Próxima geração de caças dos EUA poderá empregar armas laser

11

sixth-generation concept aircraft

A Força Aérea dos EUA (USAF) pretende equipar a próxima geração de caças com armas laser de alta potência. Para isso, o Laboratório de Pesquisas da USAF (Air Force Research Lab – AFRL) lançou um pedido de informações (RFI – Request for Information) sobre sistemas laser embarcados em “plataformas de domínio do espaço aéreo”. O propósito do mesmo é identificar sistemas que possam ser integrados em plataformas de caças que entrarão em atividade a partir de 2030.

O resumo da informação do RFI está disponível no site da Federal Business Opportunities  (ver imagem abaixo).

Lasers Systems for Future Air Dominance Platforms

O AFRL está interessado em lasers que estejam no nível TRL4 (technology readiness level four) por volta de outubro de 2014. Isto significa dizer que os componentes básicos estarão integrados para desenvolvimentos em laboratório a partir do período citado. E a partir de 2022 a USAF pretende que o sistema atinja a condição TRL5. Neste último caso os componentes do sistema poderiam ser integrados e testados no campo.

A Boeing e a Agência para Defesa de Mísseis dos EUA (U.S. U.S. Missile Defense Agency – MDA) testaram um laser de alta energia a partir de uma aeronave Boeing 747-400F especialmente modificada para esta finalidade em agosto de 2009 (ver link abaixo).

Caso o programa do AFRL dê resultados, a próxima geração de caças  da USAF e da USN poderá ser equipada com este sistema, como a concepção artística para o sucessor do Super Hornet (projeto F/A-XX) feita pela Boeing, mostrada na imagem de abertura deste post.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Essa imagem da Boeing é tão furada quanto aquelas que as empresas americanas publicaram no começo da década de 80 para a concorrência do ATF. Basta olhar a posição das entradas de ar para ver que elas não funcionariam bem sob altos ângulos de ataque. Isso pode ser aceitável no B-2, mas certamente não é num caça embarcado.

joao.filho

Daqui a pouco eles estarao produzindo o Tie Fighter e a Death star, enquanto continuamos esperando a conclusao do FX-2…

joseboscojr

Quando caças não tripulados (ou tripulados remotamente) estiverem usando armas laser de alta energia haverá um ganho de persistência de combate assombroso. Em sendo lasers de estado sólido que usam a eletricidade (e não produtos químicos como o extinto ABL) o caça poderá apenas ser reabastecido em voo e se manterá por tempo indeterminado em patrulha, sem voltar ao solo. Não duvido que um caça não tripulado armado com laser poderá num futuro a médio prazo ficar em patrulha por uma semana ou mais, provavelmente sendo reabastecido por outra aeronave também não tripulada. O ABL tinha um laser químico gigantesco… Read more »

eder albino

E nós aqui…
O que teremos?

Também gostaria de chamar a atenção para um pequeno erro de digitação no texto, coisa mínima.
Esta escrito “laser de lata potência”, creio que seria “alta”.

Ricardo Cascaldi

Para uma defesa AA e talvez até um dogfight até acredito no uso de lasers, mas para ar-terra, acredito que as bombas inteligentes ainda estarão presentes por muito tempo.

Bombas podem desviar do terreno, tem maior alcance e no futuro poderão ter um melhor CEP com menores danos colaterais.

Só vejo lasers complementando bombas inteligentes. Talvez uma bomba lançada que atue como um drone e libere um feixe de laser para destruir seus alvos, mantendo a aeronave longe do perigo dos SAMs.

Podem falar que viajei na maionese…

Grande abraço!

Ricardo – O sumido que veio dar um Oi.

joseboscojr

Ricardo,
Sem dúvida! O laser ou seja qual for a arma de energia direta que venha a ser usada em aeronaves não virá para desbancar as outras e sim para acrescentar.
Só pra citar um exemplo, bombas e mísseis têm capacidade de atingir alvos NLOS (fora da linha de visão) e OTH (além do horizonte), coisa que um feixe de energia não faz.

rommelqe

Caro Bosco,
Eu não tenho essa convicção….hoje usamos corrriqueiramente “lasers” para metrologia de precisão com refletores “colaborativos” que facilmente podem ser embarcados em ARPs operando em conjunto com caças dotados com fonte de energia compativel com esse foco (no duplo sentido, claro). Tais refletores também podem direcionar feixes de alta energia … Em breve será possível pensar em defletores mais eficientes.

rommelqe

Caro Bosco,
Vide ” Laser tail gunners: DARPA seeks to use laser weapons….” No site aerospace& defense – electronics…

Nick

Armas de energia dirigida, ainda é projeto, mas armas capazes de desativar misseis IR já estão se tornando realidade.

[]’s

Soldat

Em breve estaremos em um mundo que ficara como o filme…

Star War….oh…e noissssss….!!!!!

Tadeu Mendes

Clesio,

O projeto e da DARPA, e nao e coisa para principiantes.

Da para voce me explicar de onde voce tirou essa conclusao?

O que te haver posicao das entradas de ar, com o angulo de ataque…ainda mais sabendo que e uma aeronave robotica?

Seu argumento e contra-intuitivo, ou voce esta se baeando em Fisica? Aerodinamica para ser mais preciso?