Os caças MiG-21, que têm aparecido em notícias de acidentes freqüentes, serão retirados da Força Aérea Indiana em 2017 e substituídos por aviões de combate mais modernos, como o LCA produzido localmente e o Su-30MKI. “Os MiG 21s serão desativados até 2015-16. Eu acho que o último dos esquadrões da aeronave será desativado até 2017”, disse o ministro de Estado para a Defesa, MM Pallam Raju.

Ao longo dos anos, a IAF incorporou um total de 946 MiG-21s em sua frota e 476 deles foram perdidos em acidentes diversos ao longo dos últimos 45 anos. Em um relatório recente, o ministério reconheceu que a maioria destes acidentes ocorreu devido à tecnologia antiga.

O ministro disse que os MiG-21s “constituem a maioria dos nossos esquadrões e eles serão gradualmente substituídos pelo Light Combat Aircraft  (LCA) e o Su-30MKI.”

Raju disse que após a eliminação dos MiG-21s do serviço operacional, a IAF terá o LCA,  o SU-30MKI, o MMRCA (Aviões de combate médio multifunção e o avião de caça de quinta geração (FGFA), que está sendo desenvolvido com a Rússia.”

Sobre a compra dos 126 MMRCA, Raju disse que uma decisão sobre a mega negociação será tomada até o final deste ano.

Ele disse que atualmente os offsets técnicos estão sendo avaliados e mais tarde as propostas comerciais serão abertas e sobre a sua base, o governo vai tomar uma decisão final sobre o contrato.

A IAF quer adquirir 126 jatos MMRCA, que poderão ser o Dassault Rafale ou o Eurofighter Typhoon. A competição também envolveu outros quatro, incluindo o russo MiG-35, Saab Gripen sueco e os americanos Boeing  F/A-18E e Lockheed Martin F-16.

FONTE: Hindustantimes

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments