A Dassault Systèmes anunciou que a Embraer S.A., quarta maior fabricante de aviões do mundo, está implantando uma solução 3D completa para a concepção e fabricação dos jatos executivos Phenom e Legacy 500 nas suas fábricas em Melbourne, Flórida (EUA) e São José dos Campos, São Paulo (Brasil). A Fábrica Digital é uma fonte de informações 3D sobre produtos, destinada a reduzir custos de projeto e produção por meio da criação de um único conjunto de planos, modelos de design e instruções de modelos e trabalhos, integrados em uma plataforma segura e colaborativa.

Com o crescente interesse do mercado em jatos executivos, a Embraer passou a demandar tecnologias flexíveis capazes de assegurar operações de manufatura mais ágeis. Com isso, a companhia brasileira pode atender rapidamente às mudanças do segmento, sem deixar de garantir que o trabalho fosse feito em conformidade com as exigências do setor. O desafio era criar uma única plataforma PLM para suas operações de manufatura e chão de fábrica, além de migrar todos os dados relacionados, do papel para um ambiente on-line.

– Nosso objetivo é criar um modelo único de fabricação para aumentar a eficiência, reduzir custos e oferecer um ambiente colaborativo para que projetistas, engenheiros e profissionais de chão de fábrica trabalhem como uma equipe – disse Alexandre Baulé, vice-presidente da área de Sistemas de Informação da Embraer, acrescentando que “seguindo um único roteiro de produto, podemos reagir rapidamente e garantir a precisão dos dados e a perfeição de processos que são cruciais para assegurar o excelente desempenho dos nossos jatos Phenom e Legacy 500”.

Em parceria com a Dassault Systèmes, a Embraer S.A. lançou duas novas iniciativas de design e manufatura como parte de seus programas Phenom e Legacy 500: utilizando a Catia e Delmia para fabricação, produção e design virtual, a Embraer criou uma plataforma 3D para planejamento e detalhamento de processos, balanceamento de carga de trabalho, previsão de custos, cálculos de tempo dos ciclos, bem como um novo processo 3D para validação e otimização de projetos.

Uma fonte-mestre 3D de informações sobre produtos, conhecida como “Definição baseada em modelos”, é usada pelos profissionais de chão de fábrica para acessar projetos, dados e instruções de trabalho a partir de computadores pessoais e tablets.

A plataforma colaborativa Enovia ajuda no planejamento de processos e na simulação da fabricação das aeronaves. Os planos finais são publicados no 3DVIA e ficam disponíveis on-line para uso dos profissionais do chão de fábrica.

Com o desenvolvimento de uma nova arquitetura comum, a Dassault Systèmes abriu caminho para integrar uma solução MES que permite aos profissionais de chão de fábrica e fornecedores de várias localidades acessar os modelos 3D e as instruções mais recentes em tempo real, garantindo a precisão do produto final e do conjunto de instruções.

– A Embraer está investindo em soluções tecnológicas avançadas que ajudem a obter uma redução significativa de custos ao integrar operações importantes de engenharia, projeto e fabricação em um único modelo 3D. Essa economia permite que a Embraer S.A. reinvista recursos em novas oportunidades e iniciativas – disse Marcelo Lemos, gerente geral da Dassault Systèmes na América Latina, acrescentando que “o Brasil é um país que deu contribuições históricas para a indústria da aviação. Esta é uma incrível oportunidade de parceria com a Embraer, uma empresa com total espírito pioneiro”.

FONTE: Monitor Mercantil

IMAGEM: Embraer

NOTA DO PODER AÉREO: para acessar a nota original em inglês da Dassault Systèmes a respeito desse anúncio, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments