10 anos do ataque às Torres Gêmeas

19

Em 11 de setembro de 2001 o mundo foi abalado novamente pelo Poder Aéreo, desta vez com o emprego de aviões civis de carreira sequestrados por terroristas e usados como “mísseis de cruzeiro”.

O ataque demonstrou a vulnerabilidade do espaço aéreo dos EUA e o despreparo da inteligência e da defesa aérea da maior potência militar do planeta para defender-se de um ataque originado dentro do próprio país.

Ficou patente também a falta de integração entre o controle de tráfego aéreo civil e o sistema de defesa aérea dos EUA, que impossibilitou a tomada de decisões mais rápidas para a interceptação dos aviões atacantes.

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Corsario137

Apesar de muitas pessoas hoje minimizarem os efeitos do 11/09, eu categorizo este evento como o mais importante da década e quem sabe deste século. Os eventos que se seguiram a partir do ataque as torres, como as guerras do Afeganistão e do Iraque e, principalmente, o efeito que isto teve sob as perspectivas dos americanos mudaram para sempre a nossa história. Com os estratosféricos custos de segurança e defesa gerados pelos EUA nos quatro primeiros anos seguintes aos atentados, mais a retração natural dos gastos de uma população diante da incerteza, o ex-presidente Bush se viu diante de um… Read more »

Rogério

Corsario137 disse:
11 de setembro de 2011 às 8:37

Muito bom esse seu comentário Corsario137, muito bom mesmo.

[]s

Sagran Carvalho

Realmente o fato mais marcante do Século até o momento.
O que me causa indignação é o fato de em certos aspectos ainda estarmos em plena Idade Média, onde ainda temos loucos que matam em nome de Deus.
Meu sentimento aos quase 3.000 mortos nesta barbárie provocada por um bando de lunáticos fundamentalistas.
Meus sentimentos não são extensivos à estes cretinos!

Tadeu Mendes

Estimado Corsario, Excelente comentario. Sua analise foi bem fundamentada em fatos e na historia. Quando visitei o World Trade Center em 1986, ao contemplar a Torre Sul (antes de subir ate o andar 110), pensei naquele momento que, quando eu morresse, aquelas torres sobreviviriam a minha morte por muitos anos, decadas e talvez seculos. Quanto me equivoquei. Cometi um erro profetico incalculavel. Talvez pensando na minha fragilidade biologica perante tamanhas estruturas, plantadas em concreto e sustentadas por vigas metalicas, me senti insignificante, sem saber que o odio nutrido por muitos, era mais forte que aquele complexo arquitetonico. Quando regressei ao… Read more »

Ricardo Cascaldi

Hoje assistindo a cerimônia foi possível perceber toda a emoção das famílias e cidadãos de NY mesmo 10 anos após o atentado.
Ainda lembro daquela Terça-Feira, vi pelo SBT as imagens da primeira torre caindo. Ainda era muito pequeno e aquelas torres de tamanha altura eram apenas ficção até o momento, ao mesmo tempo que as imagens eram assustadoras, também conseguiram despertar um gosto por arquitetura e urbanismo em mim.

Abraço e ” God save America!”

srscerqueira

O típico discurso pacifista de quem representa um país cujos líderes tem insistido em manter uma cega visão de que “não há ameaças à soberania brasileira”. Talvez eles tenham razão. ELES TEM SIDO A AMEAÇA !!!!

Tadeu Mendes

Isso vai alem de um discurso pacifista, se trata de uma amostra da visao miope e distorcida, da mentalidade incompetente e despreparada para dircernir todo um contexto historico, e antecipar os eventos futuros. Esse e o discurso perfeito para uma pais fraco, militarmente irrelevante e estrategicamente insignificante, como por exemplo: Bolivia, Venezuela, Equador, ou seja, nao se encaixa para o que queremos para o Brasil. Aos politicos em Brasilia um recado; o CS da ONU nao e para paises militarmente desdentados, em cima do muro, inseguros ou nuclearmente castrados. O mundo nao e um grande botequim aonde tudo se resolve… Read more »

Franco Ferreira

O Galante disse:
“Ficou patente também a falta de integração entre o controle de tráfego aéreo civil e o sistema de defesa aérea dos EUA, que impossibilitou a tomada de decisões mais rápidas para a interceptação dos aviões atacantes.”

À parte a presepada do aviador do A-29, no caso do TRIP, em Tabatinga, os sistemas de CTA integrados são a solução já identificada no mundo inteiro.

