segunda-feira, maio 10, 2021

Gripen para o Brasil

Mais fotos dos Eurofighters italianos

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Enquanto nós brasileiros esperamos a FAB decidir qual será o vencedor do Programa FX-2, vamos curtindo os caças de outras forças aéreas…

- Advertisement -

174 Comments

Subscribe
Notify of
guest
174 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
welington

2015 o Huguito vai estar encomendando seus PAK FA’S T-50, nessa época o mundo será dos caças de 5º geração como poderemos defender nosso país com caças de 4º geração ultrapaçados? Isso é ridículo, o certo seria comprar 36 SU-35 BM que conseguiriam cobrir todo o nosso território sem apoio e com entrega feita em 2012 e entrar no programa de desenvolvimento do PAK FA T-50 e adquirir 160 unidades e absorver toda a tecnologia, pois estaríamos participando do desenvolvimento da aeronave e fabricaríamos a mesma localmente sob licença e lucraríamos com as vendas da mesma pois com a participação… Read more »

welington

Enquanto isso vamos curtindo os novos caças de outras forças aéreas.
A Alemanha já demonstrou interesse no PAK FA T-50 para não ficar atrás do bonde.

RL

Galera.

Não quero passar por chato, más vcs se esquecem que, FX-2 é uma coisa e PAK FA T-50 é outra coisa.

O fato de estarmos comprando um caça de 4 geração, não significa que não possamos entrar no projeto de um caça de 5 geração, como o PAK.

NADA esta assinado ainda, tanto com EUA, França, Suécia e nem Rússia, no entanto, o ministro Mangabeira Unger passará por durante 18 dias, ainda este mês na França, India, EUA e Rússia para assinar acordos militares e não dúvido que ele já vá com objetivos claros na maleta.

Billy

2015? Não está sendo otimista? Segundo o HC os ruskies terão que esperar uns 20 anos até desenvolverem um caça de 5ª geração. Até lá só o exclusivo F 22 e o F 35.

Voluntário da Pátria

Se o F 35 é “bom demais” para nós, pobres Brasileiros, porque desta esperança pelo PAK-FA T-50?

Ulisses

Welington,po cara para com isso!

Os caças que queremos não são 4°geração e sim 4.5(meia)geração e são tão bons quanto os de 5°,e outra eu acho que nós estamos ainda no PAK FA,só não é muito divulgado por que o caça ainda esta em testes tanto que seu primeiro vôo será ano que vem.

Abraços.

(Change we need)
(Barack Obama)

Luiz Marcelo

As viúvas do SU35 vale a pena ler o texto no link http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=687 Não me venham dizer que o site é pró-ocidente. Não se deve brincar com tecnologia israelense… Volta a afirmar que os vetores Russos aplicados no ocidente são uma fraude. Fez o correto a FAB por eliminar o SU35 do FX2. E depois da China, a Índia é o país que a mais tempo opera caças russos. Esta plataforma Russa Su27 foi desenvolvida no pior dos tempos da ex-União Soviética, quando os recursos estavam escassos. Uma coisa que sempre os Estados Unidos fez durante toda sua história foi… Read more »

Luiz Marcelo

http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=687
Caças Russos no ocidente, quem têm medo? Só os desinformados.

welington

Todos nos sabemos que os caças que estão concorrendo são 4.5G mas nos referimos como de quarta geração, mas vou a partir de hoje como sendo de 4.5G para na ter mais confusões, os caças de 4.5 G incorporam tecnologias que também são incorporados nos caças de 5 º geração e elas são ótimas aeronaves mas querer comparar um caça de5º geração com um de 4.5 é maldade não da para comparar exceto que seja o F-35 que não é um 5G puro pois não tem supercruise e tem preparação stealth somente na parte inferior e frontal da aeronave mesmo… Read more »

welington

Ressalva do texto acima. A partir de hoje vou referi como sendo.

Vovódka

” Billy em 07 nov, 2008 às 19:08
2015? Não está sendo otimista? Segundo o HC os ruskies terão que esperar uns 20 anos até desenvolverem um caça de 5ª geração. Até lá só o exclusivo F 22 e o F 35.”

Que nada!!!! No futuro ai’ desse history chanel essa epoca ja’ vai ta’ quase pronto o Sukhoi orbital ramjet com laser!!! Mas os americanos vao derrubar os russos de qualquer jeito fala serio!!!!

paulo costa

O Eurofighter,não leva misseis nas pontas das asas,de um
lado um interferidor eletromagnetico para jammear possiveis
ameaças,e na outra ponta,um decoy rebocavel,que
possivelmente devera atrair misseis guiados a IR,
e radar.Isca rebocavel no centerline existe a anos,mas
nas asas ,deve ser novidade,o computador de avião deve
compensar o deslocamento do eixo.Entre outras novidades,
foi o primeiro supercruise na Europa,e comando por voz.

welington

Cara eles puxaram tanto o saco dos americanos que o mesmo até caiu de vergonha caraca foi até feio.

welington
Radical_Nato

Me desculpem a “ingonorância”!
Mas qual a diferênça entre o Rafale eo Eurofighters?
Pra mim são bem parecidos,gostaria de saber quem roubou o projeto de quem?
Pra mim não foram os Franceses, pois o Rafale já está em desenvolvimento há bastante tempo.

SDS!

welington

Um colega já usou esse comentário que é muito comedia e ilustram muito bem as duas nações, uma gasta bilhões em tecnologia cara e de grandes custos de desenvolvimento em quanto a outra até por motivos econômicos acha soluções baratas porem muito funcionais em determinadas vezes superiores as caras da primeira nação. Na época da corrida espacial os americanos iam pro espaço e não conseguiam anotar as coisas, por que a maravilhosa esferográfica, com tecnologia (literalmente RSRSRS) de ponta não funciona sem gravidade. Os cientistas da NASA desenvolveram, com muita pesquisa, uma caneta que dispensasse a gravidade. Um dia perguntaram… Read more »

welington

Foram os Franceses que no inicio participavam do programa eurofighter e depois saíram do mesmo com conhecimento de varias tecnologias do projeto, mas construirão uma aeronave inferior (Dada suas caraquiteristicas).

Fábio Max

Lindos!

Embora eu não goste dessas aletas próximas ao nariz… kkkkk…se dependesse do meu gosto estético, no mínimo seria impossível manobrá-los!

Mas eu repito, devem representar um alívio para os pílotos do F104 Starfighter.

Raphael

Welington, o seu odio ao estados unidos esta ficando cansativo.

http://www.snopes.com/business/genius/spacepen.asp

Voce quer que eu te explique os problemas com usar lapis em 0 G? Ou a adocao a caneta espacial pela agencia russa fala o suficiente?

Alfredo_Araujo

Welington… vc no minimo viaja!!! Estamos no brasil… para q caça de 5º geração??? O Chile tem 8 F-16 Block 50, a Venezuela 30 Su-30 q nem misseis direito disparam… Quando q um pais desse vai possuir um caça de 5º geração?? E mesmo assim para q?? So se for para desfilar em parada militar… Eu defendo termos mais quantidade do q qualidade!! Se tivessemos uns 150 F-5EM eu estava feliz!! Mesmo sendo um vetor desatualizado teriamos um vetor!!! Pq hj em dia quem tem defesa aérea é RJ, RS e DF!!! Logico q se tivessemos 150 avioes modernos seria… Read more »

Saulo

Sim, q eu saiba isso aki é um forum!!! Td mundo da a opinião q qr, e um naum tm q fik recrimindando o otro!! num ti dizendo…..!! A ditadura ja akbo! Liberdade d expressao ta na constituiçao! E qm num gostar q num particip do forum.

Joao

Parece mentira que um dia o Brasil construiu o AMX com a Italia. Nos deixaram comendo poeira ha muito tempo. E triste reconhecer,mas avioes como estes so chegam no Brasil quando estiverem como os F-5,ou seja,ultrapassados,obsoletos,e enterrados no deserto de algum pais arabe.

Hornet

Pois é, João…só que a Itália não o desenvolveu sozinho. A Itália fez como estamos querendo fazer agora: criar parcerias para desenvolvemos os nossos próprios meios no futuro. Não quero nada pra agora, mas quero o melhor para o futuro. Só se constrói o futuro, quem se planeja para tal…Viver no imediatismo, como muitos querem aqui no blog, não vai nos levar a nada, pois não quero que o Brasil “compre” um caça no FX-2, quero que o Brasil projete seu futuro na defesa aérea com o FX-2…só ficaria “p” da vida com o MD e com a FAB, caso… Read more »

Raphael

O artigo sobre os Rafales na Red Flag derrotando F-18s por 6:2 era papo. Os F-18 nem fizeram parte do Red Flag. O que os Rafales abateram por 6 a 2 foram F-16 Block 30 que o Red Team usa.

Raphael

Todos os 100+ respostas naquele artigo por nada… rsss

Joao

Hornet,valeu o inteligente comentario,assino embaixo. Que te escutem la no MD. De acordo contido tambem no Xavante. So um deles,maquinas letais que sao, derruba todos esses Eurofighters,e dois SU-35 venezuelanos tambem. O F-5M nao precisa nem decolar. Nao queremos matar todos os vizinhos de medo,ne??? RSRSRS Um forte abraco.

Hornet

caro Raphael, e não é que vc tem razão!!! O F-18 nem participou desta edição da Red Flag, eu fui conferir os participantes no site da Red Flag. De fato, na Red Flag 2008 o Rafale “lutou” contra os F-16, vários modelos e “blocks” (25, 40 e 50), além de terem treinado também contra os F-15 “agressores”, e pelo visto se saiu muito bem (entrei no site do Ministére de la defense de la France e achei umas informações por lá que reforça o que vc disse…existem vários links sobre a participação do Rafale na Red Flag no site do… Read more »

Wolfpack

O RED FLAG parece não ter sido muito bom para o Su35, assim como para o Gripen… A assinatura no radar do Su35 deve ser do tamanho do maracanã.
http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?nrnot=687
O Typhoon com estas entradas de ar muito baixas devem sofrer com danos aos compressores das turbinas Rolls Royce. Alguém percebeu a fuligem na lateral da fuselagem causada pelo gerador auxiliar. Interessante para um projeto milionário como esse.

Francisco M. Xavier

Hornet! o que tu quer eu também quero, e acho que a maioria quer, o problema é o Brasil e seus “comandantes” fogo de palha, que logo se corrompem ou disvirtuam-se da idéia e do contexto, principalmente se a coisa demora, as cabeças mudam com facilidade! e, pelo jeito que anda, vai acontecer o que sempre acontece, solução provisória para sempre! meu pensamento. Torço para que tu estejas certo! porém como este blog é pra atiçar e motivar-nos a debater, tenho que temperará-lo com meu pessimismo : ) ! grande abraço teacher!
Francisco

Francisco M. Xavier

Só tenho a dizer uma coisa: A única capacidade, digamos, superior do SH frente ao Rafale, me parece, é seu radar AESA de mairo alcance, porém o sistema espectra, se funciona como promete, equilibra ou suplanta este aspecto, como já disseram e li, o radar AESA do SH vai bem em varreduras navais, se o confronto desce para níveis mais, digamos, do mar, em região com relevo diversificado, ele se torna mais manso. Acredito que, por razões óbvias, pois é um projeto mais novo que o SH, é só olhar seu desenho, com caracteristicas menos reflexivas, o Rafale deva ser… Read more »

Robson br

O cronograma do FX2 esta andando muito rápido e demonstra muita seriedade. Não adianta criticar os comandantes militares, pois só quem está lá dentro do governo é que sabe como as coisas funcionam. O cargo de ministro e de comandante das FFAA é político e depende da escolha do presidente. Falar que não sofrem pressões políticas é mentira. Agora, para um governo em que os políticos sempre foram de esquerda, teria que dar pela lógica o SU 35, mas não foi isso que aconteceu. Pressão americana? também não sei. Só sei que a coisa está andando. Falar do PAK 50… Read more »

