Aeronave seria capaz de ameaçar instalações nucleares do Irã

A Força Aérea Israelense quer mandar seus melhores pilotos para os Estados Unidos antecipadamente para começar a treinar no Lockheed Martin F-35 Joint Strike Fighter, acelerando o processo de implantação dos 20 aviões que o Ministério de Defesa israelense encomendou em outubro de 2010.

O Pentágono já deu luz verde a Israel para comprar outros 55 avançados caças de quinta geração.

Com a confirmação das aquisições, Israel poderá equipar três esquadrões com o F-35, alterando a estratégia de ataque israelense, largamente equipada com a Lockheed Martin F-16I e Boeing F-15I.

“O avião irá fornecer novos recursos à Forlça Aérea”, informou o comandante Ido Nechushtan nesta quarta-feira em uma conferência no Instituto Fischer de Estratégia e Estudos Espaciais, localizado perto de Tel Aviv.

“O F-35 é vital para nossa existência e proporcionará um salto dramático em recursos.”

Mas o programa JSF tem sido atormentado por problemas, atrasando o projeto em dois anos e adicionando custos enormes, que têm pressionado o valor unitário original de US$ 69 milhões para mais de US$ 120 milhões.

Apesar do entusiasmo da Força Aérea de Israel pela aeronave, que os comandantes dizem que permitirá a Israel manter sua supremacia aérea sobre seus adversários regionais, a aquisição tem enfrentado forte oposição de legisladores, horrorizados como crescente preço.

Enquanto isso, o programa continua a sofrer reveses que poderiam atrasar ainda mais a sua implementação em operações no Oriente Médio.

Sob o acordo de 2010, em que o pagamento pelos aviões viria da ajuda militar dos EUA ao Estado judeu, Israel deveria começar a receber os F-35 em 2015.

Mas é provável que isso não aconteça até 2017 devido a problemas de desenvolvimento enfrentados pela Lockheed Martin com o programa F-35.

O programa JSF recentemente sofreu outro duro golpe quando o Departamento de Defesa dos EUA divulgou que o avião, equipado com sistemas avançados, pode ter um alcance menor do que o inicialmente projetado.

O raio de combate do modelo F-35A, sem reabastecimento em vôo, é atualmente estimado em 584 milhas náuticas em vez dos previstos 690 milhas náuticas.

Isso poderia ser um problema sério para os israelenses, que querem o F-35 com um eventual sistema de ataque capaz de ameaçar as instalações nucleares iranianas.

Isto implicaria em operações de reabastecimento aéreo para que os jatos ataque atingissem seus alvos e voltassem para suas bases.

Desta forma, um alcance inferior ao originalmente especificado poderia complicar ainda mais uma missão que, de início, já seria bastante complexa.

O programa JSF deverá custar aos Estados Unidos algo em torno de US $ 1 trilhão nas próximas duas décadas, sendo o projeto militar mais caro da história.

O plano é construir 2443 JSF em diferentes versões para a Força Aérea dos EUA, Marinha e Fuzileiros Navais.

Aliados dos EUA como o Reino Unido, Itália, Singapura, Japão, Holanda, Turquia e Austrália já se comprometeram a comprar o F-35, embora alguns, como o Japão, disseram que podem desistir por causa dos problemas de desenvolvimento.

Uma eventual falha de desempenho do JSF no mercado pode abrir mais espaço para outros caças que incluem o Eurofighter Typhoon construído pelo consórcio de quatro países europeus, a Saab sueca com o Gripen e a francesa Dassault Rafale, assim como o Boeing F/A-18E/F Super Hornet.

Existiam rumores de que Israel consideraria a compra de avançados modelos atualmente no mercado como o F-15 porque estes poderiam ser entregues antes do F-35.

Esta opção parece estar descartada e a Força Aérea quer adiantar em uma ano a formação dos seus pilotos de F-35 e assim eles estariam prontos para operá-los quando os jatos fossem entregues em 2017.

“Em termos de custo, nós selecionamos o melhor avião”, Nechushtan disse a uma platéia formada por executivos da indústria da defesa e oficiais superiores na quarta-feira.

“Os prazos previstos na entrega dos F-35  ( para a Força Aérea Israelense) é menos dramático do que aquilo que está sendo dito …

“Nós não queremos contemplar uma situação na qual temos jatos inferiores aos que os outros têm”, comentou Nechushtan.

FONTE: UPI

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marine

Noticia meio off-topic mas ja que o F-35 depende tanto do orcamento resolvi postar aqui:

Orcamento militar americano agora em $690 Bilhoes.

http://www.marinecorpstimes.com/news/2011/05/ap-house-passes-690-billion-defense-bill-052611/

Wagner

Calma Vader, calma… respire… ainda não atacaram… calma… ah ah ah !! brincadeira, so zoando… 🙂 Eu estou mudando de opinião, acho que de fato Israel vai atacar as instalações iranianas… a não ser que em menos de 5 anos o Irã consiga radares e mísseis anti-stealth… Ja pensaram o clima de trabalho dos cientistas do Irâ ? O Aiatolá liga para o Ahmadinejad e diz: FAÇA ALGUMA COISA ! Ahmadinejad liga para o chefe da Indústria e diz: FAÇA ALGUMA COISA ! O chefe da industria chama seu melhor engenheiro e diz igualmente : FAÇA ALGUMA COISA !! E… Read more »

edcreek

Ola,

O problema do alcance, parece serio, primeiro os Americanos estavam preocupados, agora os Israelenses.

No mais Israel mantera a supremacia por um bom tempo ate uma chegada hipotetica de Su-50 para algum pais Arabe, para gerar um certo equilibrio.

Abracos,

Tadeu Mendes

Acho que grande parte dos analistas militares, estrategistas e historiadores, esperam que Israel venha a adotar o modelo convencional e classico, do ataque aereo pre-emptivo. A Forca Aerea de Israel ja realizou varias operacoes nesse estilo, sendo as mais famosas, o bombardeio nas instalacoes nucleares do Iraque em 1981 e o ataque ao misterioso edificio (reator) na Siria em 2009. Sabemos que a espinha dorsal do pensamento estrategico israelense e a sua forca aerea. Eles possuem os mais bem treinados pilotos de combate do mundo. Mas nao devemos descartar a possibilidade de que outros meios poderiam ser utilizados para sabotar… Read more »

DrCockroach

Postei outro dia aqui, mas se alguem quiser acompanhar uma discussao de excelente nivel sobre o F-35, segue abaixo o link da audiencia no Congresso americano no ultimo 19/05; – discutem alcance; – a possibilidade de encerrar a versao dos marines; – exaustivamente os 2.9 bi do F-135 (aqui bastaria dizer, “eh ToT e calem a boca!”); – a instabilidade do design; – o atraso do software; – os custos que extrapolaram em 80% etc, etc, etc. Participaram da audiencia o MinDef, representantes da Forca Aerea, da LM, … As perguntas sao muito boas. Gostei de uma do Senador McCain… Read more »

DrCockroach

Por falar em baixo nivel (“bananas”, “refrigerante com cerveja”) me ocorreu, nao sei por que, postar a audiencia do NJ sobre o FX-2: aquela famosa que ele diz que o Saito prefere o Rafale e que a Secretaria de Logistica do MinDef vetou o F-18 e o Gripen:

http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/notas-taquigraficas/AudinciaPblicaNelsonJobimPNDHeRelatriodaFABsobreaquisiodecaas.pdf

Eh, diga-se de passagem uma audiencia de nivel… baixo, muito baixo. Quem pergunta tb mal sabe do que fala, e nao param de puxar o saco do falastrao.

Se alguem quiser um choque de realidade, basta comparar as duas audiencias…

[]s!

Baschera

Realmente, congratulo-me com o Dr. Barata pelo seus posts acerca das discussões sobre defesa nos dois congressos…..

Já ouvi e ví, pela televisão do Senado, algumas destas reuniões tupiniquins da comissão de defesa nacional e relações exteriores e realmente é de se chorar ou rir…… meia dúzia de nadas… discutindo e perguntando, quando não argumentando, asneiras e baboseiras.

