Segundo uma fonte, a presidente Dilma Rousseff teria dito a Saito (comandante da FAB): a compra dos caças supersônicos não é urgente. Pode esperar mais 2 anos, pelo menos. E quando o Brasil voltar a cogitar comprar os caças, o processo será reaberto do começo, ou seja, com todos os concorrentes iniciais novamente, incluindo os russos.

FONTE: Cartapolis

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este tema no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Lindo. E daqui a 8 anos, o próximo vai dizer a mesma coisa.

Samuel B. Pysklyvicz "Jaguar"

Sem Comentário Vergonha

Vader

Hahahahaha…

Franco Ferreira

Isto já se sabia. O surpreendente é a Presidente da República anuncia-lo em tão alto e bom som!

Franco Ferreira

ZE

Nada de novo. Os prazos foram comentados por mim (2012/2013). Só que à luz das novas informações, eles serão distendidos, já que o processo de seleção irá recomeçar do zero. Com relação à criação de um novo F-X2 (F-X3), a notícia é boa e ruim ao mesmo tempo. Ruim, porque vai atrasar o reaparelhamento da Força Aérea. Boa, porque TODO MUNDO vai querer vender os seus caças aqui no Brasil (em época de crise, toda venda vale um mundo inteiro). Muitos concorrentes em época de crise = melhores negócios ! Vale dizer que a Concorrência com a Dilma vai ser… Read more »

Observador

Nasceu a criança tão anunciada. Bem vindo ao mundo, FX-3! Isto porque daqui a dois anos, sem o vento em popa que o Lula pegou na economia, a popularidade deste governo vai estar lá embaixo. Como coloquei antes, o período de lua-de-mel de qualquer governante é de cem dias. Nesta janela ele (no caso, ela) pode fazer qualquer coisa. Depois, quanto mais tempo passar, maior será a resistência. A última esperança é o Obama trazer uma proposta irrecusável. Se vai ficar mesmo para daqui a dois anos, esta compra não sai de jeito nenhum no governo dela. Então, é bom… Read more »

ZE

“Dez mandamentos de uma não-compra de Rafales Essa história da compra dos Rafale para a FAB está se tornando pegajosa, enjoativa.Vamos colocar os pratos limpos: 1 – O governo Dilma não comprará caças supersônicos de nenhum fornecedor antes de 2012. O ministro Nélson Jobim está equivocado ou desinformado, quando diz que o Brasil os comprará em 2011 e só pagará a partir de 2012. 2 – O comandante Juniti Saito, da Aeronáutica,indagado por Dima numa conversa particular antes da posse, se a compra dos caças era urgente,disse-lhe que não, que poderia esperar,pois os Mirage estão dando conta. 3 – Os… Read more »

Nick

Essa nota já dá um indício de que os Russos estão voltando… SU-35 + PAKFA… quem sabe?? Se for para seguir a ideologia de independência dos produtos americanos tem que ser russo ou chinês. Francês não vale.

Se essa espera de mais 2 anos significar a entrada do Brasil no PAKFA vai valer a pena….

[]’s

Baschera

Tinha escrito, aqui no blog, em 4 de Janeiro passado que o FX-2 estava definitivamente “morto” e que “viria aí o FX-3″…. também escrevi que “um FX-3 e com novas avaliações e possibilidades em aberto…ou seja…. vetores que foram excluídos podem voltar….. e não se pode, ainda, descartar nem chinês, nem russo (olha o PAK-FA T-50 aí gente….) e até mesmo (como já se leu nos últimos dias…) nem mesmo o EF-2000 europeu e até mesmo reposicionamentos ou profundas alterações nas propostas dos três atuais finalistas na short-list do FX-2, Boeing, Dasault e Saab.” Tinha, igualmente escrito que “quem viver… Read more »

Marco Antônio

Li a matéria, pensei em comentar. Li, antes, os comentários, como sempre faço. Conclui que não será necessário comentar, apenas manifesto minha concordância com dois comentários.

1) ZE disse:
22 de fevereiro de 2011 às 19:43

2)Nick disse:
22 de fevereiro de 2011 às 20:24

Baschera

Se fosse hoje, que vetor a Presidente escolheria ??

