Apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Brasília neste domingo marca despedida da aeronave T-27

 

despedida da fumaca em brasilia

A Esquadrilha da Fumaça se apresenta sobre o Lago Paranoá neste domingo (31/3), às 16 horas. O público que comparecer ao Lago Sul (entre o Pontão e Pier 21) vai presenciar as conhecidas acrobacias do Esquadrão de Demonstração Aérea que, em 2012, completou 60 anos.

Esta será a última apresentação com a aeronave T-27 Tucano na Esquadrilha, que se despede após 29 anos. Foram 2363 demonstrações no Brasil e no exterior (EUA, Canadá, França, Alemanha, Inglaterra, Honduras, Venezuela, Uruguai, República Dominicana, Peru, Portugal, Paraguai, Panamá, Guiana, Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Suriname).

Produzida pela Embraer, a aeronave foi projetada para vigilância, ataque leve e treinamento e teve sua primeira apresentação com a Esquadrilha da Fumaça em dezembro de 1983. Em 2012, a Fumaça bateu recorde com 130 demonstrações no ano.

NOVA AERONAVE Os Tucanos serão substituídos pelos A-29 Super Tucano, aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira. Os novos aviões têm o dobro de potência do T-27 Tucano. A principal diferença é a velocidade: enquanto o Tucano atinge 448 km/h, o Super Tucano vai até 590 km/h.

troca de comando no EDA - AFA DEZ2013 - foto Forcas de Defesa - Guilherme Poggio 9

FONTE: CECOMSAER

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Que descanse em paz esse bravo guerreiro.

Fernando "Nunão" De Martini

Descansar?

Se estiverem com razoável vida útil estrutural pela frente (e para o EDA normalmente iam os melhores T-27 disponíveis), vão é ganhar o bom e velho uniforme laranja e branco de volta e continuar na “lida”!

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2011/09/Tucano-AFA-na-BASP-70-anos-foto-Poder-A%C3%A9reo-Nun%C3%A3o.jpg

Vader

Descansar do EDA Nunão, claro. O Tucano É o EDA.

solskhaer

Estarei presente com certeza!
Evento único para meus olhos e para minha memória, junto com a de meu filho de 11 anos apaixonados por esses pilotos e essas máquinas maravilhosas!

Samuel B. Pysklyvicz "Jaguar"

Vai deixa saudades o barulho desse bixao.

aldoghisolfi

Ronco macho mesmo era o dos T6…

solskhaer

Bonita apresentação!
Os pilotos deram máximo de potencia nos motores e umas passagens mais baixas,. Fantástico!
Meu filho já chorou de saudades!