A única coisa que presta alí, deve ser o cafezinho…..

BRAZZZZZZIIIIILLLLLLLLLLLLLLLL……

Sds.

Ivan

Há países que compram armas para desfiles comemorativos… Há países que compram armas para ‘transferência de tecnologia’… Mas há sempre aqueles que compram armas para lutar. Israel é um destes últimos. Em 1980 a Hel HaAvir recebeu seus primeiros F-16 A/B Fighter Falcon. Sua capacidade de combate, notadamente como caça-bombardeiros foram notadas e usadas em meados de 1981, quando 8 (oito) destes caças do modelo A atacaram o reator nuclear de Osirak, no Iraque. Em 1998 a Hel HaAvir começou a receber seus novos F-15I Ra’am, uma versão especialmente modificada para Israel do poderos Strike Eagle, atendendo especificações de um… Read more »

Ivan

Quanto ao alcance do JSF – Joint Strike Fighter, acho prudente procurar saber qual a capacidade de combustível interno desta aeronave e comparar com outras de geração anterior antes de qualquer acusação…

Já postei estes dados anteriormente, mas a memória as vezes falha…

Sds,
Ivan.

Tadeu Mendes

Caro Ivan

Seu penultimo post foi na mosca….

Irsrael compra armas para lutar, e nao para impressionar a plateia.

Shalon…

Vader

As declarações de Israel sobre o F-35 são EMBLEMÁTICAS. Demonstram plenamente a ansiedade deles em botar as mãos nessa máquina de guerra do séc XXI, APESAR dos supostos “problemas” técnicos e de custos relatados aqui e ali. Todos aqui podemos ter nossas divergências, mas numa coisa todos devemos concordar: se Israel está comprando uma aeronave, pagando antecipado, mandando os pilotos estudarem antes do avião chegar, enfim, demonstrando extrema ansiedade em recebê-las, podem ter certeza de que ela é FANTÁSTICA! Ou, como disse o Ivan, Israel não compra armas para desfilar, “criar doutrina”, melhorar a indústria (ToT), ou etc. Compra armas… Read more »

Vader

Ah sim, complementando: A menos de um ano atrás Israel e Japão, dois aliados dos EUA, e dois países situados em “hot spots” do mundo, brigavam com o Tio Sam para que este lhes liberasse o F-22, como se esta aeronave fosse a solução para todos os seus problemas. De uma hora para outra essa postura deles mudou completamente, da água para o vinho. Israel por exemplo nem lembra mais do F-22; aguarda ansiosamente pelo F-35. Porque será? Evidentemente receberam alguns relatórios confidenciais do que exatamente representa o F-35 para o combate aéreo do futuro próximo. E perceberam que o… Read more »

Giordani RS

Interessante isso…enquanto os países parceiros do programa JSF, inclusive os EUA, metem o pau na máquina(principalmente os europeus), Israel não vê a hora de meter a mão na máquina. Ou sao muito ingênuos ou sabem algo que os demais parceiros não sabem…

Vader

Giordani, a bem da verdade devo dizer que ninguém “mete o pau” no F-35, em lugar nenhum, quanto às suas capacidades. O ÚNICO cidadão no mundo que ainda insiste em falar borracha (pra não dizer outra coisa) das capacidades de combate do F-35 se chama Carlo Kopp, um australiano (!) metido a besta e “flankeiro” de carteirinha, que ficou dodóizinho quando a Austrália anunciou sua entrada no JSF sem lhe pagar por consultoria, e faz de tudo na net, especialmente trollagem da braba, para denegrir esse projeto fantástico, para gáudio da corja estúpida antiamericana. Felizmente ninguém importante no mundo o… Read more »

edcreek

Olá,

Vader concordo contigo no geral, mas duas ressalvas:

1) O preço do Rafale já inferior ao F-35;

2) O preço do Typhoon será superado pelo F-35 em breve;

Sem “Teorema de Vaders” por favor!!!!

Abraços,

Abraços,

Vader

edcreek disse:
30 de maio de 2011 às 11:41

Então tá, façamos assim prezado Edcreek: você me PROVA que o preço do Rafale não é de 142,3 milhões de euros (ou 101,1 milhões de euros, EXCLUÍDO o desenvolvimento) a unidade que eu acredito, ok?

