F-16IN e F/A 18IN: nota da Embaixada dos EUA na Índia sobre a não seleção

0

‘Comentários do Embaixador dos EUA sobre o programa de aquisição de material de defesa da Índia

28 de abril de 2011

Nova Déli – O Embaixador dos EUA em Nova Déli foi informado ontem (27 de abril) que as duas aeronaves oferecidas pelo Governo dos EUA por meio do processo de vendas militares ao estrangeiro (Foreign Military Sales) não foram selecionadas para aquisição pelo Ministério da Defesa Indiano. 

O Embaixador Roemer observou que “estamos revisando os documentos recebidos pelo Governo da Índia e respeitamos o processo de aquisição. Estamos, todavia, profundamente desapontados por essa notícia. Estamos anciosos para continuar a ampliar e desenvolver nossa parceria de defesa com a Índia e continuamos convencidos de que os Estados Unidos oferecem, a nossos parceiros de defesa ao redor do globo, a mais avançada e confiável tecnologia do mundo.

Eu tenho pessoalmente garantido, nos mais altos níveis do Governo Indiano, que o processo de aquisição para esta aeronave tem sido e será transparente e justo. Estou extremamente confiante que o Boeing F/A 18IN e o Lockheed-Martin F-16IN poderiam prover a Força Aérea Indiana com uma plataforma imbatível, com tecnologias comprovadas a um preço competitivo.’

FONTE: Embaixada dos EUA na Índia

IMAGENS: Lockheed Martin e Boeing

NOTA DO EDITOR: hoje também foi disponibilizado discurso do Embaixador, feito em uma reunião anual e após o seu pedido de saída, em que busca explicar os motivos para deixar o cargo. Numa parte bem-humorada do texto, em inglês (clique aqui para acessar), o Embaixador diz que, ‘antes que os boatos comecem a voar, devo dizer, sem margem de dúvida, de que não estou saindo para concorrer à Presidência!’. Mas a leitura também vale a pena pela considerável lista de programas conjuntos entre Índia e EUA que o diplomata cita, tanto na área de defesa quanto no comércio e na política, entre outras.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments