MMRCA: negociações de preço começam neste mês

18

Comandante da Força Aérea Indiana quer assinar o contrato antes de deixar a ativa, em julho

Segundo o jornal indiano The Economic Times, serão iniciadas neste mês as negociações de preço do programa MMRCA, para que este possa ser concluído em julho deste ano. O programa visa a aquisição de 126 aviões de combate multitarefa de médio porte, a um custo total estimado de 10,4 bilhões de dólares.

O comandante da Força Aérea Indiana, Air Chief Marshal P.V. Naik, disse nesta quinta-feira, 10 de março, que “as negociações de custo do MMRCA vão começar por volta do final deste mês. Eu espero que o contrato seja assinado antes de minha saída do serviço, em julho deste ano.”

Os 126 novos caças, a serem escolhidos entre o F-18 Super Hornet e o F-16 dos EUA, o russo MiG-35, o francês Rafale, o sueco Gripen e o Eurofighter Typhoon, de um consórcio de países europeus, deverão formar a espinha dorsal da aviação de caça indiana pelos próximos 40 anos, substituindo todas as diversas versões de aeronaves de combate MiG em operação.

FONTE: Economic Times (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner

Vamos a uma análise isenta de motivos políticos de minha pate:

Obviamente a melhor opção são os Mig29-35 russos !!! Pq ? Pq são os melhores e pronto !!

Tipo, dei uma de Jobim…

E foi bem assim que ele conduziu o F/x…

Dinho

Minha opinião:

De acordo com o perfil e situação da India, não deve ter nenhuma chance o francês Rafale, o sueco Gripen e o Eurofighter Typhoon, pois não possuem o peso político necessário.

A disputa deve ficar entre o F-18 Super Hornet, o F-16 dos EUA e o russo MiG-35.

Vai depender do que cada governo vai oferecer de contrapartida política.

Pode parecer vantagem para os EUA, mas a influência da Rússia na India não pode ser ignorada.

Quanto aos demais concorrentes, foi ótimo conhecer seus detalhes operacionais e tecnológicos.

Nick

Minha visão: F-18 E SH favorito, Gripen NG correndo por fora. Se custo for um fator decisivo eles, é claro. F-16 IN teria chances, mas o fato do Paquistão ter um modelo similar, deixa ele meio que de fora. O MIG-35 tem a questão que os Indianos já tem o SU-30 MKI, ou seja eles já tem uma certa dependência dos russos, que irá aumentar ainda mais com o PAKFA. Rafale e Eurofighter pecam pelos custos de aquisição e manutenção. F-18 E SH tem a vantagem de praticamente tudo que os Indianos querem do MMRCA. Especialmente o radar AESA. O… Read more »

Observador

Caro Dinho: Ao contrário, eu diria que o Mig-35 é que está praticamente fora do páreo. A Índia está em uma das “zonas quentes” do Mundo, espremida entre a China e o Paquistão. Logo, não pode dar à defesa o tratamento moleque dado pelo nosso GF à questão. Assim, eles não vão cair na bobagem de comprar apenas equipamento russo, sob a alegação idiota da “parceria estratégica”. Ficar na mão de um único fornecedor, tornando a defesa totalmente dependente de determinado país só é considerado bom pelos “gênios políticos” que tem conduzido a nossa política de defesa nos últimos anos.… Read more »

Observador

Não tinha visto o comentário do Nick. Concordo em parte com o que disse. O Eurofighter e o Rafale estão fora devido ao preço. O Mig-35 pelos motivos que expusemos. O F-16 também fica fora, já que o Paquistão tem o modelo (como ficaria um conflito entre nações usando o mesmo modelo?). Porém, discordo sobre o SH e o Gripen. A Índia quer algo entre o SU-30 (pesado) e o Tejas (leve) então deve optar por um monoturbina, mais barato para manter e adquirir, e com características diferentes do SU-30 e do Tejas. E o F-18 aproxima-se mais do porte… Read more »

Rodrigo

Será que os indianos vão acreditar no *.xls da SAAB? Até agora ninguém teve coragem de marcar as digitais do dedão no lugar da assintura do cliente.. Os indianos tem polarizados as suas aquisições em EUA e Rússia… Por mais que a SAAB diga que o NG é barato, open source, compatível com num sei o que lá, etc.. Continua uma grande incógnita. Se ficarem só os indianos com 126 filhos únicos, será inviável manter um baixo custo operacional. O próprio modelo de oferta do NG que a SAAB adotou, traz mais desconfianças que certezas a um possível cliente, ao… Read more »

Dinho

Observador disse:
11 de março de 2011 às 16:25

Concordo com sua opinião, tanto que coloco o F-18 Super Hornet como favorito para levar a disputa, porém é como eu disse antes: “A influência da Rússia na Índia não pode ser ignorada”.