Apenas recordando, o desafio continua sem resposta plausível:

http://vaderbrasil.blogspot.com/2011/04/evolucao-dos-custos-do-rafale.html

Saudações.

Mauricio R.

Por algum acaso, revogaram a lei da oferta x procura???
Pq somente assim se explica, como uma aeronave sem escala de produção e sem vendas externas, possa custar menos que uma outra, c/ 3 vezes mais unidades em serviço ativo em 6 países; sendo 2 desses clientes externos.
E como é que uma aeronave ainda restrita a centena, pois sem escala de produção e sem vendas externas, pode se comparar a outra, de geração distinta, mais avançada e possíveis 2.000 unidades p/ mais em vendas a 10 usuários???

Leonardo

Vader disse:

a ÚNICA aeronave de SEXTA GERAÇÃO existente até hoje

Todos da Trilogia sabem que não é de hoje sua empolgação com o“Imperial Star Destroyer” F-35, mas 6° geração?

Então a próxima geração não tripulada será a 7° geração?

O que não entendo disso tudo é que o F-35 é tão superior ao tudo e será vendido, mas o F-22 não nem para dois dos melhores amigos dos EUA Israel e Japão?

Vader

Leonardo disse: 30 de maio de 2011 às 12:46 Prezado Leonardo, em minha modesta opinião o F-35 incorpora capacidades que o distinguem da geração anterior (5a), dentre as quais destaco a consciência situacional e integração com outras plataformas sem precedentes anteriores, aliado à capacidade defensiva e enorme capacidade de detecção à distância. É toda uma nova filosofia de combater, não mais calcada nos parâmetros que orientaram a construção de aeronaves durante toda a Guerra Fria. E sim, a próxima geração (7a) em minha opinião será a de plataformas não tripuladas de entrega de dispositivos bélicos. Aliás a cada dia que… Read more »

joseboscojr

O conjunto F-22 é superior ao F-35 no tocante à superioridade aérea, sem falar que é uma plataforma com capacidade de incorporar na sua vida útil extensos upgrades, se adaptando aos cenários conforme a necessidade se apresente. Além de um nível superior de furtividade, o F-22 possui um conjunto de sensores eletrônicos passivos que o iguala a aviões dedicados, como por exemplo o RC135, especializado em SIGINT. Além disso sua capacidade de interferir nos sinais eletrônicos do inimigo, combinada com sua capacidade de orbitar o território inimigo livremente, o faz uma plataforma altamente eficiente na condução de operações de interferência… Read more »

joseboscojr

Concordo Vader,
O F-35, dentro do contexto atual, de guerra assimétrica, é uma plataforma mais atualizada, sendo essencialmente multirole, com ênfase em operações ar-solo.
O F-22 é a carta na manga para o caso de haver uma mudança de cenário e voltar a possibilidade de embates simétricos em conflitos de alta intensidade.

Vader

joseboscojr disse: 30 de maio de 2011 às 13:26 O que eu acho acima de tudo Boscão, é que ambas as aeronaves são plataformas muito, mas muito, mas muitíssimo mesmo à frente de qualquer ameaça que os EUA ou seus aliados possam vir a sofrer nos próximos 10/20 anos. O que justifica a ânsia de Israel, do Japão, da Austrália, da Holanda, Dinamarca, Noruega, UK, Itália, etc., etc., etc. em obter um vetor com tais capacidades. Na minha opinião a discussão de se o F-35 será superior ou não ao F-22, e exatamente em que, fica totalmente para segundo plano,… Read more »

Vader

Ah sim, antes que me acusem aqui de dizer o que eu não disse: nem F-22 nem F-35 são indestrutíveis tá?

Faço a ressalva porque a canalha boçal antiamericana dos antros por aí costuma colocar no debate coisas que eu não disse como se eu houvesse afirmado, apenas para tentar desqualificar minhas colocações. Coisa de criança, PeTralha enrustido, ou trollador de marca maior.

Sds.

