Dassault: “Estamos com pressa de ver a decisão, mas entendemos a situação”

15

Atraso na escolha do fornecedor de caças é compreensível

Fernando Taquari

O diretor da Dassault Aviation, Jean Marc Merialdo, minimizou a demora da presidente Dilma Rousseff em escolher a fabricante que vai vender caças para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Merialdo considerou o atraso compreensível na medidade em que o Brasil passa por um momento de inflação e aperto fiscal. “Estamos com pressa de ver a decisão, mas entendemos a situação. Por outro lado, sabemos que o Brasil precisa aprimorar sua capacidade de defesa”, afirmou Merialdo, após participar do Seminário As Oportunidades do Consórcio Rafali (sic) para São Bernardo do Campo, região do ABC e Brasil.

“De qualquer maneira, estamos otimistas quanto ao desfecho visto o que fizemos e apresentamos ao governo”, acrescentou. Merialdo disse que a compra de caças costuma gerar competição acirrada entre fabricantes, sendo natural a demora do governo. “São contratos de 30 anos. Ninguém pode falhar”, ressaltou.

Na semana passada, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, garantiu que a escolha dos 36 caças que serão comprados pela FAB será decidida em 2012. O avião Rafali da empresa Dassault compete com o F18 Super Hornet, da americana Boeing e com o Gripen, da sueca Saab. A Dassault aposta na transferência total de tecnologia para vencer a disputa contra as concorrentes.

A decisão ficou para o ano que vem, depois que o ministro Mantega anunciou cortes no Orçamento e informou que o governo brasileiro não tem recursos disponíveis para realizar as compras em 2011.

Enquanto o governo não decide, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho aproveita o lobby das fabricantes que estão na licitação federal para atrair investimentos para o município. O prefeito é considerado pelas empresas como um importante aliado da presidente Dilma e do ex-presidente, Lula.

Por isso, a Dassault assumiu hoje o compromisso de ajudar o prefeito a instalar sistemas de segurança por meio de monitoramento digital. Isso faz parte de um compromisso de cooperação de projetos de gestão urbana que ainda serão escolhidos. Além disso, foram firmados acordos para o fornecimento de peças para empresas de tecnologia e transferência da mesma para universidades.

Do contato com a Saab, Marinho conseguiu a instalação de um centro de pesquisa no município. “Entrei no debate dos caças por que nossa região tem riqueza intelectual e cultura industrial. Não sei quem será o vencedor da licitação. O que posso dizer é que, por meio das parcerias que firmamos, podemos ver como as empresas assumem seus compromissos a partir do relacionamento com empresas e universidades”, afirmou.

FONTE:
Valor Econômico

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

É…

“Traduzindo”: estão com muita, muita pre$$$$$a ……..

edcreek

Olá,

BAH, podre Dassault, SAAB e Boing em acreditar em papo de politico Brasileiro.

Abraços,

Antonio M

edcreek disse:
25 de maio de 2011 às 10:37

Quando o namoro é recente é sempre assim ……

Nick

As desculpas para 2012 já está pronta: Estádios, modernização da estrutura Aeroportuária, e sistemas de segurança. E de quebra, aquele trem-bala inútil de 33 Bilhões. E para 2014 a desculpa vai ser o Rio-2016. Ou seja o que não falta é desculpas para atrasar a compra dos caças. Ou seja, não se justifica.

Todo ano tem alguma tragédia, gasto extra, crise orçamentária, eleições, escândalos políticos. Eles não enchergam a necessidade dos caças. Mas quando forem necessários, ae vai ser tarde demais.

[]‘s

Vader

O Merialdo está defendendo o emprego dele minha gente. Deixa o cara falar, hehehe…

Rafale no Brasil? A 142,3 milhões de euros a peça “pelada”?

Tá. No mesmo dia em que eu aprender a lamber meu cotovelo assoviando “I turned into a martian”.

Mauricio R.

“…a Dassault assumiu hoje o compromisso de ajudar o prefeito a instalar sistemas de segurança por meio de monitoramento digital. Isso…”

Essa “ajuda” implica em dispensa de licitação???