Acrescento mais: A relação da India com os EUA estão melhorando muito, mas na hora do vamos ver, prefiro confiar na Rússia do que nos EUA, até pela importância estratégica da India para a Rússia.

Observador

Caro Rodrigo:

Ao contrário do Brasil, na Índia dinheiro para a defesa não falta (é claro que em nenhuma FA do mundo sobra dinheiro, mas é muito diferente daqui).

Se eles entraram em um projeto muito mais arriscado (Tejas) porque não embarcar no projeto do Gripen? E ao contrário da poucas 36 unidades do FX-2, a Índia terá 126 vetores do modelo escolhido.

É uma escala bem razoável, que viabilizaria o projeto.

Tanto é assim que o Mig-35 pode ser inviabilizado se não vencer esta concorrência.

Rodrigo

126 é um nro muito baixo.

Os indianos por mais que diversoficassem os seus fornecedores, pelo que eu lembro sempre usaram caças com nros de produção entre médio e alto.

Baschera

Nem quero saber muito deste MMRCA indiano….. pra não morrer de raiva !! Daqui a pouco vamos perder em poder aéreo até pra o…..ZIMBABWE….sim…aquele país paupérrimo do interior africano onde manda o ditador Robert Mugabe….. De 2004 para cá, fora outras compras gerais de materiais bélicos, eles receberam da China: – Sistema de radar no valor de Us$ 13 milhões; – Seis aviões Hongdu JL-8 (treinamento e ataque leve); – Doze aviões JF-17 Thunder (Interceptação e combate); – Duzentos veículos militares de diversos usos. Além disto a China está contruindo por lá uma enorme base militar juntamente com um centro… Read more »

Vader

SH (política) ou Gripen NG (tutú).

Rafale e Typhoon por fora (caso cascalho não faça falta).

MiG-35: acabou (a própria Rússia não tem interesse).

F-16: acabou (a própria LM não tem interesse).

Os hindus não querem outro Su-30: querem um MiG-21 ou um Mirage-2000 do séc XXI.

Nem um F-35 (já tem o PAK-FA – que na imaginação delirante indorussa é igual (!!!)).

Um dos quatro. Com mais chances para Gripen ou SH.

Vader

Ah sim: a questão PREÇO é tudo no MMRCA.

Quem viver verá.

Mauricio R.

Essa concorrência extrapolou a simples substituição dos Mig-21, faz tempo. Hoje se pretende praticamente o mesmo que a FAB pretendia c/ a sua própria concorrência, melada e gorada. As únicas aeronaves que realmente tem tdo aquilo que os hindús querem, prontinho e disponível prá entrega, são as americanas. O resto, ainda tem que desenvolver e integrar. E se eles lá já tem uma tremenda cabeça de burro, amarrada no Tejas, não vão procurar outra selecionado o NG. Tb já deram mta satisfação aos russos, pois continuam comprando pencas de Flankers a preços ocidentais e assinaram a aquisição do FGFA. Ambos… Read more »

Milan

O SH é favorito…Mas… estive na Índia 2 semanas atrás, e até comprei a revista mensal de defesa deles. Adivinhem: de cabo a rabo uma análise sobre a parceria com a Rússia.

Li alguns dos artigos. Alguns deles mencionam “we must thank Russia to supply us the war equipments whose saved India against Pakistan and China”…

Ou seja, a influencia é muito forte. Eles adoram os russos. Os russos foram ponta firme quando o pau comeu por lá.

Daniel Rosa

Os caras sairam atráz… e vão chegar na frente… e com bem mais que um nariz de vantagem…. eeeeeeeeeee Brasil que me enche o peito… de catarro!
Sorry…

Eduardo Ramos

Se Nicolas Cage assumise a personagem Yuri Orlov um traficante internacional de armas que ele protagonizou no filme O Senhor das Armas
que as vendia para qualquer governante corrup…ops! quero dizer
preocupado com os problemas da nação e com um baixo orçamento
oferta-se ao Brasil algun tipo dos caças do antigo projeto FX-2 sera
que com o poder de persuação que ele tinha no filme enfim comprariamos
algun caça pois já que pelos meiso politicos diplomaticos e burro burrocratico mesmo não consiguimos comprar!

@wagner

Duvido que o F 18 ganhe, por que os EUA vão travar tudo caso a India queira brigar com o Paquistão de novo, e o Paquistão é aliado dos EUA tambem.

Já a Rússia não liga para essas coisas: pagou, levou ! E se o paquistão quisesse comprar armas também, a vontade !

A Política americana ali naquela região é complicada. A Índia pode se ressentir de apoio caso saia quebra-pau com outro aliado dos EUA.

Rodrigo

@wagner disse:
13 de março de 2011 às 10:28

Não pensaram isto quando compraram o P8 e o F414.