Nick

Apesar do eloqüente Lord Vader, não considero o F-35 um 6ª geração. 🙂 Quando muito um 5.5ª geração. Sem dúvidas eletronicamente e em termos de sensores será o que há de melhor, e isso teve um custo, um custo muito maior que o planejado, ou seja deixou de ser “affordable” para se tornar “expensive” . Ae sim o programa teve um desvio, que é o maior motivo de críticas, ao lado dos atrasos para entrada em serviço. Um 6ª geração puro deverá ser mais Stealth, no sentido de abranger um spectro maior do RF e também IR. Para isso ser… Read more »

Vader

Off topic:

Quem assistiu às 500 milhas de Indianápolis ontem pode ver um B-2 Spirit fazendo a tradicional passagem sobre o autódromo, no começo das transmissões. Um espetáculo.

Ano passado foi uma esquadrilha de F/A-18E. E no ano anterior uma de F-22 Raptor.

Sds.

ivanildotavares

Caro Vader,

O que significa mesmo “trollar”, “trolador”,…?

Abraços

Leonardo

Vader e Bosco, Concordo com os argumentos de ambos em relação ao conceito operacional do F-22 e F-35, um voltado à supremacia aérea no campo de batalha e o outro preparado para o conceito de guerra assimétrica, multirole, no entanto, ainda parto do conceito que o F-35 necessitará do F-22 a “bala de prata” em um conflito mais encarniçado, somente por este fato já discordo desse conceito de superioridade, penso o que é melhor é melhor e ponto final. É difícil que ocorra um embate entre os EUA e outra nação mais desenvolvida? Creio que sim. Por outro lado, caro… Read more »

Ivan

“Cada macaco no seu galho…” de novo. Para superioridade aérea: F-22 Raptor; Para ataque estratégico: B-2 Spirit; Para todo o resto: F-35 Lightning II. A não ser, é claro, que vc tenha que enfiar a “cara na m…” e metralhar o inimigo. Então é melhor ir de A-10 Thunderbolt II… he he he. Ainda bem que o bosco esclareceu para os seguidores do nobre cavaleiro negro o valor de uma aeronave especialista. Como no mundo de George Lucas sempre aparece um Jedi para conter os impulsos do Lord Sith e conduzí-lo para a luz. (ka ka ka…) Como se não… Read more »

Tadeu Mendes

Eu penso que o Boeing X-45 da USAF e Northrop Grumman X-45A da US NAVY sao aeronaves de combate de 6 Geracao.

Vader

Amigos: Opiniões são opiniões, eu tenho a minha; mas respeito e levo em consideração a dos outros, como sei que os amigos também fazem. Desde que estas tenham por embasamento a EVIDÊNCIA, e a conclusão em sua construção respeite as regras da LÓGICA. Não quero convencer ninguém não: a verdade só aparece quando se pensa por si só. Sei muito bem que a verdade só é inquestionável quando ela é descoberta pela própria pessoa. O que desejo com nossas discussões é que as pessoas pensem por si sós, com base nos fatos e na lógica, que não sigam como gado… Read more »

Wagner

Vader, com toda a grana que os EUA gastam em defesa, NÃO É MAIS DO QUE MERA OBRIGAÇÃO terem superioridade sobre seus concorrentes, Forneça toda essa grana a Russia e a China, ou França, que com certeza eles irão alcançar os EUA, mas Moscou e Pequim não tem esse dinheiro, e também não estão preocupados em construir forças para dominar o mundo e impor sua vontade e modo de vida sobre os outros. Aliás, ninguem está, os EUA estão nessa paranóia por causa do lobby da industria militar. Não existe nem justificativa para toda essa grana. O F 35 é… Read more »

Wagner

Grêmio estudantil de ensino médio ??????????

