores, tanto administrativo como o operacional da companhia.

A última grande demissão da companhia ocorreu no final de 1990, com a dispensa de 4 mil empregados em meio a maior dificuldade financeira passada pela então estatal. Na época seu quadro registrava 12 mil funcionários. Na privatização, em 1994, o efetivo era de 5,2 empregados.

A empresa mantém sigilo absoluto sobre a ação que será consumada nas primeiras semanas do próximo mês. A necessidade da ação de dispensa teria ocorrido em meados do mês passado depois de várias análises de mercado. Os dirigentes da Embraer perceberam que somente uma ação mais drástica conseguiria conter a acelerada redução no fluxo do caixa da companhia devido a cancelamentos e postergações de compras firmes.

No entanto, os efeitos da crise sobre a carteira de pedidos são mantidos longe do conhecimento público. Porém, a medida de contenção de custos motivou o comunicado do presidente Frederico Curado aos funcionários, no qual ele demonstrou toda a preocupação com os impactos da crise global. ” Em outras palavras, a existência de uma boa carteira de pedidos – um ponto forte da Embraer – já não é suficiente para assegurar produção e receitas futuras. A capacidade dos clientes de obterem financiamento e efetivamente receberam as aeronaves que contrataram é que irá ditar, por um bom tempo, o ritmo e o nível de produção dos fabricantes”, afirmou o executivo no documento.

Pelo balanço financeiro da Embraer, em setembro deste ano seu quadro funcional apresentava 23.745 empregados em todo o grupo – três fábricas no Brasil, uma na China, em Portugal e postos de atendimento ao cliente em todos os continentes. Sua carteira de pedidos firmes era de US$ 21 bilhões. Desde o primeiro semestre já foi constatado um excedente em torno de 2 mil empregados e a empresa vinha demitindo aos poucos.

Fornecedores convocados

Ontem a direção da Embraer reuniu 100 dos maiores fornecedores indiretos, a maioria de prestadores serviços de segurança patrimonial, restaurantes, manutenção das instalações entre outros, para expor a situação. O encontro foi realizado nas instalações de Eugênio de Mello, em São José dos Campos. A empresa pediu para que todos se esforçassem para diminuir seus custos nos serviços prestados e adotassem medidas de contenção de despesas.

O mesmo já foi feito com os fornecedores de sistemas e peças aeronáuticas, já que a demanda seria reduzida. A orientação surtiu efeitos imediatos e criou um clima de apreensão nos parceiros aeronáuticos. A Graúna Aerospace, que produz para a Embraer, anunciou no último dia 2 a demissão de 47 funcionários de sua unidade em Caçapava.

A unidade fabril mais atingida será a matriz, em São José dos Campos, onde se concentra grande parte do pólo aeroespacial. A queda na cadência produtiva da Embraer para o próximo ano será em torno de 30% e o novo volume de levou à revisão do volume de entregas programadas para o período, saindo de 350 para 270 jatos.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos se reuniu na última terça-feira com a direção da Embraer para discutir a compensação para 2009 e os efeitos da crise econômica mundial na empresa.

Na ocasião, a empresa informou estar adotando medidas de redução de custos para minimizar os efeitos da crise. Entre elas está o cancelamento de serviços que são feitos por terceirizadas, o cancelamento do programa de estágios em 2009 e a não renovação dos contratos de estágio vigentes.

Para o diretor sindical, Ivan Trevisan, a demissão em massa confirma os boatos recorrentes na fábrica, mas causa espanto. ” Fomos pegos de surpresa, achávamos que as demissões fossem acontecer a longo prazo, com a reestruturação produtiva e os efeitos da crise no setor”, explicou.

Uma das possibilidades aventadas pelos sindicalistas é que essa seja apenas uma etapa de um processo maior, que seria revisto ao longo do ano de 2009 conforme o agravamento da crise internacional e o comportamento do mercado de aviação. Isto poderá resultar, inclusive, no enxugamento ainda maior do quadro de empregados caso se mantenha um cenário de retração no setor.

Para o secretário geral do sindicato, Luiz Carlos Prates, os boatos eram muitos dentro da empresa e todos falavam em demissões em massa. “Mas quando vimos a carta já pensamos que haveria essas dispensas. Vamos nos mobilizar para que isto não aconteça. Estamos com uma campanha sobre a manutenção dos empregos e vamos falar com os governos estadual e federal para conter esse tipo de reflexo da crise junto aos trabalhadores”.

Fonte: Gazeta Mercantil

Subscribe
Notify of
guest

110 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Invincible

Por que o governo não atua para apoiar a Embraer…

Algum tipo de auxílio. Afinal todos essa é uma empresa estratégica.

camberiu

Considerando que a maioria do dinheiro do governo vem de impostos pagos por empresas privadas, acho interessante essa proposta que empresas privadas “nao estrategicas” sejam obrigadas a subsidiar a subexistencia de empresas privadas “estrategicas” em momentos de dificuldade economica.
Nesse cenario, teriamos empresas siderurgicas, de auto-pecas, de cimento, de software, de transportes aereos, de telefonia, de alimentacao, de servicos bancarios, de construcao naval, todas supostamente “nao estrategicas” e ja enfrentando dificuldades frente a crise global tendo tambem que bancar (via pesados tributos) o “auxilio estatal” a estrategica EMBRAER.

camberiu

Ou seja, o lucro da EMBRAER e’ da EMBRAER. Ja o prejuizo da EMBRAER sao de todos.

André de POA

Caro Invencible o governo lula atua muito bem com os seus “irmãos menores”, já com a Embraer e outras entidades nacionais é bem padrasto! Veja a ultima do Lula no Paraguay.
http://www.abc.com.py/2008-12-11/articulos/477706/lula-dijo-estar-de-acuerdo-en-negociar-el-precio-justo

cesar

É. Taí a tal da “marolinha q (sic) não atravessaria o Atlântico”…

Wagner_ASW

E o Molusco diz que não estamos em “CRISE”…. vai contar essa pra outro… rsrsrsrsrsr !!!!

John

Caros, Faz tempo que não posto nenhum comentário no blog, mas a notícia infelizmente é real e circula há um certo tempo dentro da empresa. Este “facão” vai ocorrer agora no começo de 2009, e considero inevitável, pois há uma série de fatores envolvidos. Mas o fato é que serão 4 mil funcionários pelo mundo inteiro, sendo cerca de 2.500 funcionários somente nas unidades de São José dos Campos. Sobrou até para os estágiarios e temporários desta vez, diferente de 2001~2003. Nestes momentos que é fácil notar que o PAC da defesa é só retórica mal explicada. Não garante nada… Read more »

Invincible

PQP… ta F…

Bolívia manda no Brasil…
Paraguai manda no Brasil…
Equador manda no Brasil…

Daqui a pouco eles vão querer negociar a seleção brasileira ou os títulos de copa do mundo… O Brasil precisa dividir os títulos.

Fico pensando… O Lula diz que temos que pagar um preço justo, mas quem paga não é ele somos nós. É fácil negociar com o dinheiro alheio.

André

Isso mesmo, césar. A marolinha pelo visto a cada dia cresce um pouco mais… E o povo, SIFU!!!

Marcelo RJ

Pelo amor de DEUS, já basta bolsa família, bolsa gás, bolsa aluguel, agora bolsa Embraer? Estamos em uma econômia de mercado…que os administradores façam planejamento de medio/longo prazo, visando turbulências futuras, a propósito disso eles deveriam entender bastante.Não venham fazer eu/todos(brasileiros) trabalharem mais 1 mês por ano para pagar impostos devido a má gestão de incompetentes….
Quero deixar claro que, tenho grande orgulho da Embraer, mas tenho mais orgulho ainda do meu bolso, e do meu trabalho!!!!!!Fora lula molusco, paternalismo em economia de mercado, já erá!!!!

John

Caros, Não me levem a mal….. Não quero bolsa Embraer. Só quero que o governo do molusco cumpra com a meta de novas aquisições para a FAB, afinal a quantidade de aeronaves incorporadas está aquém da necessária. E isso todos nós sabemos. Espero o incentivo para o programa C-390, pois o mesmo esta a ordem de marcha lenta quase parando, e no ritmo atual, se houver continuidade, o cliente lançador não será a FAB nem nenhuma empresa nacional (Correios), e acho que vocês não vão gostar de saber qual é o primeiro possível lançador da aeronave, eu estou decepcionado…… Só… Read more »

Invincible

Paternalismo em economia de mercado já era… Podemos ver isso pelo plano dos EUA para salvar suas montadoras e manter os empregos.

