F-15 para a Arábia Saudita: Pentágono informa sobre contrato de US$11,3bi

6

Segundo nota do Pentágono divulgado na quinta-feira, 8 de março (conforme anúncio de venda já feito no final de dezembro), foi concedido à Boeing um contrato de preço fixo no valor de US$ 11.399.100.000, do tipo “cost-plus-fixed-fee”, relacionado a prazos e materiais (time and material), para cumprir o requerimento de venda ao exterior (FMS – Foreign Military Sales) de 84 novos caças F-15 ao Reino da Arábia Saudita, incluindo sistemas e munições. O contrato cobre esforços de desenvolvimento de novas aeronaves e “retrofit”, assim como a aquisição de 84 aviões novos de produção.

Para ler o curto texto original em inglês referente ao contrato, clique no link para a fonte, ao final.

Segundo sites especializados de defesa, esta seria a primeira parte de um custo total anunciado de 29,4 bilhões de dólares referente a 84 novos caças e a modernização de 70 já em uso, sendo que outras partes provavelmente cobrirão treinamento, manutenção, logística e sobressalentes, que não estão citados acima.

FONTE: Departamento de Defesa dos EUA IMAGEM: USAF

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

“Se bobear” está mais barato se fosse o mesmo tipo de contrato para o Rafale.

E o F15 é muito mais máquina …..

Ricardo Cascaldi

Compraram quase uma FAB inteira só que com o triplo da capacidade! 😀

Giordani RS

“Ricardo Cascaldi disse:
9 de março de 2012 às 13:35
Compraram quase uma FAB inteira só que com o triplo da capacidade!”

E por FMS…vontade de chorar! 🙁

Latino dark

Realmente , um pedido de respeito ,84 aviões novos e por aqui na republica das bananas nada acontece ,

Ivan

A Real Força Aérea da Arábia Saudita é, possivelmente, a mais poderosa força aérea do Golfo Pérsico, rivalizando inclusive com Israel e Turquia. Só de F-15 são 7 (sete) esquadrões, com cerca de 80 (oitenta) F-15C e 25 (vinte e cinco) F-15D Eagles, bem como 72 (setenta e dois) F-15E Strike Eagle. São 3 (três) esquadrões de Tornados IDS com mais de 80 (oitenta) aeronaves que foram ou estão sendo modernizadas para o padrão GR-4. Outro esquadrão de Tornados ADV (versão de defesa aérea) com 24 (vinte e quatro) caças, está sendo convertido para Thyphoons, juntamente com outros 2 (dois)… Read more »

Ivan

SIM !!!

Vai sobrar F-5 E Freedom Fighter por aquelas bandas…

E a areia de lá é igualzinha a da Jordânia.