O Brasil será uma das estrelas do Wings of Dreams Airfest, festival destinado a homenagear os heróis e a memória da aviação nos EUA, que acontecerá entre os dias 2 e 4 de março, na Flórida.

Deixando de lado a eterna disputa entre brasileiros e americanos sobre quem detém o título de pioneiro da aviação (irmãos Wright ou Santos Dumont), uma das atrações do festival será a apresentação de uma réplica do Demoiselle, aeroplano criado em 1909 por Santos Dumont. Quem conseguiu a façanha foi o empresário brasileiro Fernando Arruda Botelho, apaixonado por aviação e um dos maiores incentivadores de eventos do gênero.

O festival é organizado pela Wings of Dreams, organização sem fins lucrativos fundada em 2005, que tem como missão educar e preservar parte do patrimônio aéreo e militar americano para as gerações futuras.

Localizado no aeroporto Keystone Heights, na Flórida, lugar que serviu de base aérea para treinamento de pilotos que invadiram a Normandia, o festival deste ano contará com a restauração e exibição de aviões antigos, muitos ainda em condições de voar.

O evento também trará palestras, simpósios, apresentações e entrevistas com veteranos e personagens importantes da Segunda Guerra Mundial, incluindo as primeiras mulheres que pilotaram caças das Forças Armadas americana, além de shows e um jantar temático dos anos 1940.

DIVULGAÇÃO: Original 123 Comunicações

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

Acho o título excessivamente ufanista… Como um antigo comercial comemorativo ao Dia do Aviador, ao dizer que “Tudo começou com um brasileiro…” Se a primeira página da história da aviação começou com um brasileiro, as demais, e as mais gloriosas, certamente foram escritas por pilotos e cientistas de muitas outras nacionalidades. No mais, o Brasil está muito longe de ter festivais congêneres, promovidos pelo país a quem a aviação deve a maioria das páginas seguintes àquela que “um brasileiro” iniciou…

Alexandre Galante

Será que um dia o Brasil terá um evento do porte da FIDAE?

Marcos

Testes de tunel de vento demonstraram que aquela primeira aeronave dos Wright, que eles afirmam terem feito o primeiro vôo, jamais teria como sair do chão. A relação peso/potência era tão alta que a R.A. era negativa.

Roberto F Santana

Prezado Ozawa,

Concordo.
Hoje poucos ousam levantar um só dedo contra a história do “pai da aviação”, outro título favorito da ditadura militar dos anos setenta, para justificar as gastanças com uma força aérea de vitrine.
Qualquer um que deixe um pouco a preguiça de lado e vá estudar a história dos pioneiros da aviação pré-1914, verá que Santos Dumont não estava sozinho, nem antes nem depois, apesar de todo seu valor, foi um mero coadjuvante, num artefato que ninguém “inventou”, mas foi desenvolvido por vários pioneiros.

Roberto F Santana

Prezado Galante,

Esse é mais um bonde perdido no Brasil, este que promoveu uma feira em São José dos Campos, no início dos anos setenta, no nível de um Salon du le Bourget ou de um Farnborought.

Alexandre Galante

Pois é Roberto, nosso nível caiu tanto que o presidente da Foxconn disse que brasileiro “não trabalha tanto” e comparou o Brasil com “a antiga Taiwan exportadora de bananas”

http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5630502-EI15608,00-Presidente+da+Foxconn+diz+que+brasileiro+nao+trabalha+tanto.html

Daglian

Realmente, trabalhamos muito pouco para os padrões chineses. É que aqui não costumamos fazer trabalho escravo.

Lá na Foxconn eles trabalham tanto que teve até suicídio, um exemplo…

Baschera

Poe suicídio nisto….. foram mais de cem !!

Manda este china da Foxconn ir catar bananas lá onde veio….. sua empresa é um lixo…. e se ele é muito rico… é porque explora um monte de gente sem opção melhor.

Única classe no Brasil que trabalha pouco, mas ganha muito, é a classe política.

Falando nisto, a arrecadação federal, em Jan/2012, já passou dos R$ 102 bilhões…. o que, abatida a inflação do período, dá mais de 6% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado.

Mas para onde foi ???

Sds.