Provavelmente nunca saberemos, mas acredito que seria o F/A-18 SH….

Escrevi isto lá em 17 de Dezembro de 2009, às 19:39 no tópico intitulado “franca-esta-otimista-sobre-venda-de-rafale-ao-brasil”.

Segurança absoluta que seria esta opção. No entanto, para demonstrar imparcialidade diante dos fatos ocorridos nesta confusão toda, a Presidente resolveu “recomeçar do zero”…. mas não será tão do zero assim….apenas prosseguirá da parte onde a mão do presidente anterior e o NJ colocaram a mão, maculando um processo de seleção até então ilíbado.

Esperem e verão, mais uma vez…. e me cobrem depois.

Sds.

Baschera

Enquanto isto, El Gran Capitan Bolivariano Huguito Chaves, timoneiro mor da Rep. Bolivariana da Venezuela, informa suas novas aquisições militares para a FAV:

– Sete novos (já recebeu 18 em compra anterior) K-8 W chineses.

– Entre dez e doze transportes médios chineses Avic Shaanxi Y-8 (cópia do ucrâniano Antonov An-12).

– Decidida a quisição do caça chinês J-10 ( e não o JF-17 como anteriormente anunciado) pouco mais capaz dos que os JF-17 e embora não se saiba quantas unidades serão adquiridas, sabe-se que substituirão os F-16 A/B americanos.

E o Brasil…… ainda está escrevendo a novela !!

Sds.

Valdo

Hum… acho que é ruim, mas acho que é bom… Com essa verba toda, daria para bancar parte da entrada da Embraer (e ela mesmo outra parte) em um projeto de 5ª de verdade… pode ser russo ou americano (mas que seja de 5ª geração), atrelado ao fornecimento de prateleira (custo menor) de um belo tampão (eu disse um belo tampão) como o SU 35 ou o SH para a operacionalidade da FAB… e se a escolha for pelo Tio Sam (que eu sempre tenho restrições), atrela a venda dos supertucanos e a vinda de algo para a MB… Vai… Read more »

andresvital

F-5 de tampão?

Vovódka do Planalto

E a vovo´ veia aqui nao disse pra voceis que convencia a Dilma???? Disse ou nao disse????? AHAHAHAHAHAHA! FOOOOOOOOORA FX2 E VIVA O FX3!!!!!! A DILMA E’ A MAE DO PAK!!!!! DO PAKFA!!!!! Se segura meus netinhos queridos e viuvas de Sukhoi desse Brasilsao que a veia ta’ mandando bem aqui no planalto central e o Sukhoi vai chega e voceis nao vao ter mais inveja dos Sukhoi da Chavezuela!!!!!! A veia avisou e ta’ abrindo mais um engradado de vodka pra comemorar!!!! Amanha eu falo mais uns segredinhos pra Dilma e voceis vao ver no que vai dar!!!!!! Os… Read more »

tplayer

Achei uma burrada.

O melhor era iniciar o F-X3 agora, ai em dois anos já estava tudo encaminhado para compra.

Em 2030 a FAB recebe seus novos caças.

A pergunta que fica, qual será o tampax escolhido?

Baschera

Pensamento do dia :

“Para sobrar 54 bilhões bastaria reduzir em 3% a Taxa Selic. Afinal, para cada 0,5% de juros, o Governo dá cerca de 9 bilhões de reais para os banqueiros”. (Folha de São Paulo)

O que tornaria o corte de R$ 50 bi totalmente desnecessário…… mas quem é que manda mesmo no Brasil ????

Desculpem-me o off-topic….

SDs.

