Emirados convidaram Eurofighter para fazer contra-oferta ao Rafale

    275
    16

    Segundo reportagem da AFP, os Emirados Árabes Unidos (EAU), que estão nos estágios finais de conversações com a França para a aquisição de caças Rafale, convidou o consórcio Eurofighter a fazer uma contra-oferta. A informação foi dada pelo consórcio no domingo.

    O grupo Eurofighter afirmou que os EAU solicitaram ao Reino Unido, que utiliza o Eurofighter Typhoon, que mandasse informações sobre as capacidades da aeronave, e esse “briefing” aconteceu no dia 17 de outubro.

    Em pronunciamento, o consórcio disse: “Nós recebemos, na sequência, um requerimento de proposta (RFP – Request for Proposal) para um possível fornecimento do Typhoon. Estamos agora trabalhando duro para mandar uma resposta.” Não foram revelados detalhes adicionais, como a número solicitado de aviões e o cronograma para uma decisão.

    No mês passado, o Ministro da Defesa Francês Gerard Longuet disse que as negociações para que os EAU comprassem o Rafale, considerado o orgulho da francesa Dassault Aviation, estavam nos estágios finais. Tanto o Rafale quanto o Typhoon estiveram envolvidos, recentemente, em operações de combate sobre a Líbia. O Rafale foi voado tanto pela Força Aérea (Armée de l’air) quanto pela Marinha (Marine Nationale) da França, e o Typhoon pela RAF (Força Aérea Real Britânica).

    Os dois caças também estão nos estágios finais de uma importante competição na Índia, para atender a um requerimento para 126 aviões de combate multitarefa de porte médio para a Força Aérea do país. As propostas finais foram abertas no início deste mês, e uma decisão é esperada para as próximas semanas.

    A Dassault procura pelo primeiro cliente de exportação para seu Rafale “omnirole”, enquanto o consórcio de quatro países europeus do Eurofighter espera construir uma base de consumidores que já inclui as nações parceiras – Alemanha, Itália Espanha e Reino Unido – além de dois clientes internacionais, a Áustria e a Arábia Saudita.

    FONTE: AFP via IC (tradução, edição e adaptação: Poder Aéreo)

    FOTOS: Eurofighter e Força Aérea Francesa

    Colaborou: Grifo

    NOTA DO EDITOR: no sábado, 12 de novembro, o consórcio Eurofighter divulgou nota sobre a participação de dois caças Typhoon no Dubai Air Show 2011, em que o consórcio vai demostrar uma seleção das capacidades do caça, o que inclui o radar AESA (varredura eletrônica ativa) e as vantagens associadas à sua instalação num nariz mais volumoso e à sua inovadora capacidade de reposicionamento para ampliar o ângulo de aquisição em mais de 200 graus. Também serão apresentados o HMSS (Helmet Mounted Symbology System – sistema de simbologia montado no capacete), o míssil ar-ar Meteor, o míssil ar-mar Marte, assim como os bocais de vetorização de empuxo (Thrust Vectoring Nozzle  – TVN) dos motores EJ200. O consórcio também divulgou a sequência de manobras que serão apresentadas pelo Typhoon em suas exibições aéreas (programadas para todos os dias do evento):

    Mais uma vez, os Emirados usam o artifício de “colocar o bode na sala” em sua longa negociação para adquirir o Rafale. Ou melhor, colocam o camelo na sala (simpático animal que, não obstante, fede tanto ou mais que um bode – além de ser bem maior).

    16
    Deixe um comentário

    avatar
    15 Comment threads
    1 Thread replies
    0 Followers
     
    Most reacted comment
    Hottest comment thread
    12 Comment authors
    DrCockroachRogérioVaderMauricio R.Luis Recent comment authors
      Subscribe  
    newest oldest most voted
    Notify of
    Alfredo Araujo
    Visitante
    Member
    Alfredo Araujo

    Jogaram agua no champagne dos franceses !! audhssduhadsuh

    Já pensou a jaca perder nos EAU e na India ?

    Grifo
    Visitante
    Grifo

    Caro Nunão, obrigado pela simpática menção nos créditos. Se me permite, só um reparo na tradução: O grupo Eurofighter afirmou que os EAU solicitaram ao Reino Unido, que utiliza o Eurofighter Typhoon, que mandasse informações sobre as capacidades da aeronave, e esse “briefing” deverá acontecer no dia 17 de outubro. Na verdade, o briefing obviamente já aconteceu no dia 17 de outubro. Não deixa de ser interessante ver que neste dia enquanto os EAU estavam reunidos com a EADS e pedindo uma proposta do Eurofighter, a Dassault ainda estava divulgando para imprensa que a venda do Rafale era “iminente”. A… Read more »

