Novas fotos dos jatos F-35 da Lockheed Martin usados na campanha de ensaios em voo.

FOTOS: Lockheed Martin

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Belas fotos.

jacubao

Num acho ele bonito não, o F-22 sim, é um belo caça. 🙂
Mas como gorto não se discute…

Daglian

Ele é bem bonito, mas acho “cabeçudão” demais, meio deselegante.

Como disse o jacubao, o F-22 é um dos caças mais lindos na minha opinião!

LuppusFurius

Isto sim é probe , não “aquele”………

Almeida

Ainda bonito, apesar de todos os “remendos” feitos desde o protótipo original.

Mas o que eu queria MESMO era vê-lo fazendo umas acrobacias em vídeo.

joseboscojr

O f-35B, apesar de problemático, acho que é mais viável que seria se o vencedor do programa JSF fosse o X-32. O sistema de elevação direta usado no X-32 STOVL pra mim parecia muito frágil, sem muita potência, já que dependia apenas de 2 bocais vetoráveis no centro de gravidade da aeronave e mais 6 pequenos bocais para estabilização e controle no modo VTOL, dispostos na frente, na traseira e nas pontas das asas. Também aquelas “portas” laterais do compartimento de armas iria dar muito trabalho. Independente de ser uma batata quente, o X-35 deve estar se saindo melhor do… Read more »

Nick

Concordo com Daglian, o F-22 é um dos mais belos designs em termos de caça.

Pelo lado estético, o F-35 me parece meio gordo/curto….

[]’s

Giordani RS

O F-35 é um caça sem elegância. Ele até tem linhas suaves, para uma nave do seu tamanho, mas falta-lhe a elegância dos velhos velhos aviões…vejam que o Phantom mais parece um ganso velho e cansado, mas ele é bonitão! E o que dizer do F7U Cutlass? Aquilo era um belo diabo de cauda dupla! O X-32 sim, ah, que bela nave era… Discordo do bosco, penso que o X-32 daria tanta dor de cabeça quanto o F-35 está dando, mas “acredito” que seriam solucionados em bem menos tempo…mas uma coisa é certa: Na versão -B, para ser eficiente, só… Read more »

joseboscojr

Giordani, Sem dúvida o mecanismo de elevação do X-32 STOVL é menos complexo do que o do F-35B, que só aquela caixa de engrenagens que liga o eixo da turbina ao liftfan deve ser um pesadelo tecnológico, mas o caça da Boeing fica no modo VTOL dependurado apenas nas duas tubeiras vetoráveis (e equilibrada em mais 6 tubeirinhas periféricas). Pra mim a capacidade de carga desse sistema só daria para levar o piloto, uma garrafa d’água e um pão com mortadela. rsrsr Muito frágil! Ao contrário do sistema do F-35B, onde a tubeira de escape participa igualmente da elevação no… Read more »

joseboscojr

Só de curiosidade, na década de 60 foi apresentado à USN/USMC a proposta de um caça denominado Convair 200 pela General Dynamics, com capacidade STOVL muito parecido com o F-35 e mais ainda com o YAK-141 (o conceito do caça russo deve ter sido inspirado no Convair 200).
Tinha uma tubeira vetorável por anéis assimétricos semelhante ao do F-35B, só que ao invés de um liftfan, usava 2 turbinas de elevação quando no modo VTOL.
http://steeljawscribe.com/wordpress/wp-content/uploads/image/convair_200_1.jpg

Corsario137

Eu tive a oportunidade de ver o mock-up do F-35 e seu motor no Le Bourget e a sensação que dá é que você está em frente a algo completamente novo e diferente de toda uma geração de caças. O stand dele era escondido lá no final, de forma que você passa primeiro pelo Rafale, Fs (15,16,18), Typhoon e finalmente chega nele. Não sei explicar ao certo mas existe uma linha geral de pequenos atributos que reúnem todos os outros caças numa “mesma categoria” e o F-35 não. O mesmo se aplica ao GlobalHawk. Você consegue dar umas 10 voltas… Read more »

Corsario137

Bosco,

Esse Convair 200 parece um Gripen STOVL!

Abraço.

Giordani RS

Vai entender esses gringos…o motor Pegasus é a solução menos problemática para VTOL…mas não, o sonho “deles” é algo como o XFV-12A! Até o alemão VJ-101 era menos problemático! Até Short SC.1 também! Vai entender…

joseboscojr

Inclusive já estava adiantado um Harrier supersônico com “queimadores” nos bocais anteriores e a possibilidade de se usar um sistema de 3 bocais oa invés de 4. Mas parece que o loby da tecnologia stealth falou mais alto e quiseram dar um passo além. O que me deixa impressionado no liftfan do F-35 é que ele não possui um “queimador” e toda a energia gerada vem diretamente do ar comprimido. Sem dúvida é um feito memorável tendo em vista o diâmetro do “fan” e a quantidade de energia que deve ser gerada que se traduz em “massa de ar por… Read more »

Marcos

Ainda não vi essa aeronave operando com carga externa.

Almeida

É Giordani RS e joseboscojr, o Super Harrier estava indo muito bem nas telas dos computadores e túneis de vento, com o bem sucedido Pegasus numa versão com 3 bocais e pós combustor no bocal traseiro. Ele até tinha algumas características stealth herdadas do projeto do Super Hornet.

https://navy-matters.beedall.com/images/superharrier.jpg

Se tivessem seguido com ele para os Marines e RN, talvez o Joint Strike Fighter não tivesse ficado essa briga de bêbado que estamos vendo hoje. Acho até que o desenvolvimento em separado de duas aeronaves teria saído mais barato que uma só que tem que fazer tudo junto.