mig31-1

A agência russa Ria Novosti informou hoje que Moscou retomou as negociações com o governo de Damasco para o fornecimento de, pelo menos, oito interceptadores MiG-31 Foxhound.

O mesmo periódico que deu a notícia sobre o congelamento das conversações em maio, informou que a companhia Sokol, responsável pela modernização das aeronaves, já iniciou os trabalhos em algumas células que estavam estocadas desde 1994, quando a linha de montagem do MiG-31 foi descontinuada.

Há cerca de dois anos atrás Rússia e Síria assinaram dois contratos na área de aviação militar. O primeiro deles sobre a venda de caças MiG-29 foi implementado, mas o segundo, a respeito dos MiG-31, não seguiu em frente.

Segundo algumas fontes, cerca de 500 MiG-31 foram produzidos desde 1978. Aproximadamente 370 estariam em serviço na Força Aérea da Rússia, mas não necessariamente operacionais.

mig31-2

FONTE: Ria Novosti
FOTOS: militaryphotos

Tags:

Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

81 Responses to “MiG-31: Rússia retoma negociações com a Síria” Subscribe

  1. Rodrigo Marques 3 de setembro de 2009 at 19:05 #

    Será que a Síria apoiará o Irã, militarmente, quando Israel bombardear as instalações nucleares dos aiatolás? Algo que parece inevitável.

  2. COMANDANTE MELK 3 de setembro de 2009 at 19:08 #

    Senhores,

    a velocidade que este avião é capaz de alcançar é fantastica, agora gostaria de informar que a Venezuela deverá adquirir cerca de 10 helicópteros de ataque Mi-28N “Night Hunter”, de última geração, para a aviação de seu Exército. Sem contar que há rumores da possibilidade de compra de um novo lote de aviões de combate Sukhoi Su-30MK2 e, de um pedido inicial do modelo mais avançado, o Su-35.

    Sem querer dizer que o nosso vizinho é uma ameaça, mas é bom que cheguem logo as novas aeronaves de combate da FAB, só para equilibrar melhor as coisas…

    Grato.

  3. Caipira 3 de setembro de 2009 at 19:14 #

    Não entendo de caças, mas a impressão passada pelas imagens é que as turbinas desse “monstro” são gigantes…
    Alguém tem mais info técnica sobre as turbinas?

  4. luciano 3 de setembro de 2009 at 19:26 #

    Bela foto. A fuselagem é bem rústica.

  5. luciano 3 de setembro de 2009 at 19:27 #

    Mas o 31 não é tão rápido quanto o 25.

  6. Tomcat 3 de setembro de 2009 at 20:11 #

    A fuselagem parece rústica mesmo… modo russo de fazer as coisas antigamente. Não se esqueça que Mig-31 é uma evolução do Mig-25, que por sua vez é um projeto da década de 60.

    Não sei ao certo, mas chuto que o diâmetro do bocal da turbina seja por volta de 1 metro. Isso aí com o Pós-Combustor ligado deve fazer um estrondo danado! :)

  7. Clésio Luiz 3 de setembro de 2009 at 20:41 #

    Varia de acordo com a fonte, mas a potência em PC é de 15,500 kgf de empuxo, cada uma.

    Diálogo entre o Mig-31 e o F-22:

    F-22: eu tenho super-cruise, Mach 1,58.
    Mig-31: ahahahahahaa

  8. Samuel 3 de setembro de 2009 at 21:04 #

    Acho que a Mach 2.85 fica difícil ver o bixinho!!!! hehehehe

  9. Adler Medrado 3 de setembro de 2009 at 21:15 #

    Esse avião é lindo.

    Vai ser triste ver Israel derrubar eles.

  10. Adler Medrado 3 de setembro de 2009 at 21:19 #

    Diálogo entre o F-22 e o MiG-31:

    F-22: Ei, vai mais devagar.
    MiG-31: Eu acho que estou escutando vozes. Não vejo nada nem ninguém.

    Deu pra entender né? O MiG é lindo e possante mas no radar de um F-22 não passa de mais um alvo.

  11. Pegasus 3 de setembro de 2009 at 21:21 #

    Pelo que eu andei lendo sobre ele , o interassante é sua capacidade de operar quase que como AWAC, por ter um radar potente e voar a grande altura, pelo que eu li, 3 deles poderiam cobrir a amazonia com seus radares em cooperação fazendo uma cobertura total e dando alerta antecipado.

  12. tyrion 3 de setembro de 2009 at 21:34 #

    eles vao abater um ou outro mas creio que o custo sera alto principalmente se eles vierem acompanhados com o kit de armamento completo e to falando dos míssil de longo alcance de guiamento semi-ativo R-33 (AA-9 Amos) ou novo míssil de longo alcance R-37 e o R-77 (AA-12 Adder), os dois de guiamento ativo na fase final do curso.
    lembrando.o mig 31 e um vetor fantastico,ele junto com o F-14 tomcat sao imbativeis.

  13. André Castro 3 de setembro de 2009 at 21:38 #

    Para uma velocidade dessa haja combustível!!!! qual a autonomia do MIG-31?

  14. Baschera 3 de setembro de 2009 at 21:43 #

    Poggio,

    Magnífica a segunda foto !!

    O radar do Mig-31 ligado é como acender uma fogueira à noite no deserto.

    Sds.

  15. Tiago Jeronimo 3 de setembro de 2009 at 21:45 #

    O único avião russo de que eu sou fã,o Foxhound junto com o F-14 maracaram epoca. Mas hoje em dia…

    Diálogo entre o Mig-31 e o F-22:

    F-22: eu tenho super-cruise, Mach 1,58.
    Mig-31: ahahahahahaa Eu voô a Mach +3
    F-22: O Meu AIM-120D voa a Mach 4,5 sinto muito.

  16. Tiago Jeronimo 3 de setembro de 2009 at 21:47 #

    Pra quem quiser saber mais sobre o Foxhound: http://aircombatcb.blogspot.com/2008/09/mikoyan-gurevich-mig-31-foxhound-o.html

  17. marcelo 3 de setembro de 2009 at 22:09 #

    É CLARO QUE ISRAREL ESTA PREUCUPADO COM O MIG-31 A SIRIA PODE ABATER O F-15 A MAIS 100 KM É UMA MAQUINA MORTIFERA.

  18. Francisco AMX 3 de setembro de 2009 at 22:11 #

    A 2 foto parece um 3D! Muito Bacana!

    Não é tão simples buscar um alvo a Mach3 a 25mil metros… quanto parece… tem gente que acha que tudo é video-game… NÃO É!

    Este caça modernizado, pode carregar um radar sem par entre os caças, ser o vetor de vários mísseis de longo alcance, ser uma verdadeira base de mísseis no “espaço” mudando de posição como um raio!
    A tecnologia pode reservar surpresas para estes mastodontes ultra rápidos…
    Imagine o alcance do Brhamos sendo lançado de 25 mil metros de altitude…

  19. germa 3 de setembro de 2009 at 23:46 #

    o meu questionamento não é sobre o MIG que eu acho lindo,mas pq um interceptador??

    Em em TO contra os F-15 e F-16,o MIG-31 tem um alcançe de radar menor,e Israel não opera bombardeiros, onde o MIG deveria levar vantagem.(não estou considerando um DOGFIGTH)

    Lí que o avião da RAC(russian aircraft corp.)pode ser utilizado como AWAC e passar dados aos MIG-29, mas o alcance de radar do mesmo ainda é maior.

    Ou ainda para atacar alvos em solo,mas o missel Kh-25MP tem um alcance de 60 km para ataque a rada…

    sei lá… só o Wellinton mesmo pra nos explicar a compra de MIG ao invés de Su-30MKI, que levariam vantagem em confronto direto com os caças israelenses e também pode ser usado para atacar alvos em terra.

    explica ae Wellinton!

  20. germa 4 de setembro de 2009 at 1:22 #

    tem matéria em inglês no pravda.

  21. Cor Tau 4 de setembro de 2009 at 5:50 #

    Podem levar até 16.500 kg de combustível…..Mach 3,5…4.300 km/h(30 minutos)…Tem um alcance máximo de 3.500 km(tanques externos)..Pode efetuar o lançamento de satélites comerciais leves para órbitas baixas…..Assim como pode abater(MIG-31D)…Este avião não foi construído visando a manobrabilidade…..Mas…Hoje em dia o sujeito nem chega a ver o inimigo….Dogfight ira acabar mesmo na 6G………..Seu grande diferencial foi na época a eletrônica digital de seus aviônicos e o radar de antena fixa e abertura sintética Zaslon N-007…O primeiro radar de scan eletrônico de fase à entrar em serviço no mundo…Podia rastrear alvos até 198 Km de distância podendo gerenciar e acompanhar até 10 alvos sendo 4 simultaneamente em praticamente qualquer direção ao redor do aparelho e tanto acima quanto abaixo do mesmo….Isso era uma evolução fantástica à época…..Para mim foi o mais poderoso e surpreendente interceptador ja feito……No passado está a história do futuro…….6G…………

    A carga de armas máxima de um MiG-31M versão mais recente do interceptador é composta da seguinte combinação totalizando até 9.000 Kg de peso:

    6 mísseis ar-ar R-37 (AA-13 “Arrow”) de longo alcance, carregados aos pares nos recessos sob a fuselagem;
    4 mísseis ar-ar R-77 (AA-12 “Adder”) de médio alcance nos cabides internos das asas;
    4 mísseis ar-ar R-73 (AA-11 “Archer”) de curto alcance, nos cabides externos das asas.

    Podem ser montadas outras combinações de armamento nos pontos sob as asas de acordo com a missão com a supressão dos mísseis dos cabides internos das asas em favor da instalação de tanques auxiliares de combustível para ampliar o raio de ação.Outra variante foi o MiG-31F que seria uma proposta de caça-bombardeiro multi-missão para a força aérea russa baseado na versão BM porém equipado com novos sistemas de armas e aviônicos mas que não chegou a ser produzida….

    F-22: eu tenho super-cruise, Mach 1,58.

    Mig-31: ahahahahahaa Eu voô a Mach +3

    F-22: O Meu AIM-120D voa a Mach 4,5 sinto muito

    Mig-31:Sinto mais ainda…Uma coisa é você ter algo que voa a Mach 4,5…Outra absolutamente diferente é “você” ser algo que voa nessa faixa a longo alcance….

    Mig-31:Eu acho que estou escutando vozes…Não vejo nada nem ninguém…Estou muito rapido….Longe e alto…….Não deu para ver ou ouvir direito quem era…..

    Zaslon: Olha amiguinho Mig….lllllllllaaaaaaaaaaa estão eles………Bem longe…

    R-37: É mesmo vixi como estão longe..Não sei porque….Mas algo me diz que eu consigo chegar lá a Mach 6…Vou fazer uma surpresa pra eles ta amiguinho Zaslon…….

    Zaslon:Ta certo amiguinho R-37….Vai la e de seu oi pra eles….Diga que mandei um tchau ta……….

    Evolução Mig-31F :Se eu viesse a existir o tornaria realmente invisivel…..Eu realmente o tornaria invisivel amiguinho F22………..

    F-22: Ai como você é grossso amiguinho Mig….Tem que ser com carinho….Sou muito delicada….Sou uma princesa viu….Se não cuidarem direito de mim eu viro balbuleta….

    Maravilhas nunca faltaram ao mundo o que sempre falta é a capacidade de senti-las e admirá-las……….

  22. Cor Tau 4 de setembro de 2009 at 6:42 #

    “Vai ser triste ver Israel derrubar eles”

    Infelizmente é verdade…..Versão de exportação com capacidades reduzidas…….Sem atualizações que pelo menos quebrem algum galho…

  23. Cor Tau 4 de setembro de 2009 at 7:01 #

    Espero que consiga ver desta vez……

    Francisco AMX em 01 set, 2009 às 23:03

    “Obrigado Cor Tau, entendi! gostei da Musica! me diz uma coisa este menino bonitinho e simpático que aparece no teu avatar é um filhote? tenho um de 2,5 anos e uma menina de sete!Abraço! poeta do blog!”

    Francisco AMX muito obrigado mesmo viu……….O menino bonitinho e simpático da foto sou eu mesmo….Quando criança….rsrsrsrs…Hoje eu tenho 26 anos e ainda não tenho filhos…..Por enquanto….

    “Abraço! poeta do blog!”

    Quem me dera ser poeta para poder colocar em verso o sentimento de uma grande amizade…Os amigos ocupam grande espaço do meu ser…Não escolhi meus amigos simplesmente os conquistei com o melhor que tenho para dar….A minha sincera amizade na qual lhes dou o meu afeto, amor, respeito, carinho e cumplicidade…….Você é uma pessoa Especial!!!…….Abraços e tudo de bom para ti e para seus filhos Francisco AMX…….

  24. Felipe Cps 4 de setembro de 2009 at 8:15 #

    Bem, Mikhoyan Gurevich nunca fez caças de acrobacia.

    Off-Topic URGENTE:

    Deu no Globo News agoira há pouco: Mulla manifesta sua preferência sobre caças franceses. Segundo ele, a França se mostrou mais “flexível” na transferência de tecnologia.

    Sds.

  25. Amir Abdlah 4 de setembro de 2009 at 8:23 #

    Israel tem que temer sim. Os anos de massacre do povo Arabe estão acabando. A hora é de união dos povos arabes para honrarmos o nosso sagrado solo.
    Chega de exploração. comesta aeronave Israel não terá reação. Infelizmente tivemos que chegar a esse ponto pois o governo Israelense apoiado pelos EUA, desrespeitam tudo o que é de sagrado.
    Chega! temos que vingar nossos irmãos e irmãs mortos por Israelenses com armas Americanas…

  26. welington 4 de setembro de 2009 at 8:31 #

    Germa os Sírios já possuem caças interceptadores (MIG-25) e conhecem muito bem as táticas utilizadas em sua operação e as capacidades impares destas aeronaves, a primeira vista eles têm a intenção de a médio longo prazo substituir os MIG-25 pelos MIG-31, o que elevaria enormemente as capacidades daquela força. O MIG-31 é o melhor interceptador já construído, ele utilizado em conjunto com caças de combate MIG-29 podem dar uma enorme capacidade de combate a força aérea síria, mas a intenção primordial Síria a meu ver é em caso de combate utilizar em conjunto com o MIG-31 caças MIG-29 e AWACS A-50 (Iranianos), o que se tornaria uma combinação extremamente letal a qualquer força aérea do mundo…
    A Síria não vai adquirir um interceptador em vez de um caça de combate, a Síria já utiliza caças de combate MIG-29 que são muito eficientes a combates médios e curtos sem apoio, e é exatamente este o cenário em que muito provavelmente os MIG-29 seriam utilizados em um suposto combate contra Israel e/ou seus aliados, desta forma vislumbrando as pequenas dimensões territoriais e as pequenas distancias dos possíveis inimigos os Flankers não se fazem necessários, os Fulcrums correspondem as expectativas a altura, já em combates longos a combinação de MIG-31,MIG-29 e AWACS A-50 (Iranianos) seriam uma combinação extremamente letal, sem contar que o MIG-31 é o melhor interceptador de mísseis cruise, bombardeiros e aeronaves de alerta antecipado, o SU-35 BM pode interceptar aeronaves de alerta antecipado e bombardeiros a longa distância, porem a capacidade de abater mísseis cruise com grande eficácia é uma característica impar do MIG-31, e como todos sabem mísseis Cruise são uma dor de cabeça a qualquer inimigo, e esta capacidade foi um dos grandes motivos que levaram a intenção de adquirir interceptadores a caças de combate como os Flankers ou mais Fulcrums…
    Umgrande abraço Germa…

    A motivo de curiosidade, a síria tem uma força aera composta de cerca de 62 MIG-29, 173 MIG-23, 38MIG-25, 162 MIG-21 e 20 SU-24, estas aeronaves apesar de serem antigas e estarem necessitando de modernizações para manter suas capacidades frente aos inimigos, ainda são muito capazes e eficientes…
    Um grande abraço a todos…

  27. Cor Tau 4 de setembro de 2009 at 9:33 #

    “Deu no Globo News agoira há pouco: Mulla manifesta sua preferência sobre caças franceses. Segundo ele, a França se mostrou mais “flexível” na transferência de tecnologia”

    Se é serio então deu esse caça ai mesmo….Seria muita burrice afirmar uma coisa dessas em plena~auge negociação….Mas….Sabem como é cachaceiro né?!……….A qualidade do churrasco depende da cerveja que foi comprada………..

