JPO suspende trabalhos no capacete alternativo do F-35

12

F-35_Helmet_Mounted_Display_System

Na semana passada o Escritório Conjunto do Programa JSF (Joint Program Office – JPO) havia anunciado a suspensão do desenvolvimento paralelo de um capacete para o caça F-35, como alternativa ao capacete original, em desenvolvimento pela VSI (Vision Systems International), uma associação das empresas Rockwell Collins e Elbit Systems.

O motivo da suspensão do programa, segundo o JPO, seria a economia de US$ 45 milhões no desenvolvimento do capacete alternativo. Por outro lado, a Lockheed Martin, contratante principal do programa, informou que “o governo [dos Estados Unidos] está confiante na performance do capacete [original] e na resolução dos problemas anteriormente identificados”.

Com base nas experiências de desenvolvimento do capacete HDMS panorâmico para o caça Eurofighter Typhoon, a BAE Systems foi contratada em setembro de 2011 para desenvolver uma alternativa ao capacete da VSI em função de problemas técnicos que o programa enfrentava na época.

Segundo nota da BAE, cujos trechos principais foram divulgados pelo site Flightglobal, a empresa está “desapontada com a decisão tomada pela Lockheed Martin” e que “está preparada para retomar o programa a qualquer momento, caso a gerência do programa mude de ideia”.

Muitos foram pegos de surpresa com esta decisão, uma vez que o gerente do programa JSF, brigadeiro Christopher Bogdan, havia afirmado no mês passado que os trabalhos nos dois capacetes seriam concluídos antes de uma decisão final (para mais detalhes sobre este assunto, aguarde a Parte III do artigo “Ele vai voar?”, que será publicada no Domingo, dia 20 de outubro).

Com informações dos sites Flightglobal e Military & Aerospace

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
glaison

O que é o visual desse capacete. Isso não é de Deus.
rs…
O colega Vader deve saber a loja que vende.

Guizmo

O piloto é o HellBoy?

Wagner

” nós somos os Borgs, resisir é inútil ”

Uma vez vi um programa em que um americano falava isso sobre o desenvolvimento tecnológico deles, ele mesmo falava isso : eles estavam se tornando os borgs !!

Guizmo
Vader

Na época eu falei que esse capacete era desnecessário…

Vader

Inveja mata hein Wágner? 😉

Nick

Esse HMD de nova geração lembra a cabeça de um inseto. Oo

[]’s

eder albino

Nick disse:
18 de outubro de 2013 at 15:13

Os japonenes são os pioneiros!!!
Esse HMD lembra o heroi Black Kamen rider que passava na extinta TV Manchete.

eder albino

“japoneses”

Gilberto Rezende

Medida de economia desesperada e colocaram todos os ovos no capacete VSI.

Sem plano B.

Booooa Sorte Mr. Christopher Bogdan…

Gilberto Rezende

Aliás esta foto é do capacete cancelado ou o titular da VSI ???

Gilberto Rezende

Foto do WIKI a legenda diz que é o modelo titular VSI…