AgustaWestland na LAAD Security 2014

11

Ricardo Pereira ricardo.p.azevedo@gmail.com LAAD Security 2014

Claudio Queiroz – Rio de Janeiro, especial para o Poder Aéreo/Forças de Defesa

Começou na terça-feira, 8 de abril, no Riocentro no Rio de Janeiro-RJ, a LAAD Security 2014 – Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa.

O segundo dia da feira trouxe boas novas para o mercado nacional, do setor público-militar ao civil voltado ao mercado off-shore. Segundo informações dos diretores da AgustaWestland no Brasil, o mercado nacional tem boas perspectivas de absorção da aeronaves AW109, haja vista o sucesso recente em algumas licitações com entregas já feitas. O helicóptero é o único da categoria a transportar sem restrição de espaço até duas macas, atendente e pilotos (aeronave bimotor).

No mercado civil off-shore, o destaque é o mais novo helicóptero AW189 (imagem abaixo), um vetor da porte médio com um peso máximo de 8.300kg na decolagem e uma capacidade de transporte de 2 tripulantes e até 18 passageiros.

AW189-01h

Nas fotos, o AW109 exposto na LAAD Security 2014.

Ricardo Pereira ricardo.p.azevedo@gmail.com LAAD Security 2014

Ricardo Pereira ricardo.p.azevedo@gmail.com LAAD Security 2014

Ricardo Pereira ricardo.p.azevedo@gmail.com LAAD Security 2014

Ricardo Pereira ricardo.p.azevedo@gmail.com LAAD Security 2014

FOTOS: Ricardo Pereira – www.assuntosmilitares.jor.br

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nautilus

Parece que a MB vai modernizar os 8 Super Lynx do segundo lote a um padrão bem próximo ao do WildCat, até mesmo trocando os motores.

Mauricio R.

Conseguirá o AW-109 vencer a abjeta “parceria estratégica”, ou a MB mofará c/ a tranquerinha EC-135???

Clésio Luiz

AW-109 Trekker, indo onde nenhum helicóptero foi antes…

Será que a voz de aviso de emergências é a do Leonard Nimoy?

juarezmartinez

Pela vontade dos” Marionautas” dá AW 109, mas se depeder daquelas pessoas que mais entendem de helis militares no mundo, todos best of mine, que por uma obra do destino são os mesmos que escolheram o EC 725, vão ter que entubar o dito cujo citado pelo colega…..

Grande abraço

eduardo pereira

Só sei que o verdinho da foto armado parece um mini clone do “Esquilo” mais moderninho!!rs

Fernando "Nunão" De Martini

Eduardo, “mini” só se justifica por ser foto de uma maquete. Os integrantes da família AW109 são, consideravelmente maiores que os da família do Esquilo e um deles participa (versão LUH com trem de pouso com rodas), de uma concorrência na MB que visa justamente substituir o Esquilo. Dela participa também um produto Airbus Helicopters, o EC-135, que é maior que o Esquilo. Mesmo o da foto da maquete, que me parece ser o primo menor AW119 Koala enhanced, tem peso de decolagem superior e motor mais potente que o Fennec (versão militar do Esquilo), além de capacidade para mais… Read more »

eduardo pereira

Valeu Nunao !! O Aw 109 LUH parece ser o melhor nesta concorrencia ,mas acredito que dificilmente vencerá o lobby da Helibras (feliz ou infelizmente),mas o importante é dotar a força de aparelhos novos e atuais nao é ?, Sendo assim ,ambos sao melhores que o Fennec.

Sds.

eduardo pereira

A versao militar do EC 135 é o EC 635 Nunao, pelo que vi . É ele que esta concorrendo com o Aw 109 pois o achei bem bacana ??

Fernando "Nunão" De Martini

Isso, Eduardo. A denominação militar é EC635.

Acrescenta-se um 500 ao 135 e o número vira 635, assim como o modelo 145, de categoria logo acima, vira o 645.

Mais ou menos similar à diferença entre a numeração dos canais normais e versões em HD de uma certa operadora de TV a cabo…

É claro, a militarização envolve detalhes maiores que somente a diferença na numeração, pois se acrescenta cabeamento para predispor a aeronave à instalação de diversos sistemas militares, entre outras coisas.

Fernando "Nunão" De Martini

Lembrando que essa disputa entre o AW109LUH e o EC635 foi abordada na revista Forças de Defesa número 2 (esgotada há bastante tempo), em matéria sobre aniversário do Esquadrão HU-1 da Marinha. Os helicópteros são bastante parecidos em capacidades e é em detalhes importantes que um oferece numa área alguma vantagem que o outro não tem, e vice-versa. O EC635 tem uma interessante porta traseira, que o AW109 LUH não tem. Por outro lado, o AW109 tem trem de pouso com rodas que é melhor para operação embarcada, enquanto o do EC635 é do tipo esqui (que, por seu lado,… Read more »

eduardo pereira

Obrigado pelo esclarecimento Nunao, creio que seja qual for escolhido cumprirá bem o papel que o ‘Esquilo’ cumpriu.

Sds.