Durante a incursão para matar Bin Ladden foi revelado a existência de um helicóptero com características furtivas. A aeronave é chama de Stealth Hawk (imagem acima), sendo que também existe o Ghost Hawk ainda mais pesado e com maior alcance que não foi usado na operação. As aeronaves são consideradas bem silenciosas sendo ouvidas apenas de bem perto.

Um helicóptero, código Razor 01, foi usado para desembarcar os Seals no teto da casa. O segundo, código Razor 02, apoio a ação com dois snipers além de levar um interprete e uma equipe de cães. A equipe depois foi desembarcada e assaltou o local por baixo.

Os Stealth Hawk não foram a única novidade na operação. Dois MH-47 chegaram cinco minutos depois. Um era a aeronave de comando (Command Bird) e desembarcou tropas no lado de fora. O segundo MH-47 atuou como canhoneiro (gun platform) orbitando o local contra qualquer ameaça blindada que aparecesse. O canhoneiro voava 30 metros acima do local em uma órbita de cerca de 500 metros.

O uso de plataformas artilhadas é muito usada pelas forças de operações especiais americanas. O mais famoso é o AC-130. O MH-47 gun platform mostra que também são consideradas outras opções visto que o AC-130 não seria compatível com uma operação onde seriam usadas aeronaves furtivas ou em um local onde havia ameaças de caças (os F-16 do Paquistão).

Os EUA já usaram uma versão do C-47 artilhada durante o conflito do Vietnã chamado ACH-47A em 1966. Era muito efetivo, mas com muitas baixas (dois de três em operação) e o alto custo da aeronave a experiência foi logo cancelada.

O mais curioso é o provável armamento do “gun platform”. Pode ser algo bem simples com um canhão de 20mm ou 30mm disparado manualmente de uma porta lateral até algo mais sofisticado como um canhão de 20mm ou 30mm integrado a um sistema de controle de tiro já usado em outros helicópteros dedicados como os sistemas usados no AH-64 Apache ou AH-1 Cobra. Talvez seja o mesmo armamento de tiro lateral dos MH-47 já armado com metralhadoras Gatling de 7,62mm e 12,7mm e armado com mísseis Hellfire e foguetes como o ACH-47 para engajar alvos blindados.

 

 

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
jacubao

Que coisa linda esse Stealth Hawk, adorei o desin furtivo.