pensei que a esquerda se concentrava nos cursos de humanas das federais…

Wagner

E vc nao tem 70 anos !! rssss

Antonio M

“…mas Moscou e Pequim não tem esse dinheiro …” Moscou já teve sim, aliás, era a prioridade e tal bem-estar social aí sim era mera ideologia que com a queda do muro ficou toatalmente exposta a enganação. A China também está nessa classificação mas, ainda falta tecnologia porém, os EUA não estão substimando nada, apenas estão se recolhendo um pouco, não querem mais tanto protagonismo e a atual ação na Libia comprova esse posicionamento. Em um documentário sobre a NASA que vi, e que falava sobre os acidentes com os ônibus espacias, fica latente essa preocupação, quando um dos controladores… Read more »

Vader

Wagner disse: 31 de maio de 2011 às 11:32 “com toda a grana que os EUA gastam em defesa, NÃO É MAIS DO QUE MERA OBRIGAÇÃO terem superioridade sobre seus concorrentes” Hehehe Wagner, não dê uma de Capítão Óbvio é evidente que é isso mesmo. Sorte a deles ter grana né não? Não precisam mendigar tecnologia pra ninguém… e ainda preservam seus empregos. “Grêmio estudantil de ensino médio” Só tem uma coisa pior que DCE e CA de curso de humanas (e nem precisa ser faculdade federal não): é grêmio estudantil de colégio médio. Sacomé, todos aqueles hormônios clamando por… Read more »

Tadeu Mendes

Vader, Muito bem colocada as suas palavras e conclusoes. O F-35 nao precisa de mim para defende-lo, pois ja tem voce com um advogado da causa. Rsrsrsrs. O F-35 e mais uma prova da continua postura de enxergar 20 ou 30 anos a frente de maneira a projetar e produzir sistemas de armas extremamente avancados. Nem russos, e muito menos os chineses, poderao competir com os EUA em tecnologia de ponta. O susto que os americanos levaram com o Sputnik em 1957 traumatizou o estabelecimento cientifico e militar. A criacao da ARPA em 1958, e que foi rebatizada como DARPA,… Read more »

Ivan

Camarada 🙂 Wagner,

Deve ser brincadeira afirmar que:
“O F 35 é um caça como outro qualquer…”

Talvez, dentro de 20 (vinte) anos, quando o resto do mundo alcançar o nível de conhecimento sobre furtividade que os EUA possuem hoje, alguém possa fazer uma afirmação desta.

Mas hoje, em 2011, não.

O JSF – Joint Stike Fighter é algo novo, superior a qualquer outra aeronave de geração inferior e, ao mesmo tempo, com custos operacionais menores que todas as aeronaves furtivas que já entraram em operação.

Sds,
Ivan Ivanovich. 🙂

Tadeu Mendes

Caro Wagner, Tenho que discordar de sua premissa que o diferencial americano e o dinheiro gasto com a defesa. Ta bom que o dinheiro e importantissimo, mas dinheiro sem cerebros nao leva a parte alguma nesse terreno. A Russia quebrou tentando competir com os EUA. Os russos tambem possuiam um exercito de engenheiros e fisicos, mas nem assim conseguiram superar a visao e a criatividade americana. Um pais pode formar ate um milhao de engenheiros por ano, mas isso nao significa uma revolucao tecnologica ou salto quantico na ciencia. Os engenheiros sao operarios do saber. Existem outras profissoes extremamente importantes… Read more »

Wagner

“””A Russia quebrou tentando competir com os EUA. Os russos tambem possuiam um exercito de engenheiros e fisicos, mas nem assim conseguiram superar a visao e a criatividade americana.”” Os russos mantiveram pé de igualdade em quase todas as áreas de pesquisa, dizer que os americanos os superaram durante a guerra fria é uma visão simplista. Lembre-se: os russos largaram láá de trás, e de 1917 ( tirando a construção naval que já era bem desenvolvida sob os czares) a 1991, chegaram em pé de igualdade com os norte-americanos. Qualquer coisa que os russos tenham se igualado aos EUA é… Read more »

Wagner

desculpem, postei rapido demais. mas so terminando,

É com base nessas noticias que eu não acredito na invencivilidade eterna norte americana.

