Funcionário da L-3 condenado por exportar tecnologia militar para a China

0

L3

Um cidadão chinês que trabalhava como engenheiro para a empresa americana L-3 Communications Holdings Inc foi condenado a quase seis anos de prisão na segunda-feira por exportar ilegalmente detalhes de tecnologia militar norte-americana para a China.

Sixing Liu, de 49 anos, foi condenado em setembro do ano passado por um tribunal federal em Newark, New Jersey, por 9 dos 11 crimes, incluindo possessão de material secreto roubado, violação do “Arms Export Control Act” e mentir para agentes federais.

Os promotores disseram que o réu, que também é conhecido como Steve Liu, roubou milhares de arquivos de computador que detalham o desempenho e o projeto de sistemas de guiagem de mísseis, foguetes e aviões não tripulados.

Liu também fez várias apresentações em universidades chinesas e conferências organizadas pelo governo chinês sobre a tecnologia sem a permissão L-3, na esperança de que, eventualmente, ajudá-lo a conseguir um emprego na China, disseram os promotores.

“Em vez dos elogios que ele buscava da China, Liu Sixing hoje recebeu a recompensa apropriada para a sua ameaça à nossa segurança nacional: 70 meses de prisão,” disse Paul Fishman, da Procuradoria dos EUA em Nova Jersey.

A pena foi imposta pelo juiz Stanley Chesler em Newark.

Liu está sob custódia desde que saiu o veredicto. Promotores disseram havia o risco de fuga.

James Tunick, um advogado de Liu, disse em uma entrevista por telefone que pretende apelar da condenação e sentença.

“Dr. Liu cometeu um erro por ter esses arquivos em seu computador, mas sempre defendemos que isto não chega a ser um ato criminoso”, disse Tunick. “Ele certamente não tinha a intenção de prejudicar os interesses da Estados Unidos. ”

Liu trabalhou na unidade da L-3 de navegação e espaço em Budd Lake, New Jersey, de março de 2009 até novembro de 2010.

Os promotores disseram que os agentes federais encontraram Liu em Newark Liberty International Airport em 29 de novembro de 2010, quando retornava de uma viagem a Xangai, na posse de um computador particular contendo o material roubado.

A L-3 não foi tratada como réu no caso, e disse que cooperou com as autoridades.

FONTE: REUTERS (tradução e adaptação Poder Aéreo a partir do original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments