Home Espaço Irã anuncia lançamento de satélites e promete missão tripulada em 2019

Irã anuncia lançamento de satélites e promete missão tripulada em 2019

235
5

Em meio às suspeitas da comunidade internacional sobre seu programa nuclear, o governo do Irã anunciou hoje em 5 de março que enviará satélites geoestacionários que orbitarão a Terra. O diretor do Programa Aeroespacial do Irã, Mehdi Farahi, disse que a ideia é enviar satélites com o poder de alcance de 1.000 quilômetros. O envio dos satélites está dentro do plano aeroespacial até 2015.

Em junho de 2011, o Irã lançou um satélite de observação. O objetivo era fazer imagens da Terra e transmiti-las com as informações para as estações terrestres. Em 20 de junho do ano passado, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse que o país obteve a tecnologia para desenvolver satélites. Segundo ele, o governo pretende em breve lançar satélites de alcance ainda maior – que atinjam altitude de cerca de 35 mil quilômetros.

De acordo com Farahi, o governo iraniano lançou seu primeiro satélite, Omid (cujo significado em português é Esperança), em 2009. Em 2019, o governo iraniano pretende lançar a primeira missão tripulada ao espaço. Pelos dados oficiais, o Irã é um dos 24 membros fundadores da Comissão das Nações Unidas sobre os Usos Pacíficos do Espaço Exterior, que foi criada em 1959.

O lançamento de satélites ocorre no momento em que o Irã sofre severas sanções de parte da comunidade internacional devido ao programa nuclear desenvolvido no país. Para a comunidade internacional, o programa esconde a produção de armas atômicas. Mas Ahmadinejad e as demais autoridades do Irã negam as suspeitas.

FONTE: Agência Brasil (reportagem de Renata Giraldi com informações da emissora estatal de televisão do Irã, PressTV)

FOTO: presstv.ir

Colaborou: Henrique

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
LuppusFurius
LuppusFurius
8 anos atrás

” Tiú Jakób ” abra o olho e o guarda-chuva anti-misseis….!!!!

tplayer
8 anos atrás

Uma país com todos sofrendo com todos os embargos possíveis consegue fazer isso. Enquanto isso o “Brasil Potencia” precisa pagar para os outros fazerem o mesmo trabalho para nós.

Marcos
Marcos
8 anos atrás

Do mesmo modo que os iranianos estão preparando uma missão tripulada para ir ao espaço, o Brasil está desenvolvendo o seu caça de quinta geração.

Edgar
Admin
8 anos atrás

Lançamento de Satélites é engodo aiatolá pra testes de ICBM. Te cuida, Middle East.

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

e nós aqui com o VLS….