Corsario137

Uma coisa eu aprendi nas minhas andanças pelo mundo: nenhum povo fala tão mal de si mesmo quanto o brasileiro. Temos uma aversão ao elogio e ao mérito.

Foi justamente por ser livre desse espírito pequeno e medíocre que Santos Dumont foi o homem que foi. UM DOS PIONEIROS da aviação, eternizado pela Cartier, reconhecido em Paris como uma das grandes personalidades que fazem parte da história da cidade. Um inventor, um cientista, um homem a frente do seu tempo.

Quanto a comparação aos chineses, não vale nem comentar.

O título é muito bom sim.

cristiano.gr

Realmente no Brasil se trabalha pouco. Se passa muito trabalho, mas se trabalha muito menos que em outros países mais desenvolvidos. O Brasil é o país mais festeiro que existe.

cristiano.gr

Sobre o pioneirismo da aviação: Os brasileiros têm de deixar de ser negativistas e puxa-saco de gringo. Os americanos adoram tanto e fazem questão de sempre puxar a brasa pra eles em qualquer assunto que mesmo que o experimento dos irmãos Wright tivesse sido feito com um balão que soltasse um objeto planador sem tripulante eles se entitulariam os pais da aviação. Existem vários textos que comentam que houve alteração de datas e registros históricos favorecendo os irmãos Wright porque o governo e os militares americanos queriam a todo custo que tal façanha histórica fosse criação de um americano. E… Read more »

cristiano.gr

Christiano da Silva e Ricardo Almeida:

Como diz na Bíblia, o maior trunfo do diabo foi convencer o homem que ele não existe, isso é o mesmo para o Brasil em relação aos EUA. Sabemos que a diferença está na educação e no investimento, mas mesmo assim, sempre tem aqueles que se apegam ao que há de negativo e, ao invés de procurarem melhorar e valorizarem seu lado positivo, ficam dando crédito aos gringos.

Corsario137

Caro Cristiano, Discordo de você e dessas generalizações apresentadas em pesquisas de produtividade, em que pegam um setor X e contam numericamente as horas trabalhadas por ano ou a quantidade de unidades produzidas/por número de empregados. Trabalho diariamente com franceses, angolanos, sul-africanos e outros países e não vejo em nenhum desses tanto empenho na realização de tarefas quanto aqui. Os franceses trabalham menos horas que nós por semana, tem 45 dias de folga no ano, folga de muitos dias se um parente morre, se fica doente, se o filho de uma parente nasce etc etc etc… Aqui na filial do… Read more »

Rogério

É, concorco com td que o Corsario137 disse, e essa frase não está na Biblia, é de um filme chamado ” Os Suspeitos”.

[]s

Daglian

Perfeito Corsario, eu também concordo.

Quem fala que brasileiro não trabalha muito, com todo respeito, não conhece o Brasil.

Mas só para adicionar, por mais que eu goste de Santos Dumont… o relógio de pulso, comprovadamente (não há nenhuma dúvida), NÃO foi criado por ele. Agora, vão ter que ter provas muito fortes mesmo para fazerem eu acreditar que Santos Dumont não inventou o avião.

DrCockroach

off-topic: “O contrato para a venda de 36 caças Super Hornet, da Boeing, para a Força Aérea Brasileira, continua a ser um objetivo prioritário para os EUA. Mas ainda está guardada na gaveta da presidente Dilma. O tema deverá ser excluído da agenda paralela da visita de Dilma a Barack Obama, segundo o embaixador dos EUA em Brasília, Thomas Shannon” WTF!? Excluido por que? Porque jah estah decidido (meu palpite) ou porque nao quer decidir nada? Mas decide logo este FX-2! Ateh porque eu opinei que seria decidido… O Banco Central nao sabe o que fazer com tantos dolares, daqui… Read more »

DrCockroach

link:

http://m.estadao.com.br/noticias/impresso,eua-e-brasil-buscam-intensificar-negocios,840295.htm

[]s!
P.S.: ^%#%*%@!#*!*&#^! AAAAAAAAAAHHHHHHHHH ^#@!#!#!#*!&&W
P.P.S: 🙂

Daglian

Ah não… não dá mais. Ô OBAMA, dá uma força ai!!!