O diretor da Energia, fabricante russa de naves espaciais, Vitaly Lopota, informou que terá início em 2017 a fase de testes com o foguete russo projetado para enviar uma missão tripulada à Lua. Ele afirmou que o projeto ideal do veículo teve de ser adaptado às novas exigências apresentadas pela Agência Espacial Russa (Roskosmos).

Ainda de acordo com Vitaly Lopota, as novas exigências da Roskosmos implicaram na revisão de custos do projeto. Ele acredita, porém, que os engenheiros e técnicos da empresa saberão trabalhar com a agilidade e eficiência necessárias à execução do projeto.

FONTE/FOTO: Diário da Rússia

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Tomara que ninguém por aqui invente de querer mandar três
astronautas para a Lua também!!!

Marcos

Mas se quiserem escolher três, que seja por eleição. Meus votos
vão para o Bigode, para o Barbudo e para a Bruxa do 51.

asbueno

Que assim seja!

Marcos

Falando sério: não disseram o objetivo da missão, que obviamente não deve ser ir até lá para pegar pedras.

Vader

Alguém avisa os russos que essa corrida acabou há trinta anos, e eles perderam…

Vader

Ou:

Vai ver que os russos estão com falta de terra, e pensando em colonizar a Lua… 🙂

Giordani

Interessante…mas acho que desde que a URSS virou pó, muito, mas muito de sua tecnologia se perdeu…sobraram só os croquis da Soyuz…nave esta que só recentemente deixou de ser analógica!
Mas é mais fácil os chineses e indianos irem à Lua do que os russos.

Luis

Só voltarão se o Sergei Pavlovich Korolev reencarnar!

A Lua tem uma vantagem sobre a Sibéria: não cai a quantidade de neve que cai sobre o território russo! Se no RJ tá o caldeirão do inferno, na Sibéria tá o freezer, por volta de -40º C e caindo.

Adriano Bucholz

Eles estão por fora faz tempo………….. Se fosse noticia BraZileira já estavam fazendo estadio por lá!!!!

Adriano Bucholz

Mas não desmerecendo a noticia por ser “atrasada”, mas qual Patriota BRASILEIRO nunca sonhou com isso??

Daglian

Recentemente a Rússia descobriu a internet. Agora, mandará o homem à Lua… com 40 anos de atraso!

Piadas à parte, continua sendo difícil mandar uma tripulação à lua hoje em dia, tanto é que só os americanos o fizeram. Mesmo assim, está bastante mais fácil hoje em dia devido aos avanços tecnológicos.

Por fim, resta saber se a missão dará certo, pois há somente a intenção.

joseboscojr

Uma coisa que nunca engoli da missão Apollo foi o módulo lunar ir junto à nave Apollo no mesmo foguete lançador Saturno V. Eu achava (e continuo achando), que a Apollo com a tripulação deveria ter ido em um foguete e o módulo lunar em outro e se juntados em órbita, para a viagem de ida. Mudando de cueca pra ceroulas, hoje em dia eu só imagino uma missão à Lua se for com objetivo de estabelecer uma base permanente. Esse negócio de ir , ficar 3 dias e voltar é absolutamente improdutivo. Também acho que deveria ser uma empreitada… Read more »

joseboscojr

O filme “2001, Uma Odisseia no Espaço” pisou feio em alguns conceitos. A estação espacial gira toda, inclusive seu eixo. Hoje a “moda” é projetar naves e estações espaciais com “gravidade rotacional” mas usando cilindros ligados a um eixo fixo e não anéis, que eram moda em décadas passadas. Mas mesmo usando anéis, o eixo deveria estar imóvel. No caso, com o eixo girando, o recebimento de uma nave (shuttle terrestre ou lunar) é uma verdadeira operação de “desastre controlado” e seria apenas uma questão de quando haveria um acidente. Sem falar que é completamente impossível realizar qualquer atividade no… Read more »

joseboscojr

Claro que quando me refiro ao livro/filme “2001” ser de “antecipação científica” é numa parte limitada do mesmo. Aquela que faz referência à tecnologia humana. As partes referentes à tecnologia extraterrestre, por exemplo, que aceita a hipótese da ingerência extraterrestre na evolução do homem primitivo (hominídio), o “monolito” (na Terra e depois enterrado na Lua), o monolito gigante na órbita de Júpiter, a hipotética capacidade de deslocamento mais rápido que a luz e a capacidade alienígena de evoluir o estágio humano para o de super-humano, são exemplos claros de “fantasia” científica, já que parte de premissas completamente sem fundamentação no… Read more »

Vader

joseboscojr disse:
28 de dezembro de 2012 às 0:22

Bosco, a saída para o problema de tirar grandes objetos e cargas da superfície e colocá-los em órbita por um custo razoável não é outra senão o elevador orbital:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Elevador_espacial

Sds.

costamarques

Não devemos subestimar os Russos, tendo em vista as suas realizações, podem estar atras dos Estadunidenses em vários aspectos tecnológicos, porem são mais avançados em outros, na guerra fria estavam a frente em muita coisa, foram pioneiros em estações espaciais e acredito que essa missão tendo em vista o atual governo é para objetivos militares.

“Goku nos ajude, uma base de misseis esta a caminho”

joseboscojr

Vader, Mas eu acho que essa do elevador espacial vai ficar no campo das coisas possíveis, mas improváveis. Temo que nunca será construído. Um meio mas prático e barato de escapar da gravidade/atmosfera terrestre e colocar grandes cargas em órbita será usando transportadores orbitais “aeroespaciais”, combinando asas, propulsores aspirados (scramjets, etc) e motores foguetes. Se só isso não bastar, o jeito é torcer para que seja possível desenvolver a antigravidade. rsrsrss Mudando de pato pra ganso, você já viu o conceito de “anel solar”. Já li um livro (que não me lembro qual) onde toda a humanidade havia sido transferida… Read more »

joseboscojr

O nome do livro é “Ringworld”.

Hamadjr

A tecnologia da Russia esta tão obsoleta e atrasada que mesmo assim é a única que tem um centro de lançamento que envia os astronauta para a estação internacional.
Quanto a noticia em si pode ser que de fato exista esta perspectiva, mas como a voz da russia é a globo deles, então é de se esperar para ver, até porque retomar um programa como esse não seria para turismo.

Giordani

“joseboscojr disse:
28 de dezembro de 2012 às 0:22
Uma coisa que nunca engoli da missão Apollo foi o módulo lunar ir junto à nave Apollo no mesmo foguete lançador Saturno V.
Eu achava (e continuo achando), que a Apollo com a tripulação deveria ter ido em um foguete e o módulo lunar em outro e se juntados em órbita, para a viagem de ida.”

Essa era a idéia original do nazis…digo…cientista alemão Wernher Von Braun, mas por causa das limitações de potência dos motores e custos, optpu-se pelo rendezvous…

maxi47

Já que os Chineses querem ir tb, pq não os Russos?

maxi47

E o pior os Chineses utilizando teconologia russa de 40 anos atrás.

Apollo

Este tipo de notícia é algo que sempre se vê por aí, que não diz nada e não leva a lugar nenhum. É notícia vazia. Alguns exemplos: – Eu também quero ir para a lua um dia; – O Lula quer ser o presidente dos Estados Unidos; – A Dilma quer que o Brasil faça parte do Conselho de Segurança da ONU; – O Saito quer que a FAB seja a força aérea mais moderna e bem equipada do mundo. Como se vê, querer ou dizer que quer é algo que qualquer um pode fazer o tempo todo. Agora fazer… Read more »

HRotor

Se existiu a teoria da conspiração de que foi tudo engodo, que os americanos não foram à Lua, imagine agora com os russos….

Falar em teorias, eram os deuses astronautas….?

joseboscojr

HRotor, Embora não acredite na hipótese do “Astronauta antigo” sou simpático a ela. Pelo menos a acho mais crível que acreditar no que é aceito como a mais pura verdade pela maioria esmagadora da população mundial que absolutamente não sequer na hipótese da visita de seres de outras civilizações cósmicas à nossa civilização no passado, mas têm como sendo a mais pura verdade a intervenção de seres sobrenaturais extradimensionais. Tal hipótese completamente irrealista é vista como a mais pura verdade e é a base de todas as religiões mundo afora. Se alguém disser que acredita que seres extraterrestres podem ter… Read more »

Giordani

Eu acredito na Teoria do Astronauta Antigo. Na boa, não inventamos nada. apenas redescobrimos tecnologias soterradas por alguma hecatombe…

Groo

Se eu não me engano o Orion terá capacidade de ir à Lua. Quem sabe os russos pretendam fazer alguma espaçonave semelhante. Tavez até mesmo nessa linha do Bosco de mandar o módulo lunar separadamente dos astronautas.

ivanildotavares

Groo,

O Orion da FAB?

Vader

Bosco, Bosco, tsc tsc tsc… deixa as crendices do povo em paz… 🙂 Eu não acredito em astronauta antigo. Acredito em civilização antiga. O homo sapiens tem a mesma caixa craniana, o cérebro do mesmo tamanho, a mesmíssima conformação fisiológica há 200.000 anos. O homem de 200.000 anos era exatamente igual a nós, hoje. Ora, só temos história há mais ou menos 5.000 anos. Aonde estavam os humanos nos restantes 195.000 anos? Evidente que tivemos enormes e poderosas civilizações antigas que se perderam em cataclismas. E as evidências disso estão em todas as partes: das pirâmides de Gizé ao fundo… Read more »