Com Amorim no MD, Rafale segue como favorito

11

Conforme divulgado por alguns meios de comunicação na noite desta quinta-feira, 4 de agosto, o ex-ministro da Relações Exteriores do governo Lula, Celso Amorim, substituirá o atual Ministro da Defesa, Nelson Jobim.

A substituição trará mudanças significativas para a administração do ministério e alguns programas de modernização das Forças Armadas podem seguir rumos distintos dos atuais.

No caso do programa F-X2 da FAB, que visa a escolha de um novo caça para o país para substituir todos os atuais vetores de alta performance, aparentemente nada mudará. Não haverá mudanças porque, assim como Nelson Jobim, Amorim também é favorável à escolha do Rafale, produzido pela francesa Dassault.

Jobim nunca escondeu sua preferência pelo caças francês. Em diversas entrevistas deixou isso claro. Amorim, no entanto, nunca tratou o assunto de forma tão aberta como Jobim, mas sempre deu a entender que a caça francês era o seu preferido.

Em recente entrevista dada ao programa Roda Vida, da TV Cultura, Jobim foi novamente questionado sobre o anúncio da escolha do Rafale durante as comemorações do 7 de setembro no ano de 2009. Naquela oportunidade o presidente francês Nicolas Sarkozy encontrava-se no Brasil acompanhando as festividades. Sobre o episódio, Jobim disse que “o ministro Amorim é que fez uma referência de que a pretensão era em relação ao Rafale”.

A transcrição do trecho da entrevista que trata sobre o F-X2 pode ser lida aqui no site do Poder Aéreo. A entrevista completa está no site das Forças Terrestres.

LEIA TAMBÉM:

BATE-PAPO ONLINE: converse sobre a influência de Amorim no programa F-X2 no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Acho que o Comandante Saito pode pedir o pijama. Tendo o megalonanico antiamericano por chefe jamais a FAB terá o seu acalentado Super Hornet.

Vem JACA por aí, entubada com caco de vidro e tudo. E a FAB que se vire para treinar piloto de alta performance apenas com uma passada por ano na Esplanada dos Ministérios, no 7 de Setembro. É tudo que a Rainha de Hangar voará.

Como disse no outro post: só não digo que o queijo já chegou porque a chave do cofre ainda é do italiano.

Nick

Alegria de pobre dura pouco mesmo…. 🙁

No mais que venham os Rafales, e por milagre voem ao menos 120 horas / ano.

[]’s

Vader

Um assunto meio off-topic mas que tem relação: Tenho ouvido um tititi por aí de que parece que o PMDB finalmente se deu conta de que pode mandar no país sem precisar aguentar as trapalhadas tresloucadas da PeTralhada. E aos poucos os ratos começam a abandonar o barco… E o Jobim, que de bobo não tem nada, foi o primeiro a “tocar o horror”, botar a boca no trombone e se mandar… Sei não… Podemos assistir em algum momento do futuro próximo a uma “volta dos que não foram”, com o Jobim de novo na Defesa, que é pra não… Read more »

LuppusFurius

É como digo, ” Não são as besteiras que fizeram que assustam, e sim…………..”

jacubao

Tamu lascados, hehehe 😀

edcreek

Olá,

Sobre o Rafale continuar em vantagem é uma otima noticia, sem duvida.

Mas o novo ministro é muito anti-americano, o Jobim era o meior termo agora teremos um semi-extremista, não foi uma boa troca.

Abraços,

Antonio M

“Sobre o Rafale continuar em vantagem é uma otima noticia, sem duvida.”

Sim, para os franceses, sem dúvida ……

Rogério

“Sobre o Rafale continuar em vantagem é uma otima noticia”

Que vantagem????

Se com toda a popularidade de Lula e um momento facil da economia ele não emplacou, não será agora.

Desde o 7/09/09 muita coisa mudou, surgiram caças com o Pak Fa, J-20 e os programas do ShinShin e o programa da Coréia, pelo preço e o que ele proporciona, se não for escolhido na India ele já era.

[]s

Observador

Senhores, Não creio que as chances do Rafale aumentaram. A presidente já puxou para si a escolha, o que desagradou muito ao Jobim. O esvaziamento de sua pasta e o contingenciamento das verbas do MinDef (e praticamente só do MinDef) mostraram ao ex-ministro que ele estava sendo fritado em fogo brando. Por isto ficou verborrágico e “pediu para sair”. Voltando ao FX-2, não vejo mudanças. Caminha para o cancelamento. A decisão, segundo a Dilma, só em 2012. E ela não costuma voltar atrás. Então, não adianta especular sobre a escolha do Rafale, porque não vai sair agora. Ano que vem… Read more »

edcreek

Olá, Rogerio o Rafale já é uma realidade com ou sem torçida contra já tem 180 unidades encomendadas. Observador sua previsão é muito pessimista ao meu ver, a tendencia é o fortalicimento do Real em detrimento ao dolar eles que estão com dificuldade de pagar as dividas. Teremos forte pressão e aumento de capital externo e consequentimente desvalorização do dolar a hora de comprar lá fora é agora a crise Americana é grave mas ainda leva um tempo para eles quebrarem se não cortarem gastos nesse meio tempo é chance de Brasil, India e Russia subirem de patamar economico, claro… Read more »

Rogério

Edcreek,

O número mínimo de unidades para um caça se tornar economicamente viavel é 250, o Rafale tem 100 entregues, sende 1 por mês, sem a encomenda da Índia vai levar 14 anos pra chegar nos 250, então será sempre um caça mais caro por não ter escala. Sairá sempre perdendo em qualquer concorrência p/ o Typhoon e o F-35.

Então se o Rafale será ou não um produto viavel( em termos de escala), vai depender da Índia.

[]s