Roberto F Santana

Prezado Franco Ferreira, Presepadas de aviões militares não são privilégios de nossos aviadores. Eu pretendia apresentar matéria traduzia aqui no Poder Aéreo sobre certo incidente involvendo um F-16 no EUA. Como não tenho tempo fazer fazer uma tradução mais apurada, deixei para outra hora. Mas sabendo eu que você tem um certo interesse pelo assunto, eis aqui o link: http://www.youtube.com/watch?v=HPFhiafftCk Note, caro amigo, que o grande problema ao meu ver, ´fora a coodenação entre os controles, é equipar aviões militares com algum dispositivo eletrônico que iniba os TCAS civis. Pesquisei no site da Lockheed e parece que futuramente haverá essa… Read more »

LuppusFurius

Tadeu Mendes
Nós vimos o fim do WTC, e algo está indicando que veremos a III ª Guerra Mundial até o fim de nossos dias…..

Gueorgui Jukov

Me lembro ainda do dia que cheguei da escola e minha mãe via televisão e em todos os canais mostrava os ataques ao WTC, o segundo avião havia acabado de colidir a torre sul, 1 hora depois a primeira torre caia. Isso mostrou que a nação invencível, campeões da liberdade também podiam sangrar, que também eram humanos eram frágeis, que um eremita escondido numa caverna conseguiu colocar a nação invencível de joelhos, que nem perceberam que durante anos desde o primeiro ataque as Torres Gémeas, fundamentalistas islâmicos já tramavam um ataque tão forte e aterrorizador que faria sangrar o grande… Read more »

Tadeu Mendes

LuppusFurius,

Talvez muito antes que muita gente imagina.

Existem muitos flashpoints (barris de polvora) pelo mundo. Alguns deles ja estao com o pavio aceso.

Eu so nao sei o tamanho do pavio.

Ivan

LuppusFurius, Alguns, como eu, acreditam que a 3ª Guerra Mundial já aconteceu, começou em 02 de setembro de 1945 com a rendição japonesa e durou até 21 de dezembro de 1991 quando a Federação Russa, Ucrânia e Bielorússia declararam formalmente extinta a União Soviética. Sua principal ‘frente de batalha’ foi na Europa Central, como nas duas anteriores, mas a luta foi espalhada por todo o globo terrestre, na maioria das vezes levada a cabo por procuração, mas sempre com a participação direta ou indireta dos dois maiores rivais, EUA e URSS. Em 11 de setembro de 2001, com o “ataque… Read more »

Ivan

Tadeu, Vc escreveu: “O mundo pode ate ter se tornado multipolar, mas o porrete ainda esta bipolarizado (EUA e Russia).” Acho bom vc dar uma nova olhada no Dragão do Oriente. O Urso das Estepes mantém o seu “segundo lugar” em função do arsenal e tecnologia nuclear, um legado do seu tempo de império. Mas enquanto o Dragão avança faminto e autoritário, o velho Urso ainda patina com sua velha oligarquia e as novas gangues hávidas por dinheiro fácil em uma disputa pelo poder. É possível que em poucas décadas o poder do Dragão supere a soma do poder da… Read more »

Tadeu Mendes

Caro Ivan, Muito bom comentario e interessante tese. Mas acredito que a Terceira Guerra sera 1000x. pior que as duas primeiras grandes guerras. Penso que a China jamais ira desbancar a Russia em termos de arsenal e poderio nuclear, e muito menos os EUA, que nao irao largar o osso assim tao facilmente. Os EUA jamais abandonarao sua doutrina estrategica MAD (Mutual Assured Destruction). A luta contra o islamismo jihadista e apenas um pequeno inconveniente, se comparado a um ataque nuclear em grande escala. Provavelmente sera um ataque nuclear mulsumano, o que desencadeara um contra ataque fulminante, e por causa… Read more »

Sagran Carvalho

Caro Ivan, é sempre um prazer e um enorme aprendizado ler seus comentários. Parabéns!

LuppusFurius

Ivan
Sua tese é muito boa mesmo, mas eu sou mais adepto da idéia que após a Terceira ………a quarta será travada por baratas…..( não nosso Doc Cucaracha…………..)!!!!!!!!!

Tadeu
Acho que o pavio é do tamanho de um fio de cabelo de um careca……

srscerqueira

LEIAM AQUI ISTO AQUI: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5344519-EI8143,00-EUA+apoiam+abertura+de+representacao+taliba+no+Catar.html. DEPOIS DISSO, PARTICULARMENTE, E COM TODO O RESPEITO A TODAS VÍTIMAS DO WTC, QUE VENHAM MAIS “ONZE DE SETEMBRO” !!!! FIQUEM À VONTADE PARA CRITICAR A MINHA POSIÇÃO… 🙂