Pilotos iraquianos começam neste mês a voar o F-16, nos EUA

7

Pilotos da Força Aérea Iraquiana deverão começar neste mês de março seus voos de treinamento em caças F-16 em Tucson, no Arizona (EUA).  Segundo matéria do site norte-americano Word Tribune, especializado em notícias internacionais, após a retirada militar do Iraque os Estados Unidos vêm preparando sem alarde a Força Aérea Iraquiana para operar sua frota de F-16, que deverá ser entregue no futuro próximo.

As aulas em solo começaram em 23 de janeiro, e os voos estão planejados para iniciar neste mês de março e estender-se até setembro, em cooperação com a 162ª Ala de Caça da Guarda Aérea Nacional do Arizona. Segundo a USAF (Força Aérea dos EUA), a 162ª Ala é unidade especializada em treinamento de pilotos estrangeiros em F-16. O primeiro piloto iraquiano que iniciará o treinamento em voo no F-16 chegou recentemente a Tucson, disse o porta-voz da unidade, major Gabe Johnson.

Em dezembro, o Iraque assinou uma carta de oferta e acordo para 18 caças F-16 Block 52, fabricados pela Lockheed Martin, e já informou ao Governo dos Estados Unidos que pretende adquirir outros 18. Os primeiros caças entregues deverão chegar ao Iraque por volta de 2014. O presidente Barack Obama afirmou que “nós temos que treinar esses pilotos e ter certeza de que estão aptos e que nós temos uma Força Aérea Iraquiana efetiva.”

Há pouco menos de dois anos, era a vez de pilotos paquitasneses treinarem durante 7 meses nos F-16C/D da 162ª Ala (e, depois disso, voaram mais duas semanas na versão Block 52, em outra unidade) , mas nesse caso eles já eram experimentados em versões mais antigas (A/B) do caça. E, falando em versões antigas, uma curiosidade é que essa Ala foi a última unidade da USAF a voar as versões A/B do F-16, que foram trocadas por modelos C/D em meados de 2007.

FONTES: Word Tribune e Força Aérea dos EUA (também foto)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

O Iraque, uma nação conquistada, em breve terá aviões mais modernos que os nossos.

Vader

Enquanto isso, no “Bravfil-Putênfia”…

tplayer

Vader, o jeito é torcer pra turma do tio Sam invadir o Brasil. Talvez levando porrada alguma coisa melhore por aqui.

Não sei vocês, mas eu já desisti do Brasil.

Giordani RS

Se o Tio Sam invadisse o braZil, seria uma boa…triste é saber que serão os chineses…

**************

“tplayer disse:
6 de março de 2012 às 8:44
Não sei vocês, mas eu já desisti do Brasil.’

E os que estão no Poder? Esses há muito tempo…muito tempo…

Sabem por quê o braZil é a 6ª economia do universo? Porque os outros foram incompetentes…nunca houve um Plano para elevar a economia “defte paíf”…o único plano foi não ter plano.

Marcelo

Amigos Vader e tplayer, os srs tem noção do que estão escrevendo? é isso mesmo? Para o Brasil ganhar 18 F-16, precisamos então ser invadidos e sei lá 300.000 compatriotas morrerem? Esse comentários beiram a ___________…

COMENTÁRIO EDITADO

tplayer

Marcelo, você não entendeu o sentido do comentário. Foi sarcasmo ali. 😉

Vader

Marcelo disse:
6 de março de 2012 às 8:56

???