Não seria justo ajudar a Embraer se ela estivesse mau das pernas por causa da administração dela, mas isso é por um motivo de força maior…

Francisco AMX

A EMBRAER está certa! chegou a crise (que o Molusco e o Ministro na “mantega” disseram que nam vinha! eu particularmente contraí uma dívida internacional e estou devendo, do dia para noite, + 550mil!, e isto para comprar uma máquina que gerou 12 empregos direto, paguei PIS/Cofins de 78mil reais! para dar emprego!). Meus funcionários e eu estamos sempre ameaçados pelo mercado, porque a EMBRAER teria que receber ajuda??? por ser estratégica?? e a minha empresa não é?? Acho que a EMBRAER está agindo! só isso! vem tempestade? fecha as janelas até passar! sinto muito pelos futuros desempregados, mas estes… Read more »

GustavoB

Amém!

Voluntário da Pátria

E o marolinha, sifu?

Corsario-DF

Mandou bem Francisco AMX!!!

Galera, como o Molusco vai ver onda e ventos fortes se ele está em uma fossa abissal da realidade do país e do mundo… Ele realmente só percebe a “marolinha” mesmo, afinal de contas ele nunca viu nada, ouviu nada e não sabe de nada mesmo!!!

Como diria Renato Russo: “Que país é esse?”

Sds.

cesar

Andre,
Ñ têm jeito, o povo sempre “SIFU”.

Voluntário,
O marolinha nunca “SIFU”. Sifu é pros contribuintes.

Francisco AMX,
Para de chorar cara, vc deve ser um desses empresários “aproveitadores da classe operária…”Heheheh. Apenas ironia, subscrevo seu comentário.
Toda semana o contador manda um boletinho p/ minha pequena e humilde empresa pagar. Ñ aguento + tantos sócios (município, estado e o federal diarréia/sifu).
Ñ adianta espernear amigo, vivemos na república sindicalista.

Agora vamos bancar o paraguai tb. Lá vem aumento de luz!!!

Abraços a todos.

Marcelo RJ

É incompreensível como esta empresa está cortando 4 mil empregos, e abrindo uma nova fabrica no EUA?
Este investimento daria para segurar estes empregos…..
Tem armação no ar, e o povo e que vai pagar a conta!!!!!

RL

Minha noiva trabalha em uma empresa multinacional.
Esta semana, foram demitidos da empresa cerca de duas mil pessoas sendo ao redor do mundo em seus escritórios, o que representa cerca de 7% do total de funcionários desta empresa.

Ai, vem o Molusco e diz que a crise não irá nos afetar. Pode ser que não afete na mesma intensidade que em outras ecônomias, más é fato de que ela já esta afetando.

kaleu

Amigo Francisco AMX,

Cara vc surpreendeu, MANDOU BEM ! Concordo plenamente contigo BROW !

Abraço
Kaleu

kaleu

Será q vamo tê q paga a conta da porr.. do Paraguai ??

André de POA

Kaleu com certeza.. os paraguaios devem tar dando risada de como é facil tirar grana dos brasileiros.

Luciano Baqueiro

Amigos o problema de vcs é que não sabem interpretar as coisas. Lula disse que vinha uma marolinha e todos acharam que ele queria dizer que não seríamos afetados. Errado ! Interpretem corretamente :
Lula é surfista ( lembram de quando ele fazia o seriado na Globo Juba & LULA ), e portanto bom é onda bem grande, logo marolinha em ‘surfês’ significa vai ficar uma mer.., a gente SIFU, brô !!!

Melk

Olha da uma baita tristeza de ver certos tipos de raciocinio, caramba como podem ser tão cegos assim, este país numca desde que me entendo por gente ( e olha que ja estou com 40…) teve um crescimento em economia e em prestigio tão grande como neste governo do Sr Luiz Inacio Lula da Silva, a muito que não vejo as forças armadas efetuando tantos exercicios militares e aquisições de material de defesa, o nosso Pib foi para a estratosfera (na casa dos Um trilhão e Trezentos Bilhões de dólares)as exportações idem, o nosso Pib para terem uma ideia cresceu… Read more »

