Home Aviação de Caça E falando em F-5, mais fotos do ‘FAB 4824’ no Domingo Aéreo...

E falando em F-5, mais fotos do ‘FAB 4824’ no Domingo Aéreo 2011 da AFA

947
2

Como mostra a matéria acima, o primeiro F-5 de produção continua voando aqui no Brasil, mas o exemplar que se apresentou na Academia da Força Aérea no último domingo, apesar de um pouco mais novo, certamente tem mais tempo de serviço com a FAB. Trata-se da aeronave com indicativo “4824”, número que a coloca entre os F-5E do chamado primeiro lote da FAB (que vai das aeronaves 4820 a 4855).

Reparar, em mais esta seleção de fotos do Domingo Aéreo 2011 da AFA, na versão de manejo do míssil ar-ar Phyton 3, carregada sob o pilone externo da asa direita da aeronave.

 

Voltando à história do caça das fotos, a matrícula 4824 também o identifica como um dos cinco primeiros caças do lote original de 36  F-5E adquiridos em uma decisão de 1973, e que foram transladados em voo até o Brasil, com as primeiras unidades pousando aqui em junho de 1975.

Hoje, já transformado em F-5EM,  tanto a pintura externa quanto o “recheio” interno do FAB 4824 são significativamente diferentes do que ele apresentava há 36 anos –  mas isso não muda o fato de que, certamente, é uma célula com muita história pra contar. Levando em conta apenas suas passagens pelo PAMA-SP (organização responsável pelas grandes revisões do F-5), o autor desta matéria  já se encontrou com o “4824” diversas vezes. Mais precisamente, por três anos seguidos, em 2003, 2004 e 2005.

Logo acima, a primeira foto mostra a célula desmontada, numa fase da revisão em que tanto a pintura externa quanto os seus sistemas foram retirados. Foi tirada em 2003. A segunda foto, de 2004, mostra célula já na “linha de remontagem”, e com a pintura “primer” aplicada. Mas faltam ainda itens importantes, como o trem de pouso. Já na terceira foto, logo abaixo, a aeronave é vista em 2005 com quase todos os seus sistemas instalados. Assim como é longa a folha de serviços do FAB 4824, a revisão pré-modernização para o padrão “Mike”, mostrada nessas fotos, também durou um bom tempo.*

*Vale acrescentar que este autor, em diversas visitas anuais ao PAMA-SP, também presenciou períodos muito mais rápidos de revisão completa de caças F-5, quando uma aeronave vista nos estágios iniciais de desmontagem, num ano, já aparecia praticamente remontada no ano seguinte.

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Mauricio R.Vader Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Vader
Visitante
Member

Excelente matéria Nunão, parabéns.

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

Vendo essas fotos, me pergunto:

Que falta faz a Embraer, no projeto de update dos F-5???

Nenhuma!!!

Infelizmente nunca saberemos realmente, qnto isto nos custou.