F-16: esse vende igual garrafa d’água no verão

14

Iraque solicitou a compra de 18 aeronaves …

A agência do Pentágono DSCA (Defense Security Cooperation Agency) notificou o Congresso dos EUA no último dia 12 de dezembro sobre uma possível venda de 18 caças F-16IQ e equipamentos associados, peças, armas, treinamento e apoio logístico para o Governo do Iraque a um custo estimado de US$ 2,3 bilhões.

Os aviões seguiriam juntamente com 24 motores F100PW-229 ou F110-GE-129, 120 lançadores LAU-129, 24 radares APG-68(V)9, 19 canhões M61 Vulcan de 20mm, 100 mísseis AIM-9L/M-8/9 Sidewinder, 150 mísseis AIM-7M-F1 / H Sparrow, 50 mísseis AGM-65D/G/H/K Maverick, 200 bombas GBU-12 Paveway II com guiagem a laser, 50 bombas GBU-10 Paveway II, 50 bombas GBU-24 Paveway III e outros equipamentos como sistemas de guerra eletrônica e casulos designadores de alvos.

Também estão incluídos equipamentos de apoio, Sistema de Planejamento Conjunto Missão, simulador de voo, peças de reparo, publicações e documentação técnica, treinamento de pessoal e outros elementos relacionados ao apoio logístico.

O custo estimado é de 2,3  bilhões de dólares. O Iraque já tem uma encomenda de outros 18 caças do mesmo tipo, cuja estimativa de custos foi de 4,6 bilhões de dólares (veja links mais abaixo).

FONTE: DSCA

… e Omã quer mais um esquadrão de F-16

O Ministério da Defesa de Omã encomendou aos EUA um lote suplementar de 12 caças F-16 Fighting Falcon, no valor de 600 milhões de dólares. A entrega será concluída em novembro de 2016.

Recorde-se que, em 2010, este país árabe adquiriu por 3,5 bilhões de dólares um lote de 18 caças F-16, tendo o respectivo contrato previsto a entrega de equipamentos, motores, radares e armamentos. Outros 12 caças do mesmo modelo tinham já sido comprados em 2005.

FONTE: Voz da Rússia

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
tplayer

Querendo ou não o F-16 acabou virando o sucessor do F-5 como caça barato para países aliados dos EUA.

ricardo_recife

E ainda dizem que daqui a quatro anos fecha a linha de produção.

Esqueçam, vai até 2020 no mínimo.

O Chile foi que fez certo, comprou um lote novinho e comprou mais dois com MLU.

E nós, vamos mal na fita. Depois de quatro governos nada, nadica de nada.

Clésio Luiz

Essa venda para Omã foi feita em lugar do Typhoon. Pelo visto não é do o Rafale que anda perdendo concorrências em quantidade.

Vader

Esse caça em termos comerciais é brincadeira. Deixa no chinelo qualquer outro dos últimos 30 anos.

Igual ao F-16 em termos de capacidade e preço (custo/benefício)? Só o Gripen (em termos gerais: ambos tem vantagens e desvantagens).

Na boa? Com a crise mundial e o preço dos concorrentes europeus e do F-35, a linha de montagem do F-16 vai até 2025 brincando.

Ainda dá tempo sossegado do Brasil fazer uma escolha sábia.

Renato Oliveira

Grande Lorde Vader, pra ocorrer escolha sábia precisaríamos de governantes sábios…

Vader

De fato, Renato…

Tadeu Mendes

Amigos,

O Iraque levou um pau dos EUA por duas vezes em menos de 13 anos.

Sofreu duas guerras em completa desvantagem. Teve seus exercitos decimados, sua infraestrutura dilapidada, perdeu mais de 250 mil vidas humanas e agora vai comecar a subir.

Vao comprar os F-16 (um luxo, se comparado aos F-5, Mirage, AMX da FAB).

E a “Potencia” do Atlantico Sul continua desdentada. Rsrsrsrsrs.

ricmoriah

depois de sair da casa iraquiana, agora é hora de equipa-la. mas dinheiro entrando via F16 e outros armamentos que logo os iraquianos vão precisar. afinal, de um lado tem os otomanos e de outro os persas… aí fica difícil não ter força armada. e para isso, nada melhor que o Tio Sam para abastecer a aliada mesopotâmica.

Nick

Se essa foto pudesse ser tirada em Anápolis, Santa Cruz e Santa Maria….

[]’s

Hammadjr

Apenas para situar o contexto, o Iraque levou pau dos EUA e mais seus parceiros, ai meu é fica descer a lenha e também o por que sua capacidade bélica estava pra lá de Bagda.

Antonio M

E como o B52, o F16 vai voar por uns 100 anos ……

Mauricio R.

Viper fura zóio!!!
Será que passa pelos 5195 F-4 Phantoms produzidos???

Diegolatm

Sinceramente, se soubéssemos que esse FX infernal ia demorar tanto, preferiria 200 f-16 do que 36 caças que nunca vão aterrissar aqui! lol

joseboscojr

Cleverson,
“O Brasil é um país pacifico, mas os outros podem não ser!”
Perfect!