Francisco AMX

Melk, tu és um Fanfarrão! e inocente claro! és empresário?? se és deve ser algum bem encostado numa estatal e tá com a vida mansa. Falas o que não sabe! mesmo! e não tenho paciência para ignorância tamanha! Achar que um Governo faz ou fez alguma coisa para este país andar! o Lula deu sorte, assim como o FHC nos bons tempos! eles não fizeram nada, nenhum governo civil fez alguma coisa realmente significante! ficaram olhando a iniciativa privada agir! isso mesmo! porque se tivessem dado um mínimo de apoio e incentivo a iniciativa privada o Brasil estaria nas nuvens!… Read more »

MHenrique

É isso aí Melk, faltam com o respeito para com o nosso presidente a todo o instante em qqr mídia, apelidam disso e daquilo, fazem piadinhas pequenas como seus autores… só por que não é a pessoa q idealizavam, não fala inglês e nem tem curso superior, são falsos republicanos! Na verdade querem um caudilho reacionário e letrado. Ps: Não concordo com várias políticas do governo Lula, mas nunca expus da maneira q vejo exposto por aí, temos q ter educação no falar/escrever e isenção na hora de analisar os fatos. Tomemos o casa da ministra Dilma, mais valente q… Read more »

MHenrique

AMX esse teu discurso é de empresário sonegador,

se sentem melhor chamando todo mundo de safado, principalmente o governo pra dormir com a consciência mais tranquila pagando o Simples.

se a coisa é tão feia assim por que não abandona o ramo e vai fazer concurso público, por que será? Choram demais mas no final enchem as burras

Desculpe se te ofendi mas você também não foi muito educado com o colega Melk

MHenrique

O quê o Judiciário tem a ver com o Lula ou o executivo? Recomendo ler

Sergio

Faço minhas as palavras do Melk, Iuri e MHenrique.
FranciscoAMX, se vc tiver a competência para administrar tua empresa, enfrentar situações adversas, como manifestou tua opinião com total falta de respeito para com aqueles q pensam diferente de vc, ta explicado o prejuizo que vc teve. Fanfarrão é vc!

Melk

Caro colega Francisco AMX, lamento que pense e haja assim, creio que podera fazer um juizo mais aprofundado sobre (nem digo sobre eu claro…) o país em que nasceu e vive, se olhar menos para o proprio umbigo como deixa transparecer em seu comentario, e mais para o conjunto chamado Nação Brasileira…. peço ao colega que me perdoe pela franqueza, agradeço aos demais amigos pela demostração de apreço.

Curare

Saudações MHenrique, Iuri Korolev e ao Melk! Muito feliz as observações feitas pelo Melk e demais comentários sobre, do Iuri e MHenrique. De fato esse país tem adentrado em NOVAS ÁGUAS. Águas, que há pouco tempo era impensável este país estar navegando. Este governo com suas falhas(pequeníssimas em relação aos governos anteriores!! E grandes do ponto de vista do que ainda deixa a desejar)é imensamente com a ajuda de Deus, creio, responsável pala nação brasileira ter chegado ao patamar de desenvolvimento, credibilidade e respeito que ora alcança e ALCANÇARÁ. Este governo, juntamento com todos os brasileiros que renunciaram a mentalidade… Read more »

kaleu

Melk, por incrivel que parece CONCORDO CONTIGO TBM !!! Hoje tô concordando com todo mundo !! Porém vale uma observação, o Presidente merece todo nosso Respeito, pelas escolhas acertadas na área econômica, respeitabilidade internacional, lembrando que antes dele assumir o dólar foi a R$ 4,00 porque todos acreditavam (inclusive eu) que ele iria “rasgar” todos os contratos firmados pelo país (assim como tá fazendo a topeira do Rafael do Equador), porém suas atitudes e escolhas foram dignas e corretas e deram credibilidade ao Brasil. Agora é bom não confundir a Figura do Presidente da República com essa corja de malandros… Read more »

kaleu

Amigo MHenrique, CONCORDO contigo tbm !!! (pra variar)

O presidente da República não pode ser agente da crise, espalhando terrorismo no mercado, tá fazendo o papel correto, com sua postura otimista.

abraços
Kaleu

Wolfpack

Isso ai é a marolinha do Lula. Está acontecendo em todo lugar, basta ler as manchetes dos jornais. Pergunto pra onde vai tanta gente?????

