Ao mesmo tempo em que o Departamento de Defesa dos EUA busca cortar bilhões do seu orçamento nos próximos anos, novas estimativas dão conta de que os custos operacionais do F-35 Joint Strike Fighter podem atingia a casa de um trilhão de dólares para os próximos 30 anos.

A estimativa supera em 9 por cento os estudos anteriores, de acordo com um relatório da Bloomberg Businessweek.

A Lockheed Martin Aeronautics em Marietta, Ga., gerencia a produção das asas do F-35 Lightning II. A linha de montagem final F-35 ocorre em Fort Worth, Texas.

A Lockheed Martin desenvolve o F-35 juntamente com a Northrop Grumman e com a BAE Systems, todas as três possuem instalações na região de Dayton para dar apoio à base de Wright-Patterson da USAF.

FONTE: Dayton Business

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani RS

Ainda bem que só ultrapassou em 9%…hehehehe…mas sería muita ingenuidade achar que um caça “faz tudo”(nem tudo…) sairía por um precinho camarada…

Vader

US$ 1.000.000.000.000,00 / 30 (anos) = US$ 33.333.333.333,00 por ano de custos de manutenção da frota; US$ 33.333.333.333,00 / 1.700 (nr. projetado de aeronaves SÓ PARA A USAF, OU SEJA, EXCLUÍDOS USMC, US NAVY/ NASA, etc.) = US$ 19.607.843,14 por aeronave/ano; (http://www.aereo.jor.br/2010/03/08/plano-da-usaf-preve-aquisicao-de-aeronaves-ate-2040/) Digamos que uma aeronave de ponta de linha da USAF voe 300 horas de vôo por ano, o que me parece um número razoavelmente realista (na verdade acho que é bem abaixo do que vôa a ponta de lança da USAF, mas não encontrei dados para comprovar tal afirmação, no momento). Então teremos o valor da hora/vôo em… Read more »

edcreek

Olá, A hora de voo do Rafale não é esta, está na faixa de 17 mil euros na “guerra Libia” como levantado pelo governo Frances. Sendo quem em tempos de patrulhamento e adestramento o custo é menor. Não invente essa hora absurda e hilaria para o Rafale é feio, já tinha te falado isso e sempre que preciso volto a falar 😉 Não tem como comparar o F-35 com Rafale tanto em capaçidade como em custo de hora de voo, o caça Americano terá um custo bem maior assim como maior capaçidade. A verdade vem a tona, está ai mais… Read more »

Vader

edcreek disse: 27 de abril de 2011 às 8:58 “Não tem como comparar o F-35 com Rafale” Ora Ed, e vc vem falar isso pra mim? 🙂 É claro que não tem!!! Quanto a hora de vôo, tem post aqui do Aéreo falando em 35.000 euros, se não me engano são palavras do Charles Edelstane ou do Almte Guillaud. E a hora-vôo de 17.000 euros é excluído o combustível!!! Mas que bom que “a verdade vem a tôna” (sic). 17.000 euros (e isso ainda é, repito, EXCLUÍDO o gasto com combustível) daria precisos 24.945 dólares (câmbio de hoje). Só pra… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Vader,

Só um reparo: segundo jornal sueco em entrevista com pessoal do destacamento de Gripen que opera na Líbia, a hora de voo dos Gripen C é de aproximadamente 40.000 coroas suecas, o que dá uns 6.500 dólares, incluindo salários e manutenção – a se confiar nas informações do jornal. Para o NG, esse valor provavelmente vai crescer um pouco.

O que não muda o fato de, a princípio, ser bem menos do que a hora de voo das contrapartes bimotoras (excetuando-se o F-5 que aparece no seu comentário) que você citou.

Vader

Nunão disse:
27 de abril de 2011 às 10:53

Tem razão Nunão. Então refaçamos a conta para o Gripen C/D:

US$ 24.945 / US$ 6.500 = 3,83

Ou seja: para cada hora voada pelo Rafale, excetuado o combustível, dá para se voar quase 4 horas de Gripen C/D, COM o combustível. E o detalhe: no caso do Gripen isso inclui até mesmo o SALÁRIO do pessoal!

Saudações.

Vader

Aliás, é muito interessante isso de se incluir/excluir gastos com a hora-vôo.

Pens eu que o cálculo mais correto deva ser feito “à sueca”, ou seja: incluindo-se TUDO. Inclusive salários.

Já os franceses, na desesperada tentativa de fazer parecer mais baixa a absurdamente cara hora-vôo do Rafale, excluem tudo o que podem de seu cálculo. Inclusive o combustível.

Ora, o COMBUSTÍVEL????? SÓ o COMBUSTÍVEL?

Inacreditável. É de fazer sorrir… 🙂

Abraço.

Wilson Giordani de Souza

Realmente… na minha visão de leigo nunca imaginei que o combustível pudesse ser excluído do cálculo do custo da hora/vôo.

A França inclui o quê no cálculo? O café dos mecânicos? =)

edcreek

Olá,

Vader vc ainda insite a França está em operação real por isso o custo está em 17 mil euros.

Em tempos normais é de 14 mil euros, mesmo vc tentando provar o contrario.

Já postei o link com o calculo varias vezes, o custo é 14 mil euros, não essa fantasia de torçedor que vc posta.

Abraços,

Vader

edcreek disse: 27 de abril de 2011 às 13:10 Prezado Ed, não seja leviano, a hora-vôo de um caça é uma média de um período de tempo enorme e com toda uma frota, e não com algumas aeronaves em uma situação específica. Até a dois meses atrás a França soltava meia dúzia de traques no Afeganistão, e assim mesmo apenas com os Rafales-M do CDG (e SEM iluminando alvo, como sempre…). Não havia Líbia para bombardear; aliás os franceses estavam é tentando desencalhar sua jaca às custas do Khadafi. Mas é interessante notar que o argumento do amigo muda de… Read more »