Home Indústria Aeroespacial Typhoon IPA6 emprega sistema de aviônicos para lançar Paveway IV

Typhoon IPA6 emprega sistema de aviônicos para lançar Paveway IV

194
4

 

Teste faz parte do programa de integração da arma ao Typhoon, somando-se a provas de lançamento já realizadas

Segundo informe da BAE Systems desta segunda-feira, 7 de março, a aeronave de desenvolvimento IPA6 realizou o primeiro lançamento de uma Paveway IV empregando seu sistema de aviônicos, de modo a lançar a arma com segurança. Vale lembrar que testes de carregamento em voo e de lançamento da Paveway IV já foram realizados pelo Typhoon, mas que este é o primeiro, segundo a empresa, em que a arma é lançada de forma integrada ao sistema aviônico.

O lançamento foi realizado durante um longo voo de testes no Campo de Provas de Aberporth, em Gales (Reino Unido), pela aeronave de desenvolvimento IPA6 (vista na foto acima quando de seu primeiro voo – infelizmente a BAE divulgou em seu release apenas uma imagem em baixa resolução, ao lado. Assim, estamos completando a matéria com outras imagens relacionadas, como a da aeronave IPA7 carregada com bombas Paveway IV, que pode ser vista mais abaixo).

Segundo o piloto de testes Nat Makepeace, que comandava a aeronave, “foi um voo de testes bem sucedido, demonstrando que, na preparação para o lançamento, o sistema de aviônicos é capaz de utilizar dados do GPS e informações do alvo disponibilizadas pela aeronave. Toda a comunicação com a aeronave e o lançamento seguro da bomba ocorreram de acordo com o planejado.”

A Paveway IV deverá ser fornecida ao Ministério da Defesa do Reino Unido (MOD) no início de 2012, para início de avaliações operacionais pela RAF (Força Aérea Real). Neste programa de desenvolvimento, a equipe da BAE Systems está trabalhando em conjunto com o MOD, países parceiros do programa Eurofighter e a Raytheon, fabricante da arma.

Segundo o informe, a Paveway IV é uma bomba guiada que permite maior flexibilidade operacional, com seu duplo guiamento (laser e GPS) comprovado em combate. A arma já foi integrada com sucesso ao Harrier GR9/9A e ao Tornado GR4 e, pelo contrato, está sendo integrada ao Typhoon e à Aeronave Conjunta de Combate. A bomba oferece uma zona de lançamento ampliada, o que aumenta sua efetividade e a sobrevivência da plataforma lançadora.

FONTE / FOTO MENOR: BAE Systems 

FOTOS MAIORES: Eurofighter

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr
joseboscojr
9 anos atrás

Na verdade o sistema de guiamento é triplo: GPS/INS/LSA.

Wagner
Wagner
9 anos atrás

Eiita avião magnífico…

Tinha no simulador ( SEF2000) as Paveway… era muito legal jogá-las ! Nunca erravam !! ( ps: nem mesmo EU erava !!)

ah ah ah !!

🙂

Vader
9 anos atrás

Por “Aeronave Conjunta de Combate” leia-se F-35 JSF.

Darkman
Darkman
9 anos atrás

Belo caça !!!

🙂