Cinco esquadrões de jatos Fairchild A-10 poderão ser eliminados sob a proposta de novo orçamento da USAF, o que representa um terço de todas as reduções de frota planejadas durante os próximos cinco anos.

Oficiais da USAF enfatizaram que a missão de apoio aéreo aproximado do A-10 não será comprometida pela redução total de 102 células.

“Por mais notável que o A-10 seja, não é a única máquina que faz o apoio aéreo aproximado”, disse o General Norton Schwartz, chefe do Estado Maior da Força Aérea.

Além de 246 A-10s a serem retidos, a USAF também voa agora essas missões usando munições guiadas com precisão (PGMs) transportados por bombardeiros, disse ele. O Lockheed Martin AC-130, equipado com um canhão de 105mm e PGMs, também realiza a missão, acrescentou.

O A-10 foi escolhido para os maiores reduções nos planos de orçamento, pois limita-se à realização de menos missões do que outros caças.

“Como se começa com uma força menor, um dos imperativos, em nossa opinião, é manter a versatilidade”, disse Schwartz.

As reduções também incluem um esquadrão de Lockheed F-16 e um esquadrão agressor composto por caças F-15.

As mudanças, se aprovadas, reduziriam o tamanho da frota de caças da Força Aérea a 54 esquadrões. Dependendo do número de aeronaves em cada esquadrão, o número total de caças diminuirá para entre cerca de 1.080 e 1.300 aviões. Esse número é significativamente abaixo do plano da USAF para comprar 1.763 jatos Lockheed F-35As, que serviriam como substitutos para todos os seus A-10s, F-15 e F-16s.

Schwartz, no entanto, disse que a decisão sobre a possibilidade de reduzir a compra de F-35A não será feita por pelo menos vários anos.

“Por favor, retornem em 2017 quando provavelmente teremos a entrega de cerca de 160 ou 170 jatos F-35s”, disse Schwartz. “Assim uma eventual redução de compras de F-35A é bem para o futuro.”

FONTE: Flightglobal / TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

“USAF propõe cortar jatos A-10 Thunderbolt II”…

Pela milésima vez. Impressionante como a USAF odeia esse jato.

Corsario137

E em breve a USAF contará também com os A29.

Mauricio R.

A USAF tenta, tenta, tenta, mas ainda não será desta vez… “USAF officials emphasised the A-10’s close air support mission will not be compromised by the total reduction of 102 airframes.” “…the USAF also now flies such missions using precision-guided munitions (PGMs) carried by bombers,…” “The Lockheed Martin AC-130, equipped with a 105mm cannon and PGMs, also performs the mission,…” (http://www.flightglobal.com/news/articles/usaf-proposes-to-cut-a-10s-defers-questions-on-f-35a-fleet-size-367823/) Ocorre que os bombardeiros são poucos, os AC-130 (Spectre ou U-Boat) em breve estarão necessitando de um substituto, além do que não voam em espaço aéreo contestado. E nem a salada de UAS disponível, faz algo similar ao low… Read more »

Almeida

Mauricio R. pelo que entendi eles não estão cortando (ainda) todos os Warthog, mas apenas 5 esquadrões. O que faz sentido, já que sua missão é realmente muito específica e em muitos casos pode sim ser feita por outras aeronaves. Quando for realmente necessário, eles ainda contarão com 246 unidades em outros 10 esquadrões.

Interessante notar que o número de F-35 a serem encomendados pela USAF sempre foi superior ao número total de caças operados! Esse números inflados nunca me convenceram, mesmo contando com uma corrida de produção de 20 anos ou mais.

Marine

Exato Almeida!

Ninguem na USAF disse que estarao aposentando os A-10!

Eles estao cortando 5 esquadores porque e a aeronave menos versatil hoje no inventario. Estao certos, e preferivel cortar A-10 do que F-16 ou F-15 hoje e com o cenario futuro proximo.

jacubao

Joga um esquadrão aqui na FAB que vai dar um bom caldo para nós, hehehe… 😀

Requena

Não dá ideia Jacubão, não dá ideia… 🙂