  28. Marcelo Tadeu 4 de setembro de 2009 at 10:24 #

    Um avião muito bonito, mas de outras épocas, hoje a arena BVR acabaria com eles. Imaginem aquela radazão Foxhound emitindo potentíssima radiação eletro-magnética, os AIM-120 C-7 iriam adorar. O que adianta voar à 2.500 Km/h naquele espaço aéreo do tamanho de Minas Gerais, os sírios iriam varar pela Europa oriental antes de perceberem onde estavam. Isto não quer dizer que eu não goste do MIG-31, mas é um belo avião na foto, só isso. Os custo de operação devem estar na altura que ele voa.

    Sds,

  29. Jc 4 de setembro de 2009 at 11:04 #

    Otimo, mais comida para a poderosa forca aerea israelense. Cairao como moscas, como sempre.

  30. Jonas Rafael 4 de setembro de 2009 at 11:40 #

    Marcelo Tadeu, eu pensei a mesma coisa. Será que eles tem espaço pra utilizarem plenamente a velocidade e o alcance das armas do avião? Melhor por eles na base aérea mais longe da fronteira com Israel. Por outro lado é verdade que os MiG-25 usaram sua velocidade estrondosa pra evadir confrontos em outra época, mas será que hoje em dia com a evolução dos radares/mísseis isso ainda seria possível?

  31. Raphael Barros 4 de setembro de 2009 at 11:49 #

    O Mig-31 é fantástico foi derivado do Mig-25 que é um avião que alcança 3000 km/h e foi concebido para destruir o XB-70, o mig-31 alcança 2800 km/h ele utiliza o míssel R-33 e R-37 com alcances entre 100km – 400km o radar Zaslon pode operar via datalink com mais 3 Mig-31 totalizando alcance 400km de radar ou seja 4 migs 31 voado um perto do outro formam um AWACS de 400km.

    Diálagos F-22, Mig-31 e Su-35BM
    F-22: Meu AIM-120D tem alcance de 150km e tenho baixo RCS
    Mig-31: Eu e mais 3 camaradas Migs-31 juntos formamos um radar com 400km
    Su-35BM: Eu sozinho tenho radar de 400km e levo o R-77M1 com 170km, Ks-172 com 400Km. Meu radar detectada uma pulga no F-22 à 120km de distância.
    F-22: Ai nossa estou xonada pelo Su-35BM !!!
    Mig-31: E tô ficando velho será com uma modernização para o padrão M ainda sirvo para o combate.
    Su-35BM para o F-22: Sai fora fruta vai dar o bocal 2D para o F-35.

  32. Raphael Barros 4 de setembro de 2009 at 11:57 #

    Um detalhe os F-22A atualmente só estão equipados com o AIM-120 C7 com 100km de alcance o AIM-120D ainda está na fase de protótipo mais o meu palpite é alcance entre 130 à 150km e fora que foi baseado nos R-77 de primeira geração estudados após a queda da URSS.

    R-77M1 já esta operacional com alcance de 175Km

  33. Caipira 4 de setembro de 2009 at 12:15 #

    Aff…

  34. José 4 de setembro de 2009 at 12:37 #

    Senhores, certamente a Síria vai defender seu espaço aéreo caso alguma aéronave o invada.
    O que eu acho é que a Síria não va atacar Israel, mas sim , não permitira que nenhum avião Israelense invada ou passe perto do seu espaço aéreo. Pois a Síria é um país soberano e tem direito de se defender.
    Uma guerra entre Israel e Irã certamente é inevitável. Creio que um desacordo comece pra valer quando o Irã tiver seu artefato nuclear pronto ou quando começar os testes nucleares. O Irã já tem o míssil de longo alcance, agora só falta a bomba.
    Agora da Síria ajudar o Irã não vai acontecer e sim é de que a Síria não vai permitir que seu espaço aéreo seja violado por Israel.

  35. José 4 de setembro de 2009 at 12:48 #

    Senhores, outro estopim para uma possivél guerra será entre ‘EUA, Coréia do Sul e Japão’ contra a ‘Republica da Coréia do Norte’.
    A guerra ainda não estourou devido a crise mundial e alguns problemas que os EUA está tendo com o Iraque e com o Afeganistão.

    Outra desavensa que vai acontecer no futuro será os EUA contra a Venezuela, caso se a Venezuela adquirir mesmo mais armamentos que possa ser visto pelo os EUA como uma ameaça aos Yanks.
    Já se corre boata que a Venezuela estaria para receber mais 12 caças SU-30 somando-se assim uma quantia de 36 caças SU-30. Daqui a uns dois anos mais ou menos a um projeto da Venezuela adquirir 36 caças SU-35 somando se assim um efetivo de 72 caças supersônicos de alta tecnologia em favor aos Venezuelanos.
    Vale lembrar a possivél aquisição de 2 a 4 aviões bombardeiros TU-160 pela Venezuela também. Isso são algumas armas, ainda tem mais.

    Senhores…

    Creio que depois de 2010 muita coisa vai acontecer, po isso é que as Forças Armadas Brasileiras devem estar prontas.

  36. Tiago Jeronimo 4 de setembro de 2009 at 12:53 #

    Nego viaja muito, se velocidade quizesse dizer invunerabilidade a misseis o SR-71 ainda táva em operação, o B-71 Valkyrie não teria sido cancelado, o A-10 teria sido produzido, o Mig-31 continuaria sendo produzido, se velocidade fosse bom ninguém teria mudado o foco para a manobrabilidade e depois para a diminuição do RCS…

    Cor Tau, você realmente acha que um radar não da lock-on porque o Mig-31 tá voando a Mach 3? Sonhar não custa nada, se você realmente acha que um MiG-31 é pareo pra um F-22 e que o Zaslon vê o F-22 a mais de 100km? Então você deve achar também que cientistas e militares da maior potência bélica do mundo são idiotas, burros e ignorantes e constroem caças de 200 milhões de dolares que não servem de nada por diversão só para serem derrubados por qualquer um.

  37. Alexandre G.R.S. 4 de setembro de 2009 at 13:07 #

    Prezado Tiago Jeronimo,

    Primeiramente gostaria de dizer-lhe que desaprovo seu tom de superioridade ante aos outro participantes do blog. Acredito que aqui ninguêm queria ser dono da verdade mas sim perseguidores da mesma.
    Não acredito em um confronto entre o Mig-31 e o F-22, até porque os requisitos técnicos de ambos são diferentes.
    Porém a que se reconhecer as fantásticas capacidades do equipamento Russo, como muito bem postou o colega COR TAU sempre buscando fundamentos em sua fala.
    Concordo que você possa ter uma idéia discordante dos demais. Isso é salutar. Agora saber falar, argumentar e contra argumentar é imperioso para quem busca conhecimento. Bem como humildade.
    Parabéns COR TAU por expor suas idéias de uma forma clara.
    Espero que mais pessoas esse exemplo bem como de outros colegas que aqui postam.
    Ao colega Tiago sugiro um pouco mais de mesura.

    Saudações

  38. alfie 4 de setembro de 2009 at 13:42 #

    hummmm que cheiro de xixi uauauauauauauauauaua
    É isso liberdade para todos!

  39. Esdras 4 de setembro de 2009 at 14:09 #

    Imaginem pelo menos uns 10 destes baseados na Amazônia heiiii!!! assim aquele papo bobo de invasão da amazonia ia para o espaço…

  40. JC 4 de setembro de 2009 at 14:14 #

    “Já se corre boata que a Venezuela estaria para receber mais 12 caças SU-30 somando-se assim uma quantia de 36 caças SU-30. Daqui a uns dois anos mais ou menos a um projeto da Venezuela adquirir 36 caças SU-35 somando se assim um efetivo de 72 caças supersônicos de alta tecnologia em favor aos Venezuelanos.
    Vale lembrar a possivél aquisição de 2 a 4 aviões bombardeiros TU-160 pela Venezuela também. Isso são algumas armas, ainda tem mais.”

    Duvido. A Venezuela nao esta com dinheiro nem pra comprar alimentos e papel higienico. E o poder nas maos do Chaves tem dias contados.