Baschera

Caro Francisco AMX, Sou solidário a vc como empresário que é. Ser empresário num país com tamanha carga tributária e capital de giro custando 50% ao ano, só mesmo sendo mágico. Nem comercializar drogas deve ser tão difícil quanto trabalhar honestamente, pagar bem seus colaboradores e os impostos a que somos submetidos, isto sem contar os agregados salariais, como plano de saúde, etc. Mas, por experiência própria de anos atráz, comprar e ou financiar um bem importado em moeda estrangeira ( na nacional é até pior)é um erro crasso. Jamais se deve faze-lo. Ou se compra a vista ou não… Read more »

kaleu

Sobre a Crise…

É claro que o Brasil é afetado, o mundo é globalizado e o Brasil não é a ilha de Cuba.

Bancos de investimentos EEUU quebram e cessam seus investimentos no Brasil, os estrangeiros (em recessão) estão cancelando suas compras e alongando seus pagamentos, assim como no caso da Embraer a crise NÃO TÁ NO BRASIL, porém é obrigada a demitir pessoas porque os estrangeiros estão cencelando ou prorrogando seus pedidos.

PORÉM VALE RESSALTAR QUE A CRISE NÃO ESTÁ AQUI, infelizmente somos afetados !!

abraços
Kaleu

MHenrique

Kaleu escreveu:

“O presidente da República não pode ser agente da crise, espalhando terrorismo no mercado, tá fazendo o papel correto, com sua postura otimista.”

Muito bem colocado Kaleu!!!

Essa é a postura de estadista, quando agia dessa forma preservava a nação no sentido de não semear o pânico.

MHenrique

Acho que exagerei no lance do “estadista”…

Podemos dizer então que agiu bem naquele momento.

madvad

Bem, sou avesso a política,e acho que nem cabe aqui comentar sobre isso. Mas, como morador da cidade de São Bernardo o Campo, terra do molusco, onde iniciou sua carreira política e sindicalista, tneho que comentar. é fato corrente aqui em SBC, todas as falcatruas e acobertações que Lula e o Pt fazem,e fizeram. Conheço 4 ou 5 metalúrgicos aposentados,que matariam o lula se pudessem. Das reclamações pelas greves que eram OBRIGADOS a participar e aderir, contra sua vontade, até a história dele ter cortado o dedinho intencionalmente (com anestesia e tudo) para poder se aposentar,e ganhar sem trabalhar,para se… Read more »

Marco Antonio

Amigo Francisco AMX, sou partidário de sua indignação e acho que os colegas que não concordam com ela devem ser funcionários de empresas publicas ou privadas, não os culpo pela alienação a que estão submetidos, mas eles deveriam saber que os empresários é que carregam este país desde sempre. Tenho hoje 8 funcionários e não sei por quanto tempo poderei manter seus empregos, porem os tenho porque preciso e espero continuar precisando. A situação é difícil e não vejo o governo diminuindo a carga tributaria para aliviar a situação. Graças a Deus não me endividei, mas entendo que o fez… Read more »

Curare

Madvad TSC TSC TSC. Ce tá bem MAL INFORMADO hein sujeito? Vá ler melhor os jornais e os sites mais especializados em INFORMAÇÃO, como este mesmo, para ver qual foi a resposta que já fez o Equador VOLTAR atráz e ver por que Rafaelzito Corrêa resolveu voltar atráz e dizer que vai pagar, mas (para a platéia interna) sob contestação na OMC. Pelas tuas declarações sobre o nosso atual presidente, você o odeia e deve ser ums dos tais metalurgicozinhos que querem fazê-lo partir com azeitonas de aço. Tsc tsc francamente. Vc até hoje NÃO entendeu que a violência barata… Read more »

Marco Antonio

Madvad, “Me digam,como é que um cara que não trabalhava, conseguiu juntar um patrimônio como um apartamento gigantesco na cobertura de um prédio de classe alta aqui em SBC. Isso quando nem pensava em ser presidente da república. é fácil…ele coagia VW,Ford e outras empresas a pagarem para ele “amansar” os funcionários e não entrarem em greve. e depois, fazia justamente o contrário..quando a produção caia, para as montadoras não terem prejúizo, ele “negociava” greves com elas, fazendo as montadoras pararem a produção e não ter que pagar férias coletivas.” Nessa época eu tinha parentes que trabalhavam na Mercedes e… Read more »

madvad

Curare, sei que Correa vai pagar, devido a inumeros motivos. Mas se não fossem estes, não pagaria e Lula não teria feito nada. O que muda? Não sou Metalúrgico, não dependo de sindicato nenhum, trabalho por conta própria,(sou musico),tenho meu $$$$,vivo bem e muito menos tenho ligação com qualquer tipo de partido político. Não vale a pena, e muito menos cabe aqui neste blog, comentar sobre ou tentar mudar sua opinião, deve ser um petista roxo, daqueles que sempre acreditam que o Lula ‘sempre foi o último a saber” e “não sabia de nada”. Tem que ser muito fanático ou… Read more »

madvad

“..Nessa época eu tinha parentes que trabalhavam na Mercedes e eram envolvidos com sindicalismo, eles também se beneficiavam dessas armações, só se voltaram contra o esquema quando perderam a “boquinha..”

pois é Marco antonio, vc só confirma o que acabei de dizer.

Aqui na região, como eu disse, é bem conhecida a farra que o PT e Molusco e cia já fizeram.

Tenta explicar para o colega Curare, aí acima, que isso não é devaneio de minha parte…

Marco Antonio

Dificil…

Curare

Ainda ao tal Madvad, se nosso presidente errou no passado, ao menos na atualidade dá um show de acertos! Vide os vários recordes positivos que o país tém alcançado e os trabalhos de grande porte que a PF tém feito, não poupando ninguém. Nem seu próprio irmão. Para NÃO falar de prefeitos, deputados, senadores, pseudo-juízes e até sic, pseudos-DESEMBARGADORES!! Não sou petista etc, mas NUNCA, nunquinha mesmo tinha visto taiz “PROEZAS” no cenário NACIONAL. Se vc já viu isso nos governos anteriores me fale que gostaria muito de saber, de pelo menos UMA AÇÃO similar.

"tal" madvad

Curare….o Brasil estar indo bem hoje, pouco cabe mérito ao Lula. O Brasil “vai” bem, em decorrência do “mundo” estar (estava,antes da crise) numa fase boa. ele pegou meio caminho andado, não se esqueça que o Real e demais programas do governo não foram ele quem criou. Mas como te disse, se o Brasil cresceu durante este governo, não se iluda,era para ter crescido muito mais. Estão sugando nosso país e vc nem se dá conta disso. As ações da PF, pouco tem a ver com o Lula..e sim a melhor formação dos seus agentes, delegados e etc. Isso já… Read more »

madvad

Curare….o Brasil estar indo bem hoje, pouco cabe mérito ao Lula. O Brasil “vai” bem, em decorrência do “mundo” estar (estava,antes da crise) numa fase boa. ele pegou meio caminho andado, não se esqueça que o Real e demais programas do governo não foram ele quem criou. Mas como disse, se o Brasil cresceu durante este governo, não se iluda,era para ter crescido muito mais. Estão sugando nosso país e vc nem se dá conta disso. As ações da PF, pouco tem a ver com o Lula..e sim a melhor formação dos seus agentes, delegados e etc. Isso já vem… Read more »

frederico

Estranho!!! Ao mesmo tempo que a Embraer anúncia a dispensa de funcionários, ela inicia a construção de uma fábrica nos EUA para atender a fabricação dos jatos Phenom 100 e 300. A fábrica será instalada no estado da flórida e terá capacidade para produzir oito aeronaves por mês (Notícia do próprio site da Embraer). Aos nacionalistas de plantão, a Embraer deixou de ser uma empresa brasileira a muito tempo. Tornou-se uma global player, demitindo no brasil, ela redizirá o impacto do investimento no exterior para construção da fábrica nos resultados contábeis e financeiros da empresa. A crise é um pretexto… Read more »

cesar

Francisco Amx, Bravo! Tens a minha solidariedade. Parece q o tal molusco foi alçado à categoria de semi-deus… Ñ têm jeito, falar mal do marolinha diarréia mental/sifu é proibido. O cara deve ser um santo… Nunca vê nada, ñ sabe de nada… Ñ sabe nem q têm um filhinho gênio q foi dormir pobre e acordou milionário… Amigo Francisco, ñ adianta temos q correr atrás p/ sustentar esses vagabundos incrustados nos 03 poderes. Ou, quer saber? Mandar td mundo pro olho da rua e viver s/ stress. Quem quiser q peça bolsa esmola ao pai molusco ou vá chorar no… Read more »