A indústria dos simuladores de voo para o público em geral procura sempre sair na frente. Antes mesmo que um determinado caça esteja em operação em alguma força aérea, o seu simulador de voo já está no mercado. Com o F-22 não foi diferente.

Em 1996 a empresa NovaLogic lançou um simulador de voo para PC baseado no caça F-22 produzido pela Lockheed Martin. O software era uma revolução em termos de gráficos e características de voo. Tudo isso era possível com um chip da série 486/100 MHz e 8 MB de memória RAM! O simulador era vendido com o seguinte nome comercial: “F-22 Lightning II”.

Lightning II era o nome informalmente utilizado pela Lockheed para designar o seu caça mais moderno. Era também uma homenagem ao caça bimotor da II Guerra Mundial P-38 Lighting, projetado e construído pela mesma Lockheed.

Mas naquela época (1996) o F-22 ainda era designado YF-22 e não havia recebido seu nome oficial. Quando o primeiro exemplar de produção foi oficialmente apresentado em 9 de abril de 1997, a USAF divulgou a escolha do nome “Raptor”. Mesmo assim o simulador ainda teve outras duas versões que mantiveram o nome “Lightning” para o F-22.

O nome Lightning II não foi esquecido e muitos anos depois o F-35 da mesma Lockheed Martin, vencedor da concorrência JSF (Joint Strike Fighter), foi batizado em homenagem ao P-38. Ligntning também era o nome de um caça a jato produzido pela britânica English Electric na década de 1950. Como o F-35 também possui participação da BAE, empresa que possui raízes na English Electric, o nome virou uma dupla homenagem.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

O segundo da série era o F22 Raptor.

A grande sacada da Novalogic, foi criar um ambiente multiplayer que permitia integrar os outros dois volumes da série: F16 e Mig29

Em termos de simulação era bem básico, mas era diversão de primeira

Samuel B. Pysklyvicz "Jaguar"

Ja joguei muito esse jogo

Joker

Ia tendo LER por causa do MiG29…