  41. Lucio 4 de setembro de 2009 at 14:43 #

    Concordo plenamente com o Tiago Jeronimo.
    Ele esta apenas debatendo salutarmente e expondo sua opinião.
    Se esses velhos caças de outras eras fossem tão bons , sua linha de montagem não teria sido desativada a mais 15 anos e nem a Rússia estaria trabalhando com afinco para viabilizar aparelhos mais modernos .
    Seguindo o raciocínio de alguns, um SR-71 armado com os velhos misseis Phoenix seriam absolutamente imbatíveis mesmo nos dias de hoje .
    Em 1992 um f-16 ( isso mesmo um f-16)abateu um Mig-25 iraquiano na zona de exclusão usando um AIM-120 AMRAAM.
    Como um f-22 iria ter problemas usando misseis mais modernos e um radar como o APG-77 contra um MiG-31 ?
    Amir, eu acho que diplomacia e a pressão politica de um mundo Arabe unido seriam mais eficazes para conter qualquer abuso eventual de Israel.
    Na força bruta não vai dar não, ainda mais em se falando num espirito de vingança pura e simplesmente.
    Respeito a sua dor.
    Abraço a todos

  42. José 4 de setembro de 2009 at 15:00 #

    Senhor JC e senhores, gostaria que fosse assim, que eles não tivessem dinheiro para comprar.
    Mas os Russos vão financiar em vários anos e por um preço irrecusável. Tudo isso para os Russos ter influência na América.

  43. LBacelar 4 de setembro de 2009 at 15:14 #

    “Em 1992 um f-16 ( isso mesmo um f-16)abateu um Mig-25 iraquiano na zona de exclusão usando um AIM-120 AMRAAM.”

    Isso é verdade, vc só esqueceu de dizer que o MIG estava desertando…

    Os radares americanos a partir do APG-68 são cópias do Zaslon, o qual teve os esquemas e desenhos roubados e vendidos para os EUA. Sendo que o Zaslon já existia em 1978, e o APG-79?

    Aquestão de aeronaves stealth serem imbativeis já deixou de ser verdade há tempos. Lembram do F117 abatido na bósnia? E o medo dos americanos em exibir o F22 em le bourget?

    Se a Síria adquirir os MIG31, Israel só tem chances enquanto eles estiverem no chão, pois os F15 cairão como moscas no TO BVR

  44. Alexandre G.R.S. 4 de setembro de 2009 at 15:40 #

    Prezado Lucio,

    Debater idéias salutarmente não significa discutir em tom jocoso. Acredito que somos todos adultos a e podemos perfeitamento esplanar nossas idéias sem parecermos petulantes. Como, alias, o Sr. bem o fez.
    Já sobre o Mig-25 abatido por um AIM-120 AMRAAM, disparado de uma platarforma F-16, a que se apontar algumas peculiaridades. É sabido que a versão utilizada pela Força Aerea Iraquiana do Mig-25 era inferior à utilizada pela VVS. Seus sistemas e armamentos eram compatíveis com os primeiros Mig´s-25 produzidos. Outro ponto é que o próprio Mig-31, em discussão, é um novo avião. Seria como compararmos um F-18A Hornet com o F-18E Super Hornet.(ainda que seja uma comparação bem superficial)
    Observando a data do abate do Mig-25 iraquiano, um ano após as operações aliadas, outro ponto à ser dito é que a disponibilidade das aeronaves ja havia caido drasticamente na Força Aérea iraquiana, não tendo essa, a mesma eficácia que tinha antes dos ataques aliados.
    E é valido lembrar também que, a única vitória em combate ar-ar na
    Força Aérea Iraquiana ocorreu justamente com um Mig-25 contra um F-18 do Capitão Speicher, que, foi encontrado (seus restos) recentemente

  45. Alexandre G.R.S. 4 de setembro de 2009 at 15:50 #

    Prezado Lucio,

    Não me referi ao Sr. como petulante mas sim como muito Consciênte, pautado e comedito. Desculpe-me se os primeiros parágrafos ficaram com um sentido ambiguo. Não foi esta a minha intenção.

    Sds.

  46. Felipe Cps 4 de setembro de 2009 at 16:25 #

    Comportem-se crianças, debatam com civilidade, rsrs… :)

    Sds.

  47. welington 4 de setembro de 2009 at 17:40 #

    A motivo de análise o MIG-31 é um vetor de alta importância por ser um interceptador de alvos de grande valor como AWACS, Bombardeiros e mísseis Cruise, o mesmo não é uma aeronave de combate, porem o mesmo pode ser utilizado para tal função principalmente em combate BRV longos, o mesmo se auxiliado por aeronaves de alerta antecipado como o A-50 dão uma excelente capacidade de combate extremamente avançada…
    Não é sensato comparar super velocidade com capacidade de descrição stealth, Capacidade super cruise, ou manobrablilidade, pois uma coisa não tem nada a ver com a outra, são características totalmente distintas e vem a somar capacidades e características a aeronave visando sua maior capacidade de combate e sobrevivência.
    Exemplo da importância da velocidade, uma aeronave em perseguição equipada com o míssil Vympel R-27 perseguindo um alvo voando a Mach 1.4, numa altitude de 12 mil metros o alcance frontal é de 62km e o de perseguição é de 21km, já contra um alvo voando a Mach 3 o alcanse será inferior a 10km, e se for em baixa altitude o alcanse sera menor ainda, desta forma com o exeplo acima entendesse a importancia da velocidade…
    Acho que niguem neste post quis comparar velocidade com capçdiade de descrção steath, porem o que não pode ocorer é que não se pode querer comparar um vetor de 5º geração puro desenvolvido espeçificamente para o combate com uma aeronve interçeptadora de de 4º gerçaõ, uma não tem nada aver com a função primordial da outra…
    Desde já peço desculpas pela simplicidade dos exemplos acima, porem estou sem tempo…

    Um grande abraço a todos…

  48. Cor Tau 4 de setembro de 2009 at 18:23 #

    “Lucio em 04 set, 2009 às 14:43 ”

    É brincadeirinha viu………Brincadeirinha salutar amiguinhos…..Só pra descontrair…………

  49. Cor Tau 4 de setembro de 2009 at 18:40 #

    “Cor Tau, você realmente acha que um radar não da lock-on porque o Mig-31 tá voando a Mach 3? Sonhar não custa nada, se você realmente acha que um MiG-31 é pareo pra um F-22 e que o Zaslon vê o F-22 a mais de 100km? Então você deve achar também que cientistas e militares da maior potência bélica do mundo são idiotas, burros e ignorantes e constroem caças de 200 milhões de dolares que não servem de nada por diversão só para serem derrubados por qualquer um”

    Tinha que ser o Stallone Cobra……….Não estraga a minha fantasia @#%/+$….É MEU CAÇA……..A culpa é minha….Eu coloco ela em quem eu quiser….rsrsrsrsrs………….

    “Então você deve achar também que cientistas e militares da maior potência bélica do mundo são idiotas, burros e ignorantes e constroem caças de 200 milhões de dolares que não servem de nada por diversão só para serem derrubados por qualquer um”

    Não alopra….Não alopra……………..

  50. COMANDANTE MELK 4 de setembro de 2009 at 19:01 #

    Senhores,

    gostaria de explicar em minha visão, oque de fato está por tráz desta decisão dos russos de fornecerem o MiG-31 Foxhound neste momento aos sírios.

    Creio que os senhores devem ter ouvido falar do sequestro do navio cargueiro Arctic Sea, de bandeira maltesa e tripulantes russos. Pois bem, segundo uma recente entrevista concedida à revista
    Time por uma fonte sua, Israel seria o responsável pelo sequestro do cargueiro Arctic Sea, por que o mesmo, estaria transportando um carregamento secreto de armas russas à um país do Oriente Medio.

    O Arctic Sea desapareceu em Julho quando percorria o trajeto Finlandia a Argelia. Segundo análises, oque provavelmente ocorreu foi que a Mossad(Serviço secreto israelense) descobriu que havia sido escondido um carregamento secreto de armas russas no cargueiro durante as semanas em que ele passou en Kaliningrado(enclave russo entre a Polónia e a Lituânia, à beira do Mar Báltico) para reparos, isso ocorrendo antes dele receber a sua carga de madeiras Finlandesa(avaliadas em menos de US$ 2 milhões de dolares).

    Desta forma o Artic Sea foi desviado por piratas que trabalharam para o serviço secreto externo israelita, ou seja, a Mossad(Que decidiu operar através de um canal “não oficial´´ para evitar um conflito em larga escala). Segundo o jornal russo Novaya Gazeta, o navio levava escondido entre a madeira um carregamento de mísseis de cruzeiro X-55 e de anti-aéreos S-300(Gostaria de lembrar que os mísseis X-55, podem ser armados com cargas nucleares ou convencionais). De acordo com o diário russo Pravda o plano era levar as armas para a Argélia e, daí, para o Irã.