E como eu ainda sou bem jovem… rsssss

Obrigado pela atenção pessoal

🙂

Tadeu Mendes

Wagner, Parabens pela apologetica a tecnologia russa. Voce defendeu com bastante conviccao os seus pontos. Quero esclarecer que nao desprezo os russos, alias, eu ate admiro a cultura deles (mas nao a dos comunistas). Mas devo lembrar ao colega que os ingleses deram uma turbina de presente aos russos, e a partir dai eles chegaram ao MIG-15. Quero lembrar que a espionagem russa dentro dos EUA nos anos 40 e 50, lhes propiciou o blueprint da bomba atomica americana. Quero lembrar ao colega de que certos conhecimentos na Ciencia e Tecnologia, ainda sao um misterio para os russos. Tai a… Read more »

Vader

Wagner: Sobre sua frase: “O problema da Russia é fundamentalmente organizacional : consiga uma organização mais adequada e eles voltarão a prosperidade” Prezado, essa frase se aplicaria perfeitamente também a um certo povo que habita “ao sol de Parador”… Ninguém é pior que ninguém. O ser humano é o mesmo em qualquer lugar. Concordo contigo: os russos não são inferiores aos americanos, aos brasileiros, aos chineses, etc. Nem aqueles são superiores. Mas o problema é justamente esse: ORGANIZAÇÃO. O fato é que descobriu-se que a democracia capitalista americana FUNCIONA! E que o comunismo estatista russo NÃO FUNCIONA! Simples assim. O… Read more »

Vader

Ah sim, complementando, já que aparentemente você gosta de história:

Em seu tempo, Esparta rivalizou com Atenas. Ambas as cidades lutaram juntas nas Guerras Médicas; e não é exagero dizer que os espartanos eram mais bem treinados e mais bem armados que os atenienses. Claro, aquela era uma cultura que se dedicava quase que exclusivamente à guerra.

Agora me diga: quantos filósofos ou cientistas espartanos você conhece?

Pois é: a LIBERDADE de que os atenienses dispunham é que permitiu o florescimento da cultura helênica.

Liberdade é tudo, prezado.

Antonio M

Não resisti por um pouco mais de gasolina “off-topic” ! rsrsrssr”””

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2011/06/02/pesquisa-norte-coreana-aponta-china-como-o-pais-mais-feliz-do-mundo.jhtm

Parece piada mas não é ….

Vader

Antonio M disse:
2 de junho de 2011 às 9:31

“A China foi considerada o país mais feliz do mundo, de acordo com um índice de felicidade elaborado pela Coreia do Norte, que ocupa a segunda posição, seguida por Cuba, Irã e Venezuela, e que situam os Estados Unidos em último lugar.”

AHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA!!! 🙂

Wagner

UCRANIA LIVRE ????? A Ucrania é escrava de tres coisas: suas proprias máfias, FMI e sua propria crise econômica. A Russia, proporcionalmente e em termos absolutos, já está seguindo em frente, mas a Ucrania se afunda cada vez mais. Serio, não vejo liberdade na Ucrania. Vejo um pais destruido. Se tivessem segurado um pouco as coisas igual a Bielorussia, estariam bem melhores. A Ucrania era a segunda maio0r e a mais desenvolvida, depois da Russia, das republicas Sovieticas, naturalmente teria uma participação importante na ciência soviética. Mas dizer que sozinha carregou os avanços soviéticos é exagero, os numeros foram proporcionais,… Read more »

Vader

Wagner: ainda assim o maior filósofo da história viveu lá, e não em Esparta… 😉

Tadeu Mendes

Wagner, Quando eu disse livre, quiz significar: politica e economicamente livre. Nao foi facil para essa gente mudar da agua para o vinho, da noite para o dia. Voce esta confundido a Mafia Russa (notoria) com uma suposta mafia ucraniana (isso existe)? Capitalismo e um excelente sistema, mas nao e algo que se aprende e domina de uma hora para a outra. Para entender capitalismo, seria bom comecar por estudar o Darwinismo. A pobre Alemanha Oriental teve muita sorte de ser abosrvida pela Alemanha Ocidental quando o regime colapsou, senao fosse assim, tambem estariam na sarjeta. A Russia nao produziu… Read more »

joseboscojr

Rsrsssss!!!…

Tadeu Mendes

A culpa e do Wagner. Rsrsrsrsrs.