Bosco

Para se diminuir o arrasto e o RCS de um caça, muitas idéias são adotados. O uso de um “compartimento interno de armas” é sem dúvida o mais efetivo e é típico nos caças de quinta geração. Nos caças de geração anterior, vários “truques” são possíveis, tais como: compartimentos embutidos para mísseis, tanques conformais, míssil na ponta das asas, cabides incorporando um certo grau de “furtividade”, armas stealths ou pelo menos com cobertura RAM, etc. Os Typhons incorporam várias destas medidas, como as ranhuras embutidas para os AMRAAM (e Meteor) e está sendo projetado um tanque conformal. Interessante é não… Read more »

Radical_Nato

Em termos de design, entre o Eurofighter e o Rafale, eu prefiro o Rafale.

SDS!

Bosco

Senhores, não existe isto de geração de caça de 4º G e meia. Isto é só maneira de falar e não tem nada de oficial. O exemplo clássico do caça de quarta geração é e sempre foi o F-16. Como foram criados novos caças europeus (Rafale, Typhon, Gripen) após o F-16, houve esta onda de caça de quarta geração e meia, ou de quarta geração seguido de um monte de cruzinhas (+). Isto não quer dizer absolutamente nada em relação ao caça em sí. Não é porque um determinado caça incorpora este ou aquele radar, capacidade melhor ou pior de… Read more »

Wolfpack

Assisti agora a pouco a todos os vídeos disponíveis do HChannel Future Dog Fight. É muito divertido a visão que a mídia vende ao público americano sobre o potêncial de suas plataformas stealth. Claro, isto deve existir, senão quem pagará estes projetos milionários. A visão do programa é extremamente otimista quando a performance do F22 e do futuro F35 em um teatro futuro de combate aéreo. O Rafale estava lá demonstrando todo seu potêncial e sua incapacidade de combate frente o F22. O que achei mais divertido foi a utilização de drones iscas para ativação de radares de defesa para… Read more »

Bosco

O F-22 e o F-35 (que é sim um legítimo caça de quinta geração) são superiores a qualquer caça em relação ao combate BVR. O pacote aerodinâmico associado a motorização, o pacote eletrônico, e a incorporação da tecnologia stealth em sua plenitude fazem estes caças superiores a todos. Embora possam parecer caças “normais” eles incorporam a tecnologia stealth que até então parecia estar restrita a aeronaves lentas e de baixa performance aerodinâmica. A união de uma alta performance (aerodinâmica e motor) com a “invisibilidade” é que foi o fator determinante da superioridade dos mesmos e é o que determina a… Read more »

Bosco

A adoção por parte do F-22 de mísseis nos cabides das asas faz a sua “furtividade” decair a ponto de perder a iniciativa e a surpresa, tornando-o de imediato um caça de quarta geração. Aí, vale quem tem o melhor radar, os mísseis de maior alcance, melhor suíte de contramedidas, etc.

Wolfpack

Não me sai da cabeça a fuligem na fuselagem do Eurofighter Typhoon das fotos, na base da asa… Se fosse no Brasil, já teria gente reclamando do combustível nacional… Seria uma turbina+gerador auxiliar de força mal localizada? Acho que o franceses fizeram certo em pular fora de um projeto que têm espanhóis e italianos juntos…

Hornet

Amigo Bosco,

“panela véia é que faz comida boa”…rs.rs.rs….também sou desta safra dos 60, a melhor de todas…rs.rs.rs.

um forte abraço

joao

Que sacanagem!!! Hoje e Sabado,to doido para comer uma feijoada com farofa e guarana brama,mas aqui so existe a 80 milhas de distancia,e mesmo assim muito ruim. Ah,que saudade do Brasil…

Hornet

Caro Robson br, concordo com o que vc escreveu, só discordo num ponto: a Russia é um país de esquerda?!!! Acho que a Russia é tão de esquerda quanto o Bush e o Chávez…hehehehe A URSS (que no meu modo de ver também não era exatamente de esquerda, ao menos não no sentido clássico das ciências política, mas essa é uma longa discussão) acabou. Como eu já disse certa vez aqui no Blog, a Russia tem mais de mil anos de história. A URSS, comparativamente, durou só “uma semana” em todo este tempo da história da Russia. E se formos… Read more »