    Nick
    Visitante
    Member
    Nick

    Seria desastroso e até mesmo traumático para os franceses e Rafaletes em geral, se o Typhoon virar o jogo aos 47 do segundo tempo nos EAU. 🙂

    []’s

    ricardo_recife
    Visitante
    Member
    ricardo_recife

    Com certeza o ministro francês da defesa foi pego numa tremenda mentira. Lembram que poucos dias ele indicou que o Rafale seria vendido na Dubai Air Show 2011, a manchete era “Primeira exportação do Rafale pode ser anunciada na próxima semana”. Como alguns aqui observaram, novamente os franceses colocavam na boca dos compradores que a compra já estava feita. Mentira pura!!! Desinformação ou auto-ilusão, acho que é o último. Os franceses ainda não caíram na real!!! O anuncio do Typhoon realmente coloca o Rafale em uma saia justa bem apertada. A bola está do lado dos ingleses e alemães. Se… Read more »

    Guilherme Poggio
    Editor
    Famed Member

    É.

    Comprar caças hoje em dia já não é mais como antigamente.

    Antonio M
    Visitante
    Member
    Antonio M

    Ô jaca indigesta !

    Luis
    Visitante
    Luis

    Quem mandou a França sair do projeto do Eurofighter? Agora aguentem!

    Mauricio R.
    Visitante
    Mauricio R.

    É, pretender falar pelo provável cliente, não é das melhores práticas de condução de negócios.
    Mas será que o provável, 2º lote de Typhoons sauditas, teria a ver algo c/ isto???
    Em um momento em que a mais recente venda de F-15 ao país do OM, corre alguns riscos de não mais se realizar???

    Mauricio R.
    Visitante
    Mauricio R.

    Link do site Defense News a respeito:

    (http://www.defensenews.com/story.php?i=8237155&c=EUR&s=AIR)

    Mauricio R.
    Visitante
    Mauricio R.

    Vale a leitura, mais más notícias p/ a Dassault, hip-hip- hurra!!!

    (http://www.flightglobal.com/blogs/the-dewline/2011/11/dxb11-certain-victory-for-rafa.html)

    Vader
    Visitante

    Ahahahahaha, quer dizer que eu e o Maurício estávamos certo? Era apenas a Dassault fazendo seu habitual lobby junto à imprensa? Que lamentável esses franceses… O que será que eles esperam? Que algum comprador irá comprar seu caça só porque eles pagam a imprensa e a esgotosfera pra afirmar que “já está vendido”? “Ganhar no grito”? Oras franceses, o desespero e a desfaçatez de vocês dão “vergonha alheia”… 🙂 Todo mundo está careca de saber: o Rafale pode ser um bom caça (e nada mais do que isso), mas está defasado, perdeu seu “timing” e, acima de tudo, é CARÍSSIMO… Read more »

    Grifo
    Visitante
    Grifo

    Decisões erradas, empáfia, arrogância e fracasso, seu nome é Rafale! Caro Vader e amigos, o jornal francês La Tribune oferece hoje um relato extenso do fiasco do Rafale nos EAU. Para os francófonos, o link é http://www.latribune.fr/entreprises-finance/industrie/aeronautique-defense/20111113trib000663712/l-eurofighter-defie-le-rafale-aux-emirats-arabes-unis.html, vale a leitura. Traduzo abaixo um pequeno trecho, que mostra que “Le Jaca” é caro até para príncipe árabe nadando em petróleo: Em Abu Dhabi a incompreensão aumenta mais e mais. A tal ponto que o agora furioso príncipe herdeiro de Abu Dhabi [e ministro da defesa dos EAU], Sheikh Mohamed Bin Zayed Al Hanyan, com a impressão que os franceses não o… Read more »

    Rogério
    Visitante
    Member
    Rogério

    Moral da historia, se eu tivesse 200 milhoes de reais, eu comprava um Rafale, desmontava e guardava suas peças por 30 anos, depois eu vendia, seriam as peças mais raras de um caça operacional.

    []s

    DrCockroach
    Visitante
    DrCockroach

    O texto mencionado pelo Grifo traz uma informacao nova muito interessante. Nao eh somente a questao do produto Rafale (preco, potencia,…) eh o pessimo, p/ ser generoso, trabalho de venda deles.

    O atual comandante da FA dos Emirados disse que um acordo serah anunciado durante o Dubai Airshow, eh provavel que seja um acordo p/ compra de material de reposicao…

    []s!
    P.S.: mensagem do NJ p/ o principe: “O Importante eh a ToT, eh a ToT!!!!”

    Mauricio R.
    Visitante
    Mauricio R.

    No Dew Line falaram em mais alguns (30?) F-16E/F, o que diminuiria o tamanho da encomenda de Rafales, se essa por fim sair.