Suécia na Líbia: OTAN quer mais do que Gripens

10

Primeiro Ministro Sueco confirmou que OTAN quer uma participação maior do país no conflito da Líbia

Segundo reportagem publicada pelo jornal sueco The Local na quinta-feira, 2 de junho, a Suécia poderia ser solicitada para ampliar sua presnça militar no conflito da Líbia, conforme requisição da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

O OTAN quer estender as operações em andamento na Líbia por mais 90 dias, e requisitou apoio urgente para o governo sueco, segundo a agência de notícias TT. Na quarta-feira, 1º de junho, o Primeiro Ministro Sueco Fredrik Reinfeldt confirmou o pedido do General Anders Fogh Rasmussen, da OTAN, para que a Suécia continue ajudando com reconhecimento aéreo, com a possibilidade de mais tropas suecas se juntarem à força naval. A ajuda adicional também poderia ser empregada em operações de informação.

O Governo Sueco tem que tomar uma decisão até 22 de junho, mas mesmo com o prazo tido como curto, há possibilidades de uma resposta positiva. O porta-voz dos Sociais Democratas para relações exteriores, Urban Ahlin, disse que o partido está disposto a se comprometer com o assunto, se certas condições forem atendidas.  

Segundo Ahlin, “será muito mais fácil chegarmos a um acordo, agora que está claro que a OTAN não pedirá apenas por oito caças Gripen, mas por coisas que já havíamos apontado, como embargo de armas, operações navais e abordagem de grandes navios.” O partido também deixou claro que quer ver um comitê de ajuda humanitária para a Líbia, assim que o regime de Gaddafi seja destituído do poder.

FONTE: The Local

FOTO: Forças Armadas Suecas

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

Daqui a pouco vão pedir a volta do tio Sam…..

LuppusFurius

E no final destes 90 dias irão pedir mais 90……
Daí no final destes outros 90 dias……
Se a coisa fôsse séria, a tal ajuda humanitária, o Gaddafi já estaria sentadinho no colinho do Capeta junto com o Bin Laden……

Giordani RS

E pensar que tem gente que torce pelo fim do Império norte-americano do Mal…para estes Eu sempre pergunto: O que aconteceu com a humanidade quando Roma caiu?

edcreek

Olá,

A queda do grande Irmão não é um bom negocio, já que quando a aconteçer serão provavelmente os Chineses que vão assumir o posto.

Ruim com eles, muito pior com eles, o ideal seria o meio termo, como no tempo da guerra fria, mas em um patamar menos hostil.

Abraços,

Antonio M

“A democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras que têm sido tentadas de tempos em tempos.”

Winston Churchil

Desculpem o “clichê” mas certas verdades me parecem definitivas. É muito melhor com “eles” pois regimes onde as liberdades individuais não valem nada, não deveriam se equiparar em condições igualitárias com quem vive em democracias. Sei que não é bem assim mas …….

edcreek

*errata=muito pior sem eles

DrCockroach

Libya: UK Apache helicopters used in Nato attacks

http://www.bbc.co.uk/news/uk-13652388

[]s!

DrCockroach

“Cockpit footage of strikes on Libya targets” (inclui de um Apache)

http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/africaandindianocean/libya/8556887/Cockpit-footage-of-strikes-on-Libya-targets.html

Interessante que nao foi publicado nada dos Predators que estariam voando na Libia.

Suecia esta reavaliando se continuarah atuando na Libia, o Parlamento pode decidir por uma reducao das operacoes.

O que parecia um provavel deadlock no inicio, agora pode estar configurando a saida do Gadaffi (vivo ou morto). Semana passada 5 generais desertaram (aparentemente com apoio do servico secreto italiano) e passaram a apoiar os rebeldes. Segundo eles, somente 10 generais ainda apoiam Gadaffi (medo ou tribo?).

[]s!

DrCockroach

P/ nao me acusarem de vies, aqui segue as imagens dos helis franceses, comparem:

“Night strikes by French Tigre helicopters”

http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/africaandindianocean/libya/8556413/Night-strikes-by-French-Tigre-helicopters.html

[]s!

DrCockroach

“Saab fighter jet guns for orders”

http://www.bbc.co.uk/news/business-13641934

O segundo video mostra o instrutor britanico examinando o Gripen… poderia ser considerado sexual harassment 🙂

[]s!