Hornet

amigo João,

em que cidade que vc mora aí nos “states”?

um forte abraço

Hornet

João,

pra ajudar a diminuir um pouco suas saudades (e atiçar mais sua fome..rs.rs.), entra neste link aqui: http://www.youtube.com/watch?v=fvMGxfq8Lig

Eu sei como é duro ficar longe do Brasil, já passei por isso…a gente sente falta de tudo, não é só da feijoada…eu sentia muita falta dos meus amigos, e olha que nem fiquei muito tempo fora, foi só alguns meses (fui fazer parte do meu doutorado na Inglaterra)…mas como eu sou apegado aos amigos e ao Brasil, parecia que era uma eternidade…

um forte abraço

joao

Eu moro em Oxnard,CA. E voce,mora em Sao Paulo?

Bosco

O Brasil já conta com caças de quarta geração, que são os Mirages 2000. Também a FAB possui caças de terceira geração com aviônica modernizada (F-5M) Se nossos Mirages fossem novos, em número suficiente (pelo menos 36) e de uma versão capaz de operar os Micas, devido aos cenários possíveis dentro do nosso TO, não precisaríamos de nada melhor por um bom tempo. Isso é claro, se todos os F-5 e AMX fossem modernizados, e se fossem adquiridos armas (mísseis Derby, kits de bombas guiadas, Python IV, casulos de ECM, casulos de designação de alvos, mísseis anti-navio, etc) para os… Read more »

joao

Po,Hornet,valeu o video. Ate o cachorro come feixoada,que inveja dele,e secanagem,ne??? O meu tio tinha uma Kombi igualzinha,tambem. Os unicos amigos brasileiros,que como eu naufragaram aqui um dia, tao no jiu-jitsu,a gente treina tudo la no graciebarra,aqui esta o site…http://www.graciebarraventura.com/ Realmente e uma saudade imensa do Brasil. Nao sei no campo das FAAS,mais posso assegurar que,condenado a cadeia perpetua de comida americana…A COMIDA BRASILEIRA E A MELHOR DO MUNDO!!!!!!!!!!!!!! Um Forte Abraco.

Hornet

valeu, Bosco!

João, atualmente eu estou morando em Campinas (interior de SP)…mas como trabalho numa universidade, na verdade moro na estrada, pois fico indo e vindo pra todo lado, é um congresso aqui um não sei o quê ali e assim vai…rs.

A Califórnia deve ser bem legal. Eu não conheço, mas deve ser bem legal.

sorte aí nos “states”!!!

abraços aos amigos

Bosco

Cara! Que vídeo maneiro!
Até eu que já almocei fiquei com fome.
O Chico como sempre mostra a sua genialidade.
Até quem não é da safra de 60 tem que admitir.
Outro abraço!

João,
eu sou o maior fã de vale-tudo e do nosso Jiu-Jitsu.
Minhas duas paixões, tirando a minha profissão (e um monte de gente) são o vale-tudo e tecnologia militar.
Um abraço.

Hornet

João, o vídeo não foi pra sacanear, te juro! Foi no sentido de ajudar a vc manter contato com as coisas do Brasil, especialmente num sabadão como esse…

abração

ps. Comida americana? What fuck is this? isso não existe, é só uma ilusão de ótica…rs.rs.rs.

Hornet

Pois é, Bosco, nós da safra de 60…o “nós” no caso somos eu, vc, o CHICO BUARQUE (que nasceu artisticamente nos 60)…hehehe…estamos com tudo e não estamos pra prosa…rs.rs.rs.

um forte abraço

Reportagens especiais

Cavanaugh Flight Museum – parte 3

O CFM mantém vários “warbirds” em condições de voo que fazem apresentações em ocasiões especiais e eventos comemorativos. Nesta terceira parte de nossa visita...
- Advertisement -
- Advertisement -