A pedidos, mais imagens do ‘Portões Abertos’ do DCTA – AC/DC*

1

*Antes da chuva e durante a chuva

No último dia 28 de outubro, publicamos matéria sobre o “Portões Abertos” do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), de São José dos Campos (SP). O evento foi realizado em 15 de outubro, um sábado que se revelou bastante chuvoso, o que prejudicou não só as exibições aéreas, como também as fotos das aeronaves em exposição estática. Mas, na primeira hora do evento, o tempo se manteve razoável para fotos, e trazemos aqui algumas que ficaram de fora da matéria anterior.

 

 

A pedido do leitor “fsneto” que queria ver mais imagens das aeronaves do Exército Brasileiro (EB) e da Marinha do Brasil (MB) que estavam presentes, fomos à procura entre nossos colegas fotógrafos que lá estiveram. Isso porque nossas próprias fotos (dos editores Fernando “Nunão” De Martini e Guilherme Wiltgen) dessas aeronaves do EB e da MB só foram tiradas na fase “durante a chuva” do evento, e não ficaram boas. Felizmente, encontramos alguém com boas imagens para compartilhar.

 

E quem tirou essas belas fotos do SH-3 Sea King da MB e do HA-1 do EB, foi Rodrigo Durighello, amigo do “spotter” Rubens Barbosa Filho, nosso colega que também contribuiu com imagens para esta matéria e a anterior. Quer dizer, acreditamos que o Rodrigo ainda seja amigo do Rubens, pois este último simplesmente abandonou o seu colega no pátio, depois que a chuva apertou, e se dedicou à degustação do iogurte da Fazenda da Aeronáutica na bem mais seca sala de imprensa. Se bem que, convenhamos, o Rubens teve uma boa desculpa.

 

Como seria de se esperar, vai aí mais uma música do AC/DC para combinar com o título da matéria. Desta vez, nada a ver com chuvas ou trovoadas. Resolvi simplesmente colocar minha música preferida da banda, a chorosa (bom, choro tem a ver com chuva…) balada “Ride on”, numa ótima interpretação do vocalista da primeira fase do AC/DC, Bon Scott, e um solo simples e primoroso de Angus Young. Pelas cenas escolhidas para o vídeo, quem o editou evidentemente dedicou seu trabalho a Scott, que faleceu em 1980. De fato, essa é considerada uma das mais inspiradas performances do vocalista, que também assina a composição junto com os irmãos Angus e Malcolm Young.

“Ride on” faz parte do álbum “Dirty deeds done dirt cheap”, o primeiro disco do AC/DC que ouvi e que me fez gostar da banda, numa época em que os SH-3 da MB ainda eram novos (para ser mais exato, o SH-3A matrícula N-3016 da foto foi fabricado pela Augusta italiana e recebido pela MB em 1984). Mas antes que me chamem de velho, junto com o venerável Sea King, adianto que se trata da versão internacional do álbum, lançada em 1981, e não do original australiano de 1976 (não que isso faça tanta diferença assim…).

 

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
fsneto

Fico muito feliz por ter o meu pedido aqui atendido, principalmente quando (pelo menos pra mim) não tenho a oportunidade de acompanhar os vários portões aberto pelo nosso Brasil. Graças a “Trilogia” ou “Forças de Defesa” tenho a oportunidade de acompanhar ao máximo o que acontece no Brasil e no mundo sobre defesa. E não só sobre defesa mas como relações exteriores, economia e curiosidades bem didáticas. Eu (mesmo com minha mãe brigando) não deixo de ver um dia sequer os três blogs.

Muito obrigado mesmo.

E continuem com esse conteúdo excepcional.