Marco Antônio

Baschera disse: 22 de fevereiro de 2011 às 22:16 Respondendo a sua pergunta, ainsa bem que não é quem escreveu este “pensamento (simplista) do dia”. Baixa 3 pontos da SELIC e a inflação dispara de vez. Eu,que sou um humilde brasileiro assalariado, perderia o meu poder de compra rapidinho e veria estas pessoas que tem meios econômicos de se proteger da inflação (deve ser o caso do dono da folha) enriquecendo. Esta “medida econômica” está mais para trapalhada chavista ou argentina do que para um pensamento. Ainsa bem que a condução macroeconômica brasileira, há um tempo, é séria. Se baixar… Read more »

Marco Antônio

Ah, sim, a Argentina e a Venezuela apresentam crescimento exuberante nos últimos dois ou três anos, diriam os assessores de Chávez e Kirchner………é verdade…….depois de 5 anos de recessão……. Vejamos uma simulação de duas situação e escolhamos a mais vantajosa: País “A” ano / pib nominal (início do ano) / crescimento do pib no ano 2003 / 100 / -10% ; 2004 / 90 / -10%; 2005 / 81 / -10%; 2006 / 72,9 / -10%; 2007 / 65,61/ 0%; 2008 / 65,61 / 20%; 2009 / 78,73 / 20%; 2010 / 94,48 / 20%; 2011 / 113,38 País “B”… Read more »

ZE

Vocês SÓ ESQUECERAM de uma coisa: A inflação REAL da VENEZUELA é de 32%. A inflação REAL da ARGENTINA é de 26%. Ambos os institutos sofreram intervenção dos respectivos Governos. No caso Argentino, MUITOS funcionários do Indec (o IBGE deles) já sofreram ABUSOS FÍSICOS oriundos da tropa de choque dos Kirchner. Portanto, esse papo que a Argentina cresceu 9,6% no ano passado é só isso: PAPO FURADO ! Coloquem a inflação REAL e refaçam as contas ! Aliás, a Argentina só existe, porque o Brasil existe. Sua indústria automobilística, por exemplo, é complementar à Brasileira. Grande parte da sua produção… Read more »

Observador

Andresvital:

É, F-5 de tampão.

Os F-5 jordanianos vão dar apenas para substituir os Mirrage-2000.

Depois a FAB vai catar entre as células que estiverem disponíveis no mundo aquelas que estiverem menos surradas e vai passar os equipamentos das nacionais que forem aposentadas por fadiga estrutural.

Não reclame. Na situação de penúria que estão as FAs, é o único jeito da FAB ter um caça voando. Não haverá nem dinheiro para comprar um caça de segunda mão decente.

Mas pense pelo lado bom: ao menos também não haverá dinheiro para comprar mais Mirrage-2000.

Nautilus

Acho quase impossível reabrir o processo F-X2 do zero. Adiamento por alguns meses, sim. Reabertura, não.

Grifo

“Dez mandamentos de uma não-compra de Rafales”

Obrigado por colocar aqui ZE, não tinha visto ainda. Mas destes dez mandamentos pelo menos metade deles (3, 4, 5, 6 e 8) tem vários erros, desde os mais triviais (John McCain não é presidente de nenhuma comissão no Senado americano, pelo fato de ser da minoria Republicana) até os mais crassos (a FAB adora o Sukhoi?).

Continuo apostando que o atual processo está adiado mas não cancelado, e a minha impressão é que a presidente está apenas esperando o atual ministro ir embora.

Antonio M

Como “torcedor” pelo Gripen NG, mais uma vez pode estar adiada uma parceira para um caça que nos atenderia muito bem e com um pouco mais de vontade política, ainda poderiamos nos envolver com o Neuron e o projeto da SAAB para o caça de 5ª geração.

Mas com todo respeito que tenho pelo F5M, parece que a mentalidade é “se há estoques de carcaças para quê aviões novos?”.

Rodrigo

Sempre gosto de ver o lado positivo….

1. Ficar livre dos Ptralhas, viúvas da Rússia e outros grupelhos anti- americanos com os seus sofismas de botequim apontando o Rafale como melhor opção;

2. Ficar livre da turba paga da SAAB, que já vem sumindo desde o fim de janeiro;

3. Ficar livre do Jobim o mais rápido possível.

Marcelo Martins

Meus Deus do céu, será que essa novela não vai acabar nunca?
É uma falta de respeito para com as empresas, que gastaram milhões de dolares fazendo as propostas.