Na segunda-feira, 26 de março, a Saab informou o recebimento de um contrato no valor de 128 milhões de coroas suecas (aproximadamente 14 milhões de euros /18,6 milhões de dólares / 33,8 milhões de reais) para a manutenção de sistemas referentes ao Gripen. O contrato foi concedido pela administração sueca de material de defesa, a FMV.

De acordo com o contrato, a Saab vai realizar manutenção e modernização contínuas  para o Gripen C/D, de acordo com o planejamento de longo prazo das Forças Armadas Suecas para o sistema Gripen. A empresa também vai manter a capacidade operacional dos sistemas do Gripen C/D, o que inclui suporte técnico, manutenção do produto, testes de voo e operação de simuladores de voo, para garantir a capacidade operacional do Gripen. As atividades serão realizadas durante o segundo trimestre de 2012, conforme a nota da empresa.

FONTE / FOTOS (K. Tokunaga e P. Kustvik): Saab

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DrCockroach
DrCockroach

Prezado Nunao, Sobre a linha de montagem, talvez por isso que em outras materias mencionavam qual seria o papel da Ruag, mas como nao sabia desta discussao anterior que vc menciona, nao tinha compreendido o imbroglio. Em outra materia o Min da Def. menciona ainda a possibilidade de economizarem com alguns equipamentos de treinamento dos pilotos (simuladores,…) com o envio dos pilotos p/ treinarem na Suecia: tudo para economizar mesmo que seja um pouquinho, pois eles tem o maior respeito aos contribuintes. Os pilotos da FAB gostariam de treinar na Suecia? 🙂 Maravilha o Min. da Def. percorrendo o pais… Read more »

Justin Case

Amigos, Reduzir o objeto contratual para que o projeto caiba no orçamento aprovado é fácil. A matemática resolve. Seria uma real prova de eficiência se eles conseguissem maior prestação operacional com os mesmos recursos. E ainda, como o pacote completo está em negociação, há toda a condição de se encontrar um resultado que agrade a todos. Até a SAAB poderá aumentar sua margem de lucro, bastando que convença os suíços a restringirem suas demandas. Agora seria mágica mesmo conseguir um preço fixo para algo que não existe. Os riscos são enormes. Mas isso também se resolve. Basta que o Governo… Read more »

Ivan

“Seria uma real prova de eficiência se eles conseguissem maior prestação operacional com os mesmos recursos.” Acredito que a SAAB já conseguiu, na medida em que o Gripen E/F terá ganhos reais em relação ao C/D, com a substituição da turbina GE F404 pela GE F414 e consequente ganho de potência em torno de 25%, com a consequente capacidade de voar em supercruzeiro, com o aumento de 40% na capacidade de combustível interno, com o novo radar AESA montado em uma base swashplate e tudo isso com um crescimento de pouco mais de 200kg. no peso vazio do caça. Curioso… Read more »

DrCockroach

Prezado Justin, numa boa, vc eh muito educado, mas realmente tenho minhas duvidas (serah que tenho?) se o seu objetivo eh debater ou trollar. “Agora seria mágica mesmo conseguir um preço fixo para algo que não existe” = trollagem Nao tem magica, mais do que comum, eh a regra em varios projetos em desenvolvimento. O que vc talvez queira discutir eh: quais os riscos do prazo de entrega (e nao sao “enormes”), e quem garante o preco fixo. No caso, a garantia do preco fixo eh do governo Sueco. Para o comprador, nao tem magica nenhuma contratar com preco fixo.… Read more »

Justin Case

DrCockroach disse: 27 de março de 2012 às 15:28 “Nao tem magica, mais do que comum, eh a regra em varios projetos em desenvolvimento. O que vc talvez queira discutir eh: quais os riscos do prazo de entrega (e nao sao “enormes”), e quem garante o preco fixo. No caso, a garantia do preco fixo eh do governo Sueco. Eu explico o meu ponto: Quando se tem alto risco e preço fixo, o preço tem que cobrir boa parte desse risco. Se ocorrer um problemão, a margem de lucro cai. Se tudo der certo, o lucro aumenta. Ofertar um preço… Read more »

DrCockroach

Talvez vc queira substituir “preco” por “custo” no seu primeiro comentario. Nenhum dos exemplos que vc citou, F-35, F-22, Typhoon (nao sei o caso do Rafale pois nao leio Frances p/ verificar relatorios oficiais, como eh o caso p/ o RU e USA), foram feitos com base em “preco fixo”. Portanto, todo o seu comentario desmorona por citar exemplos em que foram realizados outros tipos de contratos. No ultimo LRIP 5 do F-35, quatro tipos diferentes de contratos foram realizados, um inclusive p/ a turbina (“cost plus incentive”, “cost-sharing/no-fee basis”, etc), nenhum simples fixed price. Portanto, que um contrato de… Read more »

Grifo

Prezado Justin, numa boa, vc eh muito educado, mas realmente tenho minhas duvidas (serah que tenho?) se o seu objetivo eh debater ou trollar. Caro Nick, este é um típico de tática chamada de “FUD” (“fear, uncertainty and doubt”), ou medo, incerteza e dúvida. Se o Gripen NG oferece um preço fixo e baixo, alguma coisa então está errada. Mas o quê? Isso não é dito. O argumento teria alguma força se o projeto Gripen tivesse um histórico de atrasos e estouros de custo. No entanto desde o início do projeto (em 1986) o programa tem sido incrivelmente consistente em… Read more »