    Vindo a ocorrer toda essa situação, só restou aos Russos procurar salvar as aparências, levando de volta para casa o navio “vazio´´. Só para lembrar os colegas, o Artic Sea foi localizado ao largo de Cabo Verde pela Marinha Russa(Claro que antes já havia sido interceptado por Israel), e segundo o bissemanário russo Novaya Gazeta, a visita do Presidente israelita, Shimon Peres, a Moscou um dia depois do navio ter sido localizado, foi uma tentativa de travar o fornecimento de armas russas ao Irã.

    Desta feita, eu creio que os Russos estão querendo com o descongelamento(Porque até agora estavam congeladas as conversas com a Síria referentes a esta venda dos MiG-31 Foxhound) desta venda, se vingar(Ter poder de barganha lógico…) e evidentemente recuperar o prejuízo…e que prejuizo, o material deles (Supostamente)agora está nas mãos dos ocidentais…

    Grato.

  51. Tiago Jeronimo 4 de setembro de 2009 at 20:28 #

    Caro Alexandre G.R.S.,

    Primeiro você pode desaprovar o que você quiser, é um direito seu, eu não comento aqui pra ser amado ou querido por ninguém. Segundo, eu não desmereci as qualidades fantásticas do avião e até disse que sou fã do dele no meu primeiro comment, portando desaprove como quiser, mas leia os comentários antes. Terceiro, uma coisa é ter qualidades, outra é dizer que o avião é imbátivel até contra um avião que está 2 gerações na sua frente(Raptor) só porque é rápido, e dizer que avião a mach 3 não é rastreado pelos radares, portanto citei exemplos simples de que isso não é verdade, se você acha que foi de forma petulante fazer o que, essa é minha forma de debater, presunçoso e petulante sempre, mas sempre respeitando. Parece que está virando norma atacar a minha pessoa em vez de refutar minhas opiniões, o que é uma pena. Convido o senhor para além de discutir e refutar minhas opiniões em vez de ficar apenas reclamando ou desaprovando do jeito que escrevo.

    Agora me digam como ser bonzinho e delicadozinho lendo isso:

    “Os radares americanos a partir do APG-68 são cópias do Zaslon, o qual teve os esquemas e desenhos roubados e vendidos para os EUA. Sendo que o Zaslon já existia em 1978, e o APG-79?

    Aquestão de aeronaves stealth serem imbativeis já deixou de ser verdade há tempos. Lembram do F117 abatido na bósnia? E o medo dos americanos em exibir o F22 em le bourget?

    Se a Síria adquirir os MIG31, Israel só tem chances enquanto eles estiverem no chão, pois os F15 cairão como moscas no TO BVR”

    Um post desse totalmente baseado apenas eim adoração cega da URSS chega a ser hilário. As russetes metem o pau nas aeronaves Stealth porque 1(UM) apenas 1(UM) F-117 foi derrubado após realizar mais de 2.100 surtidas de combate o que dá uma taxa de perda de menos de 0,05%. As russetes também falam mal e dizem que o F-22 não presta mas esquecem que a querida deles está tentando construir uma avião para confrontar o mesmo e ainda por cima com caracteristicas Stealth também! Oras se a tecnologia stealth já é ultrapassada e o F-22 não presta, pra que o PAK-FA?

    Sobre outras piadas como os radares americanos serem uma cópia dos russos e sobre Israel não obter superioridade aérea eu só vou rir mesmo.

    E senhores, não fiquem chateados, eu sei que não sou o dono da verdade, mas pelo menos uso a nova mãe dos burros(internet) para pesquisar antes de falar algum absurdo, se faço uso da ironia e do sarcasmo aqui é sé para instiga-los para a discussão. E como disse uma vez alguém, em algum lugar “Posso não concordar com nada do que você diz, mas vou defender seu direito de dizê-lo até a morte” (Voltaire)

  52. Adler Medrado 4 de setembro de 2009 at 20:48 #

    Seria legal o mossad pegar um desses da Síria igual fez aquele vez com o MiG 21 Iraquiano…

    Mas será que vale a pena o risco? Legal seria mesmo ver Israel derrubando esses aviões e ver os terroristas pulando de raiva.

    Não tem jeito… Eles sempre vão apanhar independente das armas que tiverem (tô falando dos terroristas).

  53. Cor Tau 4 de setembro de 2009 at 21:02 #

    Em momento algum eu comparei Mig-31 com F-22………..Ou pior…..Que o Mig-31 venceria um F-22……..Prestem atenção……….

  54. Baschera 4 de setembro de 2009 at 21:19 #

    Alguns lembretes:

    Os aviões da Síria estão muito atrazados em termos de aviônica e contra-medidas, comparando com os Iraelenses. Os pilotos de Israel são muito mais capazes. Israel entrou em território Sírio, bombardeou aquelas instalações presumidamente nucleares no deserto e saíu. Os sírios negam até hoje. Talvez nem tenham visto….

    Não sei em que estado estes Mig-31 serão entregues, mas se forem entregues aos sírios em bom estado, com armamento mediano e um pouco de treino e instrução….. podem ser uma boa dor de cabeça para os israelitas.

    Sds.

  55. Cor Tau 4 de setembro de 2009 at 21:55 #

    Agora me digam como ser bonzinho e delicadozinho lendo isso….rsrsrsrs:

    “Parece que está virando norma atacar a minha pessoa em vez de refutar minhas opiniões, o que é uma pena.Convido o senhor para além de discutir e refutar minhas opiniões em vez de ficar apenas reclamando ou desaprovando do jeito que escrevo”

    “Um post desse totalmente baseado apenas eim adoração cega da URSS chega a ser hilário. As russetes metem o pau nas aeronaves Stealth porque 1(UM) apenas 1(UM) F-117 foi derrubado após realizar mais de 2.100 surtidas de combate o que dá uma taxa de perda de menos de 0,05%. As russetes também falam mal e dizem que o F-22 não presta mas esquecem que a querida deles está tentando construir uma avião para confrontar o mesmo e ainda por cima com caracteristicas Stealth também! Oras se a tecnologia stealth já é ultrapassada e o F-22 não presta, pra que o PAK-FA?”

    Senhores não fiquem chateados eu sei que não sou o dono da verdade mas pelo menos uso a nova mãe dos burros(internet) para pesquisar antes de falar algum absurdo se faço uso da ironia e do sarcasmo aqui é sé para instiga-los para a discussão….E como disse uma vez alguém em algum lugar…Posso não concordar com nada do que você diz mas vou defender seu direito de dizê-lo até a morte…..

  56. Cor Tau 4 de setembro de 2009 at 22:44 #

    “Tiago Jeronimo em 04 set, 2009 às 20:28″

    SU-35BM: Esnobam e esculhambam nois só porque somu pobre…….Somu simple mas damu conta do recadu….Viu…….Ainda damu……

  57. germa 4 de setembro de 2009 at 22:57 #

    Israel ta entre a cruz e a espada, pq uma ofensiva contra o irã teria um risco enorme der ser mal sucedida e ainda de contaminar países como a Arábia Saudita e EAU com material radioativo.Mas se não atacar e o Irã fizer mesmoa bomba, o equilíbri ode poder vai mudar e a Arábia Saudita que é um grande aliado americano sai enfraquecido.

    E os EUA,SK e Japão não não querem encrenca com a China que faz fronteira e já ajudou a NK na guerra da corea.

    Essa história do Artic See, não seria mais simples para Rússia exportar qq coisa para o Irã por Sebastopol e Makhasckala??
    na boa que eu dúvido que a Azerbaijão fosse interferir.Não vejo muita lógica em dar uma volta na europa inteira,cruzar o mar vermelho cheio e o Golfo de Aden cheio de piratas somali…

    ta mais pra teoria da conspiração.

    abs ;)

  58. Amir Abdlah 5 de setembro de 2009 at 8:15 #

    O império Israelense e seu patrocinador EUA irão cair. Não há outro jeito. Terrorismo Adler é o que os Israelenses fazem com o povo Árabe tirando suas terras seu sustendo matando seus pais e filhos a troco de que? eles não sofreram com o holocausto? para que provocar outro? gente pessoas morrem por lá… ciranças inocentes são humilhadas pelo exército Israelense… o suldo Libano esta em pedaços… o exercito Israelense praticou exterminios em massa por lá… primos meus morrem… e eram simples trabalhadores… por favor não compactuem com isso. Eu faço um apelo!!!!

