sexta-feira, junho 24, 2022

Gripen para o Brasil

E falando em F-5, mais fotos do ‘FAB 4824’ no Domingo Aéreo 2011 da AFA

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Como mostra a matéria acima, o primeiro F-5 de produção continua voando aqui no Brasil, mas o exemplar que se apresentou na Academia da Força Aérea no último domingo, apesar de um pouco mais novo, certamente tem mais tempo de serviço com a FAB. Trata-se da aeronave com indicativo “4824”, número que a coloca entre os F-5E do chamado primeiro lote da FAB (que vai das aeronaves 4820 a 4855).

Reparar, em mais esta seleção de fotos do Domingo Aéreo 2011 da AFA, na versão de manejo do míssil ar-ar Phyton 3, carregada sob o pilone externo da asa direita da aeronave.

 

Voltando à história do caça das fotos, a matrícula 4824 também o identifica como um dos cinco primeiros caças do lote original de 36  F-5E adquiridos em uma decisão de 1973, e que foram transladados em voo até o Brasil, com as primeiras unidades pousando aqui em junho de 1975.

Hoje, já transformado em F-5EM,  tanto a pintura externa quanto o “recheio” interno do FAB 4824 são significativamente diferentes do que ele apresentava há 36 anos –  mas isso não muda o fato de que, certamente, é uma célula com muita história pra contar. Levando em conta apenas suas passagens pelo PAMA-SP (organização responsável pelas grandes revisões do F-5), o autor desta matéria  já se encontrou com o “4824” diversas vezes. Mais precisamente, por três anos seguidos, em 2003, 2004 e 2005.

Logo acima, a primeira foto mostra a célula desmontada, numa fase da revisão em que tanto a pintura externa quanto os seus sistemas foram retirados. Foi tirada em 2003. A segunda foto, de 2004, mostra célula já na “linha de remontagem”, e com a pintura “primer” aplicada. Mas faltam ainda itens importantes, como o trem de pouso. Já na terceira foto, logo abaixo, a aeronave é vista em 2005 com quase todos os seus sistemas instalados. Assim como é longa a folha de serviços do FAB 4824, a revisão pré-modernização para o padrão “Mike”, mostrada nessas fotos, também durou um bom tempo.*

*Vale acrescentar que este autor, em diversas visitas anuais ao PAMA-SP, também presenciou períodos muito mais rápidos de revisão completa de caças F-5, quando uma aeronave vista nos estágios iniciais de desmontagem, num ano, já aparecia praticamente remontada no ano seguinte.

- Advertisement -

2 Comments

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Excelente matéria Nunão, parabéns.

Mauricio R.

Vendo essas fotos, me pergunto:

Que falta faz a Embraer, no projeto de update dos F-5???

Nenhuma!!!

Infelizmente nunca saberemos realmente, qnto isto nos custou.

Últimas Notícias

VÍDEO: Colaboração Real 4 – Episódio 15 – O Comando de Preparo

A implementação de um sistema como o Gripen Brasileiro, gera um grande desafio para os profissionais que conduzem esse...
- Advertisement -
- Advertisement -