Japão acusa Rússia de invadir seu espaço aéreo

18

Segundo o jornal Kyodo, caças japoneses foram acionados para interceptar dois Su-27

 

Su-27 - foto via AP

O Japão acionou seus caças na quinta-feira para interceptar dois jatos russos que acreditam ter violado o espaço aéreo do país, segundo informou o jornal Kyodo news, citando uma fonte do Ministério da Defesa. Militares russos negaram que seus aviões entraram no espaço aéreo japonês.

Tóquio encaminhou um protesto formal para Moscou após o incidente, informando que dois caças russos Su-27 passaram um minuto e 11 segundos dentro do espaço aéreo japonês no sudeste da ilha de Rishiri, próximo de Hokkaido, informou Kyodo.

O incidente ocorreu próximo à região onde quatro ilhas são disputadas pelos dois países desde o final da II Guerra Mundial, chamadas de Territórios do Norte pelos japoneses e Ilhas Curillas pela Rússia.

mapa do norte do japao - WSJ

Tropas russas, aeronaves e navios estão realizando uma manobra militar de grande escala desde quarta-feira nas Curilas.

“Voos de aeronaves navais da Frota do Pacífico ocorrem regularmente na área e elas obedecem estritamente às regras internacionais sobre o uso do espaço aéreo, sem violar as fronteiras de outros países”, informou o comandante Roman Martov, porta-voz do Distrito Militar Russo do Leste, à RIA Novosti após o incidente.

Tóquio acusa regularmente de violação do seu espaço aéreo por aeronaves russas e o Ministério da Defesa da Rússia tem regularmente negado tais acusações. O Kyodo citou que segundo o Ministério da Defesa do Japão o incidente foi “a primeira incursão em cinco anos.”

FONTE: RIA NOVOSTI (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani

Irônia. O Japão tem que agradecer “as bombas” por não ser um país dividido…

Vader

Esses russos são xaropes. O maior país do mundo e ficam enchendo o saco dos outros por causa de meia dúzia de ilhas geladas perdidas no fim do mundo.

Ivan

Giordani,

Ao ver o mapa lembrei do final da Segunda Guerra Mundial.
Se a inevitável rendição demorasse um pouco mais, o Japão estaria dividido e Hokkaydo seria outro país.
“Agradecer as bombas” pode ser demais, entretanto mais dois ou três meses de guerra dividiria o pequeno território e haveria outra Korea (norte e sul) ou Vietnã (norte e sul) no país arquipélago.

Abç,
Ivan.

Ivan

MiLord Vader, Olha o mapa (ka ka ka): http://www.fuiviagens.com.br/fuiviagens//objects/images/2010-11/745.jpg Vladivostok fica no meio do Mar do Japão e é a principal base naval russa para o Oceano Pacífico. Outra região importante para a marinha é Petropavlovsk-Kamchatski na Baía de Avacha, na península de Kamchatka logo acima das Kurilas, que inclui ma mesma baia uma grande base de submarinos em Vilyuchinsk. Não sei qual a situação operacional destas bases mais ao norte, até porque podem ficar bloqueadas pelo gelo no inverno. Admiral Dalton e CVN-76 poderiam falar a respeito. Apesar da enorme extensão territorial, a maior do mundo, a Rússia sofre… Read more »

Giordani

Essa região está como andam os vigilantes de carro forte. Se bater palmas perto deles…

Almeida

Japao ta sendo apertado pela Russia e pela China. Nao é a toa que queriam F-22!

Marcelo

uma violação de 1 min e 11 s, fazer esse auê todo…e os russos é que são xaropes? Devolver as kurilas para o Japão seria o mesmo que devolvermos o Acre…não vai rolar, ao menos por bem. Como bem disseram acima, trata-se de rota de saída para o Pacífico, de submarinos estratégicos, não irão entregar para um aliado dos EUA.

Rogério

“uma violação de 1 min e 11 s, fazer esse auê todo…e os russos é que são xaropes?”

lol, Marcelo, pimenta nos olhos dos outros é refresco né não?!?!

Recordar é viver, rsrsrsrsr

http://www.youtube.com/watch?v=lh0F4kn7Hv4

[]s

Rogério

Passou da hora dos Japoneses começarem a derrubar intrusos, façam isso com Israel…

Mayuan

Rogerio, só se eles ficassem fazendo PACs quando ocorressem tais exercícios mas além de caro seria potencialmente mal interpretado do ponto de vista político e militar. A situação do Japão não é sólida o suficiente pra bater de frente com os russos. De mais a mais, mesmo com uma PAC no ar seria difícil chegar a tempo…..

Edcarlos Prudente

Vendo este episodio lembrei do piloto soviético que desertou com um MIG-25 para o Japão. A força aérea Japonesa simplesmente não conseguiu interceptar o MIG por mais que tentasse, claro que interceptar um MIG-25 que pode alcançar uma velocidade três vezes a do som é complicado. O piloto posou o MIG em uma pista curta para esta aeronave só com o vapor do querosene.

HRotor

Só aqui, deitados em berço esplêndido, tratamos os vizinhos como hermanos.
Lá fora o pau come, impõe-se com armas e competência, não com papo furado pseudo-ideológico.

jacubao

Vamos lá,,, só para atiçar a nossa curiosidade… Como seria o sempenho dos F-15J japoneses contra os SU-27 em caso de engajamento dos dois??????? 😉

jacubao

Correção!!!!! Onde se lê “sempenho”, leia-se desempenho.

Vader

Arrisco dizer que os Mitsubishi F-15J japoneses, com AN/APG-63, HMD, AAM-3 e AAM-4 acabariam com os Su-27 com relativa facilidade, caso as regras de engajamento o permitissem.

A Rússia ainda não está preparada para enfrentar uma moderna força aérea como a JASDF. Em alguns anos a coisa poderá ficar mais complicada, mas por enquanto a vantagem seria francamente japonesa.

Ivan

“Mantenha-os sob tensão e canse-os.”
… … … … … … … … … … (Sun Tzu)

champs

Se fossem os Su-35S ou Su-30SM os japoneses teriam problemas mas estes Su-27, no 1×2 ou no 2×2, estão atrás do F-15J.

Interessante vídeo promocional do NG com a dupla que considero ideal para a FAB. Aqui estão em lados opostos mas na FAB se complementariam em alto nível:
http://www.youtube.com/watch?v=oKlQyPOiRuE

Vader

Marcelo disse:
8 de fevereiro de 2013 às 16:34

Ora meu caro, e até parece que é a primeira vez que os russos invadem espaço aéreo japonês né?

Xaropes sim. Mesmo sem as Kurilas eles tem um enorme território de saída para o Pacífico.