As fotos desta matéria são do site que promove o AT-6 na competição LAS da Força Aérea dos EUA (veja mais detalhes em matéria mais acima desta). Obviamente, a seção de fotos foi feita para passar a ideia de que o AT-6 tem parentesco com um ícone da aviação de caça dos EUA, o P-51 Mustang.

De fato, a cauda tem alguma semelhança, e os ângulos das fotos favorecem algumas comparações favoráveis. Mas na nossa opinião o conjunto do esguio caça P-51, cujas linhas se tornaram clássicas e podem ser consideradas inspiração para vários treinadores turboélice de décadas seguintes, é muito mais equilibrado e elegante que o do relativamente “atarracado” AT-6.

Vale lembrar também que tanto o AT-6 quanto o treinador T-6 Texan II do qual descende não têm origem num projeto norte-americano, e sim suíço (uma genealogia que vai do Pilatus PC-3, passa pelo PC-7 e chega ao PC-9, sendo este último a base do T-6 Texan II).

FOTOS: missionreadyat-6

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani RS

Sempre tem um marketeiro, que não sabe porque o avião voa, mas dando pitaco…
Se fosse por imagem, é só colocar uma do TucFire…

Vader

Comparar qualquer aeronave da 2a Guerra com uma moderna é simplesmente ridículo. Ainda mais quando uma é uma aeronave a pistão e a outra um turbohélice.

É como comparar a navalha do “Barbeiro de Sevilha” com uma Gillete Mach 3: a única semelhança entre as duas é que ambas cortam…

Invincible

Acho que a comparação seria inadequada se fosse entre o P-51 e o F-22, por exemplo. Na verdade acho que não é nem uma comparação isso ai. Mesmo porque continuo achando o P-51 muito melhor que o esse pseudo AT-6. Na verdade acho até injusto ele levar o nome do glorioso T-6. Esses caras sabem que tem um avião que não serve para o propósito desejado e ficam associando o nome ao P-51 ao fato de “ser” Americano e coisas do tipo.

Clésio Luiz

O P-51 é mais veloz e voa mais longe que o modelo da Raytheon… Sem falar que é muuuuuuuuito mais bonito.

Para mim o caça mais bonito da segunda guerra, voando com um dos treinadores mais feios da atualidade.

Vader

Clésio Luiz disse: 27 de dezembro de 2011 às 18:18 O velho super-trunfo: “é mais rápido, maior autonomia, manobra melhor”… 😉 Como eu lamento essas discussões do tipo “o pipi do meu papá é maior que o do seu”… Começa que são aeronaves com propósitos completamente distintos. Mas na base da comparação “laranja com linguiças”, cabe também dizer que é mais pesado, mais barulhento, mais difícil de pilotar e navegar, tem maior reflexão ao radar, polui mais, é mais frágil (exige manutenção muito mais cuidadosa), e é muito, mas muito, mas muuuuuuuito menos seguro de se voar. Aliás, só pelo… Read more »

Clésio Luiz

Mas se fosse no super trunfo eu ganharia né vovó Vader?

Vader

Ok, você venceu caro Clésio. As batatas… 🙂

Uitinã

P-51 um ícone da aviação de caça mundial ao lado de um ícone da improvisação, P-51 muito mas avião com uma velocidade máxima de 700 km/h uma autonomia de mais de 2500 km além de 4 ou 6 metralhadoras .50 Browning M2, mas como eu disse um ícone da aviação de caça da segunda guerra.

Almeida

Hahaha, como apelam esses norte americanos!

Mas não se preocupem, além de termos o melhor avião neste caso, também temos os melhores marketeiros do planeta.

andre.dadys

Não comparando funcionalidades e sim a aparência… O P51 é MUITO mais bonito que o AT-6.
Tem gente que não gosta do Maverick e Landau, preferindo um Escort XR3 ou um Gol GTi…

Almeida

Pessoal daqui, como eu, é das antigas… Andre, hoje em dia tem gente que prefere Ford Ecosport a Escort XR3 e Gol GTi hehehe! 🙂

Control

Senhores

Num dogfight, pilotos equivalentes, o AT6 não teria chance. Aliás, não teria também contra o Spitfire e alguns outros ícones da IIGM.

Sds