sexta-feira, setembro 30, 2022

Gripen para o Brasil

Array

Novo sistema de controle aéreo começa a operar em Brasília

Destaques

Alexandre Galante
Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Batizado de Sagitário, software aumenta a segurança e a fluidez do tráfego aéreo nacional

 

Brasília, 27/01/12 — A segurança do tráfego aéreo nacional ficou maior. Depois de Curitiba e Recife, o novo sistema Sagitário começou a operar também, a partir desta semana, no primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta I), sediado em Brasília.

Desenvolvido pela empresa brasileira Atech, o software marca uma evolução, em termos tecnológicos, na comunicação entre controladores e pilotos e na vigilância do tráfego aéreo do país.

O Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (Sagitário) surgiu para aperfeiçoar o X-4000, sistema utilizado nos centros de aproximação e de controle de área para apoiar os controladores de voo na prestação do serviço de vigilância.

Antes do Sagitário, o X-4000 recebia e tratava dados obtidos somente a partir de varredura por radares. Depois, conjugava essas informações com os dados dos planos de voo das aeronaves e gerava a visualização das informações necessárias ao controle de tráfego aéreo.

Com o Sagitário, o sistema fica capaz de processar dados de radares integrando-os com informações de constelações de satélites, como o GPS, o que possibilita o controle da aeronave durante toda a duração do voo.

O novo software, além disso, permite a sobreposição de imagens meteorológicas sobre a imagem do setor controlado para acompanhar a evolução de mau tempo. E edita os planos de voo sobre o mapa do território nacional, possibilitando a inserção, remoção e reposicionamento de pontos de plano e cancelamento de operações.

O Sagitário já opera nos Cindacta II (Curitiba) e no Cindacta III (Recife). O sistema que começou a funcionar esta semana no Cindacta I é a versão mais moderna, incluindo as atualizações aplicadas nas demais regiões.

Cerca de R$ 9 milhões foram investidos no desenvolvimento do software. Outros R$ 15 milhões devem ser aplicados na implantação do sistema nas outras unidades de controle de tráfego, assim como para o treinamento dos operadores. O Sistema Sagitário está previsto para ser implantado no Cindacta IV (Manaus) até o final de maio.

FOTO: CECOMSAER
Ministério da Defesa -Assessoria de Comunicação Social

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias

Força Aérea Brasileira inaugura nova estação radar de vigilância aérea em Rondônia

Estação será usada pelo Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) para auxiliar na proteção de fronteiras do Brasil A...
Parceiro

LAAD 2023

- Advertisement -
- Advertisement -