  59. Adler Medrado 5 de setembro de 2009 at 13:26 #

    A Siria já promoveu massacres no Líbano, o Hezbollah também (o ataque Israelense lá em 2006 foi por culpa do Hezbollah), as facções políticas em Gaza vivem se matando,então não venha colocar a culpa de tudo por lá em Israel.

    Eu também conheço Israelenses que perderam familiares e amigos porque um suicida se explodiu em padarias, shoppings, pizzarias e etc, então não venha se fazer de coitadinho não.

  60. Amir Abdlah 5 de setembro de 2009 at 16:06 #

    Não sei como você consegue apoior governos genocidas. Os Israelenses matam idiscriminadamente por lá. Você acha mesmo que toda aquela ação assassinada tem justificativa???????????
    Pais abraçados a seus filhos sendo friamente assassinados?
    Porque ninguêm fala do holocausto arabe?????
    Os palestinos sofrem a dezenas de anos… Várias gereções nascidas em campos de refugiados… e a troco de que? de um estado judeu????? os arabes já estavam lá muito antes de vcs chegarem!!!!
    Muitos ainda tem as chaves de suas casas… ceifadas pelos invasores…
    Por favor… pelo bem da humanidade… Não fale o que vc não sabe…

  61. Amir Abdlah 5 de setembro de 2009 at 16:08 #

    Você acha mesmo que um pequeno grupo armado que luta pela LIBERDADE de seu povo justificou aquela carnificina com todo aquele aparato Israelense????
    Espero que seus filhos nunca vejam vc ser assassinado na suas frentes…
    Você não aprenderam nada com o Holocausto????

  62. konner 5 de setembro de 2009 at 17:16 #

    Algumas fontes indicam que a Síria poderia não ser o destino final dos aparelhos.

    A Síria estaria agindo como intermediário para o Irã.

    No passado, a Síria já cumpriu idêntico papel, quando comprou 36 Pantsir S1E sistemas de defesa aérea que tinham como cliente final a República Islâmica.

    E os laços entre os dois países são ainda excelentes, tendo o Irã financiado praticamente todas as ultimas compras de armamento síria.

    Mesmo se estes aviões ( MIG – 31 E ) não forem revendidos ao Irã, um novo radar e uma aviónica renovada tornam-no num adversário mais temível do que nunca.

    O país recebeu recentemente novos sistemas antiaéreos ucranianos e russos e estes novos aviões iriam reduzir a vantagem de que Israel goza ainda sobre os seus vizinhos.

    Por outro lado, o MiG-29 é um avião já conhecido e operado, quer pela Síria, quer pelo Irã.

    O MiG-29M/M2 se propoem a resolver todas as sua limitações anteriores.

    Uma nova aerodinâmica, novas ligas, uma apreciável redução de peso e uma maior capacidade de combustível, aumentou bem o raio de ação do aparelho.

    Um novo radar e uma aviónica renovada tornam-no num adversário mais temível do que nunca.

    Agora a geopolitica da região, realmente não será a mesma.

  63. COMANDANTE MELK 5 de setembro de 2009 at 17:26 #

    Senhor germa em 04 set, 2009 às 22:57,

    a sua afirmação de que tá mais pra teoria de conspiração o caso do sequestro do Arctic Sea(Via Mossad), me leva a trazer alguns fatos e perguntas.

    O fato é que os russos(Esta informação partindo oficialmente do Governo Russo) já no dia 24 de julho, haviam detectado o desaparecimento do cargueiro. O navio desapareceu quando passou pelo Canal da Mancha rumo ao Atlântico(O Canal da Mancha é um braço de mar que é parte do Oceano Atlântico e que separa a ilha da Grã-Bretanha do norte da França e une o Mar do Norte ao Atlântico)sendo que esta área é extremamente bem vigiada.

    Gostria de lembrar inclusive que este é (Seria)o primeiro incidente de pirataría em águas europeias em tempos modernos. Logo que o navio passou pelo Canal da Mancha, seu dispositivo de localização foi desligado. Segundo consta, os russos quando ficaram sabendo que um país Ocidental sabia sobre a carga que o navio transportava, entraram em pânico.

    Assim, só no dia 12 de agosto(18 dias depois de iniciado o sequestro, diante da nova situação gravissima) enviaram um gupo de busca composto por Fragata, Destroyer e pasme até um submarino(Um grupo desproporcional para o caso de um simples sequestro de um navio carregado de madeiras avaliadas por menos de $ 2 milhões de dolares).

    Outro fato, é que após o “resgate´´ da tripulação os russos enviaram dois enormes aviões de carga para transportar um grupo de apenas 19 pessoas(Entre tripulantes e piratas). Outro fato importante é que um dia após a localização do navio pelos russos(Ao largo de Cabo Verde) o Presidente israelita, Shimon Peres, visitou o seu homólogo russo, Dmitri Medvedev(Após segundo consta, um urgente pedido de uma reunião entre os dois).

    Um fato da maior importância e que não pode de forma alguma ser relegado, é que tudo isso ocorreu em águas que são as mais severamente controladas do mundo, logo, um navio não poderia passar semanas oculto por ali, sem a participação de governos…

    As perguntas que aqui poderiam ser feita são: Por que, com tantos outros navios levando cargas muito mais preciosas, os sequestradores tomaram como objetivo ao Arctic Sea e sua pequena carga de madeira?

    Por que o navio não enviou um sinal de socorro? Por que o presidente israelense, Shimon Peres foi em visita surpresa a Russia, um dia depois que o navio foi resgatado? Por que a Russia esperou tanto tempo para enviar a sua marinha para encontrar o navio? E por que pelos informes, os familiares dos suspeitos reclamam que seus parentes são reféns de uma espécie de jogo politico? Tudo isso alinhado ao fato de que tanto a tripulação e os suspeitos não são apresentados a imprensa e tão pouco aos familiares?(Estando todos incumunícaveis…)

    Se o amigo ou outrem, puder responder a essas perguntas, sou todo ouvido…

    Grato.

  64. COMANDANTE MELK 5 de setembro de 2009 at 17:28 #

    Senhor germa em 04 set, 2009 às 22:57,

    a sua afirmação de que tá mais pra teoria de conspiração o caso do sequestro do Arctic Sea(Via Mossad), me leva a trazer alguns fatos e perguntas.

    O fato é que os russos(Esta informação partindo oficialmente do Governo Russo) já no dia 24 de julho, haviam detectado o desaparecimento do cargueiro. O navio desapareceu quando passou pelo Canal da Mancha rumo ao Atlântico(O Canal da Mancha é um braço de mar que é parte do Oceano Atlântico e que separa a ilha da Grã-Bretanha do norte da França e une o Mar do Norte ao Atlântico)sendo que esta área é extremamente bem vigiada.

    Gostria de lembrar inclusive que este é (Seria)o primeiro incidente de pirataría em águas europeias em tempos modernos. Logo que o navio passou pelo Canal da Mancha, seu dispositivo de localização foi desligado. Segundo consta, os russos quando ficaram sabendo que um país Ocidental sabia sobre a carga que o navio transportava, entraram em pânico.

    Assim, só no dia 12 de agosto(18 dias depois de iniciado o sequestro, diante da nova situação gravissima) enviaram um gupo de busca composto por Fragata, Destroyer e pasme até um submarino(Um grupo desproporcional para o caso de um simples sequestro de um navio carregado de madeiras avaliadas por menos de $ 2 milhões de dolares).

    Outro fato, é que após o “resgate´´ da tripulação os russos enviaram dois enormes aviões de carga para transportar um grupo de apenas 19 pessoas(Entre tripulantes e piratas). Outro fato importante é que um dia após a localização do navio pelos russos(Ao largo de Cabo Verde) o Presidente israelita, Shimon Peres, visitou o seu homólogo russo, Dmitri Medvedev(Após segundo consta, um urgente pedido de uma reunião entre os dois).

    Um fato da maior importância e que não pode de forma alguma ser relegado, é que tudo isso ocorreu em águas que são as mais severamente controladas do mundo, logo, um navio não poderia passar semanas oculto por ali, sem a participação de governos…

    As perguntas que aqui poderiam ser feita são: Por que, com tantos outros navios levando cargas muito mais preciosas, os sequestradores tomaram como objetivo ao Arctic Sea e sua pequena carga de madeira?

