Quantidade de lixo espacial orbitando a Terra alcança ‘ponto crítico’

2

Informativo publicado por cientistas norte-americanos alerta a Nasa sobre o limite máximo de segurança

A quantidade de lixo espacial orbitando a Terra alcançou um ‘ponto crítico’, gerando ameaças cada vez maiores para satélites e astronautas, afirmaram cientistas norte-americanos em um informativo publicado nesta semana. O objetivo é alertar a Nasa sobre o limite máximo de segurança.

Segundo a agência espacial americana, já foram contabilizados 22 mil objetos no espaço, entre escombros e sucata, mas estima-se que existam milhões de tamanho menor que não foram registrados. Eles podem causar inúmeros estragos se atingirem uma espaçonave em alta velocidade. Sem contar que a colisão poderia gerar ainda mais detritos.

O texto divulgado pelos cientistas solicita novas regulamentações internacionais e mais pesquisas sobre o possível uso de grandes redes metálicas ou “guarda-chuvas” gigantes no espaço, para pegar o lixo. Uma outra ideia seria tentar destruir o lixo usando laser, mas esse trabalho é caro e complicado, já que a lei internacional proíbe os Estados Unidos de recolher objetos que pertencem a outras nações.

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Groo

Corram para as colinas! Melhor não. Acho que é melhor ir para algum abrigo subterrâneo.

tplayer

Já havia visto algo sobre o assunto recentemente.

Lembrem-se que além do lixo ainda temos os satélites ativos ocupando esse mesmo “espaço”.