Partido verde holandês quer debate emergencial sobre o F-35

5

Pedido do partido de esquerda segue vazamento de comentários do Ministro da Defesa holandês

Um pedido do partido verde de esquerda do parlamento holandês, para um debate de emergência, foi aceito após a publicação de mensagens diplomáticas vazadas da Embaixada dos EUA, embora o conservador VVD não tenha apoiado a proposta.

As mensagens de 2007 trazem comentários do Ministro da Defesa sobre a compra de aviões F-35 Joint Strike Fighter (caça de ataque conjunto), sendo reveladas pelo WikiLeaks e repassadas ao diário holandês NRC Handelsblad. O jornal afirma que os Estados Unidos estavam melhor informados sobre a posição do governo a respeito do projeto do que o Parlamento.

Por exemplo, em 2007 os Estados Unidos já sabiam que o Ministério não tinha verbas suficientes para a compra de todos os 85 aviões solicitados pelas Forças Armadas para substituir os caças F-16 holandeses. Mas, no Parlamento, o ministro sempre havia dito que o governo planejava comprar todos os 85 aviões.

Recentemente, o Ministro revelou pela primeira vez que o cuso de um único avião era de 60 milhões de euros. O projeto como um todo está custando 1,4 bilhões de euros acima da estimativa original de 6,2 bilhões de euros. O Governo diz que planeja comprar dois aviões de teste.

FONTE: Radio Netherlands Worldwide  FOTO: USAF

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DrCockroach
joseboscojr

DrCockroach, Alguma qualidades do Gripen NG são superestimadas. A capacidade supercruise a Mach 1.1 (NG) com grande consumo de combustível (mesmo não sendo 4 x maior como quando se usa os PCs, é bem grande) ou velocidade subsônica de Mach 0.9 (F-35) com baixo consumo, não é muito significativo no cômputo geral. Diferente de um F-22 com SC na faixa de Mach 1.5/1.7, que muda radicalmente as táticas em torno da plataforma. Acho que qualquer coisa menor que Mach 1.3 não acrescenta muitos fatores favoráveis a uma plataforma. O alcance também do Gripen NG (usando tanques externos) é dado como… Read more »

Vader

DrCockroach disse: 23 de janeiro de 2011 às 14:25 Grande Dr. Barata: Como sempre disse, jamais fui “gripeiro”, ao contrário do que a corja fedida por aí me acusa: apenas achava que a opção sueca dentro do FX2 era a melhor para o Brasil. Isso posto, esse pdf da SAAB subestima em muito o F-35, ao passo que superestima o Gripen. Papo de vendedor. O que talvez não tenha ocorrido à SAAB e a muita gente de opinião é que o programa JSF foi sutilmente redirecionado ao longo de sua execução: o F-35, que era para ser um “F-22 menor”,… Read more »

joseboscojr

O que se diz é que o F-35 é uma plataforma multirole, tendo 70% de capacidade ar-sup e apenas 30% voltado para combate aéreo. Idem para o Super Hornet. O Rafale ou o Gripen teriam capacidades “meio a meio” ou até mesmo um pequena vantagem para a capacidade ar-ar, talvez algo como 55/45. O que tem-se que levar em consideração é quão eficiente é a “reduzida” capacidade do F-35 (e do F-18E/F). Seria a ponto de inviabilizá-lo nesta função? Provavelmente não. Com certeza, em que pese serem plataformas com grande potencial de interdição/ataque, e não caçadores puro-sangue, no conjunto apresentam… Read more »

DrCockroach

Prezados,

Certamente tem marketing na apresentacao, mas tb muita informacao relevante.

Quanto ao SC acredito que o Gripen ainda estah em desenvolvimento:

Now Saab is adding capabilities which enable Super Cruise at 40,000 feet at Mach 1.3 along with a package consisting of the world’s latest Generation AESA radar and the latest ramjet driven Beyond Visual Range radar missiles
http://www.gripenindia.com/2010/06/package-for-complete-air-dominance.html

Mas nao tenho conhecimentos tecnicos sobre isto p/ opinar, mas espero que o PP tenha sido interessante.

No Aviation Forum tem uma discussao sobre esta apresentacao e as capacidades do Gripen.

[]s!