    Por que o navio não enviou um sinal de socorro? Por que o presidente israelense, Shimon Peres foi em visita surpresa a Russia, um dia depois que o navio foi resgatado? Por que a Russia esperou tanto tempo para enviar a sua marinha para encontrar o navio? E por que pelos informes, os familiares dos suspeitos reclamam que seus parentes são reféns de uma espécie de jogo politico? Tudo isso alinhado ao fato de que tanto a tripulação e os suspeitos não são apresentados a imprensa e tão pouco aos familiares?(Estando todos incumunícaveis…)

    Se o amigo ou outrem, puder responder a essas perguntas, sou todo ouvido….

    Grato.

  65. Francisco AMX 5 de setembro de 2009 at 18:05 #

    Sugiro a alguns “soberbos” a se aventurar no mundo das possibilidades!; acreditar que a fila anda, e coisas outrora ultrapassadas possam reviver! é sabido que os sistemas de hoje podem suplantar a capacidade do vetor em si, principalmente no que tange aos combates BVRs, portanto um Mig-31 modernizado, recebendo um radar poderoso, mísseis BVRs de alcance sem par no ocidente, pode sim, ser uma pedra no sapato de qualquer caça ocidental, principalmente por suas capacidades extraordinárias, muito parecidas com o SR-71, este, que dentre outros fatores, foi aposentado devido ao uso, pelos russos de caças como o Mig-31 e sistemas de SAM de grande alcance e altitude, tem um “carinha” aqui que acredita que os satélites são iguais aos dos filmes, que atravessam céus encobertos do inverno russo, que levam até mêses para se “abrir”.. deve até ter acreditado no radar americano que enxerga a 3mts de profundidade, um sr. dono da verdade, na verdade um guri, vê-se pela foto do playboy, mas vamos esperar, talvez ele aprenda algo real, raciocine, e conclua com suas próprias faculdades, e não seja um dicípulo de outro sujeito conhecido no blog, um tal de M.R…, que só sabe recortar e detonar/ridicularizar as opiniões contrárias as suas, buscando o Wikpédia para embasar suas “fáceis” e disponíveis opiniões… não acrescenta nada novo! só mais do mesmo … coisa de moleque mesmo!

  66. Francisco AMX 5 de setembro de 2009 at 18:06 #

    Adler, o amigo é judeu?

  67. COMANDANTE MELK 5 de setembro de 2009 at 18:51 #

    Senhores,

    tremendo domingão esse ein, amanhã feriadão nacional, tranquilidade total, a noite se aproxima e nada melhor do que sentar numa cadeira bem confortavel e sê por a meditar em boas coisas, produtivas que enriquecem a nossa mente, e pensando nisso, posto aqui uma observação deverás elucidativa, propicia a análise humana…

    A INVEJA É O MAIS SINCERO DOS ELOGIOS.

    a.d.

    Grato.

  68. Tiago Jeronimo 5 de setembro de 2009 at 19:35 #

    Francisco AMX, o pior cego é aquele que não quer ver e o pior critico é aquele que usa das indiretas para criticar com medo ou receio talvez? Mas obrigado por comprovar o que eu venho dizendo e por me chamar de guri, não é sempre que dizem que você é mais novo do que realmente é, quanta a foto de playboy, fazer o que né, não tenho culpa se nasci bonito ;)

    Quanto a parte militar do seu post,, obrigado mais uma vez a comprovar o que eu venho dizendo. Se o SR-71, o avião militar mais rápido do mundo foi aposentado devido ao risco de ser abatido por sistemas SAMs e por caças, o MiG-31 pode ser abatido do mesmo jeito, portanto como eu venho dizendo desde do começo, velocidade e vôo a grande altitude não é mais um fator de segurança na arena militar desde a decada de 60 quando o piloto Gary Powers foi abatido em território russo.

    Já a questão de que eu digo que o SR-71 ter sido aposentado e ter sido substuido por os satélites espiões que realizavam a mesma missão de maneira mas seguro e barata, e como eu disse o S&-71 não precisava entrar em território inimigo para realizar as fotografias pois fazia uso da Long Range Oblique Photography (LOROP), o que não garante a segurança já que o alcançe dos misseis SAM avança muitas vezes além da fronteira. Mas se não acreditar em mim é só fazer uma pesquisa e você irá ver que eu estou falando a verdade(Excluindo-se as teorias conspiratórias).

    Wiki:

    “Por vários motivos, o SR-71 foi desativado. Entre eles, fatores políticos, custo operacional e o advento dos satélites.

    À altitude operacional, o SR-71 conseguia fazer a vigilância de uma superfície de 270.000 km² por hora, o que lhe permitia operar no Vietnam do Norte, na China, na União Soviética, em Cuba ou na Coreia do Norte sem entrar no espaço aéreo respectivo.”

    Se você acha que a wiki não é relevante como fonte e é controlada pelos malvados americanos que a usam para fazer sua propaganda imperialista, outra fonte pra você:

    Smithsonian – National Air and Space Museum

    “When the SR-71 became operational, orbiting reconnaissance satellites had already replaced manned aircraft to gather intelligence from sites deep within Soviet territory. Satellites could not cover every geopolitical hotspot so the Blackbird remained a vital tool for global intelligence gathering.
    As the performance of space-based surveillance systems grew, along with the effectiveness of ground-based air defense networks, the Air Force started to lose enthusiasm for the expensive program and the 9th SRW ceased SR-71 operations in January 1990.”

    Se você ainda não estiver acreditanto em mim ou quiser saber mais sobre o avião sugiro o site http://www.habus.org feito por ex-pilotos do SR-71 Blackbird sobre o mesmo.

    E não deixa sua namorada ver minha foto eim, se não ela vai se apaixonar ;)

  69. germa 6 de setembro de 2009 at 15:30 #

    C. melk é por tudo isso que vc falou acima que eu acredito que
    se fossem armas para o Irã não seria dando volta por metade do mundo inclusive passando por zonas onde os russos são sabidamente mal vistos.

    se caso quiser olhar nos mapas procura no google, que só a Armenia e o Azerbaijão separam a russia do Irã.

    não estou dizendo que a história está bem explicada, mas não é preciso ser cartógrafo para ver que pelo mar cáspio ninguém poderia evitar que a rússia vendesse qualquer tipo de arma ao Irã.

  70. germa 6 de setembro de 2009 at 15:32 #

    C.melk digita “mar caspio” no google talvez assim fique mais fácil de ver.

  71. Francisco AMX 6 de setembro de 2009 at 16:38 #

    TJ, se identificou com o meu post? he he
    pois é “amigo”, ele não foi indireto! ele teve uma função! e foi bem sucedido nela, pois o que escrevi até tu se identificou, não teria como ser mais direto! sabe o pq disso? por causa da tua soberba mesmo! tu acredita demais no que lê e toma isso como verdade absoluta, como o M.R. e ironiza post de gente que coloca outra visão sobre o assunto! lembra o que tu comentou sobre meu post de outro dia? a tua verdade é a tua! a minha é a minha! nunca desqualifiquei alguém pelo que ele leu, como vc leu, não é conclusão sua, leu e postou como verdade! eu procuro varias fontes, tenho 40 anos, leio desde os 13 anos, não sou somente da geração internet, linko o que li nestes 27 anos com as coisas que leio hoje, e concluo com uma opinião pessoal acerca do assunto, vc apenas coloca uma visão contrária, mas que não é suposição sua é apenas algo que vc leu diferente….mas se tu quer acreditar que um SR-71 com câmera/lente especial compensatória possa enxergar como uma lente convencional sem qualquer tipo de distorção, e um caça como o SR-71 seja menos eficiente e mais caro do que reprogramar um satélite espião fazer o quê…? tu sabe quanto custa para reprogramar e redirecionar um satélite? muito amigo, daria para fazer muita “viagem” de SR-71… e quanto ao tempo encoberto?? o que faria um satélite? na tua visão os russos não sabem de nada e ficam a mercê dos espiões! não colocam nenhuma dificuldade… e esquece que os russos tem o arsenal nuclear mais móvel do mundo… Sobre o Mig-31 eu não disse nada dele sr melhor ou não poder ser abatido, e sim que sendo modernizado no estado da arte ele, com suas caracteísticas singulares pode ser um transtorno para qualquer caça moderno, incluindo o F-22!… tem tanta coisa que estou cansado de falar para um obtuso como tu…
    Não é questão de acreditar! nunca disse que tu mente! e nem acredito que tu faria tal coisa! realmente não é o caso. Mas que tu toma o que lê como verdade absoluta isso sim.

    Só um lembrete, se vai cutucar com ironia, como tu fez outra vez, aguenta e não tente ser magnânimo depois, não cola!

    Ah, e realmente tu se acha bonito? he he vê-se que não é só com assuntos militares que tu se equivoca… :)

    E sobre minha namorada… vou fingir que não li, pois isso é coisa de guri mesmo. (mas veja bem, guri não é insulto, é uma fase bem bacana, mas a testosterona aflora demais nesta idade – a gente fica mais bobo e se acha – porém alguns vão além e cometem desatinos ridículos… tipo, colocar uma foto sem camisa num local inadequado para “aparecer”, para tentar provar algo. E se tua idade não é de guri, como parece, isso chega ser patético, daí nem a idade corrigirá este problema,… pois se já passou dos 25… fica difícil..

  72. COMANDANTE MELK 6 de setembro de 2009 at 17:18 #

    Senhor germa em 06 set, 2009 às 15:30,

    me sinto tentado a achar que possa ter fundamento oque aqui coloquei(E acredite, gente muito mais cabaritada do que eu tambem) se o colega acha que está mais para teoria de conspiração mesmo após os fatos colocados(Achei muito simplória a explicação da “via-Mar Cáspio´´, mas…), está de bom tamanho.

    Grato.

  73. Alecsander 6 de setembro de 2009 at 18:10 #

    O MiG-31 é sem sombra de duvida um dos mais incriveis caças do mundo, mais eu acho um erro comparar com o F-22, assim como o MiG-25, o MiG-31 não tem agilidade, em comparação ao F-22 ele para combater em dogfilther, ele pode ser muito bom interceptação e para atacar com armas de alcance alem do campo de visão, mais ele é como um Mustang 1978, ou um carro de competições de arrancadas, seu motor tem uma força incrivel, pode ate superar com folga um formula 1. Mais seu potencial só pode ser totalizado em uma reta, na curva ele capota e vira destroços. Se compararmos o F-22 com um carro ele seria um F-1, existem muitos carros mais rápidos do que ele, mais ele é o carro mais eficiente em todos os tipos de pistas, e em todos os sentidos, não apenas em arrancadas em retas. O MiG-31 não é o equivalente do F-22, o unico caça russo que será seu concorrente direto é o PAK FA T-50.

    Um grande abraço.

  74. Adler Medrado 6 de setembro de 2009 at 20:01 #

    Amir Abdlah: Estavam lá antes? Desde quando por favor? Não estou falando de décadas, mas de séculos, ok? Não venha trazer sua mentira pra esse blog. Eu não pretendo mais nem discutir com você por que isso não tem a ver com o tópico.

    Porém, para você podem matar Israelenses (inclusive pais abraçados aos filhos ) só não podem matar árabes. Para vocês, se um caminhão de lixo atropelar um árabe este vira mártir e a culpa é de Israel.

  75. Pegasus 6 de setembro de 2009 at 21:27 #

    Temos que levar em consideração que o rearmamento das nações arabes do oriente medio é inevitavel, e digo armamento de ultima geração ou pelo menos mais eficaz, Israel não podera submeter todo o oriente medio todo tempo.
    Dito isso, chegasse a conclusão que estamos chegando a um “8 ou 80″, ou Israel negocia a criação de um estado palestino e tenta ter uma relação de respeito e consideração com seus vizinho(o que é extremamente dificil e improvavel)ou a região virara um campo de guerra maior que o ultimo, e se Israel vencer, essas nações se reeguerão e apelarão para dispositivos nucleares, que poderão estar a venda no mercado negro.
    Não podemos esquecer que a ciencia esta tornando os meios de distruição cada vez mais eficientes e portateis e que muitos arabes morreriam de bom grado em explosões nucleares se isso significasse levar Israel junto.
    Obs:Quando falei que era muito dificil Israel se dar com os vizinhos na primeira opção, não vejam isso uma intolerancia so do lado israelense, mas o odio se tornou praticamente insustentavel do lado arabe, que mesmo Israel buscando um intendimento sincero, o mesmo pode não ocorrer do lado arabe, tão avido por vingança e seus aclamados direitos sobre a terra santa tambem.

  76. Cor Tau 7 de setembro de 2009 at 0:15 #

    O satelite espião é o principal aparato no contexto mas não é o definitivo….E Nunca sera….Sempre havera UAVs por ai…..Sempre havera outras formas de aparato para compensar as limitações ou falhas dos outros………

  77. Amir Abdlah 7 de setembro de 2009 at 11:59 #

    Adler infelizmente foi é a intolerância judia em pessoa.
    Que Ala te guarde meu irmão… pois não quero o seu sofrimento…
    Nossos povos já sofreram demais… especialmente o meu que não tem apoio de ninguem… ao contrário do seu… quem dera fossemos donos de bancos, empresas… mas… como você mesmo disse em entrelinhas.. que nós os arabes calemos a boca… ok meu senhor… Amir fica feliz em servi-lo…

  78. Alexandre G.R.S. 7 de setembro de 2009 at 12:08 #

    Prezado Adler,

    De fato tenho que concordar com o colega Amir. Ao que nos parece a intolerância mais parte do Sr. Também tenho descendência judaica. E não me orgulho nada do que esta sendo feito pelo governo de Israel.
    De fato me causa repulsa tudo o que aquele governo genocida faz.
    Meu caro, uma coisa é você profetizar uma religião. Outra coisa é você ser fanatico.
    Que nos atenhamos ao fato de antes de judeus nós somos Brasileiros.

  79. Tiago Jeronimo 8 de setembro de 2009 at 9:30 #

    Francisco AMX,

    É uma pena que enquanto eu argumento e discuto baseado em fontes, você me vêem com achismos.

    Vou fazer o seguinte para você não ficar com raivinha me chamando de Guri e Obtuso quando eu desqualifico seus posts. Fale os seus absurdos e a menos que você se baseie em fontes e dados não vou me dar ao trabalho de argumentar com os seus “Eu li de umjeito mas não acredito no que li e prefiro vomitar achismos” ok?

    E eu sei que você me achou bonito, pra ter ficado tão ofendido com minha foto deve ter achado, por isso, cuidado pra não acessar o blog quando sua namorada estiver do seu lado :D

  80. Alexandre G.R.S. 8 de setembro de 2009 at 9:59 #

    Calma pessoal. Hehhhehehe. Vamos com calma.
    Não precisamos partir para ofensas pessoais.

  81. Francisco AMX 8 de setembro de 2009 at 18:52 #

    Tiago Jeronimo, teus argumentos não são teus! são palavras repetidas, tu não conclui nada, só repassa o que leu! um robozinho sem opinião própria, pois considerar satélite o único e mais eficaz meio de espionagem chega ser ridículo, aliás esta palavra lhe cai bem! mas esperar o que de quem assiste demais Guerra nas estrelas, Jornada na estrelas…

    Te digo novamente, não me referi a ninguém de tua familia, não é meu feitio, estou discutindo contigo, aprenda a não meter outros na discussão… até pq o que eu poderia falar dos teus? só tenho elogios para os que carregam um fardo pesado! sustentar playboy talvez seja um, que carma…

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Sergio Gonçalves Horta é o novo Presidente da AEL Sistemas

A AEL Sistemas S.A. (“AEL”), uma das subsidiárias da Elbit Systems Ltd. e da Embraer, anuncia que Sergio Gonçalves Horta […]

Boeing e Avianca comemoram a entrega do primeiro 787 Dreamliner da companhia aérea

Empresa colombiana usará a aeronave em rotas para a Europa, América do Norte e na América do Sul – Em […]

Gripen NG: FAB assina contrato de manutenção

A Saab deverá prestar os serviços entre 2021 e 2026, com o apoio direto de empresas brasileiras – A Força […]

Embraer adia para 2015 o primeiro voo do seu supercargueiro KC-390

  Decisão foi tomada para ‘priorizar a segurança de voo’ da maior aposta comercial da empresa, segundo fontes – A […]

FAB realiza primeira missão com C-97 Brasília cargueiro

O avião decolou do Galeão com destino ao Centro de Lançamento de Alcântara – Usualmente utilizado para o transporte de […]

Compre sua revista Forças de Defesa 12ª edição

Saiu a Revista Forças de Defesa 12ª edição, com 120 páginas! A versão impressa está disponível para compra pela Internet e […]