Observador

A Dassault terá que esperar sentada. Ou deitada na própria cova, se o FX for a sua tábua de salvação. Sorte deles que existe a Índia com dinheiro para esbanjar. Sobre o FX-2 se fosse para comprar o Rafale já o teriam comprado ano passado ou no início do atual governo, no assim chamado “período de lua-de-mel” com o eleitorado e com a oposição. Este período já passou, e vai começar o desgaste. Os cortes anunciados não aconteceram – a não ser nas FAs – e o déficit público só vai aumentar, o que vai acabar transbordando para a economia.… Read more »

Antonio M

Mauricio R. disse: 25 de maio de 2011 às 12:08 É o que mais veremos daqui em diante. É assim com as obras do PAC por exemplo. Há um prazo para licitação e quando expira, a compra do produto ou serviço pelo governo pode ser feita sem licitação, devido ao “caráter emergencial” que se torna a coisa e aí, acontecem até mesmo reformulação de preços, para cima é claro, justificado pela emergência. Tudo dentro da lei !!!!! Falam em falta de dinheiro mas, a verdade é que há muito dinheiro! Se juntarmos o que vai “pelo ralo” com essas sacanagens… Read more »

Vader

Observador disse: 25 de maio de 2011 às 12:21 “Em breve este assunto será como “jogar pedra na Geni”. Todo mundo vai criticar o que não vem acontecendo. Aí a popularidade do Governo vai dissolver como um sorvete e, mesmo que liberem dinheiro a rodo, as críticas só vão aumentar.” E aí um certo demagogo semi-analfabeto, famoso por trair quem quer que seja em favor de seu projeto de poder e de sua biografia, retornará à cena em 2013, como “salvador da pátria”, “pai dos pobres” e etc., entregando aos leões, de bandeja, a cabeça de sua pupila. Aliás, foi… Read more »

andersonrodrigues1979

Nossa o Rafale já esta mais caro que o F-22, por esse preço ta compensando comprar F-22 agora que os Estados Unidos perceberam que precisam dos Brasileiros eles devem vender fácil, já que cada Rafale esta saindo 203 Milhões de Dolares até o fim do Fx vai da para comprar um B-2 do jeito que ele esta valorizando.

edcreek

Olá,

Não acredite em Fake o valor do Rafale, é de mais ou menos 85 milhoes de dolares, com armas e manuteção por um periodo incluso.

O valor acima é o “Teorema de Vaders”, e não deve ser levado a serio, kkkkk…

Abraços,

Observador

Caro Vader: Felizmente para a nação, a fila anda. Mesmo que a coisa fique muito ruim, duvido que o próprio PT aceite a volta do pavão de barba, nosso excelentíssimo EX-Presidente da República. Se a situação estiver regular/boa, a Dilma tenta a reeleição; se estiver ruim/péssima, eles vão apoiar o candidato de algum outro partido ou vão concorrer com um boi de piranha. Qualquer um servirá, é só para figurar na tela da urna eleitoral. Depois, mais a frente, vão compor com o vencedor a base aliada. Cada vez mais o PT fica com a cara do PMDB: não quer… Read more »

Vader

andersonrodrigues1979 disse:
25 de maio de 2011 às 15:20

Nosso amigo rafalemaníaco Edcreek adora se enganar, caro Anderson. Mas não deixe que ele faça o mesmo contigo.

Sobre o preço inventado por ele, ele só esqueceu de avisar as autoridades francesas, a saber, do Senado, da Assembléia Nacional e do Tribunal de Contas da República da França:

http://vaderbrasil.blogspot.com/2011/04/evolucao-dos-custos-do-rafale.html

Como eu sempre digo a ele, contra documentos (oficiais) e números não há argumentos.

Saudações.

Vader

Observador disse: 25 de maio de 2011 às 20:50 Torço para que você esteja certo caro amigo, mas não compartilho de seu otimismo; não acho que a azêmola largará o osso tão cedo. E a prova disso é que diante da total e absoluta incompetência político-articuladora da sua Gerente-Mudinha ele está de volta em Brasília, marionetando seus “300 picaretas com anel de doutor”, comprados a peso de ouro (ouro nosso, obviamente). Ponha uma coisa na cabeça parceiro: o PT é o semi-analfabeto, e este é o PT. Um não existe sem o outro. Sem ele o PT não é NADA.… Read more »

Observador

Este já é um assunto fora do tópico, mas como tem influência direta no FX-2, não posso deixar de comentar. … Caro Vader: Só o tempo dirá o que vai acontecer. O mundo da política tem regras muito próprias: não existe amizade, fidelidade, moral ou compromisso. O que manda mesmo são as conveniências pessoais, conveniências estas que mudam a todo momento. O Brasil não tem partidos políticos de verdade. Com exceção dos partidos da ultra-esquerda e do PV, o resto todo é uma colcha de retalhos, em que os retalhos são os interesses pessoais unidos por linhas frágeis. Qualquer insatisfação… Read more »