Home Espaço Tragédia com o Apollo 1 completa 45 anos; Nasa lembra mortos

Tragédia com o Apollo 1 completa 45 anos; Nasa lembra mortos

304
2

A Nasa deu início na quinta-feira às homenagens para marcar as maiores tragédias espaciais de sua história. O dia de hoje marca os 45 anos do primeiro acidente, que causou a morte de três astronautas americanos.

Os tripulantes do Apollo 1, Gus Grissom, Ed White e Roger Chaffee morreram no dia 27 de janeiro de 1967 em um incêndio no módulo de comando durante um teste do dispositivo. Apesar do desastre, o programa continuou para levar à Lua, em 16 de julho de 1969, na nave Apollo 11, os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins.

Como em todos os anos, na última semana de janeiro, a agência espacial quer “homenagear suas vidas e lembranças”, disse o diretor da Nasa, Charles Bolden, durante uma cerimônia ontem. Bolden espera que estes sacrifícios sirvam de inspiração para as próximas gerações e pediu aos funcionários da Nasa para que façam ouvir sua opinião e se dirijam a seus superiores para que “a segurança seja sempre prioridade”.

Além do Apollo 1, outras duas grandes tragédias marcaram a conquista espacial americana. A nave Challenger se desintegrou em 28 de janeiro de 1986, pouco mais de um minuto após seu lançamento no Centro Espacial Kennedy. Entre os sete tripulantes que morreram estava Christa McAuliffe, uma professora que fazia parte de um projeto da Nasa para levar a ciência aos estudantes.

A tragédia causou um grande impacto na sociedade americana, o que levou a Nasa a realizar uma revisão em todos os seus sistemas e procedimentos centrada na segurança. No entanto, em fevereiro de 2003, os Estados Unidos enfrentaram outra tragédia espacial, quando os sete tripulantes da nave Columbia morreram no momento que entraram na atmosfera terrestre.

FONTE: Terra, com informações de agências internacionais.

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Ylussasbueno Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
asbueno
Visitante
Member
asbueno

Antes mesmo de aprender a ler já folheava livros sobre astronáutica. Como a imaginação de uma criança é ilimitada, observava as fotos e ilustrações e fantasiava como deveria ser o trabalho daquelas pessoas que iam ao espaço em cápsulas impulsionadas por foguetes. Todos sabemos que os tripulantes são pessoas especiais, quer pela exigência intelectual quanto física. Porém para uma criança e, depois, adolescente, isso era o máximo! Foi chocante saber da perda da tripulação da Apollo 1. Não me lembro ao certo onde li a respeito, mas quebrou o manto de invencibilidade dos meus “heróis”. Bem mais tarde, a perda… Read more »

Yluss
Visitante
Member
Yluss

Coincidentemente estou em Orlando nestes dias e no domingo levei as crianças ao Kennedy Space Center. Interessante como mesmo um grande entusiasta como eu havia menosprezado o que encontraria lá

Impressionante tomar contato com tudo o que existe lá em exposição!

Conheci lá, e agora este post faz menção, a tragédia da Apollo I, e observei que ele são mesmo considerados heróis dessa trajetória, por si, heróica também, percorrida pelos americanos.

Que sejam sempre lembrados assim!

Sds